Cloud ou backup local: qual a solução de que necessita?

9 04 2015

Fonte: www.computerworld.com.pt

As (des)vantagens de cada uma das soluções, analisadas por Sérgio Florêncio, responsável de Marketing da ArtVision.

Sergio Florencio - ArtVision

 

Fazer backup de dados é essencial, mas até recentemente as soluções de backup de arquivos eram baseadas em armazenamento local através de dispositivos físicos, tais como tapes, CD’s, pen drives e discos rígidos externos.

Com o aparecimento da solução Cloud Backup, passa a existir mais uma solução para escolha: fazer backup de toda a informação para um sistema de armazenamento online, ou manter os backup’s para sistemas locais?

Cada um dos sistemas tem vantagens e desvantagens e a resposta depende de vários fatores. Vamos seguidamente analisar e descrever quais os prós e contras.

Cloud Backup

O armazenamento na cloud é a tecnologia mais recente, mas como qualquer outra tecnologia, esta tem vantagens e desvantagens.

Vantagens da Cloud Backup 

– Acessível: esta é provavelmente a principal característica e uma das que melhor promovem a solução. É um dos fatores de escolha, pelo fato de não ser necessário possuir ou manter qualquer hardware ou software associado ao backup. Simplesmente existe um fee mensal (sem investimento inicial), para começar a realizar backups da informação.

– Disponibilidade: a solução é baseada e disponibilizada através da Internet, fazendo com que a mesma possa ser utilizada em qualquer dispositivo (tal como desktop, laptop, smartphone ou tablet). Neste ponto, é de referir ainda que a informação pode ser consultada em qualquer local, bastando para tal, a execução de um login e segurança, e toda a informação ficará disponível.

– Flexibilidade: independentemente da dimensão da organização, a solução cloud backup garante a salvaguarda de toda a informação. A solução acompanha o crescimento do negócio, sem necessidade de preocupações ao nível de arquivo físico ou equipamentos adicionais.

– Seguro: a solução cloud backup permite a salvaguarda da informação da organização em local seguro contra furto ou desastre natural, garantindo segurança extra à informação crítica do negócio. A recuperação de desastres é também um processo muito mais rápido, uma vez que não há nenhum equipamento físico envolvido na obtenção dos arquivos.

Desvantagens da Cloud Backup 

– Velocidade: dependendo do volume da informação, a criação de um backup completo para a cloud poderá ser um processo moroso no caso de utilização de Internet com baixa largura de banda ou baixa velocidade de conexão.

– Segurança: apesar das soluções na cloud terem associados mais recursos de segurança (tais como métodos de login e criptografia avançada), existem riscos de segurança associados a hackers e malware.

– Controlo: para as organizações com dados altamente sensíveis, uma incapacidade de manter o controlo total sobre o processo de backup pode ser um inconveniente.

 

 

Backup Local

Apesar do armazenamento na cloud ser uma tecnologia mais recente, esta é uma resposta a necessidades, que as soluções mais antigas e tradicionais, baseadas em backup local, não conseguem responder.

Vantagens do Backup Local 

– Segurança: como o backup local normalmente é executado para discos rígidos externos aos equipamentos, os dados ficarão protegidos de eventuais anomalias e avarias resultantes de outros equipamentos (por exemplo de vírus, picos de corrente elétrica).

– Velocidade: com backups no local, a velocidade não é limitada pela conectividade. Fazer o backup de toda a informação para um disco rígido externo normalmente leva uma fração do tempo exigido por armazenamento na cloud. As restantes atualizações diárias poderão ser efetuadas em poucos minutos.

– Controlo: através da solução de backup local será fácil identificar onde está a informação e manter o controlo sobre a mesma. Manter um backup local num cofre poderá ser por exemplo um método de garantir segurança adicional à informação.

Desvantagens do Backup Local 
– Custo: o investimento de um sistema de backup local (hardware) é particularmente elevado (variável de acordo com o volume de informação). Além do investimento inicial, será necessário assegurar os custos com a manutenção, upgrades, e consumo de energia.

– Flexibilidade: esta é uma solução dependente de hardware. Se necessitar de aumentar a capacidade de armazenamento, terá de investir na aquisição de mais equipamentos.

– Acessibilidade e Disaster Recovery: os backups locais só são acessíveis a partir do dispositivo de armazenamento físico. Além disso, se um incidente afetar as suas instalações, o seu backup local poderá ser igualmente afetado.

Fazer uma escolha
Independentemente da solução a escolher, a execução de backup’s é uma prática prudente e acertada.

A decisão sobre o uso de backup na cloud ou local depende sempre das necessidades, sendo no entanto que para a maioria dos casos, o backup na cloud é a solução mais acertada, por ser, económica, fácil de configurar e gerir.

Para além das vantagens enumeradas anteriormente, a solução Cloud Backup, como não depende de hardware local, não requer manutenção, repercutindo-se numa vantagem para empresas que não dispõem de recursos técnicos para a gestão e manutenção de sistemas de backup locais.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: