Download do Primavera Pssst e Tlim Express

7 06 2015

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/04/20/primavera-pssst-e-tlimdownload-de-verses-de-demonstrao/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/04/14/primavera-lana-software-gratuito-para-setores-do-retalho-e-restaurao/

 

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Até agora, era necessário preencher um formulário no portal da Primavera para poder ter acesso ao Primavera Pssst e Tlim Express. Após o preenchimento desse mesmo formulário era necessário aguardar por um contacto de um parceiro Primavera para dar seguimento ao pedido, nomeadamente para agendamento de demonstração, orçamentação e implementação.

 

Um dos visitantes do blog, colocou um comentário no artigo “Primavera Pssst! e Tlim–Download de versões de demonstração” a informar que partilhou em um serviço de cloud storage os instaladores destes dois produtos, de modo a que qualquer pessoa tenha acesso direto a descarregar, instalar, testar e se pretender, colocar em produção estas aplicações, sem que tenha que depender de terceiros ou incorrer em possíveis custos inerentes.

 

Não é necessário qualquer tipo de registo da aplicação ou no portal da Primavera. Logicamente, que num cenário ideal, continua a ser preferível ter o apoio de um parceiro Primavera, para a demonstração, implementação, formação e suporte destas soluções, tendo sempre em conta que tal pode implicar custos.

 

Download (password de acesso: invisibleflamelight.wordpress.com):

https://meocloud.pt/link/e9ac0250-2848-41b7-b6f5-4291ce285ce7/Tlim%20e%20Pssst%20Express/

Versão das aplicações: 8.20.x (as versões das aplicações podem não corresponder às últimas versões, disponibilizadas pela Primavera)


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88 responses

7 06 2015
Primavera Tlim Express-Instalação e configurações iniciais | ..::invisible flame light::..

[…] Descarregue o Pssst para ambiente Windows (consulte o artigo Download do Primavera Pssst e Tlim Express) […]

7 06 2015
8 06 2015
maos

Obrigado a quem se lembrou e deu ao trabalho de colocar a demo online para todos.

24 07 2015
Carlos

Se a instalação em produção sem o apoio de um parceiro Primavera, a aplicação fica licenciada legalmente? Ou é sempre necessário passar por um parceiro para proceder à instalação?
Digo isto porque se o instalador não está disponível publicamente, por algum motivo será e pode não bastar conseguir instalar a aplicação para que, em termos legais, esteja tudo OK em termos de licença.

24 07 2015
XpecialGUEST

A questão da aplicação estar licenciada ou não é relevante para o caso. O que é importante é que cumpra com todos os requisitos fiscais/legais.
O motivo de não estar disponível publicamente é apenas e só pelo facto de fazer mais sentido ser alguém conhecedor da aplicação a implementar.

Sim, basta instalar e nada mais. Tal como no Primavera Express!

24 07 2015
Carlos

O que eu quero apurar é se não estarei a cometer nenhuma ilegalidade se instalar o software no meu estabelecimento sem a intervenção de um parceiro, dado que o acesso a um instalador pode não pressupor automaticamente a legalidade da instalação no que diz respeito às condições de uso do software (à semelhança de, por exemplo, manter uma versão trial de qualquer software instalada após o período de teste).

A solução atual que tenho instalada produzida por outro fabricante nacional de software (bem fraquinha, por sinal) implicou, ainda assim, à solicitação da licença, mesmo não havendo nenhuma intervenção direta ou indireta deles.

Apenas quero garantir que numa qualquer fiscalização em que me solicitem a licença do software ninguém pode implicar porque não tenho uma autorização / licença explícita emitida pela Primavera / parceiro, já que não posso simplesmente dizer que “está disponível para download gratuito no site deles”.

24 07 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Julgo que não estará a cometer nenhuma ilegalidade. A intervenção ou não de um parceiro é algo totalmente irrelevante para esta questão.
Em todo o caso, quer o Pssst e Tlim Express, quer o Primavera Express estão licenciados em nome da Primavera Business Software Solutions SA (NIF 503 140 600) conforme pode verificar na janela de licenciamento destas aplicações.

Não quer dizer que não possam existir, mas nunca assisti nem tive conhecimento de acções de fiscalização em que tenha sido solicitado pelas autoridades competentes qualquer tipo de documentação para validar licenciamento de aplicações de fabricantes de ERPs a aplicações empresariais como a Primavera. O que é comum são auditorias/ações de fiscalização por parte da AT para validar se o software é certificado e se cumpre com determinados requisitos fiscais: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/08/16/certificao-de-software-o-que-poder-ser-inspeccionado-pela-at-numa-aco-de-fiscalizao/

Como referencia, fica aqui a Licença para utilização do Primavera Pssst (na instalação o utilizador tem que aceitar os termos do contrato de licença para prosseguir):
Contrato de LICENÇA DE UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS
Versão em vigor a partir de 1 de Julho de 2013

IMPORTANTE: ANTES DE UTILIZAR O PROGRAMA, LEIA COM CUIDADO ESTE CONTRATO.
Instalar, copiar ou de qualquer outra forma utilizar este programa indica que o Cliente Final leu este contrato e está de acordo com seus termos. Caso o Cliente Final não concorde com os termos do mesmo não poderá utilizar o produto de software, devendo de imediato desinstalá-lo.

GLOSSÁRIO
Cliente Final: Entidade, pessoa coletiva ou singular, identificada pela sua designação e pelo seu Número de Identificação Fiscal, que através de uma compra, adquire o direito de utilização de um ou mais produtos ou serviços da PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A. (PRIMAVERA). A cada Cliente Final corresponde um NIF e uma Licença.
Utilizador: Pessoa com conta aberta no Portal de Utilizadores PRIMAVERA; pessoa que de alguma forma pertence ao ecossistema PRIMAVERA; pessoa que utiliza um ou mais produtos PRIMAVERA e que, como tal, está registada nos módulos de administração dos sistemas; pessoa que não tendo acesso aos produtos da PRIMAVERA é funcionário da empresa e como tal tem uma conta aberta no Portal de Utilizadores PRIMAVERA.
Portal de Utilizadores PRIMAVERA: Sitio na Internet gerido pela PRIMAVERA onde estão registados todos os Utilizadores; infraestrutura de comunicação e sincronização entre Utilizadores que visa integrar as soluções instaladas nos Clientes Finais com os serviços cloud disponibilizados através desse mesmo sítio.
Através da adesão aos serviços disponibilizados pela PRIMAVERA, os Utilizadores podem comunicar entre si enquanto membros da mesma organização ou enquanto membros de uma comunidade alargada de Utilizadores. Em qualquer dos casos a comunicação só será possível depois da prévia autorização do administrador do sistema.
Como exemplos, assim seja previamente permitido pelo administrador do sistema,
i) Cliente Final pode partilhar os dados de contacto (endereço, telefones, emails, nomes de responsáveis, etc.), com os seus clientes ou fornecedores que também sejam utilizadores de soluções PRIMAVERA, de modo a facilitar o registo e atualização desses dados por essas entidades;
ii) Utilizador, assim o autorize, pode partilhar a sua foto ou outra informação presente no seu perfil, com outros Utilizadores registados no Portal de Utilizadores PRIMAVERA de modo a humanizar a relação entre pessoas;
iii) Cliente Final pode, se assim o autorizar, partilhar de forma anónima dados referentes ao desenvolvimento do seu negócio de modo a poder também aceder a informação sobre o desenvolvimento da atividade económica do seu setor.
EM CASO ALGUM CLIENTE FINAL OU UTILIZADOR PARTILHARÃO DADOS RELATIVAMENTE AOS QUAIS NÃO DERAM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DE PARTILHA. EM CONTRAPARTIDA, SERVIÇOS EXISTEM QUE APENAS ESTARÃO DISPONÍVEIS EM REGIME DE PARTILHA MÚTUA (se não se oferece informação de determinado tipo, também não se terá direito a receber informação do mesmo tipo).
Licença: Conjunto de informações, em formato digital, integradas e geridas pelo software PRIMAVERA, que permitem a utilização do(s) produto(s) por parte de um, e só um, Cliente Final, independentemente do(s) espaço(s) físico(s) em que opera a empresa. Sem os dados da Licença os produtos PRIMAVERA funcionam de forma limitada. Em alguns mercados a PRIMAVERA, caso entenda necessário, pode reforçar os seus mecanismos de controlo de utilização não conforme do software, através de hardware específico.
Licenciamento on premise: Tipo de licença do software que garante ao Cliente Final o direito de utilização integral do software, na versão adquirida, por tempo indeterminado. No âmbito deste licenciamento o cliente instala o software nos seus sistemas.
Licenciamento por subscrição: Tipo de licença do software que garante ao Cliente Final o direito de utilização integral do software, pelo período correspondente à subscrição adquirida. Caso a subscrição não seja renovada pelo Cliente Final, o produto deixa de registar nova informação, mantendo o Cliente Final o direito a aceder à informação por tempo indeterminado exclusivamente em modo de leitura. No âmbito deste licenciamento o cliente instala o software nos seus sistemas.
Parceiro: Empresa certificada pela PRIMAVERA e autorizada a representar junto do Cliente Final os produtos PRIMAVERA.
Periférico: Equipamento, com capacidade de processamento ou não, a partir da qual se acede a um ou mais produtos PRIMAVERA, estejam eles instalados local ou remotamente. São exemplos típicos, para além dos normais computadores desktop, PDAs, Telemóveis, Tablet, PC, entre outros existentes ou que venham a existir.
Continuity Software Agreement: Contrato celebrado entre a PRIMAVERA e o Cliente Final e que garante a este último o acesso a todas as versões atualizadas dos produtos que adquiriu. Este contrato é obrigatório para produtos que funcionam sobre licenciamento on premise.
Subscription Service Agreement: Contrato celebrado entre a PRIMAVERA e o Cliente Final e que garante a este o acesso a todas as versões atualizadas dos produtos que adquiriu durante a vigência da subscrição adquirida.
Serviços Cloud: Soluções, designadas por serviços, que podem ou não ter um custo associado, disponibilizados através do Portal de Utilizadores PRIMAVERA e adquiridos por opção de Cliente Final. Ao aceder a esses serviços Cliente Final aceita as condições listadas no momento de adesão ao serviço.

ATENÇÃO: O PRESENTE CONTRATO CONCEDE UMA LICENÇA E NÃO CONSTITUI UMA VENDA. ESTE PRODUTO É FORNECIDO AO ABRIGO DO SEGUINTE CONTRATO, QUE ESTABELECE OS TERMOS MEDIANTE OS QUAIS O CLIENTE FINAL PODERÁ UTILIZAR O SOFTWARE PRIMAVERA E CONTÉM LIMITAÇÕES RELATIVAS À GARANTIA E/OU RESPONSABILIDADE DO FABRICANTE.
ESTA LICENÇA É CONCEDIDA PELA PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A.

LICENÇA
A PRIMAVERA fornece ao Cliente Final o direito de utilização dos programas por si produzidos e distribuídos pelos meios mais adequados em cada momento, de acordo com o tipo de Licença adquirida pelo Cliente Final e em função da qual este terá acesso a um ou mais conjuntos de funcionalidades processadas pelos programas. Toda a documentação produzida pela PRIMAVERA é disponibilizada em formato digital. Ao adquirir produtos PRIMAVERA o Cliente Final tem acesso a uma Licença. Os programas deverão ser utilizados de acordo com os termos aqui estabelecidos.
Os direitos de propriedade intelectual e todos os demais direitos relativos ao software são da propriedade da PRIMAVERA e dos seus fornecedores de tecnologia. O Cliente Final deve reproduzir todos os avisos, incluindo os avisos relativos aos direitos de autor, existentes no produto, em todos os documentos que criar e que de alguma forma citem o produto.

A. ACESSO A DADOS
Nos termos deste contrato o Cliente Final aceita conectar os seus sistemas a servidores da PRIMAVERA com o objetivo exclusivo de autenticação de logins, para efeito de acesso a conteúdos e serviços prestados via internet e criação de contas no Portal de Utilizadores PRIMAVERA. A validação da licença em uso para efeitos de upgrade automático das soluções, o acesso online aos textos de Ajuda, a comunicação do Cliente Final com o Fabricante e/ou com o Parceiro PRIMAVERA, são exemplos em que a autenticação da entidade que solicita o acesso às infraestruturas tecnológicas da PRIMAVERA é exigida. Para efeito de criação das contas no Portal de Utilizadores PRIMAVERA a PRIMAVERA utiliza componentes de software que transportam a informação mínima exigida para a criação de uma conta (nome, email e identificação do titular da licença do software).
Em caso algum a PRIMAVERA transita sem autorização de Cliente Final qualquer tipo de informação de índole pessoal ou relacionada com a atividade empresarial ou de negócio por este desenvolvido.

B. O CLIENTE FINAL ESTÁ AUTORIZADO A:
1. Instalar e/ou utilizar o programa num número de periféricos menor ou igual ao número de periféricos referenciados na Licença de Utilização. Para efeito de contagem do número de periféricos, são considerados de igual modo aqueles ligados em rede (Ethernet por exemplo), os totalmente desconectados de outros sistemas mas que tenham o software instalado, os que utilizem o software de forma remota e como tal não necessitem de ter o software instalado (utilização via Microsoft Terminal Server ou produtos similares).
2. Instalar os programas em qualquer espaço físico mesmo que distinto daquele em que a Licença foi registada, desde que em periféricos que pertençam ao Cliente Final ou às empresas trabalhadas pelo mesmo em resultado da funcionalidade multiempresa disponível e explicada no ponto seguinte. Incluem-se nesta categoria a utilização de sistemas portáteis.
3. Utilizar o software para mais do que uma empresa (funcionalidade multiempresa), isto é, executar a contabilidade, salários, faturação, etc., de mais do que uma empresa, no limite de empresas previsto no licenciamento de cada um dos produtos, desde que as empresas a serem abertas no sistema tenham uma participação da empresa Cliente Final no seu capital igual ou superior a cinquenta porcento devendo, para o efeito, Cliente facultar acesso a informação comercial idónea que comprove a participação social. Esta limitação não se aplica no caso em que Cliente Final é uma empresa prestadora de serviços de contabilidade, vulgo Gabinetes ou Escritórios de Contabilidade, sendo que nesse caso poderá abrir qualquer empresa sua cliente.
4. Fazer cópias da documentação disponibilizada por qualquer via aos utilizadores do produto, ou utilizar a mesma para outros fins, se para tal a PRIMAVERA tiver autorizado por escrito.
5. Proceder a uma única cópia de segurança do software fornecido, apenas para fins de arquivo.

C. O CLIENTE FINAL NÃO ESTÁ AUTORIZADO A:
1. Copiar o ficheiro com os dados do licenciamento e a divulgar esses dados sob quaisquer condições. Os dados do licenciamento devem ser manuseados de acordo com as exigências próprias de uma informação que é exclusiva da empresa Cliente Final.
2. Transferir, vender, emprestar ou alugar a terceiros a utilização do produto.
3. Transferir qualquer versão, ainda que versões desatualizadas do software, para outro Cliente Final, sob quaisquer condições.
4. Traduzir, proceder à engenharia inversa, descompilar ou desmontar o software, exceto e apenas na medida em que essa atividade seja permitida pela lei aplicável, não obstante esta limitação.
5. Ceder, por qualquer meio, um periférico com capacidade de acesso ao produto, para utilização de outra empresa/contribuinte.
6. Comercializar a utilização do software.
7. Utilizar o programa fora das condições estabelecidas na secção B.
8. Utilizar uma versão anterior a qualquer versão instalada.

D. PRAZO
Esta Licença de utilização do software PRIMAVERA tem carácter limitado ou ilimitado em termos temporais conforme opção de compra feita pelo Cliente Final (on premise ou subscrição)

E. CESSAÇÃO
Sem prejuízo de quaisquer outros direitos, a PRIMAVERA pode fazer cessar, de forma imediata, os direitos do Cliente Final ao abrigo do presente contrato, caso o mesmo não cumpra qualquer dos seus termos ou condições. Em caso de cessação deste contrato, o Cliente Final deverá, no prazo máximo de trinta dias após a cessação do mesmo, desinstalar o produto, prazo que se reputa suficiente para que possa encontrar uma solução alternativa à atual. As Limitações de Garantia e Responsabilidade estabelecidas abaixo continuarão em vigor mesmo após a cessação deste Contrato, independentemente do motivo ou razão que lhe estiver subjacente.

F. GARANTIA
A PRIMAVERA garante a correção de eventuais anomalias detetadas no software, em prazos razoáveis e estipulados pelos seus processos internos de qualidade e que são função do nível de gravidade de cada situação. A correção de anomalias sobre versões desatualizadas há menos de dezoito meses é garantida, sem custos para o Cliente Final. Para versões desatualizadas há mais de dezoito meses e a menos de trinta e seis meses a contar da data de descontinuidade da versão do produto, a correção de anomalias pode acarretar custos para o Cliente Final. Para versões desatualizadas há mais de trinta e seis meses a PRIMAVERA não garante a correção de toda e qualquer anomalia que venha a ser detetada nas mesmas.

G. LIMITAÇÃO DE GARANTIA E RESPONSABILIDADE
COM EXCEÇÃO DA GARANTIA EXPRESSA ESTABELECIDA ACIMA, O PRODUTO É FORNECIDO “TAL COMO ESTÁ”, SEM QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A GARANTIAS DE QUALIDADE PARA REVENDA, COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM FIM ESPECÍFICO OU, AINDA, RESULTANTES DE LEIS, ESTATUTOS, PRÁTICAS COMERCIAIS OU ACORDOS. O CLIENTE FINAL É EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS E DESEMPENHO DO PRODUTO. EM HIPÓTESE ALGUMA, A PRIMAVERA E SEUS PARCEIROS SERÃO RESPONSÁVEIS PERANTE O CLIENTE FINAL OU QUALQUER OUTRA PESSOA INDIVIDUAL OU COLETIVA POR QUALQUER DANO ACIDENTAL, ESPECIAL, CONSEQUENCIAL OU QUALQUER OUTRO DANO INDIRETO, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A, LUCROS CESSANTES, PERDA OU DESTRUIÇÃO DE DADOS OU OUTROS PREJUÍZOS ECONÓMICOS OU COMERCIAIS, AINDA QUE A PRIMAVERA E/OU OS SEUS PARCEIROS TENHAM SIDO NOTIFICADOS DA POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TAIS DANOS, OU QUE A OCORRÊNCIA DOS MESMOS SEJA PREVISÍVEL. SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA A PRIMAVERA SERÁ RESPONSÁVEL POR DEMANDAS PROMOVIDAS POR TERCEIROS. A RESPONSABILIDADE TOTAL DA PRIMAVERA E DOS SEUS PARCEIROS PERANTE O CLIENTE FINAL, NÃO EXCEDERÁ O VALOR QUE CLIENTE FINAL PAGOU PELO PRODUTO E/OU OS BENEFÍCIOS FINANCEIROS OFERECIDOS PELA PRIMAVERA NO ÂMBITO DO SEU COMPROMISSO COM A QUALIDADE. AS LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE CONTIDAS NESTA ALÍNEA SERÃO APLICÁVEIS AINDA QUE O INCUMPRIMENTO OU ALEGADA VIOLAÇÃO CONSISTAM NA VIOLAÇÃO DE UMA CONDIÇÃO OU TERMO FUNDAMENTAL OU CONSTITUAM UMA VIOLAÇÃO GRAVE AOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO.

H. ASSISTÊNCIA PÓS-VENDA AO SOFTWARE
Os produtos PRIMAVERA têm características de produto standard e, como tal, a sua adaptabilidade ou configuração é resultado da tecnologia utilizada pela PRIMAVERA. A PRIMAVERA ACONSELHA O CLIENTE FINAL A ASSISTIR A UMA DEMONSTRAÇÃO DO PRODUTO OU A UTILIZAR UMA VERSÃO TRIAL, ANTES DE SE DECIDIR PELA SUA AQUISIÇÃO. DESTA FORMA O CLIENTE FINAL GARANTIRÁ QUE O PRODUTO CUMPRE OS REQUISITOS POR SI EXIGIDOS.
A PRIMAVERA aconselha o Cliente Final a adquirir os seus produtos junto de Parceiros devidamente credenciados. Desse modo estará garantida a assistência técnica aos produtos.
O Cliente Final deve acordar um modelo de assistência com o Parceiro PRIMAVERA de modo a garantir a formação dos utilizadores, a resolução de eventuais problemas e informação sobre novos produtos e lançamentos disponibilizados pela PRIMAVERA. A responsabilidade da assistência aos produtos é da empresa Parceiro PRIMAVERA alocada ao Cliente Final. Caso o produto seja comercializado diretamente pela PRIMAVERA e o Cliente Final tenha optado por o adquirir diretamente ao fabricante, cabe o mesmo garantir a assistência técnica à sua utilização.

I. CONTINUITY SOFTWARE AGREEMENT – RESCISÃO
Ao adquirir produtos PRIMAVERA com licenciamento on premise, o Cliente Final aceita formalmente a adesão ao Continuity Software Agreement, serviço disponibilizado pelo fabricante que visa garantir a todos os seus Clientes Finais o acesso às últimas versões do software. Em caso de rescisão do serviço, nomeadamente por falta do seu pagamento, a PRIMAVERA e/ou o Parceiro alocado ao Cliente Final, caso entendam, podem desvincular-se dos compromissos assumidos no âmbito do Continuity Software Agreement e da relação comercial até então estabelecida com o Cliente Final.

J. EFEITO DA LEI
Caso qualquer disposição deste Contrato seja declarada inválida, ilegal ou inexequível por um Tribunal com jurisdição competente, ainda assim as restantes disposições permanecerão em pleno vigor e efeito.

K. DISPOSIÇÕES GERAIS
A licença entregue com o produto deve ser considerada parte integrante do mesmo e como tal deve ser manuseada com o devido cuidado de modo a que não seja copiada e passada para outros Clientes Finais não autorizados. A utilização dos programas por qualquer entidade não autorizada, que para o efeito tenha tido acesso à Licença através de um Cliente Final autorizado, implicará para os primeiros a aplicação da lei levada aos limites e, para os segundos, o esclarecimento sobre a concessão da Licença a outra entidade.
Este Contrato constitui o entendimento integral entre a PRIMAVERA, seus Parceiros e o Cliente Final. Substitui quaisquer outros acordos ou discussões, orais ou por escrito.

PRIMAVERA – BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A. 1993 – 2014

24 07 2015
Carlos

Por “Se a instalação em produção sem o apoio de um parceiro Primavera […]” queria dizer “Se a instalação em produção for realizada sem o apoio de um parceiro Primavera […]”.

27 07 2015
Andre

segue o mail que mandei para a Primavera a reportar o meu descontentamento.~

“Venho por este meio mostrar o meu descontentamento com o serviço por vós e vossos parceiros, prestado a alguém que apenas pretende certos esclarecimentos.

Contactei dois dos vossos parceiros (não preciso de referir quem) e nenhum dos dois, apôs ter referido que dispunha do Tlim Express se prontificou a ajudar, penso ainda que o primeiro a quem liguem sabia menos do que eu acerca deste software.

O facto de disponibilizarem um software gratuitamente mas apenas aos vossos parceiros prende o cliente final ao facto de ter de pagar para ter o software a funcionar (149€+iva dito pelo segundo contacto que fiz e se me desloca-se as instalações que distam mais de 20km de onde me encontro).

Anunciam o software como gratuito mas não passa disso mesmo, publicidade enganosa pois realmente o software é gratuito; para os vossos parceiros, pois os clientes finais com alguns conhecimentos de informática não podem usufruir dele já que vocês não o vendem mas os vossos parceiros vendem os serviços deles sem disponibilizar gratuitamente o programa conforme solicitei a ambos.

Mesmo o manual da versão 8.10 que arranjei não contempla toda a informação, por exemplo no caso das notas de crédito não estarem disponíveis em qualquer altura tenha ou não o cliente conta corrente.

Informa ainda que a versão 8.2000.0050 tem um erro ao apresentar o artigo 35 do CIVA – Os artigos foram colocados a disposição do adquirente nesta data. Este artigo (35) foi redigido e alterado sendo que a informação dos artigos disponibilizados ao cliente passa a ser Artigo 36º Alínea F do CIVA. Corrijam para que os vossos clientes nao saiam penalizados.

Sem mais de momento.”

28 07 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Apenas queria esclarecer que efetivamente o Pssst e Tlim Express não têm custos de licenciamento. No entanto, aquando do contacto com um parceiro este pode cobrar pelos seus serviços (por exemplo: instalação, formação, configuração, suporte, etc…). Não devemos misturar as coisas.

18 09 2015
trv369

Sim, o produto é gratuito… mas só depois de pagar pelo serviço de o obter através dum parceiro… ridículo! Eu também consigo ovos de graça depois de comprar galinhas e comida para elas…
O que não devemos misturar é a veracidade com publicidade enganosa.

18 09 2015
4 10 2015
manuela moreira

comigo aconteceu o mesmo dizem que é gratuito mas so temos acesso se pagarmos esse valor

4 10 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Consulte este e outros artigos sobre o Pssst e o Tlim:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/

3 08 2015
Ricardo Sousa

Alguém sabe como passar o pssst express de demo para produção?

4 08 2015
4 08 2015
Ricardo Sousa

Obrigado segui o manual que me indicou mas no meu não aparece botão para activar a licença.

4 08 2015
XpecialGUEST

Qual é a versão que tem instalada?

4 08 2015
Ricardo Sousa

Boa tarde tenho a 8.20

4 08 2015
Ricardo Sousa

Já experimentei também o que é disponibilizado aqui para download também não tem.

6 08 2015
XpecialGUEST

Partindo do princípio que não tem dados na aplicação, que queira manter, desinstale o Pssst, e no final garanta que a pasta “Pssst810” deixa de existir em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA (este caminho pode variar).
Volte a instalar a aplicação, e repita todo o processo de primeira inicialização da aplicação.

Quando inicia pela primeira vez o Primavera Pssst ele pergunta o país e a moeda da empresa. Posteriormente pergunta os Dados da Empresa. Neste momento é criada a Base de Dados. Posteirormente em Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento tem a opção “Activar licença Express”. Neste momento a aplicação deve reiniciar. Ao voltar ao assistente de licenciamento, poderá verificar que o Proprietário é: “PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”.

8 10 2015
Hugo Pavão

Bom dia,

ontem instalei pela primeira vez o tlim express no meu portátil para experimentar e logo a seguir à configuração do país e moeda, não apareceu a janela para a criação da empresa. por esta razão não me aparece o botão de licenciamento. Pode ajudar me a contornar esta situação?

Obrigado.

10 10 2015
XpecialGUEST

Boa noite,

Qual é a versão que está a utilizar? É porque, segundo sei, em versões mais antigas ao iniciar a primeira vez a aplicação não era mostrada a janela para definir os dados da empresa. Em todo o caso, estes dados podem ser definidos em Sistema > Configurações > Gerais > botão Dados/Empresa.

Com a versão que está disponível para download neste artigo (para consultar esta informação aceda a Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento > Versão), que é a 8.2000.0050, ao executar a primeira vez o Tlim ele pergunta qual a lingua, moeda e os dados da empresa. Acabei de testar.

Para ativar o licenciamento Express, aceda a Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento > Activar licença EXPRESS.

Cumprimentos

5 08 2015
Ricardo Sousa

Boa tarde desculpem mais uma vez.
Já detectei o erro o que acontece é que não me aparece o quadro para criar a empresa, esta não sendo criada não é possível posteriormente validar a licença. À algum código que possa abrir esse mesmo quadro?

6 08 2015
XpecialGUEST

Quando inicia pela primeira vez o Primavera Pssst ele pergunta o país e a moeda da empresa. Posteriormente pergunta os Dados da Empresa. Neste momento é criada a Base de Dados. Posteirormente em Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento tem a opção “Activar licença Express”. Neste momento a aplicação deve reiniciar. Ao voltar ao assistente de licenciamento, poderá verificar que o Proprietário é: “PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”.

8 09 2015
Carlos

Alguém me sabe dizer como é que consigo transportar o Pssst de um computador para outro? Estou a configurar uma instalação num PC que é suposto ser posteriormente transferida para a máquina do estabelecimento comercial.

10 09 2015
XpecialGUEST

Bom dia,

Tem que instalar a aplicação no computador de destino (a versão deverá ser igual ou superior, quando comparada com a versão da aplicação no computador de origem).

No computador de origem tem que efetuar uma cópia de segurança da Base de Dados. Primeiramente insira uma Pen Drive no computador. Posteriormente, no Pssst, em Sistema > Cópias de segurança > Exportar dados > ative a opção Incluir tudo > Confirme. No computador de destino, insira a Pen Drive com a cópia de segurança, e no Pssst aceda a Sistema > Cópias de segurança > Importar dados > em Nome do Ficheiro escolha o ficheiro com a cópia de segurança a importar (para o caso de na mesma Pen Drive ter mais do que uma cópia) > Ative a opção Incluir tudo > confirme para terminar. Aguarde que o processo termine.

Quando à licença, se a pretender mover para o computador de destino, localize o ficheiro prilic.lic na pasta da aplicação (normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\Pssst810), e copie-o para o computador de destino, para a pasta onde a aplicação está instalada.

11 09 2015
Carlos

Obrigado, como sempre, pela resposta.
Eu estava a tentar perceber onde é que a base de dados propriamente dita é armazenada, uma vez que na solução atual tenho um script que faz um backup automático de forma periódica para uma pen, bem como um outro script que faz o backup fora da aplicação com um único clique. Queria tentar manter isso com o Pssst e para isso precisava mesmo saber onde é que o software tem os ficheiros de dados (não os consegui localizar).

Aproveito para colocar outra questão que entretanto me surgiu: caso haja alguma atualização deste software, como é que conseguimos ter acesso a ela? Será que é necessário subscrever o serviço da Primavera, ou há forma de chegar a versões mais recentes, ou lançar uma atualização a partir do próprio software?

11 09 2015
XpecialGUEST

Bom dia,

Pelo que sei, a Base de Dados é armazenada na pasta da aplicação (normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\Pssst810). Dentro desta pasta podem existir várias Bases de Dados, uma para cada ano de trabalho (cada ano de trabalho está dentro de uma pasta com o nome empXXXX, em que XXXX é o ano). Não sei se gerar uma cópia de segurança dentro da aplicação, através dos menus, é equivalente a copiar a pasta da Base de Dados. Desconfio que não. Deverá contactar a Primavera para esclarecer esta questão.

Quanto à segunda questão, é pertinente. Tenho quase a certeza que o Pssst não tem um mecanismo automático que alerte o utilizador quando existem novas versões, e permita descarregar no momento, tal como acontece com o Primavera Express. Tal como indiquei acima, deve esclarecer estas questões junto da Primavera.

8 10 2015
Hugo Pavao

Boa noite, alguem pode disponibilizar a versão 8.20 para download?
Obrigado.

8 10 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Neste artigo tem o que procura. Versão 8.20. É ler desde o inicio até ao fim.

3 11 2015
Carlos

Há aqui algo que me está a escapar… tenho o Pssst instalado com a licença ativa (Primavera Express, Free Edition).
Não só não me aparece a mensagem que descrevem no outro artigo sobre instalação e configuração do produto (https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2015/06/image_thumb8.png?w=504&h=271) e que era suposto aparecer no início quando o programa abre, como agora me aparece um popup a dizer:

“Licença a expirar! Deve contactar o seu fornecedor no prazo de 58 dia(s)!”

Alguém já se deparou com o mesmo problema? Que poderá estar a acontecer?

4 11 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Também já vi essa mensagem a ser mostrada, mas no meu caso a mensagem inicial também aparece.
Sugiro que contacte a Primvera para obter esclarecimentos e depois deixe aqui um comentário.

4 11 2015
XpecialGUEST

Coloquei essa questão no chat da Primavera (canto inferior direito do site da Primavera) e informaram-me que essa situação deverá ser solucionada hoje. A versão mais recente que estava disponível ontem era a 8.2000.0083, portanto deduzo que qualquer versão superior a esta tenha essa questão resolvida.

4 11 2015
Carlos

Empiricamente parece-me que a mensagem inicial acaba por desaparecer ao fim de alguns acessos. Pelo menos foi o que deduzi após testar a aplicação numa VM e sair e entrar do programa uma série de vezes. A partir dum dado momento deixei de ver essa mensagem, embora no licenciamento esteja claro que é a versão Express que está ativa.

Quanto a uma possível solução, a ser disponibilizada só através de um parceiro da Primavera, certo? Isto é, não há patches ou updates disponíveis diretamente na infraestrutura da Primavera a que o cliente final tenha acesso, pois não?

4 11 2015
XpecialGUEST

Que eu saiba, não existe forma de auto-atualizar diretamente o Pssst através da própria aplicação (tal como acontece com o Primavera Express 7.60), nem a possibilidade de acesso aos instaladores por parte dos clientes finais.

21 11 2015
João

Alguém sabe como activar o modo de isenção de IVA artigo 53º do CIVA no tlim?

22 11 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
Julgo que a única forma é definir em todos os artigos (Tabelas > Artigos) uma taxa de IVA a 0%, e no campo do lado, definir o motivo de isenção do IVA, de acordo com a tabela apresentada.
Segundo a seguinte página (deve confirmar esta informação), deve utilizar o motivo 10 (Regime de isenção-Artigo 53.º do CIVA):
https://www.ecomercio.pt/motivos_isencao.aspx

Em Tabelas > Outras Tabelas > I.V.A. > poderá definir a taxa de IVA por defeito a ser sugerida na criação de novos artigos.

No artigo seguinte, poderá ter acesso ao manual da aplicação:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/04/20/primavera-pssst-e-tlimdownload-de-verses-de-demonstrao/

4 12 2015
Elísio Almeida

Boa tarde,
tenho o mesmo problema relatado aqui, onde indica que a licença irá expirar em 27 dias. Falei com a primavera e indicaram que será problema com a versão e que está corrigido na versão 8.20.000085.
Será que alguém poderá disponibilizar esta versão para download?

4 12 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Se alguém tiver as versões mais recentes, p.f. partilhe num serviço de cloud storage.

6 12 2015
João Campos

Boa noite.
Parece-me que o Pssst! é uma excelente opção para o meu caso, que pertenço a uma associação sem fins lucrativos. No entanto, ainda não encontrei em lado nenhum as versões Linux.
Alguma dica de onde encontrar?
Obrigado

12 12 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Deve contactar a Primavera.
Cumprimentos

26 12 2015
Carlos

Alguém sabe como se altera o CAE nas definições do Pssst? Já procurei em todo o lado, já li o manual de uma ponta à outra mas não vejo nenhuma referência a isso.

26 12 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Aparentemente, apenas é possível definir o CAE por cada tipo de documento, em Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > Editar o(s) documento(s) em questão > Separador Outros > CAE.

Testei com a versão 8.2000.0082.

30 12 2015
Andre

podes disponibilizar a versao 8.2000.0082?

30 12 2015
XpecialGUEST

Não tenho.

30 12 2015
Carlos

Muito obrigado pela sua resposta.
Em que versão é que encontro o campo CAE? Estou a tentar encontrar esse campo no Primavera Pssst, num dos documentos disponíveis nesse separador, e não encontro o campo CAE.

30 12 2015
Carlos

Ok, já o vi, era problema de versão de software.

30 12 2015
XpecialGUEST

Penso que testei com a versão 8.2000.0070.
Qual a versão que tem?

26 12 2015
28 12 2015
Paulo Silva

Boas. Continua a aparecer a mensagem de licença a expirar.

25 01 2016
Hugo Silva

Boa tarde. Estou com um problema no programa, em que por mais que adicione famílias e artigos, eles nunca aparecem no ecrã inicial. Só os consigo aceder através da lista de artigos.
Agradeço a ajuda :)

25 01 2016
Paulo Silva

Tem de ter em atenção ao código do artigo. Tem de coincidir com o código de família, ou seja, se o código de família for “02” o artigo tem de começar por esse numero e mais 3 dígitos. No total são 5 dígitos. Espero ter ajudado.

25 01 2016
Hugo Silva

Muito obrigado Paulo. Estive horas de volta do manual à procura do que se passava, mas graças a si já tenho tudo a funcionar. Muito obrigado :)

25 01 2016
Paulo Silva

O manual não ensina tudo. :)

26 01 2016
XpecialGUEST

Penso que não tem que seguir essa regra. Para todos os efeitos, o que define se o artigo é mostrado ou não, é o campo Família, no primeiro separador do artigo. Até porque, após criar um artigo, ele pode mudar de família, sendo que, como é lógico, o código vai manter-se.

26 01 2016
XpecialGUEST

Tem que definir o campo Família, no primeiro separador do artigo.

29 01 2016
Rui Dias

Novas versões dos produtos:
Tlim: https://goo.gl/jMRDF0
Pssst: https://goo.gl/4FrlCv
Enjoy…

30 01 2016
XpecialGUEST

Obrigado

10 02 2016
Hugo Pavão

Boa tarde,

Como faço para criar uma fatura e um recibo no tlim express?

Obrigado

13 02 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,

Em primeiro lugar deve validar se o meio de pagamento que permite pagar a crédito (conta corrente) está ativado. Em Tabelas > Outras Tabelas > Meios de pagamento. O meio de pagamento “Valor em conta” deve ter um R (páginas 145, 146 e 181 do manual) para se aplicar a clientes (recebimentos), ou A para se aplicar a ambos (clientes e fornecedores).

Posteriormente, no ecrã de registo de documentos, tem que alterar o tipo de documento para Fatura (páginas 29 e 30 do manual).

Ao escolher o documento Fatura e avançar para o pagamento, após escolher o cliente, é sugerido o meio de pagamento “Pagamento em conta”.

Em Tabelas > Entidades > Clientes, ao editar um cliente com valores em conta corrente, no separador Dados comerciais, existe informação sobre o valor pendente em (página 129 do manual).

Em Operações > Recibos > “Criar recibo” poderá emitir recibos, sendo para tal necessário selecionar o cliente e os documentos a liquidar ou, em alternativa, indicar o valor pago pelo cliente no campo “Recebido”, sendo que neste último caso os documentos são selecionados pela aplicação, sendo total ou parcialmente liquidados (páginas 180 e 181 do manual).

Pode descarregar o manual em:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/12/26/primavera-pssst-e-tlimdownloads/

13 03 2016
pedro fernandes

boa tarde, fiz o download do psssst de modo experimental mas quando abro o programa o menu vertical do lado esquerdo dos artigos, bebidas etc não me aparece, alguém me ajuda?

14 03 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Provavelmente aquando do primeiro arranque da aplicação não terá escolhido uma configuração predefinida (template).

Consulte os artigos:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/primavera-tlim-express-instalao-e-configuraes-iniciais/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/03/primavera-pssst-e-tlimcdigos-de-ativao/
Antes de qualquer alteração, aconselho a efetuar uma cópia de segurança.

14 03 2016
Pedro

Muito obrigado. Ja apareceu depois da sua dica. Agradeco.

1 09 2016
Valter Ribeiro

Boa noite! Fiz o download do programa mas não me aparece o campo para colocar os dados da empresa. Aparece sim, os 4+ utilizadores e se clicar em cada um dos 4 pede-me o código de acesso.Como poderei contornar isso? Cumprimentos

1 09 2016
3 10 2016
Mário Mesquita

Boa noite, tenho o programa instalado. De repente andou uma semana para a frente e fiz alguns documentos. Como posso voltar a colocar bem a data?

3 10 2016
Paulo Silva

Boas. Em princípio basta ir, no programa, a sistema-> utilitários-> data & hora

4 10 2016
Mário Mesquita

Bom dia, não permite, pois já facturei com data de 30 de Outubro, agora não deixa ir para o dia 3 de Outubro. Não encontro nada na aplicação que me permita alterar. Sei que existem programas que nos deixam criar uma série nova e assim podemos corrigir a data.

4 10 2016
Paulo Silva

Nunca me aconteceu. A data da máquina está certa?

4 10 2016
Mário Mesquita

Tive que apagar as aberturas de caixa. (possivelmente o computador tinha a data errada). Criei um documento Factura simplificado com serie B. Problema resolvido.

4 10 2016
Paulo Silva

Quando a data das máquinas(computadores) não estão mais ou menos certas, pode haver problemas no software ou erros de atuação. Cumprimentos.

6 10 2016
Patrícia Henriques

Boa tarde,
Instalei o Primavera Pssst Expresse Free Edition no meu computador para testar o software. A minha dúvida é a seguinte, como posso exportar para a pen ficheiros SAFT? De acordo com o manual do produto deveria aparecer essa opção no separador Sistema – Configurações – Gerais e, na janela que surge, deveria poder alternar entre os botões Dados comerciais, Dados Saft, Dados Documentos e Dados etiquetas. Certo é que o botão “Dados Saft” não me aparece.
Agradeço desde já o esclarecimento,
Cps,
Patrícia

6 10 2016
Paulo Silva

Boa tarde. O saft está em sistema->utilitários->exportação do ficheiro saft-pt. Quando pede a extração do ficheiro o programa deteta a pen. Acho que não consegue exportar de outra maneira.

6 10 2016
Mário Mesquita

Boa noite, a ultima versão já permite escolher a gravação dos ficheiros de saft e backups numa pasta local do computador.

7 10 2016
Paulo Silva

Nesse caso não consigo ajudar mais. Já agora qual a versão que tem?

13 10 2016
Patrícia Henriques

Boa tarde,
Agradeço a ajuda, problema resolvido.
Tenho mais uma questão: a versão que tenho instalada é a 8.2, mas verifiquei que no site da AT a versão que se encontra certificada é a 8.
Há algum problema quanto a isto, no caso de uma eventual inspeção?
Obrigada mais uma vez.
Patrícia

13 10 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
O que deve estar no site da AT era a versão que na altura existia quando a aplicação foi certificada. Posteriormente foram lançadas novas versões mas a certificação foi mantida.
Penso que a partir do momento em que a aplicação é certificada pela AT, o produtor, à medida que evolui o produto para novas versões, não tem que efetuar qualquer comunicação à AT, sendo que nesse caso, a não ser que a certificação seja revogada, não haverá nenhum problema (na minha opinião).

Artigos relacionados:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/04/27/at-revoga-certificado-de-aplicao-de-faturao-iecr/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2016/08/01/finanas-bloqueiam-software-de-faturao-do-grupo-pie-por-fuga-ao-fisco/

17 10 2016
Patrícia Henriques

Agradeço a resposta e, de facto, a mim também me faz sentido que assim seja.
Obrigada, mais uma vez.

18 10 2016
Patrícia Henriques

Talvez a dúvida fique melhor esclarecida com este artigo que encontrei. Parece que tudo indica que a resposta que me deu está correcta. Obrigada.
http://www.palmtop.pt/renovacao-do-certificado-de-publicacao-de-software-primavera/

18 10 2016
XpecialGUEST

Bom dia,
O artigo que refere nada tem a ver com o certificado da AT, mas sim com o certificado de publicação de software.
Artigo relacionado:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/09/17/primavera-renovao-do-certificado-de-publicao-de-software/

8 11 2016
Patrícia Henriques

Ok, obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.
Neste momento estou com outro problema…instalei a versão 8.2 do Primavera Free que descarreguei aqui do site. Instalei a impressora da eurosys POSIMP88VUSP (80mm series printer) e tudo estava a correr bem. Até que hoje, passado um mês, não consigo registar produtos, nem abrir a gaveta automaticamente. Cada vez que tento registar algo, surge um data base error, cuja descrição de erro é write header failed.
No entanto, o ticket de abertura de caixa, sai normalmente ao iniciar o primavera e o ticket de teste da impressora também. O que me leva a crer que o problema está no software e não na impressora. Alguém me pode ajudar pf?

8 11 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Aparentemente a BD está com problemas.
Sugiro que faça uma cópia de segurança da Base de Dados e também da pasta onde a aplicação está instalada.
Posteriormente, execute o utilitário de indexação de ficheiros, que está disponível em Sistema > Utilitários > Indexação de Ficheiros > carregue em “Selecionar todos” > tecla verde para processar.
Se não ficar solucionado, sugiro que contacte o suporte da Primavera, para obter apoio.

8 11 2016
Mário Mesquita

Reinstala a aplicação, a ver se corrige o erro. Não perde nenhum dado, mas de qualquer das maneiras faça um backup.

10 10 2016
Patrícia Henriques

Boa tarde,
Agradeço a ajuda, problema resolvido.
Tenho mais uma questão: a versão que tenho instalada é a 8.2, mas verifiquei que no site da AT a versão que se encontra certificada é a 8.
Há algum problema quanto a isto, no caso de uma eventual inspeção?
Obrigada mais uma vez.
Patrícia

8 11 2016
Patrícia Henriques

Ok, obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.
Neste momento estou com outro problema…instalei a versão 8.2 do Primavera Free que descarreguei aqui do site. Instalei a impressora da eurosys POSIMP88VUSP (80mm series printer) e tudo estava a correr bem. Até que hoje, passado um mês, não consigo registar produtos, nem abrir a gaveta automaticamente. Cada vez que tento registar algo, surge um data base error, cuja descrição de erro é write header failed.
No entanto, o ticket de abertura de caixa, sai normalmente ao iniciar o primavera e o ticket de teste da impressora também. O que me leva a crer que o problema está no software e não na impressora. Alguém me pode ajudar pf?

8 11 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Aparentemente a BD está com problemas.
Sugiro que faça uma cópia de segurança da Base de Dados e também da pasta onde a aplicação está instalada.
Posteriormente, execute o utilitário de indexação de ficheiros, que está disponível em Sistema > Utilitários > Indexação de Ficheiros > carregue em “Selecionar todos” > tecla verde para processar.
Se não ficar solucionado, sugiro que contacte o suporte da Primavera, para obter apoio.

8 11 2016
Patrícia Henriques

Obrigada pela ajuda! Era isso mesmo!
A funcionar na perfeição agora.
Obrigada mais uma vez,
Patrícia Henriques

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