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Até agora, era necessário preencher um formulário no portal da Primavera para poder ter acesso ao Primavera Pssst e Tlim Express. Após o preenchimento desse mesmo formulário era necessário aguardar por um contacto de um parceiro Primavera para dar seguimento ao pedido, nomeadamente para agendamento de demonstração, orçamentação e implementação.
Um dos visitantes do blog, colocou um comentário no artigo “Primavera Pssst! e Tlim–Download de versões de demonstração” a informar que partilhou em um serviço de cloud storage os instaladores destes dois produtos, de modo a que qualquer pessoa tenha acesso direto a descarregar, instalar, testar e se pretender, colocar em produção estas aplicações, sem que tenha que depender de terceiros ou incorrer em possíveis custos inerentes.
Não é necessário qualquer tipo de registo da aplicação ou no portal da Primavera. Logicamente, que num cenário ideal, continua a ser preferível ter o apoio de um parceiro Primavera, para a demonstração, implementação, formação e suporte destas soluções, tendo sempre em conta que tal pode implicar custos.
Download através do artigo: Primavera Pssst e Tlim–Downloads
[…] Descarregue o Pssst para ambiente Windows (consulte o artigo Download do Primavera Pssst e Tlim Express) […]
Bom dia. Utilizo o Tlim numa loja de roupa. Sabem como consigo tirar talão sem preço para oferta por exemplo?
Boa tarde,
Aceda a Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > edite os documentos onde quer que seja possível imprimir talões de oferta > separador Impressão > preencha os campos da “Impressão alternativa”, nomeadamente a descrição, escolha um layout de impressão como por exemplo “TAL-OFR”, numero de vias, e o campo Disp (deve colocar igual ao valor da linha de cima: “Impressão Base”).
Ative também a opção “Confirmar antes de imprimir”, para que o talão de oferta apenas seja impresso, não todas as vezes, mas sim apenas quando pretender.
Obrigado. O que me disse funciona bem se não selecionar a opção “Confirmar antes de imprimir”. Se puser esse visto dá erro. Consegue-me ajudar?
Qual é o erro?
Mapa de Impressão inválido.
E se escolher outro mapa diferente do TAL-OFR, o erro persiste?
Com outro mapa funciona.
Então nesse caso sugiro que contacte o suporte da Primavera. A não ser que exista um outro mapa que faça o que pretende…
Boa tarde, antes de mais os meus parabéns, é um excelente artigo o que tem cá publicado.
Consegue sff partilhar a versão para Linux? no manual de instalação encontrasse um atalho para a site da primavera mais é preciso estar registado.
Obrigado.
Boa tarde,
Não consigo disponibilizar o que pretende. Apenas disponibilizo as versões para Windows, no seguinte artigo (leia atentamente as notas na parte final):
Procurei no manual do Pssst! e não encontro o atalho que refere, para o Portal da Primavera. Pode dizer-me onde viu isso?
Cumprimentos
Não consigo de maneira nenhuma importar os templates de artigos por default. já formatei o pc, limpei sistema, versão antiga, windows 10, windows 7….
o programa quando é inicializado vem todo vazio, sem nenhuma configuração podem ajudar?
Já tentei com os códigos também, a aplicação reinicia e não importa nada.
Experimentou com uma versão recente?
Neste artigo tem várias versões disponíveis para download:
Boa tarde,
Verifique se os seguintes artigos podem ajudar:
[…] https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/ […]
Obrigado a quem se lembrou e deu ao trabalho de colocar a demo online para todos.
Se a instalação em produção sem o apoio de um parceiro Primavera, a aplicação fica licenciada legalmente? Ou é sempre necessário passar por um parceiro para proceder à instalação?
Digo isto porque se o instalador não está disponível publicamente, por algum motivo será e pode não bastar conseguir instalar a aplicação para que, em termos legais, esteja tudo OK em termos de licença.
A questão da aplicação estar licenciada ou não é relevante para o caso. O que é importante é que cumpra com todos os requisitos fiscais/legais.
O motivo de não estar disponível publicamente é apenas e só pelo facto de fazer mais sentido ser alguém conhecedor da aplicação a implementar.
Sim, basta instalar e nada mais. Tal como no Primavera Express!
O que eu quero apurar é se não estarei a cometer nenhuma ilegalidade se instalar o software no meu estabelecimento sem a intervenção de um parceiro, dado que o acesso a um instalador pode não pressupor automaticamente a legalidade da instalação no que diz respeito às condições de uso do software (à semelhança de, por exemplo, manter uma versão trial de qualquer software instalada após o período de teste).
A solução atual que tenho instalada produzida por outro fabricante nacional de software (bem fraquinha, por sinal) implicou, ainda assim, à solicitação da licença, mesmo não havendo nenhuma intervenção direta ou indireta deles.
Apenas quero garantir que numa qualquer fiscalização em que me solicitem a licença do software ninguém pode implicar porque não tenho uma autorização / licença explícita emitida pela Primavera / parceiro, já que não posso simplesmente dizer que “está disponível para download gratuito no site deles”.
Boa tarde,
Julgo que não estará a cometer nenhuma ilegalidade. A intervenção ou não de um parceiro é algo totalmente irrelevante para esta questão.
Em todo o caso, quer o Pssst e Tlim Express, quer o Primavera Express estão licenciados em nome da Primavera Business Software Solutions SA (NIF 503 140 600) conforme pode verificar na janela de licenciamento destas aplicações.
Não quer dizer que não possam existir, mas nunca assisti nem tive conhecimento de acções de fiscalização em que tenha sido solicitado pelas autoridades competentes qualquer tipo de documentação para validar licenciamento de aplicações de fabricantes de ERPs a aplicações empresariais como a Primavera. O que é comum são auditorias/ações de fiscalização por parte da AT para validar se o software é certificado e se cumpre com determinados requisitos fiscais: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2012/08/16/certificao-de-software-o-que-poder-ser-inspeccionado-pela-at-numa-aco-de-fiscalizao/
Como referencia, fica aqui a Licença para utilização do Primavera Pssst (na instalação o utilizador tem que aceitar os termos do contrato de licença para prosseguir):
Contrato de LICENÇA DE UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS
Versão em vigor a partir de 1 de Julho de 2013
IMPORTANTE: ANTES DE UTILIZAR O PROGRAMA, LEIA COM CUIDADO ESTE CONTRATO.
Instalar, copiar ou de qualquer outra forma utilizar este programa indica que o Cliente Final leu este contrato e está de acordo com seus termos. Caso o Cliente Final não concorde com os termos do mesmo não poderá utilizar o produto de software, devendo de imediato desinstalá-lo.
GLOSSÁRIO
Cliente Final: Entidade, pessoa coletiva ou singular, identificada pela sua designação e pelo seu Número de Identificação Fiscal, que através de uma compra, adquire o direito de utilização de um ou mais produtos ou serviços da PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A. (PRIMAVERA). A cada Cliente Final corresponde um NIF e uma Licença.
Utilizador: Pessoa com conta aberta no Portal de Utilizadores PRIMAVERA; pessoa que de alguma forma pertence ao ecossistema PRIMAVERA; pessoa que utiliza um ou mais produtos PRIMAVERA e que, como tal, está registada nos módulos de administração dos sistemas; pessoa que não tendo acesso aos produtos da PRIMAVERA é funcionário da empresa e como tal tem uma conta aberta no Portal de Utilizadores PRIMAVERA.
Portal de Utilizadores PRIMAVERA: Sitio na Internet gerido pela PRIMAVERA onde estão registados todos os Utilizadores; infraestrutura de comunicação e sincronização entre Utilizadores que visa integrar as soluções instaladas nos Clientes Finais com os serviços cloud disponibilizados através desse mesmo sítio.
Através da adesão aos serviços disponibilizados pela PRIMAVERA, os Utilizadores podem comunicar entre si enquanto membros da mesma organização ou enquanto membros de uma comunidade alargada de Utilizadores. Em qualquer dos casos a comunicação só será possível depois da prévia autorização do administrador do sistema.
Como exemplos, assim seja previamente permitido pelo administrador do sistema,
i) Cliente Final pode partilhar os dados de contacto (endereço, telefones, emails, nomes de responsáveis, etc.), com os seus clientes ou fornecedores que também sejam utilizadores de soluções PRIMAVERA, de modo a facilitar o registo e atualização desses dados por essas entidades;
ii) Utilizador, assim o autorize, pode partilhar a sua foto ou outra informação presente no seu perfil, com outros Utilizadores registados no Portal de Utilizadores PRIMAVERA de modo a humanizar a relação entre pessoas;
iii) Cliente Final pode, se assim o autorizar, partilhar de forma anónima dados referentes ao desenvolvimento do seu negócio de modo a poder também aceder a informação sobre o desenvolvimento da atividade económica do seu setor.
EM CASO ALGUM CLIENTE FINAL OU UTILIZADOR PARTILHARÃO DADOS RELATIVAMENTE AOS QUAIS NÃO DERAM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DE PARTILHA. EM CONTRAPARTIDA, SERVIÇOS EXISTEM QUE APENAS ESTARÃO DISPONÍVEIS EM REGIME DE PARTILHA MÚTUA (se não se oferece informação de determinado tipo, também não se terá direito a receber informação do mesmo tipo).
Licença: Conjunto de informações, em formato digital, integradas e geridas pelo software PRIMAVERA, que permitem a utilização do(s) produto(s) por parte de um, e só um, Cliente Final, independentemente do(s) espaço(s) físico(s) em que opera a empresa. Sem os dados da Licença os produtos PRIMAVERA funcionam de forma limitada. Em alguns mercados a PRIMAVERA, caso entenda necessário, pode reforçar os seus mecanismos de controlo de utilização não conforme do software, através de hardware específico.
Licenciamento on premise: Tipo de licença do software que garante ao Cliente Final o direito de utilização integral do software, na versão adquirida, por tempo indeterminado. No âmbito deste licenciamento o cliente instala o software nos seus sistemas.
Licenciamento por subscrição: Tipo de licença do software que garante ao Cliente Final o direito de utilização integral do software, pelo período correspondente à subscrição adquirida. Caso a subscrição não seja renovada pelo Cliente Final, o produto deixa de registar nova informação, mantendo o Cliente Final o direito a aceder à informação por tempo indeterminado exclusivamente em modo de leitura. No âmbito deste licenciamento o cliente instala o software nos seus sistemas.
Parceiro: Empresa certificada pela PRIMAVERA e autorizada a representar junto do Cliente Final os produtos PRIMAVERA.
Periférico: Equipamento, com capacidade de processamento ou não, a partir da qual se acede a um ou mais produtos PRIMAVERA, estejam eles instalados local ou remotamente. São exemplos típicos, para além dos normais computadores desktop, PDAs, Telemóveis, Tablet, PC, entre outros existentes ou que venham a existir.
Continuity Software Agreement: Contrato celebrado entre a PRIMAVERA e o Cliente Final e que garante a este último o acesso a todas as versões atualizadas dos produtos que adquiriu. Este contrato é obrigatório para produtos que funcionam sobre licenciamento on premise.
Subscription Service Agreement: Contrato celebrado entre a PRIMAVERA e o Cliente Final e que garante a este o acesso a todas as versões atualizadas dos produtos que adquiriu durante a vigência da subscrição adquirida.
Serviços Cloud: Soluções, designadas por serviços, que podem ou não ter um custo associado, disponibilizados através do Portal de Utilizadores PRIMAVERA e adquiridos por opção de Cliente Final. Ao aceder a esses serviços Cliente Final aceita as condições listadas no momento de adesão ao serviço.
ATENÇÃO: O PRESENTE CONTRATO CONCEDE UMA LICENÇA E NÃO CONSTITUI UMA VENDA. ESTE PRODUTO É FORNECIDO AO ABRIGO DO SEGUINTE CONTRATO, QUE ESTABELECE OS TERMOS MEDIANTE OS QUAIS O CLIENTE FINAL PODERÁ UTILIZAR O SOFTWARE PRIMAVERA E CONTÉM LIMITAÇÕES RELATIVAS À GARANTIA E/OU RESPONSABILIDADE DO FABRICANTE.
ESTA LICENÇA É CONCEDIDA PELA PRIMAVERA BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A.
LICENÇA
A PRIMAVERA fornece ao Cliente Final o direito de utilização dos programas por si produzidos e distribuídos pelos meios mais adequados em cada momento, de acordo com o tipo de Licença adquirida pelo Cliente Final e em função da qual este terá acesso a um ou mais conjuntos de funcionalidades processadas pelos programas. Toda a documentação produzida pela PRIMAVERA é disponibilizada em formato digital. Ao adquirir produtos PRIMAVERA o Cliente Final tem acesso a uma Licença. Os programas deverão ser utilizados de acordo com os termos aqui estabelecidos.
Os direitos de propriedade intelectual e todos os demais direitos relativos ao software são da propriedade da PRIMAVERA e dos seus fornecedores de tecnologia. O Cliente Final deve reproduzir todos os avisos, incluindo os avisos relativos aos direitos de autor, existentes no produto, em todos os documentos que criar e que de alguma forma citem o produto.
A. ACESSO A DADOS
Nos termos deste contrato o Cliente Final aceita conectar os seus sistemas a servidores da PRIMAVERA com o objetivo exclusivo de autenticação de logins, para efeito de acesso a conteúdos e serviços prestados via internet e criação de contas no Portal de Utilizadores PRIMAVERA. A validação da licença em uso para efeitos de upgrade automático das soluções, o acesso online aos textos de Ajuda, a comunicação do Cliente Final com o Fabricante e/ou com o Parceiro PRIMAVERA, são exemplos em que a autenticação da entidade que solicita o acesso às infraestruturas tecnológicas da PRIMAVERA é exigida. Para efeito de criação das contas no Portal de Utilizadores PRIMAVERA a PRIMAVERA utiliza componentes de software que transportam a informação mínima exigida para a criação de uma conta (nome, email e identificação do titular da licença do software).
Em caso algum a PRIMAVERA transita sem autorização de Cliente Final qualquer tipo de informação de índole pessoal ou relacionada com a atividade empresarial ou de negócio por este desenvolvido.
B. O CLIENTE FINAL ESTÁ AUTORIZADO A:
1. Instalar e/ou utilizar o programa num número de periféricos menor ou igual ao número de periféricos referenciados na Licença de Utilização. Para efeito de contagem do número de periféricos, são considerados de igual modo aqueles ligados em rede (Ethernet por exemplo), os totalmente desconectados de outros sistemas mas que tenham o software instalado, os que utilizem o software de forma remota e como tal não necessitem de ter o software instalado (utilização via Microsoft Terminal Server ou produtos similares).
2. Instalar os programas em qualquer espaço físico mesmo que distinto daquele em que a Licença foi registada, desde que em periféricos que pertençam ao Cliente Final ou às empresas trabalhadas pelo mesmo em resultado da funcionalidade multiempresa disponível e explicada no ponto seguinte. Incluem-se nesta categoria a utilização de sistemas portáteis.
3. Utilizar o software para mais do que uma empresa (funcionalidade multiempresa), isto é, executar a contabilidade, salários, faturação, etc., de mais do que uma empresa, no limite de empresas previsto no licenciamento de cada um dos produtos, desde que as empresas a serem abertas no sistema tenham uma participação da empresa Cliente Final no seu capital igual ou superior a cinquenta porcento devendo, para o efeito, Cliente facultar acesso a informação comercial idónea que comprove a participação social. Esta limitação não se aplica no caso em que Cliente Final é uma empresa prestadora de serviços de contabilidade, vulgo Gabinetes ou Escritórios de Contabilidade, sendo que nesse caso poderá abrir qualquer empresa sua cliente.
4. Fazer cópias da documentação disponibilizada por qualquer via aos utilizadores do produto, ou utilizar a mesma para outros fins, se para tal a PRIMAVERA tiver autorizado por escrito.
5. Proceder a uma única cópia de segurança do software fornecido, apenas para fins de arquivo.
C. O CLIENTE FINAL NÃO ESTÁ AUTORIZADO A:
1. Copiar o ficheiro com os dados do licenciamento e a divulgar esses dados sob quaisquer condições. Os dados do licenciamento devem ser manuseados de acordo com as exigências próprias de uma informação que é exclusiva da empresa Cliente Final.
2. Transferir, vender, emprestar ou alugar a terceiros a utilização do produto.
3. Transferir qualquer versão, ainda que versões desatualizadas do software, para outro Cliente Final, sob quaisquer condições.
4. Traduzir, proceder à engenharia inversa, descompilar ou desmontar o software, exceto e apenas na medida em que essa atividade seja permitida pela lei aplicável, não obstante esta limitação.
5. Ceder, por qualquer meio, um periférico com capacidade de acesso ao produto, para utilização de outra empresa/contribuinte.
6. Comercializar a utilização do software.
7. Utilizar o programa fora das condições estabelecidas na secção B.
8. Utilizar uma versão anterior a qualquer versão instalada.
D. PRAZO
Esta Licença de utilização do software PRIMAVERA tem carácter limitado ou ilimitado em termos temporais conforme opção de compra feita pelo Cliente Final (on premise ou subscrição)
E. CESSAÇÃO
Sem prejuízo de quaisquer outros direitos, a PRIMAVERA pode fazer cessar, de forma imediata, os direitos do Cliente Final ao abrigo do presente contrato, caso o mesmo não cumpra qualquer dos seus termos ou condições. Em caso de cessação deste contrato, o Cliente Final deverá, no prazo máximo de trinta dias após a cessação do mesmo, desinstalar o produto, prazo que se reputa suficiente para que possa encontrar uma solução alternativa à atual. As Limitações de Garantia e Responsabilidade estabelecidas abaixo continuarão em vigor mesmo após a cessação deste Contrato, independentemente do motivo ou razão que lhe estiver subjacente.
F. GARANTIA
A PRIMAVERA garante a correção de eventuais anomalias detetadas no software, em prazos razoáveis e estipulados pelos seus processos internos de qualidade e que são função do nível de gravidade de cada situação. A correção de anomalias sobre versões desatualizadas há menos de dezoito meses é garantida, sem custos para o Cliente Final. Para versões desatualizadas há mais de dezoito meses e a menos de trinta e seis meses a contar da data de descontinuidade da versão do produto, a correção de anomalias pode acarretar custos para o Cliente Final. Para versões desatualizadas há mais de trinta e seis meses a PRIMAVERA não garante a correção de toda e qualquer anomalia que venha a ser detetada nas mesmas.
G. LIMITAÇÃO DE GARANTIA E RESPONSABILIDADE
COM EXCEÇÃO DA GARANTIA EXPRESSA ESTABELECIDA ACIMA, O PRODUTO É FORNECIDO “TAL COMO ESTÁ”, SEM QUAISQUER OUTRAS GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A GARANTIAS DE QUALIDADE PARA REVENDA, COMERCIALIZAÇÃO OU ADEQUAÇÃO A UM FIM ESPECÍFICO OU, AINDA, RESULTANTES DE LEIS, ESTATUTOS, PRÁTICAS COMERCIAIS OU ACORDOS. O CLIENTE FINAL É EXCLUSIVAMENTE RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS E DESEMPENHO DO PRODUTO. EM HIPÓTESE ALGUMA, A PRIMAVERA E SEUS PARCEIROS SERÃO RESPONSÁVEIS PERANTE O CLIENTE FINAL OU QUALQUER OUTRA PESSOA INDIVIDUAL OU COLETIVA POR QUALQUER DANO ACIDENTAL, ESPECIAL, CONSEQUENCIAL OU QUALQUER OUTRO DANO INDIRETO, INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A, LUCROS CESSANTES, PERDA OU DESTRUIÇÃO DE DADOS OU OUTROS PREJUÍZOS ECONÓMICOS OU COMERCIAIS, AINDA QUE A PRIMAVERA E/OU OS SEUS PARCEIROS TENHAM SIDO NOTIFICADOS DA POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE TAIS DANOS, OU QUE A OCORRÊNCIA DOS MESMOS SEJA PREVISÍVEL. SOB NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA A PRIMAVERA SERÁ RESPONSÁVEL POR DEMANDAS PROMOVIDAS POR TERCEIROS. A RESPONSABILIDADE TOTAL DA PRIMAVERA E DOS SEUS PARCEIROS PERANTE O CLIENTE FINAL, NÃO EXCEDERÁ O VALOR QUE CLIENTE FINAL PAGOU PELO PRODUTO E/OU OS BENEFÍCIOS FINANCEIROS OFERECIDOS PELA PRIMAVERA NO ÂMBITO DO SEU COMPROMISSO COM A QUALIDADE. AS LIMITAÇÕES DE RESPONSABILIDADE CONTIDAS NESTA ALÍNEA SERÃO APLICÁVEIS AINDA QUE O INCUMPRIMENTO OU ALEGADA VIOLAÇÃO CONSISTAM NA VIOLAÇÃO DE UMA CONDIÇÃO OU TERMO FUNDAMENTAL OU CONSTITUAM UMA VIOLAÇÃO GRAVE AOS TERMOS DO PRESENTE CONTRATO.
H. ASSISTÊNCIA PÓS-VENDA AO SOFTWARE
Os produtos PRIMAVERA têm características de produto standard e, como tal, a sua adaptabilidade ou configuração é resultado da tecnologia utilizada pela PRIMAVERA. A PRIMAVERA ACONSELHA O CLIENTE FINAL A ASSISTIR A UMA DEMONSTRAÇÃO DO PRODUTO OU A UTILIZAR UMA VERSÃO TRIAL, ANTES DE SE DECIDIR PELA SUA AQUISIÇÃO. DESTA FORMA O CLIENTE FINAL GARANTIRÁ QUE O PRODUTO CUMPRE OS REQUISITOS POR SI EXIGIDOS.
A PRIMAVERA aconselha o Cliente Final a adquirir os seus produtos junto de Parceiros devidamente credenciados. Desse modo estará garantida a assistência técnica aos produtos.
O Cliente Final deve acordar um modelo de assistência com o Parceiro PRIMAVERA de modo a garantir a formação dos utilizadores, a resolução de eventuais problemas e informação sobre novos produtos e lançamentos disponibilizados pela PRIMAVERA. A responsabilidade da assistência aos produtos é da empresa Parceiro PRIMAVERA alocada ao Cliente Final. Caso o produto seja comercializado diretamente pela PRIMAVERA e o Cliente Final tenha optado por o adquirir diretamente ao fabricante, cabe o mesmo garantir a assistência técnica à sua utilização.
I. CONTINUITY SOFTWARE AGREEMENT – RESCISÃO
Ao adquirir produtos PRIMAVERA com licenciamento on premise, o Cliente Final aceita formalmente a adesão ao Continuity Software Agreement, serviço disponibilizado pelo fabricante que visa garantir a todos os seus Clientes Finais o acesso às últimas versões do software. Em caso de rescisão do serviço, nomeadamente por falta do seu pagamento, a PRIMAVERA e/ou o Parceiro alocado ao Cliente Final, caso entendam, podem desvincular-se dos compromissos assumidos no âmbito do Continuity Software Agreement e da relação comercial até então estabelecida com o Cliente Final.
J. EFEITO DA LEI
Caso qualquer disposição deste Contrato seja declarada inválida, ilegal ou inexequível por um Tribunal com jurisdição competente, ainda assim as restantes disposições permanecerão em pleno vigor e efeito.
K. DISPOSIÇÕES GERAIS
A licença entregue com o produto deve ser considerada parte integrante do mesmo e como tal deve ser manuseada com o devido cuidado de modo a que não seja copiada e passada para outros Clientes Finais não autorizados. A utilização dos programas por qualquer entidade não autorizada, que para o efeito tenha tido acesso à Licença através de um Cliente Final autorizado, implicará para os primeiros a aplicação da lei levada aos limites e, para os segundos, o esclarecimento sobre a concessão da Licença a outra entidade.
Este Contrato constitui o entendimento integral entre a PRIMAVERA, seus Parceiros e o Cliente Final. Substitui quaisquer outros acordos ou discussões, orais ou por escrito.
PRIMAVERA – BUSINESS SOFTWARE SOLUTIONS, S.A. 1993 – 2014
Por “Se a instalação em produção sem o apoio de um parceiro Primavera […]” queria dizer “Se a instalação em produção for realizada sem o apoio de um parceiro Primavera […]”.
segue o mail que mandei para a Primavera a reportar o meu descontentamento.~
“Venho por este meio mostrar o meu descontentamento com o serviço por vós e vossos parceiros, prestado a alguém que apenas pretende certos esclarecimentos.
Contactei dois dos vossos parceiros (não preciso de referir quem) e nenhum dos dois, apôs ter referido que dispunha do Tlim Express se prontificou a ajudar, penso ainda que o primeiro a quem liguem sabia menos do que eu acerca deste software.
O facto de disponibilizarem um software gratuitamente mas apenas aos vossos parceiros prende o cliente final ao facto de ter de pagar para ter o software a funcionar (149€+iva dito pelo segundo contacto que fiz e se me desloca-se as instalações que distam mais de 20km de onde me encontro).
Anunciam o software como gratuito mas não passa disso mesmo, publicidade enganosa pois realmente o software é gratuito; para os vossos parceiros, pois os clientes finais com alguns conhecimentos de informática não podem usufruir dele já que vocês não o vendem mas os vossos parceiros vendem os serviços deles sem disponibilizar gratuitamente o programa conforme solicitei a ambos.
Mesmo o manual da versão 8.10 que arranjei não contempla toda a informação, por exemplo no caso das notas de crédito não estarem disponíveis em qualquer altura tenha ou não o cliente conta corrente.
Informa ainda que a versão 8.2000.0050 tem um erro ao apresentar o artigo 35 do CIVA – Os artigos foram colocados a disposição do adquirente nesta data. Este artigo (35) foi redigido e alterado sendo que a informação dos artigos disponibilizados ao cliente passa a ser Artigo 36º Alínea F do CIVA. Corrijam para que os vossos clientes nao saiam penalizados.
Sem mais de momento.”
Boa tarde,
Apenas queria esclarecer que efetivamente o Pssst e Tlim Express não têm custos de licenciamento. No entanto, aquando do contacto com um parceiro este pode cobrar pelos seus serviços (por exemplo: instalação, formação, configuração, suporte, etc…). Não devemos misturar as coisas.
Sim, o produto é gratuito… mas só depois de pagar pelo serviço de o obter através dum parceiro… ridículo! Eu também consigo ovos de graça depois de comprar galinhas e comida para elas…
O que não devemos misturar é a veracidade com publicidade enganosa.
P.f. consulte o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/
comigo aconteceu o mesmo dizem que é gratuito mas so temos acesso se pagarmos esse valor
Boa tarde,
Consulte este e outros artigos sobre o Pssst e o Tlim:
Alguém sabe como passar o pssst express de demo para produção?
Tem a informação que pretende, aqui: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/primavera-tlim-express-instalao-e-configuraes-iniciais/
Obrigado segui o manual que me indicou mas no meu não aparece botão para activar a licença.
Qual é a versão que tem instalada?
Boa tarde tenho a 8.20
Já experimentei também o que é disponibilizado aqui para download também não tem.
Partindo do princípio que não tem dados na aplicação, que queira manter, desinstale o Pssst, e no final garanta que a pasta “Pssst810” deixa de existir em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA (este caminho pode variar).
Volte a instalar a aplicação, e repita todo o processo de primeira inicialização da aplicação.
Quando inicia pela primeira vez o Primavera Pssst ele pergunta o país e a moeda da empresa. Posteriormente pergunta os Dados da Empresa. Neste momento é criada a Base de Dados. Posteirormente em Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento tem a opção “Activar licença Express”. Neste momento a aplicação deve reiniciar. Ao voltar ao assistente de licenciamento, poderá verificar que o Proprietário é: “PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”.
Bom dia,
ontem instalei pela primeira vez o tlim express no meu portátil para experimentar e logo a seguir à configuração do país e moeda, não apareceu a janela para a criação da empresa. por esta razão não me aparece o botão de licenciamento. Pode ajudar me a contornar esta situação?
Obrigado.
Boa noite,
Qual é a versão que está a utilizar? É porque, segundo sei, em versões mais antigas ao iniciar a primeira vez a aplicação não era mostrada a janela para definir os dados da empresa. Em todo o caso, estes dados podem ser definidos em Sistema > Configurações > Gerais > botão Dados/Empresa.
Com a versão que está disponível para download neste artigo (para consultar esta informação aceda a Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento > Versão), que é a 8.2000.0050, ao executar a primeira vez o Tlim ele pergunta qual a lingua, moeda e os dados da empresa. Acabei de testar.
Para ativar o licenciamento Express, aceda a Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento > Activar licença EXPRESS.
Cumprimentos
Boa tarde desculpem mais uma vez.
Já detectei o erro o que acontece é que não me aparece o quadro para criar a empresa, esta não sendo criada não é possível posteriormente validar a licença. À algum código que possa abrir esse mesmo quadro?
Quando inicia pela primeira vez o Primavera Pssst ele pergunta o país e a moeda da empresa. Posteriormente pergunta os Dados da Empresa. Neste momento é criada a Base de Dados. Posteirormente em Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento tem a opção “Activar licença Express”. Neste momento a aplicação deve reiniciar. Ao voltar ao assistente de licenciamento, poderá verificar que o Proprietário é: “PRIMAVERA EXPRESS, FREE EDITION”.
Alguém me sabe dizer como é que consigo transportar o Pssst de um computador para outro? Estou a configurar uma instalação num PC que é suposto ser posteriormente transferida para a máquina do estabelecimento comercial.
Bom dia,
Tem que instalar a aplicação no computador de destino (a versão deverá ser igual ou superior, quando comparada com a versão da aplicação no computador de origem).
No computador de origem tem que efetuar uma cópia de segurança da Base de Dados. Primeiramente insira uma Pen Drive no computador. Posteriormente, no Pssst, em Sistema > Cópias de segurança > Exportar dados > ative a opção Incluir tudo > Confirme. No computador de destino, insira a Pen Drive com a cópia de segurança, e no Pssst aceda a Sistema > Cópias de segurança > Importar dados > em Nome do Ficheiro escolha o ficheiro com a cópia de segurança a importar (para o caso de na mesma Pen Drive ter mais do que uma cópia) > Ative a opção Incluir tudo > confirme para terminar. Aguarde que o processo termine.
Quando à licença, se a pretender mover para o computador de destino, localize o ficheiro prilic.lic na pasta da aplicação (normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\Pssst810), e copie-o para o computador de destino, para a pasta onde a aplicação está instalada.
Obrigado, como sempre, pela resposta.
Eu estava a tentar perceber onde é que a base de dados propriamente dita é armazenada, uma vez que na solução atual tenho um script que faz um backup automático de forma periódica para uma pen, bem como um outro script que faz o backup fora da aplicação com um único clique. Queria tentar manter isso com o Pssst e para isso precisava mesmo saber onde é que o software tem os ficheiros de dados (não os consegui localizar).
Aproveito para colocar outra questão que entretanto me surgiu: caso haja alguma atualização deste software, como é que conseguimos ter acesso a ela? Será que é necessário subscrever o serviço da Primavera, ou há forma de chegar a versões mais recentes, ou lançar uma atualização a partir do próprio software?
Bom dia,
Pelo que sei, a Base de Dados é armazenada na pasta da aplicação (normalmente em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\Pssst810). Dentro desta pasta podem existir várias Bases de Dados, uma para cada ano de trabalho (cada ano de trabalho está dentro de uma pasta com o nome empXXXX, em que XXXX é o ano). Não sei se gerar uma cópia de segurança dentro da aplicação, através dos menus, é equivalente a copiar a pasta da Base de Dados. Desconfio que não. Deverá contactar a Primavera para esclarecer esta questão.
Quanto à segunda questão, é pertinente. Tenho quase a certeza que o Pssst não tem um mecanismo automático que alerte o utilizador quando existem novas versões, e permita descarregar no momento, tal como acontece com o Primavera Express. Tal como indiquei acima, deve esclarecer estas questões junto da Primavera.
Boa noite, alguem pode disponibilizar a versão 8.20 para download?
Obrigado.
Boa noite,
Neste artigo tem o que procura. Versão 8.20. É ler desde o inicio até ao fim.
Há aqui algo que me está a escapar… tenho o Pssst instalado com a licença ativa (Primavera Express, Free Edition).
Não só não me aparece a mensagem que descrevem no outro artigo sobre instalação e configuração do produto (https://invisibleflamelight.files.wordpress.com/2015/06/image_thumb8.png?w=504&h=271) e que era suposto aparecer no início quando o programa abre, como agora me aparece um popup a dizer:
“Licença a expirar! Deve contactar o seu fornecedor no prazo de 58 dia(s)!”
Alguém já se deparou com o mesmo problema? Que poderá estar a acontecer?
Bom dia,
Também já vi essa mensagem a ser mostrada, mas no meu caso a mensagem inicial também aparece.
Sugiro que contacte a Primvera para obter esclarecimentos e depois deixe aqui um comentário.
Coloquei essa questão no chat da Primavera (canto inferior direito do site da Primavera) e informaram-me que essa situação deverá ser solucionada hoje. A versão mais recente que estava disponível ontem era a 8.2000.0083, portanto deduzo que qualquer versão superior a esta tenha essa questão resolvida.
Empiricamente parece-me que a mensagem inicial acaba por desaparecer ao fim de alguns acessos. Pelo menos foi o que deduzi após testar a aplicação numa VM e sair e entrar do programa uma série de vezes. A partir dum dado momento deixei de ver essa mensagem, embora no licenciamento esteja claro que é a versão Express que está ativa.
Quanto a uma possível solução, a ser disponibilizada só através de um parceiro da Primavera, certo? Isto é, não há patches ou updates disponíveis diretamente na infraestrutura da Primavera a que o cliente final tenha acesso, pois não?
Que eu saiba, não existe forma de auto-atualizar diretamente o Pssst através da própria aplicação (tal como acontece com o Primavera Express 7.60), nem a possibilidade de acesso aos instaladores por parte dos clientes finais.
Alguém sabe como activar o modo de isenção de IVA artigo 53º do CIVA no tlim?
Boa noite,
Julgo que a única forma é definir em todos os artigos (Tabelas > Artigos) uma taxa de IVA a 0%, e no campo do lado, definir o motivo de isenção do IVA, de acordo com a tabela apresentada.
Segundo a seguinte página (deve confirmar esta informação), deve utilizar o motivo 10 (Regime de isenção-Artigo 53.º do CIVA):
https://www.ecomercio.pt/motivos_isencao.aspx
Em Tabelas > Outras Tabelas > I.V.A. > poderá definir a taxa de IVA por defeito a ser sugerida na criação de novos artigos.
No artigo seguinte, poderá ter acesso ao manual da aplicação:
Boa tarde,
tenho o mesmo problema relatado aqui, onde indica que a licença irá expirar em 27 dias. Falei com a primavera e indicaram que será problema com a versão e que está corrigido na versão 8.20.000085.
Será que alguém poderá disponibilizar esta versão para download?
Boa tarde,
Se alguém tiver as versões mais recentes, p.f. partilhe num serviço de cloud storage.
Boa noite.
Parece-me que o Pssst! é uma excelente opção para o meu caso, que pertenço a uma associação sem fins lucrativos. No entanto, ainda não encontrei em lado nenhum as versões Linux.
Alguma dica de onde encontrar?
Obrigado
Boa tarde,
Deve contactar a Primavera.
Cumprimentos
Alguém sabe como se altera o CAE nas definições do Pssst? Já procurei em todo o lado, já li o manual de uma ponta à outra mas não vejo nenhuma referência a isso.
Boa tarde,
Aparentemente, apenas é possível definir o CAE por cada tipo de documento, em Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > Editar o(s) documento(s) em questão > Separador Outros > CAE.
Testei com a versão 8.2000.0082.
podes disponibilizar a versao 8.2000.0082?
Não tenho.
Muito obrigado pela sua resposta.
Em que versão é que encontro o campo CAE? Estou a tentar encontrar esse campo no Primavera Pssst, num dos documentos disponíveis nesse separador, e não encontro o campo CAE.
Ok, já o vi, era problema de versão de software.
Penso que testei com a versão 8.2000.0070.
Qual a versão que tem?
[…] https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/ […]
Boas. Continua a aparecer a mensagem de licença a expirar.
Boa tarde. Estou com um problema no programa, em que por mais que adicione famílias e artigos, eles nunca aparecem no ecrã inicial. Só os consigo aceder através da lista de artigos.
Agradeço a ajuda :)
Tem de ter em atenção ao código do artigo. Tem de coincidir com o código de família, ou seja, se o código de família for “02” o artigo tem de começar por esse numero e mais 3 dígitos. No total são 5 dígitos. Espero ter ajudado.
Muito obrigado Paulo. Estive horas de volta do manual à procura do que se passava, mas graças a si já tenho tudo a funcionar. Muito obrigado :)
O manual não ensina tudo. :)
Penso que não tem que seguir essa regra. Para todos os efeitos, o que define se o artigo é mostrado ou não, é o campo Família, no primeiro separador do artigo. Até porque, após criar um artigo, ele pode mudar de família, sendo que, como é lógico, o código vai manter-se.
Tem que definir o campo Família, no primeiro separador do artigo.
Novas versões dos produtos:
Tlim: https://goo.gl/jMRDF0
Pssst: https://goo.gl/4FrlCv
Enjoy…
Obrigado
Boa tarde,
Como faço para criar uma fatura e um recibo no tlim express?
Obrigado
Boa tarde,
Em primeiro lugar deve validar se o meio de pagamento que permite pagar a crédito (conta corrente) está ativado. Em Tabelas > Outras Tabelas > Meios de pagamento. O meio de pagamento “Valor em conta” deve ter um R (páginas 145, 146 e 181 do manual) para se aplicar a clientes (recebimentos), ou A para se aplicar a ambos (clientes e fornecedores).
Posteriormente, no ecrã de registo de documentos, tem que alterar o tipo de documento para Fatura (páginas 29 e 30 do manual).
Ao escolher o documento Fatura e avançar para o pagamento, após escolher o cliente, é sugerido o meio de pagamento “Pagamento em conta”.
Em Tabelas > Entidades > Clientes, ao editar um cliente com valores em conta corrente, no separador Dados comerciais, existe informação sobre o valor pendente em (página 129 do manual).
Em Operações > Recibos > “Criar recibo” poderá emitir recibos, sendo para tal necessário selecionar o cliente e os documentos a liquidar ou, em alternativa, indicar o valor pago pelo cliente no campo “Recebido”, sendo que neste último caso os documentos são selecionados pela aplicação, sendo total ou parcialmente liquidados (páginas 180 e 181 do manual).
Pode descarregar o manual em:
boa tarde, fiz o download do psssst de modo experimental mas quando abro o programa o menu vertical do lado esquerdo dos artigos, bebidas etc não me aparece, alguém me ajuda?
Boa noite,
Provavelmente aquando do primeiro arranque da aplicação não terá escolhido uma configuração predefinida (template).
Consulte os artigos:
Antes de qualquer alteração, aconselho a efetuar uma cópia de segurança.
Muito obrigado. Ja apareceu depois da sua dica. Agradeco.
Boa noite! Fiz o download do programa mas não me aparece o campo para colocar os dados da empresa. Aparece sim, os 4+ utilizadores e se clicar em cada um dos 4 pede-me o código de acesso.Como poderei contornar isso? Cumprimentos
Boa noite,
Consulte o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/primavera-tlim-express-instalao-e-configuraes-iniciais/amp/
Boa noite, tenho o programa instalado. De repente andou uma semana para a frente e fiz alguns documentos. Como posso voltar a colocar bem a data?
Boas. Em princípio basta ir, no programa, a sistema-> utilitários-> data & hora
Bom dia, não permite, pois já facturei com data de 30 de Outubro, agora não deixa ir para o dia 3 de Outubro. Não encontro nada na aplicação que me permita alterar. Sei que existem programas que nos deixam criar uma série nova e assim podemos corrigir a data.
Nunca me aconteceu. A data da máquina está certa?
Tive que apagar as aberturas de caixa. (possivelmente o computador tinha a data errada). Criei um documento Factura simplificado com serie B. Problema resolvido.
Quando a data das máquinas(computadores) não estão mais ou menos certas, pode haver problemas no software ou erros de atuação. Cumprimentos.
Boa tarde,
Instalei o Primavera Pssst Expresse Free Edition no meu computador para testar o software. A minha dúvida é a seguinte, como posso exportar para a pen ficheiros SAFT? De acordo com o manual do produto deveria aparecer essa opção no separador Sistema – Configurações – Gerais e, na janela que surge, deveria poder alternar entre os botões Dados comerciais, Dados Saft, Dados Documentos e Dados etiquetas. Certo é que o botão “Dados Saft” não me aparece.
Agradeço desde já o esclarecimento,
Cps,
Patrícia
Boa tarde. O saft está em sistema->utilitários->exportação do ficheiro saft-pt. Quando pede a extração do ficheiro o programa deteta a pen. Acho que não consegue exportar de outra maneira.
Boa noite, a ultima versão já permite escolher a gravação dos ficheiros de saft e backups numa pasta local do computador.
Nesse caso não consigo ajudar mais. Já agora qual a versão que tem?
Boa tarde,
Agradeço a ajuda, problema resolvido.
Tenho mais uma questão: a versão que tenho instalada é a 8.2, mas verifiquei que no site da AT a versão que se encontra certificada é a 8.
Há algum problema quanto a isto, no caso de uma eventual inspeção?
Obrigada mais uma vez.
Patrícia
Bom dia,
O que deve estar no site da AT era a versão que na altura existia quando a aplicação foi certificada. Posteriormente foram lançadas novas versões mas a certificação foi mantida.
Penso que a partir do momento em que a aplicação é certificada pela AT, o produtor, à medida que evolui o produto para novas versões, não tem que efetuar qualquer comunicação à AT, sendo que nesse caso, a não ser que a certificação seja revogada, não haverá nenhum problema (na minha opinião).
Artigos relacionados:
Agradeço a resposta e, de facto, a mim também me faz sentido que assim seja.
Obrigada, mais uma vez.
Talvez a dúvida fique melhor esclarecida com este artigo que encontrei. Parece que tudo indica que a resposta que me deu está correcta. Obrigada.
http://www.palmtop.pt/renovacao-do-certificado-de-publicacao-de-software-primavera/
Bom dia,
O artigo que refere nada tem a ver com o certificado da AT, mas sim com o certificado de publicação de software.
Artigo relacionado:
Ok, obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.
Neste momento estou com outro problema…instalei a versão 8.2 do Primavera Free que descarreguei aqui do site. Instalei a impressora da eurosys POSIMP88VUSP (80mm series printer) e tudo estava a correr bem. Até que hoje, passado um mês, não consigo registar produtos, nem abrir a gaveta automaticamente. Cada vez que tento registar algo, surge um data base error, cuja descrição de erro é write header failed.
No entanto, o ticket de abertura de caixa, sai normalmente ao iniciar o primavera e o ticket de teste da impressora também. O que me leva a crer que o problema está no software e não na impressora. Alguém me pode ajudar pf?
Boa tarde,
Aparentemente a BD está com problemas.
Sugiro que faça uma cópia de segurança da Base de Dados e também da pasta onde a aplicação está instalada.
Posteriormente, execute o utilitário de indexação de ficheiros, que está disponível em Sistema > Utilitários > Indexação de Ficheiros > carregue em “Selecionar todos” > tecla verde para processar.
Se não ficar solucionado, sugiro que contacte o suporte da Primavera, para obter apoio.
Reinstala a aplicação, a ver se corrige o erro. Não perde nenhum dado, mas de qualquer das maneiras faça um backup.
Boa tarde,
Agradeço a ajuda, problema resolvido.
Tenho mais uma questão: a versão que tenho instalada é a 8.2, mas verifiquei que no site da AT a versão que se encontra certificada é a 8.
Há algum problema quanto a isto, no caso de uma eventual inspeção?
Obrigada mais uma vez.
Patrícia
Ok, obrigada pelo esclarecimento, mais uma vez.
Neste momento estou com outro problema…instalei a versão 8.2 do Primavera Free que descarreguei aqui do site. Instalei a impressora da eurosys POSIMP88VUSP (80mm series printer) e tudo estava a correr bem. Até que hoje, passado um mês, não consigo registar produtos, nem abrir a gaveta automaticamente. Cada vez que tento registar algo, surge um data base error, cuja descrição de erro é write header failed.
No entanto, o ticket de abertura de caixa, sai normalmente ao iniciar o primavera e o ticket de teste da impressora também. O que me leva a crer que o problema está no software e não na impressora. Alguém me pode ajudar pf?
Boa tarde,
Aparentemente a BD está com problemas.
Sugiro que faça uma cópia de segurança da Base de Dados e também da pasta onde a aplicação está instalada.
Posteriormente, execute o utilitário de indexação de ficheiros, que está disponível em Sistema > Utilitários > Indexação de Ficheiros > carregue em “Selecionar todos” > tecla verde para processar.
Se não ficar solucionado, sugiro que contacte o suporte da Primavera, para obter apoio.
Obrigada pela ajuda! Era isso mesmo!
A funcionar na perfeição agora.
Obrigada mais uma vez,
Patrícia Henriques
Boa tarde,
Tenho o Pssst instalado, contudo a minha impressora é de 58mm e não de 80mm.
Há forma de personalizar os documentos de modo a não sairem desformatados?
Obrigado,
Boa noite,
Penso que não é possível personalizar os documentos. Contudo, na configuração de periféricos, nomeadamente nas impressoras, existem vários drivers (modelos de impressoras) que pode testar. Se vir que se justifica contacte o suporte da Primavera.
Boa noite
Instalei o pssst versao.096 e mesmo escolhendo o modeo predefinido de Restauração não me aparecem os artigos. Coloquei o código para ir novamente a essa opção e escolho novamente e a aplicação reinicia mas nunca aparecem os artigos. Alguêm faz ideia do que possa ser? Já experimentei em dois computadores e com a versão 0.85. Ambos os computadores eram windows 8.
Boa tarde,
Que código está a utilizar? O 990090009999 (Ativar de templates)?
Os seguintes artigos podem ajudar:
Boa noite,
fiz a instalação do programa num portátil normal, contudo quando abro o programa aparece-me uma mensagem a informar que a resolução não é a melhor para o ecrã primário, e até tem umas barras pretas nos lados.
Como poderei proceder para que a resolução do programa seja a correta?
cumprimentos.
Boa tarde
Tenho o Programa Tlim 8.20 e gostaria de colocar uma questão:
quando um cliente faz uma troca de um artigo preciso fazer a devolução do mesmo no sistema e facturar o novo, o que acontece é que o documento de devolução está criado nos documentos mas não aparece no menu de facturação. Como posso resolver esta situação?
Obrigado
Boa noite,
Penso que esse documento não fica disponível no ecrã principal, mas em:
Operações > Documentos > Criar Nota de Crédito > escolher o documento de origem.
Boa noite. Pretendo importar cerca de 1000 clientes de outra aplicação mas acontece que não existe forma direta de importar. Daí estou a tentar criar uma macro para introduzir diretamente na aplicação, acontece que o quando faço copiar no excel, não consigo fazer colar no programa. Existe alguma forma de o pssst aceitar o texto copiado do excel?
Obrigado
Boa noite,
Uma Macro? No Excel ou é uma aplicação que vai automatizar a operação de copiar/colar entre o Excel e o Pssst?
Fiz o teste e também não consegui colar no Pssst texto que copiei do Excel, nem através do ctrl+v nem do botão “Colar” no teclado virtual do Pssst.
Questione a Primavera sobre esta questão.
Boa noite.
Seria uma aplicação que iria fazer a operação de copiar / colar entre o excel e o pssst. Tentei sem sucesso vários outros comandos.
Vou tentar, mas como tenho a versão pssst express o suporte não existe, apenas existe um chat mas é só para questões comerciais, estas questões encaminham para um parceiro e aí qualquer informação é paga…abrem ticket e mesmo que não haja solução cobram. Não entendo como a primavera não disponibiliza uma ferramenta de importação dos dados mestre de clientes.
Vou tentar saber e se conseguir partilho a solução pois poderá ser útil a alguém.
Obrigado
Boa tarde caro. Fiz a instalação mas a passe-word (1234) não funciona o que fazer?
Boa tarde,
O seguinte artigo deve ajudar:
Cada utilizador tem uma palavra passe diferente.
Boa noite,
Alguém sabe me dizer qual é a versão actual do Tlim?
Obrigado.
Alguem me pode dar o link para download do Tlim Express com suporte para o novo SAF-T ?
Obrigado
Já está disponível aqui:
Mais um a precisar da nova versão do Tlim com suporte SAF-T 1.04_01.
Obrigado.
Já está disponível aqui:
Muito obrigado pelo alerta
Alguém com a versão do Pssst express com a versão SAF-T 1.04?
Já está disponível neste artigo:
Se pudessem deixar um link para a versão que suporta o SAFT 1.04, agradecia (suponho que seja a 8.4).
Versão 8.3
Já disponível neste artigo:
Muito obrigado.
Por favor, se alguém dispor da versão atualizada, partilhe, por favor.
Já disponível neste artigo:
mais um para a nova versão
Já disponível neste artigo:
Se alguém conseguir arranjar a nova versão, façam conta comigo. :))
Já disponível neste artigo:
Obrigado. Cumprimentos
https://itunes.apple.com/fr/app/pssst-experience/id881496405?l=en&mt=8
https://apkpure.com/pssst-experience/pt.waveform.pssstsp
Muito obrigado pela novas versões: como contribuir para a manutenção do seu site?
Respondi-lhe directamente para o seu email.
Algo de muito estranho se passou com a minha instalação do Pssst Express. Há uns meses atrás desapareceram 10 dias de faturação e entretanto, não sei se fruto do upgrade para a versão mais recente, deixei de ter acesso a mais de dois meses de faturação e pior que isso a faturação mais recente passou a ter numeração sobreposta com faturas desse período que já tinham sido enviadas para a AT (o SAFT foi bem gerado nos meses respetivos).
Aparte deste problema que tenho de resolver, para evitar mais problemas penso que é melhor criar uma nova numeração para evitar mais colisão de faturas. Sabem dizer-me como é que faço isso no Pssst Express?
Já agora, por “nova numeração” quero dizer “nova série”.
Boa tarde,
Primeiramente faça uma cópia de segurança.
Posteriormente, em Sistema > Utilitários > Indexação de Ficheiros > Selecionar todos > Confirmar (tecla verde).
Verifique se eventualmente o problema foi resolvido. Em caso negativo, sugiro que contacte o suporte da Primavera.
Agradeço antes de mais pela sugestão.
Eu tive um problema no upgrade para a versão mais recente do Pssst Express, em que após o upgrade me deparei com uma mensagem de erro no registo de novas faturas (salvo erro era algo como “foi detectada uma falha na gravação do ficheiro”). Só restaurando o backup da base de dados que tinha feito antes do upgrade é que preveniu que essa mensagem voltasse a aparecer, mas algo me diz que algo já não estava bem na BD quando fiz o restauro, pois imagino que tenha sido nesse processo que se perderam os últimos dois meses de faturação.
De qualquer modo, se puder ajudar-me na outra questão, fico grato: como é que crio uma nova numeração / série?
Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > separador Geral > Série. Pelo que percebi não é possível criar uma nova série num documento já existente. Assim o que sugiro que é crie um novo tipo de documento, em tudo igual ao documento que pretende “substituir”. Pode ainda existir a necessidade de configurar o novo documento criado, como sendo o documento por defeito, em Sistema > Configurações > Gerais > aceder ao terceiro separador > tipo de documento por defeito.
Ainda em Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > editar o documento em questão > aceder ao separador Outros > ative a opção “Inativo” para não correr o risco de voltar a utilizar o documento que já não pretende utilizar.
Ok, muito obrigado pela ajuda!
Boa noite.
Continuo na aventura de recuperar os dados que estavam perdidos, na expectativa de o conseguir fazer antes de recorrer ao suporte da Primavera.
Existe mais alguma localização para além da seguinte em que o Primavera Pssst guarde dados?:
C:\Program Files\PRIMAVERA\Pssst\emp2017
Para fazer uma cópia de segurança externamente (para além do mecanismo interno do software) basta fazer uma cópia desta pasta e restaurá-la caso algo corra menos bem?
E é possível ter esta base de dados numa pasta diferente da por omissão? Não me parece muito adequado que os dados do programa tenham de estar dentro da pasta destinada à instalação.
Julgo que só existe uma pasta onde são guardados os dados. Já agora, chegou a validar se consegue aceder aos dados da pasta em questão, em datas anteriores, através da funcionalidade Cópias Sombra, do Windows? Consulte esta página para ajuda:
https://pplware.sapo.pt/software/shadow-explorer-0-8-a-timemachine-do-windows/
Em relação às restantes questões, não sei responder. Questione a Primavera.
Boa tarde. Estou a ter problemas na validação do ficheiro saft no site das finanças desde que fiz upgrade para esta nova versão do primavera. Ou seja, dá erro. Já aconteceu a mais alguém que possa dar ajuda? Obrigado
Boa tarde,
Ajudaria imenso fornecer mais detalhes como a descrição do erro.
Boa tarde. O problema está na taxa de isenção. Não “deixa” alterar o campo do código do motivo. Já está reportado à Primavera e dizem que irão proceder a uma alteração. Em princípio até ao fim deste mês vai haver nova atualização para resolver. Obrigado
Ok. Assim que isso acontecer, se possível, deixe aqui um comentário.
Boa noite. Tenho instalado o Primavera Express bem como uma impressora instalada funcional. Contudo não consigo abrir a gaveta do dinheiro de forma manual. Ou seja, ao colocar nas propriedades da impressora para abrir a gaveta após imprimir o talão a gaveta do dinheiro abre, mas quando tento abrir a gaveta de forma manual (tocando no botão que estão no canto inferior direito) a gaveta não abre.
Ao alterar nos periféricos, da gaveta, as opções que me são apresentadas são: PRF1A e PRF1B.
Já tentei as duas e não funcionam e pelos vídeos/ imagens que encontrei na Internet os periféricos da gaveta não têm as letras (A e/ou B).
Será que me conseguiriam dar uma ajuda?
Obrigado. Marcos
Boa tarde,
Penso que se enganou quando referiu que tem instalado o Primavera Express. Certamente queria dizer Primavera Pssst/Tlim Express.
Acho que por defeito está definido PRF1. Apenas se carregar em cima são mostradas as opções PRF1A e PRF1B. Depois de ter escolhido uma das 2 opções, não percebi como voltar a colocar novamente PRF1.
Já contactou o suporte da Primavera?
Bom dia,
Algum desenvolvimento a esta dúvida, estou com o mesmo problema…
Obrigado.
Norberto
Bom dia,
Não sei se eventualmente poderá estar relacionado. Verifique se o operador tem permissão para a abertura da gaveta:
Tabelas > Entidades > Operadores > seleccionar o operador em questão > Editar > separador Caixa > Opção “Permite abertura da gaveta” > Gravar.
Bom dia,
Já tenho artigos criados e associados às Familias, no entanto, quando clico
no artigo o programa pede o valor e quantidade, embora já tenha definido na ficha o preço 1. É normal?
Terei sempre de colocar o preço apesar de ja estar associado ao artigo?
Obrigado desde já e,
parabéns pelo optimo site pois tem sido uma grande ajuda no que toca a esclarecer e perceber os diferentes programas PRIMAVERA.
Cumprimentos,
Mauro
Boa tarde,
Verifique na ficha dos artigos se tem activadas as opções “Confirmar preço” e “Confirmar quantidade”. Penso que estão algures no terceiro ou quarto separador.
Veja também a página 125 do manual:
Cumprimentos
Olá a todos!
estou na esperança de me poderem ajudar!
No Tlim, como faço para criar os botões touch para os artigos?
Consegui configurar tudo, mas já dei voltas e voltas e não consigo criar os botões touch associados aos artigos. Em vez de digitar a referencia do artigo, carregava no botão.
obrigado
Boa tarde,
Se pressionar de forma prolongada com o botão esquerdo ou direito do rato ou com o dedo (no caso de ter um touchscreen), numa área “vazia” da parte central da aplicação irá aparecer o assistente de criação dos artigos.
Sugiro que descarregue o manual do Tlim e consulte a página 21. Para descarregar o manual consulte o seguinte artigo:
Boa Noite, estou a usar o primavera pssst express pois sou empresario em nome individual e agora ajuda, contudo fiz uma asneira.. estou a usar o programa desde dia 15 dezembro, que foi quando abri, e tenho registado tudo .. mas ainda não emiti uma factura sequer com nif.. e hoje ao mexer no programa coloquei iniciar novo ano.. e foi tudo o que tinha vendido a vida.. e parece que começou de novo..
tentei exportar o saft de dezembro e não tem nada, por mim não faz mal pois ate parece que so comecei a trabalhar agora, mas será que há problemas , ou haverá maneira de recuperar? obrigado desde já.
Experimente aceder a Sistema > Configurações > Gerais > Ano de trabalho. Aqui, ao clicar no ano seleccionado, devem ser mostrados outros anos. Se escolher um ano diferente do actual deverá ter acesso aos dados desse ano. Poderá ter a necessidade de alternar entre anos diferentes por vários motivos: explorações, exportação de dados, etc.
Boa tarde,
Com a entrada em vigor do GDPR, alguém sabe se Tlim e o Pstt tem de ser actualizados para estarem de acordo com a novas regras ?
Basicamente só são inseridos NIFs a pedido, não temos fichas de cliente.
Obrigado
Boa tarde,
Sei que o ERP foi (ou vai ser…) alterado para esse efeito:
https://pt.primaverabss.com/pt/solucoes-primavera-irao-garantir-o-cumprimento-do-rgpd/
Quanto aos restantes produtos não tenho informações.
O melhor será contactar a Primavera para obter mais informações.
Estou no regime de isenção do iva. Ao colocar os artigos/serviços, coloquei o iva a 0.00. É normal, sempre que quero colocar uma artigo “no cesto” me peça o motivo da isenção? Já referi o motivo em todos os artigos, mas sempre que clico em cima, pede novamente…
Bom dia,
Repare que em cada artigo, à frente do campo Taxa IVA, tem um outro campo, que por defeito deve estar preenchido a 0. É nesse campo que define o motivo de isenção do IVA. Se não o fizer a aplicação vai estar sempre a perguntar o motivo de isenção todas as vezes que carregar no artigo.
Bom dia,
Para a aquisição da impressora correcta, a partir de que largura (mm) o talão sai bem formatado!?
Obrigado.
Norberto
Bom dia,
Penso que não terá problemas com qualquer impressora que imprima em 80mm (julgo ser esta a dimensão mais comum e a maior). Quanto a dimensões inferiores, penso que o melhor será mesmo experimentar.
Não tive quaisquer problemas de instalação do Tlim, mas agora quando carrego no botão Registar recebo a mensagem “Mapa de impressão inválido”.
A ideia seria imprimir numa impressora Jato tinta em A4, não sei se tem algo haver com a configuração dos periféricos… ou se será outra situação.
Bom dia, Tem que configurar as impressoras nos periféricos. O seguinte artigo poderá ajudar: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/primavera-tlim-express-configurao-de-perifricos/
Neste artigo poderá descarregar o manual do Tlim. A partir da página 70 é explicado como configurar as impressoras: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/12/26/primavera-pssst-e-tlimdownloads/
Alguem tem a versão mais atualizada do pssst!!!
Boa tarde, No seguinte artigo poderá descarregar o Pssst. Não será a versão mais recente, mas também não é a versão inicial. Consulte o artigo para mais detalhes.
Tenho um problema no meu programa, instalei a nova actualização agora está sempre a dizer que está quase a chegar ao 40 mil euros. Mas é impossível. Ainda só tenho cerca de 1500 euros desde do início do ano
O cálculo do valor limite é efectuado de forma acumulada e continua, isto é, não reinicia a cada ano.Fui confirmar e afinal o valor limite é por cada ano. No Primavera Express é que a contabilização é efectuada desde sempre, isto é, de forma acumulada, não reiniciando a cada ano.
Verifique o valor das vendas em Mapas > Mapas Gerais > Vendas.
Será que ao criar uma nova série / ano resolve esse problema?
Seguramente que não.Fui confirmar e afinal o valor limite é por cada ano. No Primavera Express é que a contabilização é efectuada desde sempre, isto é, de forma acumulada, não reiniciando a cada ano.
Pergunto isto porque a descrição do software refere isto explicitamente:
“Permite faturar até 40 mil euros anuais de forma contínua/acumulada.”
Por isso não faz sentido que o utilizador seja alertado do limite se no presente ano não está prestes a alcançar o limite.
Eu não tenho o problema descrito, a minha sugestão foi só no sentido de apurar se o software usa o ano da data atual ou o ano de abertura para determinar o valor acumulado.
Essa informação poderá estar desactualizada. O que está no site da Primavera, em https://pt.primaverabss.com/pt/software/software-faturacao/express-restauracao/pssst-express/#overview, é:“Permite faturar até 40 mil euros anuais de forma contínua/acumulada.”
Fui confirmar e afinal o valor limite é por cada ano. No Primavera Express é que a contabilização é efectuada desde sempre, isto é, de forma acumulada, não reiniciando a cada ano.
Precisamente, foi aí que encontrei a informação que citei anteriormente (aliás, é exatamente a mesma frase :) ) e que, no meu entender, frisa bem o limite de 40.000EUR **anuais**.
Por isso digo que não faz sentido haver qualquer limitação que resulte do acumulado de faturação de um ano para o outro.
Reparei agora que a frase que coloquei também tem a palavra “anuais”.
Acabei de testar e é por cada ano. Ao criar um novo ano na aplicação, o contador reinicia.
Fui confirmar e afinal o valor limite é por cada ano. No Primavera Express é que a contabilização é efectuada desde sempre, isto é, de forma acumulada, não reiniciando a cada ano.
É uma confusão de nomes, afinal há o ” Pssst ” e o ” Pssst Express ” ?
Qual é o de facto gratuíto desde que não se ultrapasse os 40 mil anuais.
Ainda não percebi…
E o download desse sempre gratuito onde está, ou é o mesmo e é na zona do licenciamento que se escolhe ?
Espero não estar a ser muito chato..
Duvidas de principiante…
Obrigado
Se pesquisar no Blog (canto superior direito) irá encontrar muitos posts sobre o Primavera Pssst e Tlim. O licenciamento Express é que vai definir que não necessita de licença, isto é, que a utilização é gratuita.
Poderá descarregar aqui os instaladores, manuais, etc:
Sugiro uma leitura atenta ao manual.
Olá a todos
Em primeiro lugar agradecer imensamente ao XpecialGUEST , em meu nome e de todos o que não o fizeram …MUITO OBRIGADO por toda a informação.
Agora o seguinte, ando a testar o Pssst Express ainda sem registar, para eliminar duvidas e erros depois.
Até aqui sempre usei registadora.
Tenho uma grande duvida
Depois de inserir os produtos numa mesa e imprimir ( sem registar )
Como faço para apagar a mesa ( os produtos claro ) e começar de novo.
Tenho que eliminar linha a linha ?
O que pretendo é o equivalente ao modo de treino
Agradeço mais uma vez
Bom dia,
Obrigado pela sua mensagem.
Se pressionar no botão “Anular linha” de forma prolongada a aplicação vai perguntar se pretende anular todos os artigos (de uma só vez). Basta responder que sim.
Ok , espetacular, e estas anulações deixam vestígios no software ?
outra questão , preciso de abrir a gaveta constantemente para trocar dinheiro para a maquina do tabaco, mas não gosto de ter a gaveta aberta, o software conta as aberturas, Certo ?
isto tem implicações legais com o fisco ? como contorno a questão uma vez que não posso ter dinheiros fora da gaveta ?
Mais uma vez muito obrigado
Boa noite,
Não tenho a certeza no entanto é possível que essas anulações fiquem registadas algures.
Quanto à abertura da gaveta, qual é o problema? Não me parece que o fisco tenha interesse em saber o numero de vezes que abriu a gaveta…
Repare que as consultas de mesa tem assinatura digital, portanto quando imprime as mesas estas poderão ser incluídas no ficheiro Saft.
bom dia, alguem sabe como faço para tirar uma listagem completa de clientes, fornecedores, artigos ou qual o software para abrir as BASE DADOS, ja que esta em formato *.i ou*.d obrigado
A base de dados, pelo que sei, tem um formato proprietário. Não utiliza nenhuma tecnologia “standard” da industria, como Microsoft SQL Server ou Access por exemplo.
Para exportar os artigos, siga os seguintes passos:
Sistema > Gestão de dados > Exportar artigos (CSV). Este assistente vai exportar para um ficheiro de texto a tabela de artigos.
Em relação às outras tabelas, não conheço nenhuma forma de extrair os dados. Questione a Primavera relativamente a este assunto.
bom dia muito obrigado pela resposta rápida :) bom trabalho
Se tentar abrir qualquer ficheiro *.d ou *.i com o Notepad do Windows irá verificar que no meio de uma série de caracteres especiais “estranhos” os dados estão lá.
bom dia, existe alguma possibilidade de o pssst continuar gratuito após os 40.000 de faturação?
obrigado
Certamente que não…
Pode sempre instalar novamente o software, apagando tudo antes obviamente e fazendo as cópias de segurança necessárias, e mudar a série dos documentos e voilá…
boa tarde
O TLIM EXPRESS AO REGISTRAR VENDA NÃO APARECE JANELA PARA VALOR RECEBIDO E DE TROCO poderiam me ajudar?
Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > seleccione o documento em questão (se pretender saber que documento deve editar basta ver no canto superior direito do ecrã de registo de vendas qual o código do documento que é utilizado: está dentro de parênteses) > Editar > no primeiro separador tem a opção “Mostrar janela de pagamento”. Está activada? Em caso negativo, active, grave a alteração e teste.
Boa noite,
Tlim Express instalei a versão v8.2003.1855 e ao emitir a 1.ª fatura aparece a mensagem “Limite de faturação gratuita do TlimExpress foi atingido… para continuar a faturar, por favor, contacte o seu Parceiro PRIMAVERA…”. A versão anterior estava a funcionar perfeitamente e estou muito longe de atingir os 40.000 anuais. Como ultrapasso o problema? obrigado
Boa noite,
Comece por verificar em Mapas > Mapas Gerais > Vendas se já existem documentos de venda gravados. Coloque um intervalo de datas alargado (por exemplo desde 01-01-2000 até ao dia actual).
É a primeira vez que está a utilizar a aplicação?
Este artigo poderá ajudar:
Possivelmente actualizou a versão, e agora diz que tem mais de 40000€ no total dos anos todos. O que vai fazer é abrir um ano novo, e ai a contagem começa do zero. SISTEMA – UTILITÁRIOS – ABERTURA DE ANO. Espero ter ajudado. Cumprimentos
Isto tendo em conta que actualizou o Software de uma versão antiga para a nova (onde tinha documentos emitidos). Se quer uma base de dados nova elimine na pasta primavera a base de dados, apague a pasta “empxxx” o xxx é o ano. Ou então desinstala o primavera, apaga a pasta primavera no explorador de ficheiros c:/programas/primavera, e instala a aplicação novamente.
Cuidado, que ao pagar as pastas se tiver dados importantes vai perde los. Faça Backup das pastas antes de apagar.
Cumprimentos
e quando tento ativar a licença aparece um quadro com a indicação “já possui uma licença válida”
Sim, essa informação é mostrada ao carregar no botão para activar a licença Express, no caso de já o ter feito anteriormente. O que dá a entender é que essa base de dados já terá vendas e já terá sido utilizada anteriormente.
Boa noite,
Segui a indicação do Mário Mesquita e iniciei um novo ano. Por defeito apareceu 2017. Após, consegui registar uma venda. Amanhã, com o comércio aberto, testo melhor. Contudo, quando inicio o Tlim aparece a mesma mensagem e ainda uma outra “operador sem grupo definido! Deve definir o grupo para este operador.” Está como “administrador”. Antes não aparecia. Agradeço a Vossa colaboração/ajuda. Obrigado.
Boa noite,
Resolvi facilmente a associação do operador. Não percebi é porque a atualização “obrigou” a isso. Continua a aparecer no inicio do programa a mensagem de ter excedido o limite de faturação e para contatar um parceiro. Ignoro e depois parece estar a funcionar corretamente. Contudo a numeração das faturas reiniciou. Normal? Pois reiniciei o ano? Não poderá dar problemas com a AT e na exportação do saft? Obrigado
Boa noite,
Sugiro que peça ajuda à Primavera para ultrapassar todas essas questões.
Caro Cliente,
A PRIMAVERA informa que, a partir de 8 de novembro de 2018, irá efetuar uma alteração na política de disponibilização dos produtos Pssst! Express e Tlim Express.
Assim, à semelhança do que já acontece no PRIMAVERA Express e Jasmin Express, também nestes produtos a lógica dos limites de faturação na versão gratuita vai passar a ser de faturação acumulada. Ou seja, com o Pssst! e o Tlim Express as empresas poderão faturar gratuitamente até 40.000€ (Portugal) e 2.500.000 CVE (Cabo Verde) de forma contínua/acumulada. Quando esse limite for atingido, o utilizador será convidado a evoluir para a versão paga – Pssst! Easy e Tlim Easy.
Esta nova política de licenciamento será introduzida na Service Release (SR) de 8 de novembro que terá um conjunto de outras novidades para estes produtos.
Alguém me sabe dizer se é possível (e fácil) fazer o upgrade de uma versão 8.30 para uma versão 10 do Pssst?
Sim, é possível e fácil, no entanto o ideal será pedir a um parceiro Primavera para efetuar esse procedimento.
Ainda assim, se quiser arriscar, antes de tudo faça cópias de segurança da pasta da aplicação, assim como das bases de dados (gerando uma cópia de segurança dentro da aplicação).
O seguinte artigo poderá ajudar:
Bom dia a ultima versão para Debian ainda não valida as séries nas finanças?
Bom dia,
As versões Linux que são disponibilizadas no seguinte post, são inferiores às versões Windows (também disponibilizadas na mesma página). Por isso, e de acordo com a nota “As versões 10.0001.2965, ou superiores, suportam código de barras bidimensional (QR Code) e código único do documento (ATCUD).”, as versões Linux disponibilizadas não cumprem este requisito fiscal. Sugiro que contacte a Primavera para que possa ter acesso às últimas versões do produto, uma vez que as versões disponibilizadas na página em baixo são do inicio do ano passado (Windows) ou mesmo anteriores a 2023 (Linux).