Primavera Tlim Express-Configuração de periféricos

7 06 2015

 

Antes de iniciar uma utilização real do Tlim, deverá efetuar uma série de configurações ao nível dos periféricos.

 

 

Impressora

No teste que fiz, utilizei uma impressora EPSON TM-T88 III com porta série. Uma vez que estava a utilizar um computador portátil, e normalmente estes não têm porta série, utilizei um conversor ATEN UC232A.

 

A impressora poderá ser instalada diretamente no Windows, como uma impressora normal, com o nome que desejar. Em alternativa, com determinadas impressoras, basta saber a que porta estão ligadas, e não é necessário instalar no Windows. Basta na configuração do Tlim, definir a porta. Neste exemplo optei por instalar a impressora no Windows.

image

 

 

Em Sistema > Configurações > Periféricos > Portas > carregue em Detectar para que o Tlim detecte e liste todas as portas existentes sistema. Posteriormente localize a porta onde se encontra a impressora que pretende utilizar.

image

 

 

No separador anterior, em Impressoras, defina o Destino da impressão (porta identificada anteriormente), assim como o Driver e Charset. Active as opções Def  (impressora por defeito) e Act (impressora ativa).

image

Tenha em conta que a impressora que está a utilizar, poderá não existir listada nos Drivers da aplicação. Tal não significa que não possa eventualmente funcionar com outro driver. No meu teste, experimentei vários drives de impressão até encontrar um que fizesse a melhor impressão possível ao nível da velocidade, dimensão dos caracteres, área de impressão ocupada, quer na diagonal, quer na vertical, assim como o local de corte de papel (se disponível na impressora).

 

 

Para testar a impressora poderá efetuar um documento de venda. Para esse efeito, escolha, à esquerda, a família, ao centro o(s) artigo(s), e por fim carregue em Registar. Posteriormente carregue no botão verde, e carregue novamente no botão verde na janela que permite definir o cliente.

image

image

 

 

Resultado final da configuração da impressora:

IMG_3206

 

 

 

Gaveta

Existem diversas gavetas no mercado, com características distintas ao nível da porta de comunicação com o computador. O mais comum é a conexão via porta RJ11, em que a existe um cabo na gaveta que liga à impressora, sendo que é a própria impressora a dar ordem de abertura da gaveta. Neste caso, e pelo teste que fiz, não foi necessário proceder a nenhum tipo de configuração.  No entanto, se não for o seu caso, no separador Destinos poderá configurar alguns parâmetros relativos à(s) gaveta(s).

image

Para proceder ao teste da abertura automática da gaveta, simplesmente grave um documento de venda, ou em alternativa carregue no botão Abrir Gaveta, no canto inferior direito.

 

 

 

Visores de cliente e balanças

O Tlim, suporta ainda uma série de outros periféricos muito usuais em POSs, e na área do retalho, como balanças e visores de cliente, entre outros. Estes periféricos são configurados nos Periféricos, no último separador (Dispositivos).

No caso de utilizar um visor de cliente, deverá em Sistema > Configurações Gerais > Display, definir o texto que será mostrado no visor.

image

 

 

 

 

Dados dos documentos (na impressão)

Em Sistema > Configurações Gerais > Dados/Documentos deverá definir quais os dados do cabeçalho e rodapé dos documentos, a serem utilizados na impressão. Por defeito, no cabeçalho dos documentos é impresso o texto “EMPRESA DE DEMONSTRAÇÃO”, informação essa que certamente o utilizador pretenderá alterar.

image

 

 

 

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/primavera-tlim-express-instalao-e-configuraes-iniciais/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/04/20/primavera-pssst-e-tlimdownload-de-verses-de-demonstrao/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/


Ações

Information

9 responses

26 06 2015
Tiago

Viva! Em primeiro obrigado por partilhar esta informação facilitando a vida a muita gente!

Queria esclarecer uma situação se podesse ajudar! Ao registar um produto, na maior parte das vezes, o registo é feito para o “consumidor final”. Este tem de ser escolhido todas as vezes ou há alguma forma de o escolher por defeito?
É que na prática, num café com muito movimento por exemplo ter de estar sempre o “consumidor final” não é muito conveniente.

Obrigado!

27 06 2015
XpecialGUEST

Bom dia,

Em Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > edite os documentos que pretende (carregue apenas uma vez na linha do documento e depois em botão Editar) > no primeiro separador tem “Introdução dos dados do Cliente”. Esta configuração tem 3 opções: Não, Sim e Obrigatório.

Não significa que aquando do pagamento a aplicação não vai perguntar/obrigar a definir um cliente.
Sim significa que aquando do pagamento vai surgir uma janela a perguntar se o utilizador quer escolher um cliente da tabela, ou indicar os dados do cliente. Se não preencher nada e avançar a aplicação assume que o cliente é o 9000000 – Consumidor final.
Obrigatório significa que é sempre obrigatório escolher um cliente da tabela.

31 10 2015
medion

Como altero o nif do cliente final?no talao nao aparece o nif 999999990
Obrigado

3 11 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Qual é a versão que tem?
Na versão com que testei (8.2000.0082) o NIF do Consumidor Final (campo “Cont.No”) é preenchido com tracejado (—————).

26 12 2015
3 03 2016
Dani

Bom dia! Há hipótese de configurar um talão mais estreito (57 mm)? Obrigada

4 03 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Uma vez que os layouts dos documentos não são editáveis, pode experimentar alterar as configurações do Driver da impressora:

25 05 2016
Borges

Boa tarde, estou a tentar configurar uma impressora por rede, neste momento está ligada a outro computador por usb.. Existe alguma forma de poder configurar?

27 05 2016
XpecialGUEST

Boa tarde,
Nunca experimentei mas penso que para o Pssst é transparente se a impressora está ligada localmente ou não.
Tenha em conta que deve carregar em Detcetar, no separador Portas, e só depois configurar a impressora no separador Impressoras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: