Activar ou desactivar funcionalidades do Windows-Lista vazia

12 06 2015

Em determinadas circunstâncias, ao tentar ativar ou desativar funcionalidades do Windows, a lista de funcionalidades poderá aparecer vazia. No meu caso, estava a tentar instalar o Microsoft IIS (Internet Information Services), no Windows 7 Professional (32 bits) com Service Pack 1.

 

image

Turn Windows features on or off / Activar ou desactivar funcionalidades do Windows

Aparentemente este problema é causado por ficheiros inexistentes ou corrompidos na pasta C:\Windows\Servicing\Packages.

 

A primeira tentativa de resolução do problema poderá passar por reiniciar o computador, tentar aceder à funcionalidade de “Activar ou desactivar funcionalidades do Windows” com outro utilizador (com privilégios de administração), validar que tem o último Service Pack (SP) instalado no sistema operativo assim como tem instalados todos os updates disponíveis até à data.

 

 

Poderá ainda tentar o seguinte:

  • Executar o comando sfc /scannow. Este comando vai pesquisar por ficheiros de sistema, e substituir os mesmos pelos ficheiros originais se encontrar ficheiros corrompidos ou com versões erradas.

image

  • Restauro de sistema.
  • Executar o comando “reg delete HKLM\COMPONENTS /v StoreDirty” na caixa de executar do Windows, e responder afirmativamente quando questionado se pretende avançar:

image

 

 

No meu caso, tudo o que especifiquei acima não solucionou o problema. Na Internet encontrei várias possíveis soluções, no entanto o que descrevo em baixo foi a única que resolveu:

  1. Download e instalação do System Update Readiness Tool de acordo com o seu sistema operativo.
  2. Restart ao computador.
  3. Após o Windows arrancar, verifique se o problema foi ultrapassado. Em caso negativo, continue para o próximo passo.
  4. Aceda à pasta C:\Windows\Logs\CBS e abra o ficheiro CheckSUR.log com o bloco de notas (notepad.exe):

image

Na secção Checking Package Manifests and Catalogs (assinalada a amarelo), localize as linhas que têm um “(f)” no inicio, e que não têm uma linha abaixo, começada por “(fix)”. Anote ou copie para um ficheiro de texto a última parte da linha, após a última barra  e sem a extensão da linha (conforme exemplos assinalados na imagem).

 

 

Agora vai ser necessário eliminar dados do registo do Windows. Será necessário descarregar um utilitário que vai permitir executar o regedit com um utilizador e permissões superiores, caso contrário poderá não conseguir eliminar o que é pretendido, devido a permissões insuficientes. Descarregue o RunAsSystem aqui.

 

 

Após abrir o utilitário, coloque o caminho do regedit, que normalmente é c:\windows\regedit.exe

image

 

 

Navegue até:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Component Based Servicing\Packages\

Manualmente ou recorrendo à funcionalidade de pesquisa (F3) localize e elimine os dados, tendo em conta as linhas identificadas anteriormente no ficheiro CheckSUR.log.

Nota: muito embora esta operação possa solucionar o problema descrito neste artigo, como consequência poderá ter impacto não previsto em outras áreas do Sistema Operativo. Assim, se desejar prosseguir, deverá assumir este risco, assim como efetuar uma cópia de segurança do registo do Windows (Ficheiro > Exportar).

image

 

 

Para conseguir eliminar os dados pretendidos, deverá ter necessidade de definir as permissões para esse efeito (botão direito do rato em cima da chave a eliminar > Permissões). Poderá adicionar o grupo Todos, e definir Controlo total para o mesmo.

image

 

 

Depois de ter eliminado todas as linhas pretendidas, reinicie o computador. O problema deverá estar resolvido:

image

 

 

 

Páginas relacionadas:

https://www.raymond.cc/blog/fix-blank-or-empty-list-in-vista-turn-windows-features-on-or-off-optionalfeaturesexe/


Ações

Information

2 responses

31 07 2015
wilson

como sempre tenho encontrado aqui boas explicações….gostaria de saber se ainda nao tens programado uma postagem sobre o Primavera V9 instalação…assim como postaste na versao 8?

1 08 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
O Primavera ERP v9.x ainda não está disponível para download no portal de utilizadores/clientes Primavera (www.primaveraspace.com).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: