Impressora 3D BEETHEFIRST-Review

13 06 2015

A tecnologia de impressão 3D está cada vez mais a deixar de fazer parte do mundo da ficção científica e está a entrar em nossas casas e nos nossos escritórios. Certamente dentro de algum tempo todos vamos ter uma impressora 3D em casa, tal como acontece agora com as comuns impressoras que todos conhecemos. Na linha da frente desta tecnologia está a start-up BEEVERYCREATIVE, sediada em Ílhavo e liderada por 2 engenheiros formados na Universidade de Aveiro.

 

Um dos grandes entraves da massificação destes equipamentos ainda continua a ser o seu custo, que é o oposto ao custo de impressão que é muito baixo. O mercado está e vai evoluir ainda mais na redução de custos. Este é apenas o começo.

 

IMG_3072-2

 

Alguns minutos é o tempo necessário para retirar a BEETHEFIRST da caixa, e começar a imprimir. É um processo extremamente fácil. Esta operação deve ser feita seguindo criteriosamente as instruções que se encontram quer na caixa, quer no site.

 

IMG_1636-2

IMG_1638IMG_1642

IMG_1913

 

 

 

BEETHEFIRST

A impressora é esteticamente muito bonita, compacta e com um aspeto minimalista. Prova disso são os vários prémios que tem ganho, alguns deles internacionais, relacionados com o seu design. Os materiais utilizados na sua construção conferem-lhe uma estrutura sólida e robusta. A pega superior permite facilmente transportar a impressora e com a ajuda do BEEPACK pode ainda transportar todos os acessórios de forma segura e cómoda.

Juntamente com a impressora são fornecidos vários acessórios como uma espátula, pinça, fita adesiva, cabo USB e cabo de energia. Na minha opinião fica a faltar um pequeno alicate de pontas ou uma mini tesoura, para cortar filamento em excesso que pode ser impresso em algumas peças.

A BEETHEFIRST foi a primeira impressora desenvolvida pela BEEVERYCREATIVE, e também a primeira made in Portugal. Desde então muito já aconteceu. O seu preço baixou por mais de duas vezes (atualmente é de 1299+IVA), ganhou vários prémios e mais recentemente deixou de ser a única protagonista, uma vez que a BEEVERYCREATIVE tem agora mais modelos, novos acessórios, e permite utilizar filamentos de outros fabricantes sem perder a garantia.

A tecnologia de impressão é FDM (Fused Deposition Modeling ), que é um processo em que o filamento é aplicado (depositado) camada a camada, criado assim o modelo 3D. Imprime apenas PLA (termoplástico biodegradável derivado de fontes renováveis). O diâmetro do Nozzle é de 0,4mm.

A impressora pesa cerca de 10 Kg, no entanto foi pensada para ser transportável. A comunicação com o computador é feita através de uma porta USB. Ao nível do ruído produzido pela impressora, este é relativamente baixo, embora seja bastante audível em espaços mais pequenos e fechados. A fita de leds brancos em cima da mesa de impressão é outro pormenor muito bem conseguido já que esteticamente dá um aspecto moderno à impressora, e permite visualizar de perto a evolução de cada impressão.

 

 

 

BEETHEFIRST 3D Printer – A imprimir um parafuso (time lapse)

 

 

 

CARACTERISTICAS TÉCNICAS:

Layer Resolution
50 | 100 | 200 | 300

Printing Technology
FFF

Max. Build Volume
190 x 135 x 125 (7.68 x 5.32 x 4.92 in)

Heated Build Plate
Not necessary for PLA Technology

Nozzle Diameter
0.4mm

Structure Materials
High-quality powder-coated steel frame | White acrylic casing with glossy finish | High-grade steel linear guides | Removable polycarbonate build plate

Printer size (w/ & w/o spool)
400 x 140 x 400mm (15.75 x 5.51 x 15.75 in)

Weight
9.5 kg (21 lb)

Ambient Operating Temperature
15º – 30º C (59º – 86º F)

Storage Temperature
0º – 30º C (32º – 86º F)

AC Input
100 – 120 VAC | 3.0A | 50 – 60 Hz 200 – 240 VAC | 2.0A | 50 – 60 Hz

Power Consumption
Low (Approx. 90W)

Certifications
CE | GS | UL | ISTA (1A)

Connectivity
USB

Included Accessories
BEEPACK Transport case | Spool of white filament | Roll of blue tape | Region-specific power cable | USB cable | Spatula | Tweezers | Hex key

Supported OS
Windows (7+) Linux (12.04+) Mac OS X (10.8 | 10.9+)

Supported File Types
.stl

Calibration
3-point semi-automatic with software support

Hardware requirements PC
Core i3 | AMD Phenom II | AMD Atlhon X2 | 2GB RAM | 500 MB free disk space | 512 MB dedicated graphics card (GPU)

Hardware requirements Mac
late-2008+

 

 

 

IMG_1717

 

 

 

 

SUPORTE

Durante a utilização da impressora, reportei ao BEESERVICE um problema relacionado com o suporte da bobine de filamento que vinha com a impressora. Após a troca de bobine para uma ligeiramente diferente, ambas fornecidas pela BEEVERYCREATIVE, a nova bobine “escorregava” para fora do suporte. A resposta foi rápida e eficiente.

Como resolver o problema? Simplesmente foi necessário imprimir uma nova peça e trocar. Aliás, a BEETHEFIRST tem pelo menos 2 peças que muito provavelmente foram impressas por ela própria (suporte da bobine e condutor de ar do extrusor). No site está disponível muita documentação relacionada com a resolução de problemas e dúvidas mais frequentes.

Existe no site da BEEVERYCREATIVE um assistente interativo de resolução de problemas que, passo a passo, poderá ajudar o utilizador de forma imediata. Estão também disponíveis uma série de vídeos para ajudar o utilizador na sua experiencia com a BEETHEFIRST.

 

 

 

IMG_1797

 

 

 

SOFTWARE

O software é extremamente funcional e intuitivo. Para começar a imprimir simplesmente é necessário ligar o cabo USB, descarregar e instalar a última versão do BEESOFT, calibrar a impressora, escolher o modelo STL (a impressora apenas é compatível com este formato) e começar a imprimir. Tive a oportunidade de testar o BEESOFT em ambiente Windows e OS X (também existe para Linux). Apesar de ter ficado com a sensação de que a versão Windows é mais estável, regra geral funcionou sempre como era espectável. Os poucos problemas que surgiram foram resolvidos com um restart à aplicação e impressora. 

O software permite importar, mover, rodar, alterar a escala e dimensões, e por fim, dar ordem de impressão. Permite ainda estimar o tempo de impressão assim como o peso do modelo 3D, tendo em conta a resolução (qualidade) e densidade (uma densidade de 100% faz com que o modelo fique totalmente sólido e mais resistente, no entanto o filamento consumido é maior) escolhidas. É também através do software que é iniciado o processo de troca de filamento, calibração e manutenção ao extrusor e nozzle.

Para impressões mais delicadas e complexas, o software permite imprimir uma base que vai permitir que a peça adira melhor à mesa, assim como imprimir uma estrutura de suporte para fornecer apoio na impressão de peças com áreas mais inclinadas, de forma a que a impressora não começa a imprimir “no ar” e possa comprometer o resultado final.

O software tem um modo, denominado de “Autonomy mode” que permite dar ordem de impressão e logo depois desconectar a impressora do computador. Funcionalidade bastante importante já que muitos modelos podem demorar várias horas a imprimir. A qualquer momento, ao voltar a ligar o computador à impressora, ganha novamente o seu controlo, podendo cancelar uma impressão, assim como consultar o tempo restante estimado.

É possível incluir na mesma ordem de impressão vários modelos, o que permite rentabilizar o tempo de impressão, no entanto tem um inconveniente: se um dos modelos não estiver a ser impresso com a qualidade espectável, e se pretender cancelar a impressão, irá faze-lo para todos os modelos, o que poderá representar um problema já que a impressão não estará concluída e os modelos ficaram inacabados.

Algo que não tive oportunidade de testar, e que o software permite, é a possibilidade de pausar uma impressão para poder trocar de cor (filamento). O problema aqui é que o utilizador tem que dar ordem à impressora para parar, quando pretender trocar de filamento. Não existe forma de programar o software para o fazer em determinado ponto da impressão.

Uma sugestão de melhoria para o software seria permitir ao utilizador criar modelos básicos de impressão, como construir frases com caracteres alfanuméricos e desenhar figuras geométricas diretamente no BEESOFT, sem ter quaisquer conhecimentos de modelação (ao bom estilo do Word ou Microsoft Paint). Vamos imaginar que compra a impressora, e quer fazer um porta chaves para cada membro da família, com o seu nome. Gostaria de escolher o tipo e tamanho de letra. Tem duas hipóteses, uma é ir a procura na internet de modelos já feitos e a outra hipótese é aprender a modelar, sendo que terá que recorrer a aplicações especificas para o efeito, já que o BEESOFT não tem essa funcionalidade.

Por mais do que uma vez aconteceu que o software mostrava uma mensagem a indicar que a impressora não tinha filamento, quando na realidade tinha. Nada de grave já que bastou iniciar o assistente de troca de filamento, ou, em alternativa, reiniciar a impressora e o software.

Outro bug que julgo ter encontrado foi quando na simulação do tempo estimado para a impressão de uma modelo, o tempo era superior na resolução Medium, comparativamente à resolução High.

 

 

 

IMG_3110

 

 

 

FILAMENTO

A BEEVERYCREATIVE tem uma larga oferta de filamentos em PLA, nas mais diversas cores. O preço pode variar entre sensivelmente 12 e 21 EUR (com IVA) dependendo do fabricante da bobine.

Cada bobine tem 330 gramas de filamento. Pode parecer pouco mas por norma permite imprimir dezenas de peças. O desperdício de filamento é extremamente reduzido. Não tendo dados concretos arriscaria a dizer que é inferior a 0,001%.

Para trocar a bobine é necessário começar por remover a mesa de impressão, algo que é facilitado tendo em conta o seu sistema de encaixe magnético. Posteriormente, a troca da bobine é muito simples, uma vez que também recorre a um suporte magnético.

Apenas existe desperdício de filamento no inicio de cada impressão, quando o nozzle (cabeça de impressão) é “limpo” antes de começar a imprimir a peça, na troca de filamento e também quando a impressão é efetuada com suportes e/ou com base.

Filamentos utilizados na review (vendidos pela BEEVERYCREATIVE):

Preto – A023 (Filkemp) – 20.89 EUR

Azul – A111 – 12,17 EUR

Amarelo – A104 – 12,17 EUR

 

 

 

BEETHEFIRST 3D Printer – A imprimir um pente

 

 

 

QUALIDADE DE IMPRESSÃO

A qualidade de impressão é outro dos pontos positivos da BEETHEFIRST. Para a qualidade de impressão dependem vários fatores como a calibração da mesa de impressão, resolução, filamento utilizado, posicionamento da peça na mesa de impressão, entre outros.

Inicialmente, algumas das peças que imprimi começavam a levantar da mesa, na lateral direita da mesa. Após calibrar impressora, com a ajuda do BEESOFT, recorrendo a uma simples folha de papel que vai medir a distancia entre a mesa e o nozzle, as peças passaram a ser impressas sem o problema anteriormente mencionado. Apenas foi necessário voltar a calibrar a impressora aquando da instalação de uma nova versão do BEESOFT entretanto disponibilizada. À parte disso, a cada calibração, a impressora imprimiu dezenas de modelos sem qualquer problema.

Quando à resolução da impressão, existem 4: Low (300 microns – 0.3 mm), Medium (200 microns – 0.2 mm), High (100 microns – 0.1 mm) e High+ (50 microns – 0.05 mm). Um dos primeiros erros que todos os utilizadores cometem é imprimir todas as peças na qualidade máxima. Com a experiencia, passei a ponderar melhor qual a qualidade a ser utilizada em cada modelo. A grande diferença prende-se obviamente com o resultado final do modelo, mas também com o tempo necessário para a impressão. A questão que se passa a colocar é: “A qualidade espectável da peça justifica o tempo acrescido?”. Para determinados modelos sim, para outros, certamente não, especialmente quando o acabamento e estética do modelo não são relevantes.

Fiz o teste com a impressão do mesmo modelo com qualidades diferentes, e foi difícil conseguir distinguir a qualidade entre High e High+, sendo que o tempo acrescido entre High e High+ pode ser o dobro, ou superior.  Aliás, a velocidade de impressão é certamente algo que com o avanço desta tecnologia será melhorado. Imprimir um modelo, por mais simples que seja, poderá ir desde alguns minutos até várias horas.

O posicionamento dos modelos na mesa poderá influenciar o sucesso e qualidade na impressão. Imprimir determinado modelo na horizontal ou na vertical poderá resultar num resultado diferente ao nível da qualidade e resistência.

 

 

 

BEETHEFIRST 3D Printer- A imprimir um vaso (time lapse)

 

 

 

SITES QUE DISPONIBILIZAM FICHEIROS STL

Existem na Internet vários sites que disponibilizam modelos 3D, em formato STL, para download. Grande parte dos modelos disponíveis são gratuitos. Existem porém sites que disponibilizam modelos que têm um custo, normalmente são modelos 3D mais complexos ou exclusivos.

O thingiverse é certamente um dos mais conhecidos. Todos os modelos são gratuitos, e não é necessário registo para efetuar download. Simplesmente é necessário escolher um modelo, nas diversas categorias existentes, descarregar, e imprimir. Existe de tudo um pouco, desde peças para automóveis, colares para senhoras, acessórios e utensílios para a cozinha e casa de banho, bases e capas para smartphones, bonecos para crianças, etc.

No thingiverse também é possível personalizar determinadas peças, como definir o texto que vai ser gravado num determinado modelo, o tipo e tamanho de letra, etc.

Outros sites:

www.cgtrader.com

www.youmagine.com

www.cubehero.com

www.cults3d.com

www.repables.com

www.hongkiat.com/blog/download-free-stl-3d-models/

www.yeggi.com/

 

 

 

ALGUNS MODELOS IMPRESSOS PELA BEETHEFIRST

Modelo: Porta chaves – turbina
Página: http://www.thingiverse.com/thing:510851
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 1:21 H
Custo aproximado (filamento): 0,47 EUR

image

 

 

Modelo: Saleiro
Página: http://www.thingiverse.com/thing:327775/#files
Filamento: Azul (código A111)
Qualidade: Medium
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 3:23 H
Custo aproximado (filamento): 0,76 EUR

image

 

 

Modelo: Elefante
Página: http://www.thingiverse.com/download:472820
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 10%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 3:12 H
Custo aproximado (filamento): 1,19 EUR

image

 

 

Modelo: Pente
Página: http://www.thingiverse.com/thing:802145/#files
Filamento: Azul (código A111)
Qualidade: Medium
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 1:00 H
Custo aproximado (filamento): 0,46 EUR

image

 

 

Modelo: Apito
Página: http://www.thingiverse.com/download:2640
Filamento: Azul (código A111)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 1:03 H
Custo aproximado (filamento): 0,25 EUR

image

 

 

Modelo: Porta chaves – medicamentos
Página:http://www.thingiverse.com/thing:29331/#files www.thingiverse.com/thing:29331/#files
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 0:44 H
Custo aproximado (filamento): 0,31 EUR

image

 

 

Modelo: Acessório para pasta de dentes
Página: http://www.thingiverse.com/thing:49263
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 1:02 H
Custo aproximado (filamento): 0,42 EUR

image

image

 

 

Modelo: Acessório para aspirador
Página: http://www.thingiverse.com/thing:832191/#files
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: Low
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 0:51 H
Custo aproximado (filamento): 1,02 EUR

image 

 

 

Modelo: Porta chaves – engrenagens
Página: http://www.thingiverse.com/thing:824865
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 1:08 H
Custo aproximado (filamento): 0,41 EUR

image

 

 

Modelo: Suporte para incenso
Página: http://www.thingiverse.com/thing:794608/#files
Filamento: Azul (código A111)
Qualidade: Medium
Densidade: 5%
Tamanho: 90%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 3:24 H
Custo aproximado (filamento): 1,16 EUR

image

 

 

Modelo: Fecho
Página: http://www.thingiverse.com/thing:348729/#files
Filamento: Azul (código A111)
Qualidade: Medium
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: sim
Tempo de impressão aproximado: 00:47 H
Custo aproximado (filamento): 0,39 EUR

image

image

 

 

Modelo: Marcador para livros
Página: http://www.thingiverse.com/thing:357481
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 00:21 H
Custo aproximado (filamento): 0,16 EUR

image

iPhone-Photo 2015-06-10 17_47_41

 

 

Modelo: Porta chaves – Cão
Página: http://www.thingiverse.com/thing:217513/#files
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: High
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 00:44 H
Custo aproximado (filamento): 0,32 EUR

iPhone-Photo 2015-06-10 17_53_17

 

 

Modelo: Acessório para regador
Página: http://www.thingiverse.com/thing:9535
Filamento: Preto (código A023)
Qualidade: Medium
Densidade: 5%
Tamanho: 100%
Partes móveis: não
Tempo de impressão aproximado: 4:30 H
Custo aproximado (filamento): 0,32 EUR

iPhone-Photo 2015-06-10 17_58_31

 

 

Porta chaves – Golf (de cima para baixo: Medium, High e High+)

iPhone-Photo 2015-06-10 18_34_50

 

 

Porta chaves – Red Bull (de cima para baixo: Low, Medium e High)

iPhone-Photo 2015-06-13 17_48_50

 

 

Vários modelos 3D

iPhone-Photo 2015-06-10 18_03_42

iPhone-Photo 2015-06-10 18_08_56

iPhone-Photo 2015-06-10 18_09_47

iPhone-Photo 2015-06-10 18_09_57

iPhone-Photo 2015-06-10 18_11_34

iPhone-Photo 2015-06-10 18_14_50

iPhone-Photo 2015-06-10 18_17_48

iPhone-Photo 2015-06-10 18_23_32

iPhone-Photo 2015-06-10 18_43_36

IMG_1954

IMG_1950

 

 

Botões para auto-rádio VW Golf 5

iPhone-Photo 2015-06-13 17_28_25

iPhone-Photo 2015-06-11 09_48_16

 

 

Clipe para fechar pacotes

iPhone-Photo 2015-06-11 22_41_37

iPhone-Photo 2015-06-11 22_40_21

 

 

Mola para fechar pacotes

iPhone-Photo 2015-06-11 22_44_04

iPhone-Photo 2015-06-11 22_46_07

 

 

Suporte VESA para monitores – Raspberry Pi

iPhone-Photo 2015-06-11 22_46_51

iPhone-Photo 2015-06-13 11_14_35

 

 

Abre latas

iPhone-Photo 2015-06-13 17_29_19

iPhone-Photo 2015-06-13 17_29_01

iPhone-Photo 2015-06-13 17_29_54

iPhone-Photo 2015-06-13 17_06_41

 

 

A BEEVERYCREATIVE está constantemente a participar em várias feiras em Portugal e pelo mundo fora. Se pretende conhecer a BEETHEFIRST, nada melhor que visitar uma das muitas feiras e eventos onde marca presença. Para compra, poderá contactar diretamente a BEEVERYCREATIVE, assim como no grande retalho: Worten e El Corte Inglés.

 

 

 

PONTOS POSITIVOS:

  • Design do equipamento.
  • Facilidade de utilização.
  • Qualidade de impressão.
  • Fiabilidade da impressora.
  • Portabilidade.

 

 

PONTOS NEGATIVOS:

  • Custo do equipamento.

Ações

Information

2 responses

10 09 2016
Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B | ..::invisible flame light::..

[…] como por exemplo a BEETHEFIRST, made in Portugal, com o preço a começar nos 1299 EUR (consultar review),  a Witbox 2 da espanhola BQ, com um custo de 1690 EUR, e a BLOCKS ONE, também portuguesa, a […]

14 11 2016
Store-Ajude a manter o blog ativo | ..::invisible flame light::..

[…] Impressora 3D BEETHEFIRST-Review […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: