Primavera Express em Windows 10

8 08 2015

O Windows 10 foi recentemente lançado, e como é habitual, numa primeira fase, os fabricantes de software e hardware procedem a testes de validação e eventuais alterações nos seus produtos para garantir (ou não) que os seus produtos são oficialmente compatíveis com as novas versões dos Sistemas Operativos. Até os fabricantes se pronunciarem sobre este assunto, existe sempre um risco associado a colocar aplicações criticas sobre sistemas operativos muito recentes.

 

Embora a documentação do Primavera Express refira que este tem como requisito mínimo “Microsoft Windows XP SP3 ou superior” a PrimaveraBSS, esta já se veio pronunciar, e informou que desaconselha a instalação dos seus produtos nesta nova versão do Windows, uma vez que se encontra a efetuar os devidos testes.

 

Teste de instalação do Primavera Express em Windows 10

Cenário de teste:

Primavera Express: v07.6000.1220
Sistema Operativo: Windows 10 Home Single Language 64bits (Build 10240)

 

Na primeira instalação do Primavera Express poderá ser despoletada a seguinte página web, a indicar quais os pré-requisitos do produto, no caso de um deles não ser detetado. No teste que fiz, o Microsoft .NET Framework 3.5 não foi detetado, sendo que é disponibilizado um link para descarregar o mesmo.

1001

Após a instalação, que foi bem sucedida, ao voltar a efetuar nova tentativa de instalação do Primavera Express, a mesma foi concluída com sucesso, embora tivesse sido mostrada uma mensagem de registo ou remoção de registo, relativamente a um ficheiro.

1002

 

 

No primeiro arranque da aplicação, foi mostrado um alerta de incompatibilidade entre o Primavera e o formato da data, no Windows. Esta mensagem está relacionada com a localização do Windows (o teste foi efetuado com um Windows em Inglês).

Untitled3

Após a configuração das definições regionais do Windows para Portugal, os formatos foram alterados, e o Primavera passou a arrancar normalmente.

1005

 

 

Nos testes que fiz (que exaustivos), o Primavera estava a arrancar sem problemas, o que indicia que quer o SQL Server, quer a aplicação propriamente dita, aparentemente estão operacionais a cem por cento. O teste de impressão também foi bem sucedido, o que significa que os componentes do Crystal Reports também estão funcionais.

1050


Ações

Information

9 responses

15 08 2015
alfredosimoes

A itBase já confirmou a compatibilidade dos seus produtos com o Windows 10.

19 08 2015
WPM

A versão Express do Primavera no Windows 10 durante a instalação existe poucos bugs, mas nas versões profissional como a V7. V8 os bugs são maiores logo no principio da instalação aparece o seguinte:
instalar windows installer v3.1 ou superior e Microsoft managenmet console
e desta forma também não nos permite efectuar o licenciamento do Erp via internet information service na versão 7.55 profissional.
portanto não é mesmo ainda aconselhável imigrar para o windows 10 se vai usar o Primavera.

23 08 2015
XpecialGUEST

As versões que refere (v7.x e v8.0) são versões antigas do Primavera, que foram descontinuadas (à exceção do Primavera Express v7.60). Isto significa que o mais certo é que a Primavera não se pronuncie sobre essas versões, relativamente à sua compatibilidade com o Windows 10. O licenciamento HASP já não é efetuado através do IIS.

16 10 2015
Filipa Ferreira

A minha versão é gratuita de faturação. E instalei o windown 10. Mas não abre, dá o aviso “Object variable or With block variable not set”.
Como poderei resolver.

16 10 2015
XpecialGUEST

Boa noite,
A Primavera apenas garante a compatibilidade do Primavera Express com o Windows 10, para versões disponibilizadas após o dia 28-10-2015.

Em todo o caso poderá experimentar efetuar a reparação da aplicação. Deverá desativar temporariamente o antivírus, se for o caso.
Artigo relacionado:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/08/17/primavera-expressreparao-da-instalao/

16 11 2015
Bruno Rosa

Boa tarde, tenho uma duvida, tenho o primavera Express instalado e ao atualizar (é descarregado o source de 400mb) o primeiro passo da instalação e voltar a instalar o motor de base dados (SQL) e não passa deste passo, como ultrapassar este passo por forma a fazer o update do ERP corretamente?

18 11 2015
XpecialGUEST

Bom dia,
Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

29 02 2016
Alípio Graça

Boas. Já tinha o Primavera Express instalado quando actualizei para o Windows 10. A partir daí deixei de conseguir imprimir. O que fazer?

29 02 2016
XpecialGUEST

Boa noite,
Tente o seguinte:
– Reparação da instalação (https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/08/17/primavera-expressreparao-da-instalao/).
– Se for o caso, atualizar a aplicação (Menu Ajuda > Procurar Actualizações).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: