Primavera Express–Reparação da instalação

17 08 2015

Em determinadas circunstâncias poderá ser necessário proceder à reparação da instalação do Primavera Express, como forma de resolver problemas de instabilidade da aplicação. Estes problemas podem verificar-se com o decorrer do tempo e normalmente são mais frequentes em sistemas em que o utilizador instala/desinstala aplicações com uma frequência maior que o habitual.

 

Uma vez que alguns componentes utilizados pelo Primavera (principalmente os que são de outros fabricantes) podem ser também utilizados por outras aplicações, pode acontecer que ao remover uma aplicação, seja removido um componente utilizado pelo Primavera. De forma inversa, na instalação de aplicações “não Primavera” podem ser substituídos ficheiros utilizados pelo Primavera, por outros ficheiros com versões diferentes das versões esperadas pelo Primavera.

 

Mais recentemente tem acontecido que  os antivírus erradamente identificarem e colocam em quarentena ficheiros utilizados pelo Primavera, provocando comportamentos anormais e erros na aplicação.

 

 

A reparação da aplicação permite:

– Reconstruir as entradas do Primavera no Registo do Windows.

– Disponibilizar os componentes (com as versões corretas/esperadas pelo Primavera) que estejam em falta, corrompidos, ou que não se encontrem registados (por exemplo DLLs) no Windows.

– Repor outros ficheiros essenciais ao bom funcionamento do Primavera Express.

 

 

Antes de iniciar a reparação deverá efetuar uma cópia de segurança da pasta do Primavera (normalmente localizada em C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SGX750) e também uma cópia da(s) Base(s) de Dados.

A reparação do Primavera Express poderá ser efetuada através da opção  “Adicionar ou remover programas” disponível no Painel de controlo do Windows.

image

 

 

Ao efetuar a reparação do Primavera, poderá ser mostrada a seguinte mensagem.

image

Esta mensagem é mostrada no caso de o instalador do Primavera, que foi utilizado para a instalação inicial ou para a última atualização, já não se encontrar disponível no caminho original.

Neste caso, se ainda possuir o instalador que anteriormente descarregou do Portal da Primavera (no caso de não ter efetuado atualizações posteriores) ou o último instalador que foi descarregado através do Primavera (Menu Ajuda > Procurar actualizações) deve voltar a instalar o Primavera Express, executando o ficheiro (no processo de descompactação poderá definir um caminho diferente do default).

Se não eliminar, mover, ou renomear a pasta para onde vai ser descarregado o instalador, no futuro poderá voltar a reparar sem este último passo adicional.

 

image


Ações

Information

3 responses

19 08 2015
Sérgio

Boa tarde. É possível migrar uma base de dados do Primavera Professional para o Starter? (V8.1 para V7.6). Desde já obrigado, o seu trabalho tem sido uma grande ajuda para mim uma vez que a Primavera só ajuda em troca de €€€.

23 08 2015
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não é possível.

11 09 2015
Primavera Express–Adicionar exceções no Antivírus e Firewall | ..::invisible flame light::..

[…] Primavera Express–Reparação da instalação […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: