Primavera Express–Adicionar exceções no Antivírus e Firewall

11 09 2015

 

Tem acontecido com alguma frequência que os sistemas de antivírus de vários fabricantes, nomeadamente AVAST e Microsoft, com sistema de proteção em tempo real ativada, após receberem determinadas atualizações, identificaram  um ou mais ficheiros necessários ao correto funcionamento de alguns produtos Primavera, nomeadamente Primavera Express, como sendo potencialmente perigosos. Após colocarem esses ficheiros em quarentena,  as aplicações não arrancavam, ficavam instáveis, ou lentas.

 

Mais recentemente, uma atualização ao antivírus Microsoft Security Essentials fazia com que o ERP Primavera tivesse um desempenho muito degradado ao arrancar, e quando arrancava ficava muito instável, sendo praticamente impossível trabalhar normalmente.

 

 

 

Como configurar o antivírus?

Para este exemplo foi utlizado o Microsoft Security Essentials, no entanto em antivírus de outros fabricantes as configurações devem ser equivalentes.

 

Exceção ao nível de ficheiros e pastas:

image

C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA

C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA

Aqui deverá definir o caminho das pastas onde as aplicações se encontram instaladas, assim como a pasta de ficheiros comuns do Primavera (Common Files). Poderá ainda adicionar outras pastas que considere relevantes, como por exemplo a pasta do Microsoft SQL Server (normalmente em “C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server”) e a pasta System, do Windows, onde o Primavera coloca alguns ficheiros que são necessários para o seu correto funcionamento (normalmente em “C:\Windows\SysWOW64” e/ou “C:\Windows\System32”).

 

 

Exceção ao nível dos processos:

image

Deverá adicionar os executáveis cujos processos não serão monitorizados pelo antivírus.

 

 

 

De certa forma poderá ser redundante adicionar pastas, ficheiros e processos às exceções, no entanto desta forma existe uma garantia superior que todas as exceções foram concedidas.

Com a configuração destas exceções é possível que o desempenho das aplicações, nomeadamente o tempo necessário para o arranque, seja incrementado, uma vez que, na teoria, deixará de existir um scan aos ficheiros e processos, todas as vezes que as aplicações são executadas.

 

 

 

Como configurar a Firewall?

Neste exemplo foi configurada a Firewall do próprio Windows, no entanto em Firewall’s de outros fabricantes as configurações devem ser semelhantes.

image

Adicione exceções para os executáveis do Primavera, assim como defina os tipos de redes onde é permitida a comunicação através da Firewall.

 

 

 

 

Artigos relacionados:

Antivírus AVAST-Relação conflituosa com o Primavera

Primavera Express–Reparação da instalação


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: