Lapa 2

6 10 2015

Criado pela startup Portuguesa Lapa Studio, a Lapa conhece agora a sua segunda geração. Estes trackers podem ser colocados em objetos, pessoas ou animais e recorrem à tecnologia Bluetooth para comunicar com o Smartphone. Através da aplicação (disponível para Android e iOS), é possível comunicar com a Lapa para, por exemplo, encontrar objetos perdidos, ser alertado quando nos afastamos de determinado objeto ou ainda consultar num mapa a última localização onde determinada Lapa foi “vista”.

 

 

O modelo original tem uma série de características interessantes que foram mantidas na nova versão, como a possibilidade de trocar a pilha e um led para ajudar a encontrar a Lapa em ambientes com pouca iluminação. No entanto, como seria de esperar, Lapa 2 tem várias melhorias, como:

  • À prova de água (IP8 Standard-até 3 metros de profundidade).
  • Sinal sonoro mais audível (90db).
  • Estrutura mais resistente.
  • O raio de comunicação com o Smartphone passa de 40 para 60 metros (em campo aberto).
  • A bateria passa a durar 12 meses, em vez dos 6 meses da Lapa “1”.
  • Tem um botão que permite, quando pressionado, encontrar o Smartphone.
  • Integração com acessórios como braceletes para crianças.
  • Integração com acessórios como coleiras para animais (se o financiamento atingir 50 000 USD).
  • Integração com o Apple Watch (se o financiamento atingir 100 000 USD).

 

 

O projeto está a angariar financiamento na plataforma Indiegogo. Neste momento é possível comprar 1 Lapa a 19 USD. Existem vários packs para vários gostos. As primeiras entregas deverão ocorrer em Novembro e Dezembro de 2015.

 

 

Press Release (fonte: http://findlapa.com/press):

Lapa Studio, a startup portuense que criou um gadget para encontrar objectos perdidos, lança um novo produto e volta a aventurar-se no crowdfunding.

Presa às chaves, na mochila, ou em qualquer outro objeto, a Lapa 2 é o companheiro ideal para qualquer aventura. Não só te avisa quando te afastas das tuas coisas, a Lapa ajuda-te a encontrar objectos perdidos e, se necessário, pedir ajuda à tua rede de contactos e à rede de utilizadores da Lapa para os reaver.
A Lapa 2 foi construída para sobreviver a qualquer obstáculo. É resistente ao choque, à prova de água e feita para durar uma vida. Quer estejas a trabalhar num escritório, a fazer ciclismo numa montanha ou a viajar pelo mundo fora, a utilidade e durabilidade da Lapa 2 tornam-na indispensável. "A Lapa 2 é o único produto que combina um desempenho sem falhas, funcionalidades sociais, durabilidade e bateria substituível. Isto significa que os utilizadores podem realmente confiar na Lapa e viver sem preocupações", explica o CEO da empresa.

Além de ser resistente, o design da peça é colorido e ousado. É moderno e acrescenta uma pitada de estilo a qualquer objeto a que seja anexado. Há também uma linha de acessórios para localizar crianças e animais de estimação.
Estando ligada ao smartphone via Bluetooth, a Lapa 2 mostra ao utilizador quão longe está das suas coisas, ajuda-o a encontrá-las através de som e luz, e avisa-o sempre que as deixa para trás. O mesmo acontece no sentido inverso, ou seja, se perderes o telemóvel em vez de um object. Basta pressionar o botão na Lapa para "dar um toque" ao telemóvel, mesmo que este esteja em silencio.

A aplicação tem ainda uma série de funcionalidades sociais para extender o alcance. Por exemplo, se perderes alguma coisa e pedires ajuda à comunidade, quem a encontrar pode contactar-te para a devolver.

Ouvimos falar da Lapa pela primeira vez em Setembro de 2013, quando a startup lançou uma campanha de crowdfunding que angariou mais de 100 mil doláres. Dois anos depois, os criadores da Lapa voltam ao crowdfunding para lançar o novo produto e esperam que o sucesso se repita.

Da primeira campanha à segunda, a startup percorreu um longo caminho. Em 2013 ainda operavam a partir da sala de estar de um dos fundadores, e apenas contavam com a ajuda de amigos. Hoje têm um escritório e uma equipa de 7 pessoas. Foi no início do ano que a empresa recebeu o empurrão que precisava para passar à próxima fase. Em Abril foram ao Shark Tank português e conquistaram dois tubarões e 350.000€ em investimento. A experiência e o feedback ganho com a primeira Lapa foi essencial para passarem à segunda geração, dizem os co-fundadores. "Nós sabemos exatamente o que funcionou e o que não funcionou na primeira vez. Essencialmente, graças todo o feedback que recebemos dos utilizadores da Lapa original, construímos um dispositivo que não vai deixar ninguém ficar mal", explica o Product Manager da Lapa. Quem apoiar a campanha pode escolher entre vários packs de Lapas e outros acessórios. As entregas estão prometidas para o fim de Novembro. Mesmo a tempo do Natal aliás. Há até um pack especial de Natal para quem quiser receber a Lapa 2 embrulhada em casa.

 

 

 

Páginas do Projeto Lapa:

http://findlapa.com/

https://www.indiegogo.com/projects/lapa-2-the-evolution-of-object-finders–2#/


Ações

Information

One response

22 01 2016
Lapa 2 – Review | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: Lapa 2 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: