28 empresas de software apresentam queixa contra a Ordem dos Contabilistas

19 12 2015

Fonte: http://tek.sapo.pt

 

Em causa está a venda de software por parte da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) aos trabalhadores do segmento. O presidente da ordem nega que este seja um ato ilegal, enquanto as empresas queixosas reclamam por uma indemnização de 11,75 milhões de euros.

 

http://www.otoc.pt/fotos/destaques_big/toconlinedestg_1310456430aa7bfbf0.jpgSão 28 as empresas de software que apresentaram uma ação judicial contra a Ordem dos Contabilistas Certificados. A queixa deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro e está relacionada com a venda de dois programas por parte da OCC aos contabilistas profissionais.

Os queixosos alegam que a Ordem não pode concretizar estas vendas pois equiparam-se a “atos de comércio”, uma prática que está vedada à OCC. As quase três dezenas de empresas de software dizem ainda que a venda feita pela Ordem dos Contabilistas põe em causa as normas da concorrência, como escreve a Lusa.

Por via desta prática, as software houses pedem uma indemnização de 11,75 milhões de euros relativas ao prejuízos económicos causados, bem como por danos na imagem e na reputação das empresas.

Pois como conta o presidente executivo da Primavera BSS, José Dionísio, à agência: “Nas reuniões da Ordem, os contabilistas são aconselhados a comprar o software da OCC e até chegam a dizer que é o único certificado, o que não é verdade”.

O presidente da Ordem dos Contabilistas nega as acusações feitas. “Não estamos a praticar um ato de comércio, estamos a apoiar os profissionais da Ordem com novas ferramentas capazes de os ajudar a cumprir a sua missão”, considerou.

Domingues Azevedo refere ainda que como a venda é exclusiva aos profissionais de contabilidade e não ao grande público, razão pela qual não chega a estar em causa o “ato de comércio” que é a base da argumentação da acusação.


Ações

Information

One response

10 01 2016
Fabricantes de Software de Gestão Lesados pelo TOCONLINE e AFE da OCC | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: 28 empresas de software apresentam queixa contra a Ordem dos Contabilistas […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: