Microsoft SQL Management Studio-Alternativas gratuitas

10 01 2016

 

Por vezes, é necessário efetuar operações no servidor ou em bases de dados Microsoft SQL Server, num curto espaço de tempo. Seja para efetuar um update em uma tabela, executar um select, etc.

A opção mais óbvia e “segura” é utilizar o Microsoft SQL Management Studio, no entanto este pode não estar instalado. Nesse caso, é necessário descarregar (se for o caso), e proceder à instalação, o que pode implicar bastante tempo. O instalador tem pré-requisitos que têm que ser cumpridos antes da instalação propriamente dita, para além do tamanho do instalador e do facto de existirem várias versões.

 

 

Algumas aplicações, como sistemas de ERP por exemplo, que assentam sobre a plataforma SQL Server, não têm incorporada uma consola de acesso ao servidor de dados. Outros que no passado tinham, deixaram de ter ou passaram a restringir o acesso ao servidor de dados, para dar resposta ao Despacho n.º 8632/2014, nomeadamente ao ponto 3.1.3:

 

“Controlar direta ou indiretamente a base de dados que utiliza e o registo do n.º de reposições de cópias de segurança (backup) efetuadas, por exemplo, através de sistemas de controlo que validem a base de dados no fecho e arranque da aplicação, de forma a evidenciar eventuais manipulações ou alterações de dados na base de dados, por outra via que não a aplicacional”

 

O objetivo do ponto 3.1.3 do Despacho n.º 8632/2014 é forçar a que todas as alterações, inserções ou eliminações de dados tenham que ser efetuadas por via aplicacional por forma a garantir ao máximo a integridade e consistência dos dados, já que instruções executadas diretamente dentro da base de dados, como um update, insert ou delete, não têm qualquer tipo de controlo e validação ao nível das regras de negócio dos sistemas ERP. Não existindo por parte das aplicações, a possibilidade de acesso direto aos dados, seja por que motivo for, passa a ser necessário recorrer a aplicações externas, para executar instruções diretamente nas bases de dados, sempre que tal for necessário.

 

Existem várias alternativas gratuitas ao Microsoft SQL Management Studio:

 

 

Nota: as edições portable permitem executar as aplicações sem ter que as instalar, o que diminui o tempo necessário entre descarregar (normalmente são ficheiros com tamanho reduzido) e poder começar a utilizar.

Algumas destas aplicações também permitem a conexão a sistemas Microsoft SQL CE e SQL Azure e sistemas de outros fabricantes.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: