Lapa 2 – Review

22 01 2016

Artigo relacionado: Lapa 2

 

No final deste artigo existe um passatempo para oferta de uma Lapa 2.

 

Desenvolvida pela startup portuense, Lapa Studio, a Lapa é um pequeno e discreto dispositivo Bluetooth, muito útil, que nos permite evitar perder os nossos objetos, como  a carteira, a chave de casa, o guarda-chuva, o comando da televisão, etc. A segunda versão da Lapa, recentemente lançada, traz uma série de melhorias e uma funcionalidade interessante, que é a possibilidade de encontrar o smartphone, pressionando um botão existente na Lapa.

 

Existem no mercado vários Bluetooth trackers, no entanto a Lapa destaca-se por várias razões. Primeiro porque é desenhada e desenvolvida em Portugal, e em segundo lugar pelas suas funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de trocar a pilha e o facto de possuir um led que ajuda a encontrar a Lapa em ambientes com pouca iluminação.

 

O custo de cada Lapa 2 é aproximadamente 26 Euros (já inclui portes de envio). Ao comprar um pack de 3 ou 9 Lapas, o valor unitário é inferior. Existem 3 cores disponíveis: branco, preto e azul.

 

 

A caixa é pequena e pode conter até 3 Lapas 2. Vem acompanhada de um manual em papel, assim como com um adesivo, de alta qualidade e resistência, que permite colar a Lapa 2 a um objeto.

imageimage

 

 

A nova versão da Lapa (a que está colada à carteira) é sensivelmente maior que a anterior (chaves), e mais robusta. É à prova de água até 3 metros, e segundo as especificações do produto, o sinal sonoro é mais audível quando comparado com a Lapa 1 (algo que não é totalmente perceptível após a comparação).

image

O raio de ação (60 metros em campo aberto) é superior à versão 1, e aqui sim, são notórias as diferenças entre as 2 versões.

 

 

A grande novidade da Lapa 2 é um botão “invisível” que fica no centro do dispositivo (sensivelmente em baixo do “p”), que, quando pressionado, despoleta um alerta sonoro no smartphone, para o encontrar, mesmo que o equipamento esteja “em silencio”.

Comparativo entre a Lapa 1 e Lapa 2

 

A aplicação está disponível, gratuitamente, para os sistemas operativos Android e iOS. Não existe versão para Windows Phone.

 

Podem ser associadas à aplicação várias Lapas (não existe um limite), de várias versões. Cada Lapa pode ter um nome e uma imagem, para melhor identificar a mesma. Existe um ícone que pode ser mostrado (apenas na Lapa 2), que informa o utilizador se a bateria estiver a um nível mínimo (a bateria dura cerca de 1 ano), sendo que nesse caso deve ser trocada (é utilizada uma comum pilha CR1632 que facilmente é encontrada em supermercados, ourivesarias, etc.).

image

 

Através do “radar” é possível encontrar uma Lapa. À medida que nos aproximamos desta, o radar vai mostrando a proximidade. Ao pressionar o botão no centro, se a Lapa estiver no raio de ação, emitirá um sinal sonoro e um pequeno led acender-se-á.

image

 

 

O mapa mostra qual a localização da Lapa, na última vez que foi “vista”, assim como o tempo decorrido desde então. Ao pressionar no ícone da Lapa, é aberta a aplicação de mapas (Maps no iOS) para que seja mostrado o caminho a percorrer para chegar até à localização indicada.

image

image

 

 

A partilha de uma Lapa permite que seja possível um familiar ou amigo ter acesso à localização das nossas Lapas, assim como interagir com estas.

image

 

 

Esta é a funcionalidade que considero mais importante e útil, que é a possibilidade de o smartphone nos alertar sempre que alguma Lapa fica “para trás”. Por exemplo, se temos uma Lapa na carteira, ao sair de casa sem a carteira, o smartphone vai mostrar um alerta.

image

 

 

Reportar uma Lapa como perdida permite ao dono da mesma ser alertado se algum outro membro da comunidade passar pela Lapa.

image

 

 

Algo que deveria ser melhorado, e que neste momento certamente acontecerá devido a “limitações” do sistema operativo, pelo menos no iOS, é o facto de ser necessário ter a aplicação a ser executada, sempre, para que “tudo funcione”. Ao fechar a aplicação, propositadamente ou sem querer, é mostrado um alerta que informa que o Safety Mode e o Last Seen Location não vão funcionar. Se carregar na notificação, a aplicação volta a abrir.

image

 

Sugestões de melhoria para futuras versões:

  • Sinal sonoro mais audível.
  • Sinal luminoso com mais intensidade.
  • O volume do sinal sonoro emitido pelo smartphone quando é pressionado o botão da Lapa 2, não é configurável.
  • O botão da Lapa poderia outras funcionalidades, como por exemplo, após um toque curto, ser dada ordem ao smartphone para capturar uma foto (obturador remoto por Bluetooth).

 

Passatempo:

A Lapa Studio tem uma Lapa 2 (cor preta) para oferecer a um visitante do Blog. Para participar no passatempo é necessário:

  • Colocar um Like na página do Facebook da Lapa.
  • Colocar um Like na página do Facebook do Blog.
  • Partilhar este artigo no Facebook, e mencionar 5 amigos.
  • Deixar um comentário neste artigo (indique o nome e email corretos), referindo qual é o objeto onde gostaria de colar ou prender a Lapa .

A data limite de participação é 27-1-2016. O vencedor será apurado de forma aleatória, através do site random.org, e divulgado neste artigo até dia 31-1-2016. O contacto com o vencedor será efetuado por email.

Vencedor: Pedro Araújo

image

 

 

http://findlapa.com/


Ações

Information

8 responses

22 01 2016
sergio Parreira

Só falta baixar mais um pouco o preço. Como porta-chaves é uma forma porreira de utilizar.

22 01 2016
Mario Brandao

A verdade é que eu nunca perdi os meus pertences, que me recorde é claro. O que realmente eu vou perdendo são as mulheres da minha vida. Oferecer um porta-chaves à minha próxima namorada seria uma hipótese só não posso gravar um “Eu amo-te” ou arrisco que no dia em que ela me deixe ele vá parar ao fundo do rio Douro! Tenho a certeza que com o avançar da idade eu vou descobrir onde colar a Lapa.
Mário Brandão
mario@patamardimagens.com

22 01 2016
Paulo Pintassilgo

Já me aconteceu fazer uma viagem de carro, em trabalho, para o interior do país onde não conheço quase ninguém e quando precisei de abastecer, verifiquei que não tinha trazido a carteira…. Por isso, sem duvida que na carteira é o local onde colocaria o lapa. :)

22 01 2016
Paulo Pintassilgo

pintassilgo73@gmail.com – Paulo Pintassilgo, não coloquei anteriormente

22 01 2016
Almeno Rocha

Sem duvida que preciso de “uma Lapa” para o meu gato, esconde-se bem demais… :)

22 01 2016
Fani Coelho

Gostava que o meu gato usasse, assim era mais fácil saber onde está…

26 01 2016
Pedro araujo

Na cabeça, porque ando sempre com a cabeça perdida!!!dava muito jeito….
Era mesmo TOP

27 01 2016
Rita Pereira

Sem dúvida que colocarei a lapa no bem mais precioso: o meu bebé! Os passeios passarão a ser mais seguros.
Depois posso colocar mais lapas nas gatitas, chaves ou no carro ;P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: