Configurar o Windows Update do Windows 7 e 8.1 para impedir a atualização automática para o Windows 10

23 03 2016

Ultimamente tem acontecido com relativa frequência existirem utilizadores do Windows 7 e 8.1 que reportam que os seus equipamentos são atualizados para o Windows 10, sem o seu consentimento e autorização, e sem que tenham dado indicações explicitas para o efeito.

 

image

 

Independentemente da estabilidade e demais características  do Windows 10, esta atualização poderá não ser desejável em determinados cenários, pelo menos em determinado momento, nomeadamente quando o risco da atualização não justifica o beneficio, especialmente em ambientes críticos e empresariais, quando existem aplicações e hardware que não “podem parar”, ou quando não está garantida a sua compatibilidade.

Embora a Microsoft possa estar a “forçar” a atualização para o Windows 10, para massificar a sua utilização, este processo nunca deveria ser efetuado sem ser o utilizador a decidir. Ainda que a atualização possa ser revertida (voltar para a versão anterior do Windows), se assim for desejado, esta “imposição” não é do agrado dos utilizadores.

 

 

Como configurar o Windows Update para impedir a atualização automática para o Windows 10?

A atualização para o Windows 10 é encarada internamente pelo Windows e Windows Update, como sendo uma qualquer outra atualização.

image

Para aceder à atualização propriamente dita, é necessário aceder ao Windows Update e carregar em “Mostrar todas as atualizações disponíveis”.

 

 

Em "Opcional”, localize a actualização em questão, e com o botão direito do rato, escolha a opção “Ocultar actualização”.

image

A partir deste momento, não deverá será mais possível o Windows ser atualizado de forma automática.

 

O processo de atualização automática para o Windows 10 deriva do facto de a actualização estar classificada com um determinado tipo, e ao mesmo tempo o Windows Update estar configurado para instalar esse tipo de atualizações.

image

Devem ser validadas e alteradas as configurações do Windows Update, por forma a minimizar o risco de o Windows 10 ser instalado automaticamente. Uma das opções é desativar as atualizações automáticas, e neste caso é o utilizador que escolhe e valida quais as atualizações que vão ser instaladas. Embora menos prático, poderá ser mais seguro.

 

 

Em algumas edições do Windows, e em alguns ambientes empresariais estas configurações podem não se aplicar, dependendo das politicas de segurança e outros fatores.

 

 

 

Informação adicional:

Fonte: www.microsoft.com

“…

A Oferta de Atualização para o Windows 10 é válida para os dispositivos Windows 7 e Windows 8.1 elegíveis, incluindo os dispositivos que já possui. Aplicam-se determinados requisitos de hardware/software e a disponibilidade de funcionalidades poderá variar consoante o dispositivo e o mercado. A disponibilidade da atualização para o Windows 10 para dispositivos Windows Phone 8.1 poderá variar consoante o OEM, o operador de rede móvel ou a operadora. Os dispositivos têm de estar ligados à Internet e ter o Windows Update ativado. É necessário o Windows 7 SP1 e o Windows 8.1 Update. Estão excluídas algumas edições: Windows 7 Enterprise, Windows 8/8.1 Enterprise e Windows RT/RT 8.1. Os clientes Software Assurance ativos em licenciamento em volume beneficiam da atualização de ofertas para empresas do Windows 10 fora do âmbito desta oferta. Para verificar a compatibilidade e outras informações importantes relacionadas com a instalação, visite o Web site do fabricante do dispositivo e a página Especificações do Windows 10. O Windows 10 é atualizado automaticamente. Com o tempo, poderão aplicar-se requisitos adicionais para receber atualizações.

…”

 

 

 

Páginas relacionadas:

http://abertoatedemadrugada.com/2016/03/como-eliminar-avisos-do-upgrade-para-o.html

https://www.grc.com/never10.htm


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: