Eliminação permanente de dados

25 08 2016

Uma das preocupações quando determinado equipamento ou meio de armazenamento é emprestado ou é utilizado de forma partilhada, vendido ou enviado para reparação ou para o lixo/abate deveria ser assegurar que os dados nele contidos estão seguros e que ninguém para além do seu legitimo proprietário terá acesso a eles, e também, se for o caso, garantir que toda a informação é eliminada previamente sem possibilidade de recuperação. No entanto a realidade é bem diferente, ou por desconhecimento ou por simples descuido.

 

Talvez não seja do conhecimento geral, que em determinados sistemas, como por exemplo no sistema operativo Windows, quando os dados são eliminados (mesmo após eliminar da Reciclagem), em determinadas circunstâncias ainda existe hipótese de esses dados serem recuperados. Principalmente num contexto empresarial, este assunto pode ser muito sério uma vez que dados sensíveis em mãos erradas podem ter como resultado consequências muito negativas.

 

image

 

Utilizando apenas software gratuito  e facilmente descarregado da Internet é possível eliminar dados de forma permanente, excluindo à partida qualquer recuperação futura. Um desses utilitários é o prestigiado CCleaner do fabricante Piriform, que embora seja principalmente utilizado para otimização e limpeza do sistema possui outras funcionalidades como a possibilidade de eliminação de dados (Wipe).

 

Como exemplo, recorrendo ao software Recuva que é utilizado para recuperação de dados, ao fazer uma pesquisa por dados “recuperáveis”, numa partição de uma unidade de armazenamento que após ser utilizada foi formatada pelo utilizador, não possuindo portanto dados “visíveis” através do Explorador do Windows, o resultado foi que, conforme a imagem demonstra, existem muitos dados passíveis de serem recuperados.

SNAGHTML29afb6cb

 

 

Após descarregar e instalar o CCleaner, em Tools > Drive Wiper podemos selecionar  as unidades de armazenamento e/ou partições em que queremos eliminar dados, assim como podemos escolher se pretendemos eliminar tudo (Entire Drive), ou apenas o espaço livre, mantendo eventuais dados que queiramos preservar. É ainda possível escolher em Security o tipo de segurança pretendida.

SNAGHTML29b0974a

 

 

O processo pode demorar bastante tempo, conforme a velocidade e capacidade da unidade de armazenamento, poder de processamento do sistema e o tipo de segurança escolhido.

SNAGHTML29b15bb1

 

 

No final do processo de eliminação de dados, ao voltar a executar o Recuva, da mesma forma que inicialmente foi executado (Deep Scan), conforme é possível confirmar não foram encontrados nenhuns dados.

SNAGHTML29b1eb72

 

 

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/03/11/acronis-drivecleanser/

 

 

Páginas relacionadas:

https://www.piriform.com/docs/ccleaner/using-ccleaner/wiping-free-disk-space

https://piriform.zendesk.com/hc/en-us/articles/204043884-Using-CCleaner-s-Drive-Wiper


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: