“Preços Impossíveis” nas aplicações de faturação

3 09 2016

 

Em determinadas circunstâncias, nas aplicações de faturação e ERPs, o valor total dos documentos de venda pode divergir, em cêntimos, do valor espectável. Esta situação pode ocorrer como resultado de um conjunto de configurações existentes, nomeadamente quando o documento e/ou a série estão configurados para não incluir o IVA.

 

Por norma, em determinados sectores de atividade onde são utilizadas aplicações  de faturação orientadas para ponto de venda (POS), são utilizados preços com IVA incluído como preço de referencia, já que maioritariamente os clientes são “consumidores finais” e é o preço com IVA que é relevante, não existindo para este tipo de clientes grande interesse em conhecer o preço sem IVA. Desta forma, independentemente da taxa de IVA associada ao artigo, o seu PVP é sempre o mesmo. No entanto, em outras áreas de negócio, principalmente quando são utilizadas aplicações de back-office, é muito comum utilizarem-se preços sem IVA incluído. A utilização de um método ou de outro não altera de forma nenhuma o preço dos artigos (na sua ficha), no entanto pode fazer com que o total do documento possa divergir como resultado dos cálculos efetuados pelas aplicações e das configurações existentes.

 

 

Exemplos:

Artigo A

  • PVP = 25,00
  • IVA = 23%
  • Base = 25/1,23 = round(20,325, 2) <=> 20,33
  • PVP = 20,33*1,23 = round(25,005, 2) <=> 25,01

 

Artigo B

  • PVP = 0,88
  • IVA =  23%
  • Base = 0,88/1,23 = round(0,715, 2) <=> 0,72
  • PVP = 0,72*1,23 = round(0,885, 2) <=> 0,89

 

Artigo C

  • PVP = 1,52
  • IVA =  23%
  • Base = 1,52/1,23 = round(1,235, 2) <=> 1,24
  • PVP = 1,24*1,23 = round(1,525, 2) <=> 1,53

 

 

Nos 3 exemplos existe 1 cêntimo de diferença quando se calcula o valor base e multiplica novamente pela taxa de IVA. Por norma esta situação não constitui um erro nem uma anomalia, uma vez que se prende com o método de cálculo do IVA utilizado (Ofício-Circulado 53314, de 09/06/1988 – Direcção de Serviços do IVA). No mesmo sistema, se existir essa funcionalidade, podem existir documentos/séries configurados de uma forma (IVA incluído), por exemplo para utilização num sistema de POS, e outros configurados de outra forma (IVA excluído), para faturação em back-office.

 

 

 

Exemplos práticos (Documento/Série sem IVA incluído):

Primavera Pssst ao facturar um artigo em que o PVP foi definido como 25 Euros, utilizando um documento configurado com a opção “Considerar IVA não incluído” ativada.

SNAGHTML15fc1576

 

 

ERP Wintouch, no editor de Vendas do Comercial.

SNAGHTML15fc7d8b

 

 

Primavera Express.

image

 

 

Wintouch Cloud.

image

 

 
XD Gestão Comercial

image

 

 

 

Para que não existam divergências ao nível dos totais dos documentos, uma das possibilidades é configurar o sistema para utilizar documentos/séries configurados para IVA incluído. De outra forma os arredondamentos calculados com base nos preços sem IVA podem ter como resultado um preço com IVA que difere em 1 cêntimo do valor definido e esperado.

Em caso de dúvidas ou se necessitar de apoio deve contactar o fabricante da aplicação que utiliza.

 

 

 

Páginas e documentos relacionados:

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/C17767B2-6DB6-4D70-91E0-A0BC81DE3CCA/0/oficio-circulado_53314_de_09-06-1988_direccao_de_servicos_do_iva.pdf

https://www.facturama.pt/ajuda/configuracao_inicial/precos_iva_incluido

https://invoicexpress.com/faqs/taxas-impostos/calculo-iva

https://www.moloni.com/support/index.php?action=getFaqDetail&id=203

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/61904-calculo-do-iva-de-uma-fatura/

https://www.prestashop.com/forums/topic/503573-pre%C3%A7o-final-com-iva-acrescenta-um-c%C3%AAntimo/

http://www.projectocolibri.com/forum/ficheiro-saft/1393-arredondamentos-e-saft?start=6

http://www.psinfor.pt/sit/portal/kbarticle.php?id=2

Anúncios

Acções

Information

2 responses

24 10 2017
Rui

Passo a vida a fazer acertos ou no Priimavera ou no Prestashop porque estes 2 nunca se entendem. (Nota: No Prestashop temos os preços sem IVA)
São sempre “cêntimos pra cá” e “cêntimos pra lá” e está a tornar-se impossível. Li este artigo, mas não encontro a opção “uma das possibilidades é configurar o sistema para utilizar documentos/séries configurados para IVA incluído”
Alguém pode ajudar ?

24 10 2017
XpecialGUEST

Boa noite,
Veja se o seguinte ajuda:
No Administrador, após seleccionar a empresa > Logística e Tesouraria > Parâmetros da Empresa > Vendas > Preços de Venda > ative a opção no PVP1 por exemplo. Reabra o Primavera se este estava aberto anteriormente. A partir deste momento, se reparar na ficha do artigo, o PVP1 tem o símbolo do IVA, o que significa que o preço definido já é com IVA. A seguinte imagem demonstra o que acabei de explicar:

Logicamente que esta alteração é para todos os documentos, já que é global.
Outra opção que poderá experimentar é definir, ainda no Administrador, que o PVP2 é o preço do artigo com IVA incluído e é calculado com base no PVP1 + taxa de IVA definida no artigo:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: