Equipamentos com Touch Screen–Toque prolongado

21 10 2016

Algumas aplicações, nomeadamente software de faturação para ponto de venda (POS) têm funcionalidades que são ativadas após um toque prolongado no ecrã, em equipamentos com touch screen (normalmente estas aplicações são executadas em equipamentos POS). Por exemplo, na aplicação Wintouch Restauração, ao pressionar de forma prolongada o botão de um artigo, a aplicação pergunta qual é a quantidade a adicionar ao pedido. É o equivalente a pressionar o botão do artigo, com o botão esquerdo do rato, de forma prolongada. Esta funcionalidade por ser útil em situações em que o cliente pede quantidades superiores a 1 do mesmo artigo, como 10 cafés por exemplo. Em vez de o operador carregar 10 vezes no mesmo botão, basta pressionar uma única vez, de forma prolongada, para que a aplicação pergunte qual a quantidade. No PRIMAVERA Pssst! ao efetuar a mesma operação, a aplicação abre a ficha do artigo. Estes são apenas 2 exemplos de aplicações onde pode existir a necessidade de utilizar a funcionalidade de toque prolongado.

 

Resultado de imagem para pos touchscreen

 

Se o mais comum é o operador pressionar e manter o dedo no ecrã por breves momentos (normalmente frações de segundo) sem o arrastar, em determinados sistemas poderá ser necessário efetuar este procedimento de forma ligeiramente diferente, como pressionar o ecrã e ao mesmo tempo arrastar o dedo. Aparentemente, a existência de mais de uma forma para obter o mesmo comportamento, poderá estar relacionada com vários fatores como a versão do Windows e alterações de comportamento entre diferentes versões desde Sistema Operativo, versão e configuração dos drivers, tipo de ecrã (pontos de toque), etc..

 

Da experiencia que tive relativamente a este assunto num determinado sistema, o método de pressionar e manter o dedo sem arrastar não estava a ter o resultado esperado. Mesmo após alterar várias configurações existentes no Windows, nomeadamente “Caneta e Toque > Definições de premir continuamente”, no Painel de Controlo, não obtive sucesso. Estas opções são apenas para simular o botão direito do rato, não o esquerdo. Não existiam atualizações aos drivers e software do equipamento, nem atualizações do Windows.

 

image

Com o rato, curiosamente, bastava pressionar o botão esquerdo, de forma prolongada e sem mover o cursor, para obter o comportamento pretendido.

 

 

A única solução que encontrei para ultrapassar esta situação e obter o resultado espectável, conforme é possível verificar no vídeo, foi pressionar o ecrã e ao mesmo tempo arrastar o dedo (solução encontrada de forma “acidental”).

Toque prolongado em ecrã touch screen

 

 

 

Cenário em que este artigo foi baseado:

Hardware – Lenovo ThinkCentre M93z

Software:

image

 

 

 

Páginas relacionadas:

http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-tms/how-to-use-touch-screen-with-fingers-to-simulate/bbf00291-8698-4274-b935-4f77ae2b5122

http://superuser.com/questions/687337/how-to-do-a-long-left-click-on-a-w8-touch-screen

http://stackoverflow.com/questions/35998479/simulate-left-mouse-click-on-touch-display


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: