Blocks Zero-Uma pequena grande impressora 3D

17 01 2017

A Blocks é uma startup portuguesa que desenvolve impressoras 3D e presta serviços relacionados com esta tecnologia. Recentemente esta empresa lançou no mercado uma nova impressora 3D, de baixo custo, extremamente apelativa pela sua relação qualidade/preço. A Blocks Zero tem um tamanho  e peso reduzido (cerca de 5 KG), o  que permite facilmente transportar a impressora e colocar a mesma em qualquer mesa ou secretária.

 

image

 

Esta impressora tem o custo de 350 EUR (em KIT) em compra direta à Blocks. Se pretender pode comprar com um valor inferior, na plataforma de financiamento colaborativo no Indiegogo.

Por este preço, as poucas impressoras que se encontram no mercado são, por norma, modelos de inferior qualidade, em KIT, com origem na China, sendo que neste caso é necessário comprar através de um dos muitos sites como o AliExpress por exemplo, e aguardar vários dias ou semanas até receber o produto.

É possível comprar a Blocks Zero quer em KIT (em peças), como já montada. Relativamente à primeira opção, no caso de utilizadores menos experientes, poderá ser uma escolha menos acertada. Embora exista um manual de montagem (muito bem elaborado), esta tarefa exige algum tempo para ser concluída, assim, como é lógico, alguma destreza por parte do utilizador. Ainda assim, montar a Blocks Zero é extremamente fácil e rápido (a Blocks refere que é são apenas necessárias cerca de 2:30 h), quando comparado com a montagem da Anet A8 (mais de 12 horas para montar e calibrar). Pode ainda equacionar participar num workshop onde pode construir Blocks Zero a partir de um kit (mais informações aqui).

 

blocks-zero

A impressora não tem mesa aquecida, no entanto este não é um impedimento para imprimir nos materiais mais conhecidos, como PLA e similares. A área de impressão é de 12x14x12 cm o que permite imprimir a maior parte dos objetos disponíveis em plataformas como o Thinghiverse.

IMG_3261

 

Tudo o que é necessário para tirar a impressora da caixa e começar a imprimir está incluído, à exceção do filamento e do cartão de memória. Este último pode não ser necessário se imprimir a partir do computador. O software recomendado é o Cura. No site da Blocks Zero estão disponíveis os perfis criados pela Blocks. É penas necessário importar para o Cura esses perfis, e não tem que se preocupar com mais nada. Regra geral não é necessário efetuar alterações nas configurações, para além do básico como a velocidade e qualidade de impressão. Simplesmente basta dar ordem de impressão, acompanhar a impressão das primeiras camadas para garantir que a impressão começa bem (sem descolar da mesa por exemplo), e aguardar pela finalização.

 

image

A impressora é bastante rápida e precisa, quando comparada por exemplo com outras impressoras de baixo custo, muito populares, como a Anet A8 (consultar este artigo) e outros modelos baseados em Prusa. Uma especificidade desta impressora, que é diferente de outras impressoras, é o facto de o motor que puxa o filamento para a cabeça de impressão, estar separado da cabeça de impressão, o que permite aumentar a velocidade da impressão. Outra vantagem está na plataforma de impressão que em teoria permite imprimir sem utilizar qualquer tipo de ajuda para que as primeiras camadas da impressão não “descolem” da base, como laca, fita cola, etc. No final da impressão, basta retirar a plataforma de impressão da impressora e fazer alguma pressão sobre a mesma, dobrando ligeiramente, para que as peças “descolem” facilmente da mesa.

 

 

Especificações técnicas (data sheet):

  • Tamanho máximo de impressão: 120 x 140 x 120 Mm
  • Dimensões da impressora : 200 x210 x 300 cm
  • Diâmetro do Nozzle: 0,4 mm
  • Diâmetro do Filamento: 1.75 mm
  • Espessura mínima da camada: 0,04 mm
  • Materiais para impressão: PLA, ABS, Nylon, PET, e mais
  • Controlador: RAMPS 1.4 / Arduino MEGA
  • Firmware: Marlin
  • Software (recomendado): Slic3r ou Cura

 

 

Sugestões de melhoria:

Nota: Como em “qualquer” produto existe sempre espaço para fazer mais e melhor. Logicamente que pelo preço desta impressora não podemos “exigir” nada mais do que é proposto, no entanto as sugestões seguintes podem servir de base para uma possível Blocks Zero v2. A ter também em conta que aquando do envio das impressoras compradas via Indiegogo, a partir de Fevereiro deste ano, parte destas sugestões podem eventualmente ser implementadas.

  • Profile para o Simplify3D (já existe para o Cura).
  • Seria interessante ser fornecido com a impressora algum filamento, numa bobine pequena, para efetuar os primeiros testes e impressões.
  • Led dentro da caixa para poder visualizar a impressão em ambientes mais escuros (poderia ser configurável ligar/desligar a iluminação).
  • Sistema de calibração da mesa com a mão. Atualmente é necessária uma  chave Allen (fornecida com a impressora).
  • Poderia existir um saco de transporte.
  • O LCD da impressora poderia mostrar o tempo estimado para terminar a impressão.
  • Bases de borracha para absorver vibrações e ruído da impressora.
  • Quando ligado, o cabo USB pode tocar na bobine. Embora isso por si só possa não constituir nenhum problema, a saída do cabo poderia estar melhor posicionada.
  • O sistema que segura a plataforma de impressão, atualmente constituído por molas, poderia ser melhorado, por exemplo para um sistema de ímans.
  • Deveria existir de base um manual de operação, cuidados a ter, opções existem no firmware, etc..
  • A Blocks deveria sugerir a compra de filamento de determinada(s) marca(s) após testes de validação.  Acontece que o mercado existem muitas marcas disponíveis e embora por norma seja fornecida uma ficha técnica (que indica a temperatura ideal de impressão e pode especificar outras características e parâmetros ideais), a verdade é que a qualidade da mesma peça, sem alterar nada mais para além do filamento, pode diferir ao nível de qualidade.
  • O suporte para filamento não está preparado para alguns tipos de bobines.
  • O cartão SD poderia ser fornecido com a impressora, contendo modelos para ajudar na calibração da impressora, modelos para testes, manual de operação, software, etc..

 

 

Se pretender uma impressora mais evoluída, poderá gostar da Blocks One. Esta impressora, também desenvolvida pela Blocks, conta com uma área de impressão maior e com plataforma de impressão aquecida (permite utilizar mais materiais de impressão). A Blocks One tem um custo de 750 EUR.

 

 

Artigos relacionados:

Desafiar as leis do mercado da impressão 3D com a Blocks ZeroE

Startup portuguesa lança impressora 3D compacta com preço a partir de €199

Impressora 3D Anet A8-B

Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B

Impressora 3D BEETHEFIRST-Review

The Micro- a impressora 3D de baixo custo e para as massas

BEETHEFIRST-Primeira impressora 3D portuguesa

Exame Informática-Review da Blocks Zero

 

 

Páginas relacionadas:

http://www.futurebehind.com/blocks-zero-impressora-3d/

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/blocks-technology-lanca-nova-impressora-3d-91880?utm_content=buffer9805d&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

 

 

Video Reviews, Live Printing & Unboxing:

https://www.indiegogo.com/projects/blocks-zero-the-tiny-giant-3d-printer-gadgets#/ (sensivelmente a meio da página)

https://www.facebook.com/exameinformatica/videos/10153924685106036/

https://www.facebook.com/search/top/?q=blocks%20zero%20exame%20inform%C3%A1tica

Anúncios

Acções

Information

One response

28 01 2017
Personalizar objetos 3D para impressão | ..::invisible flame light::..

[…] Blocks Zero-Uma pequena grande impressora 3D […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: