Personalizar objetos 3D para impressão

28 01 2017

 

A impressão 3D é um “novo” mundo que traz possibilidades infinitas à nossa imaginação. Milhares de modelos estão disponíveis para impressão na Internet, em sites como www.thingiverse.com e https://pinshape.com. À distancia de um clique pode descarregar um modelo e materializar o mesmo. Este é normalmente o caminho inicial de qualquer entusiasta da impressão 3D: descarregar um modelo e imprimir. Posteriormente o passo intermédio é personalizar modelos já construídos. Por último, para utilizadores mais avançados: desenhar de raiz os seus próprios modelos e imprimir.

Neste artigo vou exemplificar como é possível, facilmente e sem grandes conhecimentos técnicos, personalizar modelos existentes. Para o efeito, vou exemplificar como personalizar uma capa para um smartphone (iPhone 5, 5s, 5c, SE), quer ao nível do modelo propriamente dito, quer nas cores utilizadas na impressão.

 

 

O modelo em questão está disponível gratuitamente em:

 http://www.thingiverse.com/thing:30973

image

 

 

Após descarregar o ficheiro stl (formato normalmente utilizado em impressão 3D), é necessário importar o mesmo para o www.tinkercad.com . Esta ferramenta online(gratuita), da AutoDesk (mesmo fabricante do famoso AutoCAD), é executada no navegador Web (necessita de conexão com a Internet) e permite de uma forma fácil e extremamente simplificada modelar (desenhar) em 3D. Por esse motivo o Tinkercad tem ganho cada vez mais adeptos, sendo um aliado perfeito da impressão 3D. Algo que, para o utilizador comum, num software convencional como o AutoCAD, poderá ser complexo e moroso de executar, no Tinkercad, por norma, poderá conseguir o mesmo resultado numa fração do tempo, com muito menos complexidade e com custo 0. Em contrapartida, o Tinkercad, na medida em que é muito acessível e com complexidade muito reduzida, tem as suas limitações e logicamente não permite criar objetos mais complexos, já que está orientado para modelos geométricos.

 

 

Tinkercad – Dicas e funcionalidades :

  • Pressione o botão direito do rato numa área vazia da área de trabalho e sem deixar o botão e mova o rato permite altear a perspectiva de visualização.
  • O scroll do rato vai ser necessário para fazer zoom.
  • O navegador recomendado para executar o Tinkercad é o Chrome.
  • Existem várias combinações de teclas que pode utilizar, já conhecidas do WIndows, como ctrl+c para copiar, ctrl+v para colar, ctrl+z para desfazer, etc..
  • Se pretender poderá alterar para português a língua do Tinkercad, no canto inferior direito da página principal.

 

 

SNAGHTML46f4f9c

 

Com o Tinkercad é possível importar um ficheiro stl. Após a importação, poderá adicionar “objetos” ao modelo principal, como texto, números, um cubo, cone, retângulo, símbolos, etc.

Neste exemplo vamos personalizar a capa do smartphone com um texto lateral (o nome do proprietário). Para o efeito vamos localizar em Basic Shapes, a opção Text, e pousar o cursor na área de trabalho. É imediatamente aberto um assistente que permite introduzir o texto pretendido, assim como definir a sua altura entre outras características relacionadas com a sua dimensão.

Dependendo do que é pretendido, podem existir várias formas de alterar a dimensão do objeto, mover, rodar, etc. A simplicidade do Tinkercad permite que não seja necessário explicar o que cada “quadradinho” e seta faz. O utilizador de forma fácil e intuitiva percebe imediatamente quais as funcionalidades existentes e como as utilizar.

SNAGHTML4b8ab16

 

 

É pretendido que a traseira da capa tenha as iniciais “CR”. O passo para criar um objeto de texto é o mesmo que o anterior. Posteriormente é necessário rodar 180 graus o texto.

image

Após selecionar os 2 objetos (capa e texto “CR”) é necessário alinhar o mesmo. Ao escolher a opção alinhar são mostrados vários pontos. Basta o utilizador escolher o que pretende, neste caso, alinhar o “CR” com o centro da capa.

image

Agora, após pressionar o “CR”, e carregar na tecla SHIFT do teclado, poderá arrastar o texto para cima e para baixo, com a certeza que o mesmo apenas se vai deslocar na vertical e não na horizontal.

image

Uma vez que o que é pretendido é que o CR seja um buraco na capa e não “texto sobressaído” como o texto introduzido na lateral, é necessário é escolher a opção Hole após selecionar o objeto.

image

É necessário garantir que o objeto atravessa a capa por completo. O quadradinho vermelho permite aumentar a altura do objeto. Por sua vez, o cone ~8em baixo do quadrado) permite mover o objeto no mesmo eixo, sendo necessário passar para um valor negativo, o que significa que aravessa por completo a capa, e fica no plano inferior.

image

 

 

Neste momento o ficheiro está pronto para ser guardado (STL) na opção Export.

Após importar o mesmo para um software de slicer, como o Simplify 3D, vamos definir que a impressão vai de 0 mm até metade da capa. Ao clicar 2 vezes sobre o modelo, ficamos a conhecer que a altura do objeto a imprimir é de 9,30 mm.

SNAGHTML104a517e

Agora é necessário editar o processo que vai ser utilizado para a impressão e definir que a impressão vai parar a metade da altura, ou seja, 4,65 mm.

SNAGHTML104e7faf

Neste momento o modelo está pronto para impressão. A simulação permite confirmar que a impressão, com a cor 1, vai parar a meio da capa.

image

Após a impressão de metade da capa ter terminado, não retirar o objeto da mesa de impressão! Nesta fase é necessário mudar o filamento para a cor 2. No software é necessário definir que a próxima impressão vai começar onde a impressão anterior parou.

SNAGHTML105c5c86 

A simulação mostra que a segunda impressão começa no “ar”, precisamente em cima da primeira impressão.

image

Se tudo decorrer conforme o previsto, e se a impressora estiver devidamente calibrada e afinada será imperceptível a troca de filamento no resultado final.

 

 

Processo de impressão

image

 

 

 

Resultado final

image

image

image image

image

 

 

 

Artigos relacionados:

Blocks Zero-Uma pequena grande impressora 3D

Ler Exame Informática-Review da Blocks Zero

Ler Desafiar as leis do mercado da impressão 3D com a Blocks Zero

Ler Startup portuguesa lança impressora 3D compacta com preço a partir de €199

Ler Entrega, montagem e primeiro contacto com a Impressora 3D Anet A8-B

Ler Impressora 3D Anet A8-B

Anúncios

Ações

Informação

One response

7 12 2017
Impressão 3D–Lista de recursos | ..::invisible flame light::..

[…] também ser utilizado para personalizar modelos descarregados, de uma forma rápida e simples (ler este artigo). É ideal para crianças e jovens dado o seu grau de exigência e conhecimentos […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: