SQL Server-Como explorar o conteúdo de um backup (.BAK) de uma base de dados (ou ficheiros MDF, NDF, LDF) sem ter de a repor

16 04 2017

Em determinadas situações seria útil poder explorar o conteúdo de um ficheiro de backup do SQL Server (ou de ficheiros offline MDF, NDF, LDF), sem ter que repor esse backup no servidor de dados. Por exemplo, quando a reposição de um backup se prevê  demorada, quando existem limitações de espaço de armazenamento ou limitações ao nível de recursos de processamento, etc. Pois bem, essa possibilidade existe recorrendo ao Ontrack PowerControls for SQL. Com esta aplicação é possível, não só explorar o conteúdo de ficheiros BAK, MDF, NDF e LDF, assim como repor tabelas entre um ficheiro de origem e a base de dados que está no SQL Server.

 

Ontrack PowerControls for SQL Demo

 

Após descarregar a aplicação (basta preencher este formulário) e instalar (a instalação completa instala várias aplicações, nomeadamente para SharePoint, Exchange, etc.) execute a aplicação “Ontrack® PowerControls™ for SQL” e escolha a opção “Run as Free Trial”. Durante 30 dias poderá executar a aplicação ainda que não com todas as funcionalidades ativas. Aparentemente a funcionalidade para repor tabelas entre a origem e o destino (sem ter que repor toda a Base de Dados) não está disponível no modo Trial. Posteriormente adicione um ficheiro BAK, MDF, NDF ou LDF.

 

SNAGHTML5176081

Carregue em Next para avançar para o passo seguinte.

 

Aqui poderá selecionar um servidor de dados SQL Server. Se apenas pretender explorar o ficheiro que anteriormente adicionou, sem comparar dados do mesmo com dados de uma base de dados existente num servidor de dados, ignore este passo, carregando em Skip.

SNAGHTML518ca0c

 

Por fim, poderemos explorar, na primeira metade do ecrã, as tabelas existentes na base de dados do backup (.BAK), e na segunda, as tabelas existentes na base de dedos que está em produção no SQL Server.

SNAGHTML51d0b6f

É ainda possível copiar dados das tabelas (botão direito > Select All), sendo possível colar no Notepad ou Excel por exemplo.

SNAGHTML52cd8fb

SNAGHTML52eb42c

 

Esta aplicação suporta desde a versão 2005 até à versão 2016 do SQL Server, podendo ler ficheiros BAK, MDF, NDF e LDF a partir de várias fontes como unidades de armazenamento locais, pastas partilhadas, unidades de armazenamento externas, SAN, NAS, etc..

 

 

Ontrack PowerControls

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: