Primavera Express–Nova atualizaçao importante

4 11 2017

Foi disponibilizada ontem uma nova versão do Primavera Express (07.6000.1287) que traz consigo o novo certificado emitido pela AT (o certificado atual é válido até dia 18-11-2017). O certificado em questão é apenas utilizado em clientes que comuniquem documentos de venda e/ou transporte diretamente à AT, em tempo real, via web service. A comunicação de dados via ficheiro SAFT não sofre qualquer impacto derivado da expiração do certificado que atualmente está em vigor.

 

Para a esmagadora maioria dos utilizadores do Primavera Express a nova versão criará certamente mais impacto no facto de, a partir de agora, e dando resposta à Portaria 302/2016 de 2 de dezembro de 2016, passarem a estar sujeitos às regras da certificação de software novos tipos de documentos como Orçamento, Fatura Pró-Forma, Cotação e outros documentos que possam ser equivalentes. Após a instalação da última versão, deixará de poder alterar determinados dados de documentos já gravados (preços, descontos, quantidades, etc.), tal como já acontecia anteriormente com os documentos financeiros.

 

No Primavera Express, em Tabelas > Vendas > Documentos, poderá consultar em cada documento qual o seu tipo. São afetados por esta alteração documentos com o campo “Tipo Doc.” definido como “Pedido Cotação” e “Cotação”.

Capture

 

 

Comunicado da Primavera enviado dia 03-11-2017

Fonte: PrimaveraBSS

 

Atualize o PRIMAVERA EXPRESS até 18/11/2017!

Caro(a) Cliente,

A PRIMAVERA informa que deverá atualizar a versão do PRIMAVERA EXPRESS por duas razões:

1) Para proceder à atualização do Certificado emitido pela Autoridade Tributária até 18/11/2017, data a partir da qual expira o certificado atualmente em vigor. Caso esta data de validade seja ultrapassada, o PRIMAVERA Express não será capaz de efetuar a comunicação online de faturas nem a emissão de documentos de transporte.

2) Para dar resposta à Portaria 302/2016 de 2 de dezembro de 2016, que prevê um novo formato de assinatura e comunicação de documentos do tipo Working Documents (Pedido de Cotação e Cotação).

No ponto 2, informamos que estas alterações têm implicações apenas nesses tipos de documentos, onde os mesmos passam a ser sempre assinados e cumprem com os pressupostos definidos pela Autoridade Tributária (AT) no que respeita à assinatura de documentos, tal como já acontece com os documentos Financeiros.

Como na mesma série não podem coexistir documentos assinados e documentos não assinados, irá implicar a criação de novas séries para estes tipos de documentos. Pode consultar o artigo de ajuda para criação de séries aqui.

Poderá efetuar a atualização do seu software, seguindo a mensagem que será disponibilizada diretamente no produto, tal como ilustrado abaixo.

 

 

 

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através dos seguintes contactos: 919 204 462 | comercial@primaverabss.com.

Gratos pela confiança nas soluções PRIMAVERA,

A Equipa PRIMAVERA

 

 

 

 

Páginas relacionadas:

http://www.rbconsulting.pt/public/ComponentRender.aspx?ComponentID=%7b50B38CDB-AC7A-4cfc-843E-795791060EDC%7d&PressReleaseID=%7b8da7d913-99fe-11e7-9291-00155de9121d%7d

Anúncios

Ações

Informação

82 responses

5 11 2017
quartocrescentealojamentos

Boa tarde,

Uso o Primavera Express e actualizei o software conforme recomendado. Após a actualização, não consegui criar o ficheiro SAF-T. Fui a Vendas>Utilitários>Comunicação de Documentos e, quando clico em Actualizar, aparece um écran com

Erro ao executar a operação.

102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
102: Incorrect syntax near ‘)’.

Qualquer ajuda seria muito apreciada.

Cumprimentos

Fernando

6 11 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Efectuei um teste com a última versão do Primavera Express e consegui exportar o SAFT com sucesso. Ao carregar em Atualizar foram mostrados os documentos. Ao carregar em Validar a aplicação mostrou a mensagem “Não existem erros de validação.”. Atenção para o facto de, na primeira vez que carreguei em Validar, ter sido mostrada uma janela (rectangular) no centro do ecrã, relacionada com a actualização da aplicação. Esta janela é mostrada normalmente após actualizar a aplicação e após executar determinadas funcionalidades pela primeira vez após a actualização. Demora normalmente muito pouco tempo até desaparecer (por vezes 1 segundo ou menos).

Depois de carregar em Exportar, embora o ficheiro tenha sido exportado, a aplicação mostrou a mensagem “Documentos exportados com sucesso. Existem avisos da exportação que deverão ser verificados no histórico de exportações”. Ao consultar o histórico consigo visualizar todas as exportações mas não consigo consultar os avisos a que a mensagem se refere. Penso que não seja nada de importante até porque o ficheiro não tem erros quando analisado com o Analisador SAFT 2017 da CentralGest.

Se não conseguir ultrapassar o problema sugiro que contacte o suporte da Primavera.

7 11 2017
quartocrescentealojamentos

Obrigado pela sua resposta.

Resolvi, temporariamente, o problema recuperando a versão anterior através de um backup do dia anterior à actualização. Eu diria que não vou, no futuro próximo, necessitar de fazer a actualização (a empresa é muito pequena e apenas passamos facturas e recibos). Mas é claro que, a certa altura, vou mesmo ter que fazer actualizações. Vou aguardar para ver se mais alguém se queixa do mesmo problema.

Cumprimentos

Fernando

9 11 2017
Bruno

Depois de atualizar também não consigo exportar, dá o seguinte erro: Erro ao exucutar a operação: Type mismatch (ao validar não dá erros)

9 11 2017
XpecialGUEST

Já contactou o suporte da Primavera?

9 11 2017
Bruno

Caro Bruno,

Em resposta ao seu email, informamos que a utilização da solução EXPRESS assenta numa lógica de total autonomia através do nosso Portal onde consta toda a informação, nomeadamente um Manual de apoio à utilização que lhe permite facilmente usufruir das potencialidades, bem como um conjunto de FAQs que pode consultar aqui: http://pt.primaverabss.com/pt/catalogo/software-faturacao/express-faturacao/express/#documentacao

Em alternativa pode adquirir um dos nossos pacotes de serviços técnicos a partir de 40€ + IVA, que vão de encontro a diferentes necessidades de utilização, podendo enviar um email para support@primaverabss.com solicitando mais informação sobre as nossas condições de suporte ou contatando um dos nossos parceiros comerciais fazendo a pesquisa a partir daqui: https://pt.primaverabss.com/pt/parceiros/?parceiro=&distrito=0&estatuto=0&especializacao=0

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional através de: 919204462

Melhores cumprimentos,

xxxxx xxxxx
Customer Care & Sales Center

9 11 2017
XpecialGUEST

É uma questão de periodicamente ir pesquisando novas actualizações.

9 11 2017
Luis Rodrigues

Também estou com o mesmo problema de “type mismatch” durante a exportação do ficheiro XML do SAFT. O XML é interrompido e não fica com o conteúdo completo

10 11 2017
Jorge Pinto

Boas.

Também estou com o mesmo problema:
102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
102: Incorrect syntax near ‘)’.

Já descobri qual é o problema, está numa query que é executada e tem um erro, que segue abaixo:

“SELECT *
FROM
(
SELECT IdCabec = c.Id, c.Filial, c.TipoDoc, c.Serie, c.NumDoc, DataDoc = c.Data, c.TipoEntidadeFac AS TipoEntidade, c.EntidadeFac AS Entidade, c.NomeFac AS Nome
, SAFTNumExportacao = A.NumExporMax , SAFTDataExportacao = A.DataExporMax
, TotalDoc = ABS(c.TotalMerc – c.TotalDesc + c.TotalIva + c.TotalOutros + c.TotalEcotaxa + c.TotalIEC + c.TotalIS) , TotalIva = ABS(c.TotalIva), TotalIS = ABS(c.TotalIS)
, Moeda = c.Moeda, NumContribuinte = c.NumContribuinteFac
FROM CabecDoc c (NOLOCK)
INNER JOIN (
SELECT IdCabecDoc
, Versao = HASHBYTES(‘MD5’, (SELECT IdCabecDoc, Anulado FROM CabecDocStatus (NOLOCK) CDS WHERE CDS.IdCabecDoc = CS.IdCabecDoc FOR XML RAW))
FROM CabecDocStatus CS
) CS ON c.Id = CS.IdCabecDoc
INNER JOIN DocumentosVenda d (NOLOCK) ON c.TipoDoc = d.Documento
INNER JOIN SeriesVendas SV (NOLOCK) ON c.TipoDoc = SV.TipoDoc AND c.Serie = SV.Serie
INNER JOIN SAFTTiposDocumentos SAFT WITH (NOLOCK) ON d.SAFTTipoDocumento = SAFT.TipoDocumento
LEFT JOIN (SELECT NumExporMax = MAX(SLE.NumExportacao), DataExporMax = MAX(SE.DataExportacao) , IdDoc FROM SAFT_LinhasExportacoes SLE (NOLOCK) INNER JOIN SAFT_Exportacoes SE (NOLOCK) ON SE.NumExportacao = SLE.NumExportacao AND SE.Tipo = 0 GROUP BY SLE.IdDoc) A ON A.IdDoc = c.Id
LEFT JOIN ( SELECT SL.IdDoc, SL.VersaoStatusDocumento
FROM SAFT_LinhasExportacoes SL (NOLOCK)
INNER JOIN SAFT_Exportacoes SE (NOLOCK) ON SE.NumExportacao = SL.NumExportacao
WHERE SE.Tipo = 0
AND SE.EstadoExportacao = 0
GROUP BY SL.IdDoc, SL.VersaoStatusDocumento
) LE ON LE.IdDoc = CS.IdCabecDoc
WHERE ( d.TipoDocumento = 4
OR (d.TipoDocumento = ‘2017-07-01’)
OR (SAFT.TipoDocumento = ‘DC’ AND c.Data = ’11/1/2017′ AND c.Data < '12/1/2017'
AND SV.TipoComunicacao = 1 AND cs.IdCabecDoc NOT IN (SELECT IdDoc FROM SAFT_LinhasExportacoes )
) a
ORDER BY a.DataDoc".

Basta trocar na linha "HASHBYTES('MD5', (SELECT IdCabecDoc, Anulado FROM CabecDocStatus (NOLOCK) CDS" para "HASHBYTES('MD5', (SELECT IdCabecDoc, Anulado FROM CabecDocStatus CDS (NOLOCK)" e o problema fica resolvido. O problema é que esta query não está em nenhum stored procedure, mas sim a ser enviada através da aplicação, ou seja tem que ser a própria Primavera a corrigir a aplicação.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

10 11 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Vamos aguardar que a Primavera resolva…

11 11 2017
quartocrescentealojamentos

Caro Jorge Pinto,

Não sei o suficiente para entender a sua resposta. Por agora, não me parece que tenha que me preocupar, pois limito-me a não actualizar o software, mas virá uma altura em que terei que o fazer. Será que me podia explicar o que é uma query, ou melhor, onde a encontro no computador para fazer a mudança que resolve o problema?

Cumprimentos

Fernando

11 11 2017
XpecialGUEST

Uma query é uma instrução que é executada directamente na base de dados para inserir, actualizar, eliminar ou consultar registos. Terá que aguardar pela resolução do problema já que apenas a Primavera o conseguirá solucionar.

12 11 2017
quartocrescentealojamentos

Obrigado.

Cumprimentos

Fernando

12 11 2017
Bruno

Na sua opinião qual a alternativa que escolheria para substituir o Primavera Express? Talvez um destes: Colibri, XD Startup, Standard Accounts ?

12 11 2017
XpecialGUEST

O que eu sugiro é que experimente todos e tire as suas conclusões tendo em conta as suas necessidades e expectativas. Faça também uma tabela comparativa com todas as alternativas. Certamente irá ajudar na decisão de escolha.

12 11 2017
quartocrescentealojamentos

Também estou interessado nas respostas a esta questão. É claro que vai depender muito das necessidades de cada empresa mas, se houver algum site com algum estudo comparativo de softwares de facturação, eu gostaria de o conhecer.

Fui dar uma vista de olhos aos sistemas que refere e gostei do standard accounts (talvez porque tenho um Mac e preferia evitar usar o Windows). O XD Startup só é gratuito para empresários em nome individual (a versão paga é mais cara do que o Primavera). O Colibri é gratuito mas tem uma assistência paga que também é mais cara do que o Primavera.

Cumprimentos

Fernando

12 11 2017
XpecialGUEST

Em 2011 fiz um comparativo que podem encontrar aqui:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2011/04/06/sistemas-de-facturao-a-custo-0-comparativo/
Entretanto muita coisa mudou e este comparativo já não pode ser tido em conta. Este é um bom tema para um novo artigo :) Já está em lista de espera. Assim que possível irei tratar do assunto, embora não seja para breve.
Se tem um Mac, para além do Standard Accounts tem também disponível o Colibri.

12 11 2017
quartocrescentealojamentos

Obrigado.

Cumprimentos

Fernando

12 11 2017
quartocrescentealojamentos

Só para referir que, para o Mac, existe também o HansaWorld, com versão gratuita para micro empresas..

15 11 2017
Luis Rodrigues

Parece que o problema está resolvido no que diz respeito è exportação do SAFT. Já não dá erros e o ficheiro está completo. Basta fazerem o download da nova actualização do Primavera Express ver. 7.6000.1288.
Ainda não a testei no site do E-fatura mas pelo menos já não dá erro na criação do ficheiro.

15 11 2017
Bruno

Confirmo e também não deu erros no E-Fatura

15 11 2017
Jorge P

Boas, tenho Primavera Express ver. 7.6000.1288 e continua a dar os erros 102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
ao clicar em “comunicação de documentos”
Alguém já conseguiu solucionar? Tenho de arranjar solução até dia 20…

16 11 2017
Jorge Pinto

Boas.

Para resolver a mensagem de erro:
102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
ao clicar em “comunicação de documentos”

1º Instalar SQL Server Management Studio
2º Clicar com botão direito em cima da base de dados PRIEXPRESS
3º Clicar em Propriedades
4º Clicar em Opções
5. Mudar o modo de compatibilidade para SQL SERVER 2008 (100), porque senão a maioria das queries executadas pela aplicação dá erro, ou resultados inesperados.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

16 11 2017
Jorge P

Boas. Vou experimentar depois digo alguma coisa. Obrigado

17 11 2017
Ernesto

Fica resolvido!
Como não me lembrei disso antes !?!?!? :)
Obrigado
Cumps

17 11 2017
Jorge P

Boa noite, ja instalei o SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO e quando clico na base de dados PRIEXPRESS com o botao do lado direito do rato, clico em propriedades nao encontro o campo opções… o que estarei a fazer mal? Tenho o windows 7 pro.
Cumprimentos

20 11 2017
Jorge Pinto

Bom dia.

O utilizador que estiver a utilizar tem que tem permissões de administrador. Caso isso, se confirme ao clicar nas propriedades da base de dados PRIEXPRESS, irá surgir uma nova janela em que no lado esquerdo tem um item “Options” (4º Opção). Ao clicar, agora do lado direiro, na terceira opção “Compatibility Level” selecionar SQL Server 2008 (100) e clicar em OK.

Cumprimentos

20 11 2017
Zita Peres Dias

Onde consigo encontrar a versão 7.6000.1288 para atualização? Também não consigo enviar SAFT com a versão 7.6000.1287!

20 11 2017
Jorge Pinto

Bom dia.

Com aplicação aberta deverá aparecer indicação, no canto inferior direito a informação da nova atualização 7.6000.1288, senão clicar no menu ajuda e clicar em Procurar atualizações.
Mas devo alertar que se o problema de gerar o ficheiro SAFT, mostrar a seguinte mensagem:

102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.

O problema não fica resolvido com a atualização, mas a solução para o problema está nos comentários anteriores.

Cumprimentos

20 11 2017
Zita Peres Dias

Obrigada. Já encontrei. Vou experimentar!

20 11 2017
Fernando

Obrigado! Problema resolvido.

30 11 2017
Edgar Veloso

Hoje apareceu-me a actualização EXP750_7.6000.1290
Após a instalação, ao abrir aparece o quadro que diz “A atualizar versão 791 para 792” com a barra quase completa e “A executar bloco 1…” parada. A clicar diz que a aplicação não responde.
Já reiniciei, executei novamente a atualização, já executei com anti-virus desligado, e ao abrir o Primavera não termina a actualização da base de dados e a aplicação fica bloqueada.
Sugestões?

30 11 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Neste preciso momento fiz “Procurar Atualizações” e o Primavera diz-me que não foi encontrada nenhuma versão mais recente. Portanto pode ter acontecido que a Primavera tenha “tirado do ar” essa versão que indica (eu tenho a 1288), após ter detectado que existiam problemas. Sugiro que contacte o suporte da Primavera.

30 11 2017
Edgar Veloso

Obrigado pela resposta célere! Após contacto com o suporte, instalaram a versão 1291 que resolveu o problema.

5 12 2017
Sofia

boa tarde
qual foi a versão do SQL Server Management Studio que instalaram e que funcionou?
Obrigada

5 12 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Penso que com versão mais recente (*.1291) já não é necessário aplicar o contorno que foi anteriormente sugerido por um visitante. Alguém confirma?

5 12 2017
Jorge Pinto

Boa tarde.

Não consigo confirmar se nas ultimas versões o problema continua a insistir, mas sei que aconteceu em outras versões anteriores não aqui reportadas, esta situação acontece sempre em atualizações, e especialmente em migrações de SQL Server 2005 para superior, muito por causa do utilizador não ter permissões de administrador, ou de escrita na pasta DATA do SQL Server. E este questão aplica-se ao Primavera como qualquer outro software que utiliza SQL Server, porque há alterações significativas da versão 2005 para 2008, em termos de construção de queries, que podem já não funcionar em versões anteriores.

Cumprimentos
Jorge Pinto

5 12 2017
Jorge Pinto

Boa tarde.

A versão do SQL Server Management Studio deverá ser igual ou superior à do motor SQL Server instalado, que no caso, o que acompanha neste momento o Primavera Express v7.60 0.7600.12xx é a 2008 (Não é R2).

Cumprimentos
Jorge Pinto

6 12 2017
Sofia

Obrigada Jorge Pinto

5 12 2017
Maria

Viva
Alguém me pode elucidar, pro favor, sobre como posso obter a versão mais recente (*.1291), uma vez que aparentemente não está acessível a partir das actualizações..

Obrigada

5 12 2017
XpecialGUEST

Normalmente no arranque do Primavera ele faz essa validação (canto inferior direito) ou através do Menu Ajuda > Procurar Atualizações.
Se não está neste momento disponível é porque a Primavera, por um motivo qualquer, poderá ter “tirado do ar” essa versão. Provavelmente daqui a uns dias estará disponível uma versão superior à *.1291.

6 12 2017
quartocrescentealojamentos

Boa noite,

Tentei ontem (dia 4) novamente fazer a actualização (penso que a .1291) e deparei-me com o mesmo problema:

Erro ao executar a operação.

102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
102: Incorrect syntax near ‘)’.

pelo que penso que as actualizações ainda não o solucionaram.

Não recorri à solução aqui explicada pois não consegui instalar o SQL Server Management Studio (e também não consegui encontrar o PRIEXPRESS com o search… a minha perícia informática é muito limitada…)

Cumprimentos

Fernando

6 12 2017
Maria

Exactamente o mesmo problema que eu…

6 12 2017
Sofia

a ultima versão 1291 ainda não tem correção instalei e também dá o mesmo problema…

6 12 2017
Roberto

Boa tarde, amigos é aguardar até dia 20 de dezembro para que a Primavera encontre a resolução do problema, neste momento não existe solução.

6 12 2017
Maria

Porquê dia 20?
É que até lá temos de submteer o ficheiro SAFT…

Tentei instalar o SQL Server Management Studio mas aparentemente também é incompatível como o meu sistema operativo (Windows 10).

8 12 2017
Rui Pedrosa

Bom dia, encontrei uma solução:
1º desinstalar a versão atual do Primavera
2º reiniciar o computador
3º ir à pasta C: (computador) e lá tem todos os setups das atualizações já feitas,
4º abrir uma das pastas com o nome: “EXP750_7.6000.(versão da atualização)”
5º carregar em setup, e instalar essa versão, no meu caso instalei a versão “EXP750_7.6000.1270” e tudo voltou ao normal.
6º não aceitar as atualizações que o programa vai pedir sempre que o abrem, até saberem que o problema foi resolvido.

11 12 2017
sofia alves

Bom dia Rui Pedrosa,

Como se desinstala a versão em causa ? não se vai perder informação?

agradeço informação

14 12 2017
Rui Pedrosa

bom dia, no meu caso não perdi nada, mas é sempre bom guardar tudo numa pen. para desinstalar vai a painel de controlo, programas e desinstalar o Primavera express.
Atenção primeiro tem de se certificar que tem as versões das atualizações guardadas.

14 12 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Neste post existem vários comentários sobre o assunto:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/11/04/primavera-express-nova-atualizaao-importante/

Na minha opinião o mais correto/seguro seria contactar o suporte da Primavera.
Em alternativa poderá tentar ultrapassar através de uma das 2 formas sugeridas pelos visitantes. Comece primeiramente por tentar alterar o modo de compatibilidade do SQL Server. Se não conseguir por esta via, então pode tentar a segunda alternativa, após efetuar cópias de segurança das bases de dados e pasta da aplicação. Não perderá informação se fizer os procedimentos necessários.
Estes artigos poderem ajudar:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2009/12/07/como-transportar-o-primavera-express-entre-computadores/

13 12 2017
Maria

Viva
Pelo que verifico, têm disponibilizado novas versões, mas o problema persiste:
Erro ao executar a operação.

102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
102: Incorrect syntax near ‘)’.

Alguém sabe como ultrapassar?

14 12 2017
XpecialGUEST

Boa tarde,
Não testei (porque não tenho o problema em questão) no entanto alguns visitantes do Blog indicam que uma forma de ultrapassar é alterar o modo de compatibilidade do SQL Server. Logicamente que tudo vai depender do seu à vontade com este procedimento. Como alternativa, alguns visitantes também sugerem a desinstalação da versão atual (onde o problema se verifica) para instalar uma versão mais antiga (se o instalador estiver disponível na raiz da unidade de armazenamento – normalmente C:), no entanto, a não ser que a Primavera indique o contrário, deverá ter em mente que este procedimento poderá não ser 100% correto e seguro e poderá estar a resolver um problema e ao mesmo tempo a criar outro(s).
Se não conseguir ultrapassar sugiro que contacte o suporte da Primavera.

19 12 2017
Olivio de jesus

Por acaso já alguem consegui enviar o ficheiro SAFT? já tenho a actualização 1291 e o erro continua e amanhã é dia 20

Obrigado

19 12 2017
Roberto

Bom dia, também tenho a versão 1291, mas o erro persiste e não entendo como a Primavera ainda não resolveu a situação.
No entanto, existe uma solução através do Administrador do Primavera Express.

1.º Abrem o Administrador;
2.º Cliquem em empresas;
3.º Novo clique em cima da empresa da qual pretendem extrair o SAF-T;
4.º Dois cliques em cima “Gestor de exportação de dados”;
5.º Clicar na cruzinha “Declarações Fiscais e Oficiais”;
6.º Clicar em “Standard Audit File For Tax Purposes”;
7.º Clicar em “SAF-T PT – Portaria n.º 302/2016”;
8.º Clicar em “Exportar”;
9.º Abre janela Primavera, clicar em “Próximo”;
10.º Nova janela com a confirmação dos dados da empresa, nesta janela ir a tipo de exportação e clicar na setinha e selecionar “Dados parciais (faturação)” e clicar em “Próximo”;
11.º Abre nova janela para “selecionar as datas de exportação” de início (data=01/11/2017) e de fim (data=30/11/207); não tocar em mais nada e manter o visto que já se encontra por predefinição e clicar em “Próximo”;
12.º Próxima janela “Destino do Standard Audit File” (onde pretendem guardar o ficheiro), tirar o visto onde diz “Comprimir o Standard Audit File após ter sido criado (ZIP)”, clicar “Próximo”;
13.º Nova janela Primavera, clicar em “Validar”, pode aparecer alguns erros, clicar em correção automática e depois “Validar”, novamente;
14.º Aparece janela com a informação de “Validação efetuada com sucesso”, clicar em “Próximo”;
15.º Janela com a informação de “Terminando o assistente de exportação do SAF-T PT”, confirmar se os dados estão todos corretos, e clicar em “Exportação”;
16.º Nova janela onde refere que ” O ficheiro SAF-T foi criado e validado”,
pode ocorrer erros de dados não preenchidos, tais como:
“- Conser. reg. comercial;”
“- Matricula”
podem ignorar, se forem empresários em nome individual, se forem empresas estes dados já terão de se encontrar preenchidos.
Manter o visto “Abrir pasta onde foi guardado o ficheiro SAF-T e clicar em “Finalizar”.

O ficheiro estará lá criado e pronto a ser submetido à AT, sem qualquer tipo de erro.

Espero ter ajudado e aguardemos que esta solução aqui exposta seja temporária.

Com os meus melhores cumprimentos
Roberto Cruz

19 12 2017
Marina Couto

Olá Roberto… testei e funcionou sem problemas :)
Muito obrigada pela explicação detalhada e explicita.
Fico contente por ainda haver pessoas assim que gostam de ajudar pois neste momento conseguiu ajudar-me a resolver mais um problema.

Umas boas festas e obrigada mais uma vez.
Cumprimentos,
Marina Couto

19 12 2017
Olivio de jesus

O meu problema é que não me aparece o ponto 4

19 12 2017
Olivio de jesus

Já consegui, o meu bem aja

Obrigado e boas festas

19 12 2017
Olivio de jesus

acabei de ser informado de uma nova actualização vou fazer e já informo se já dá ou não

19 12 2017
XpecialGUEST

Acabou de ser disponibilizada uma nova versão da aplicação (7.6000.1302) que corrige várias anomalias, entre elas a 22794:

Anomaly: 22794
Fixed in version: 7.6000.1299
Problem description: Ao atualizar a grelha de exportação de documentos do SAFT em bases de dados com
nível de compatibilidade inferior a 90, dá erro.
Observed behaviour
Como Simular: Numa empresa DEMO localizada na instância default de uma instalação EXPRESS760. Aceder a Vendas | Utilitários | Comunicação de Documentos e atualizar
Resultado: É emitido o erro “Incorrect syntax near ‘cds’. Incorrect syntax near ‘a’. Incorrect syntax near ‘)’”.
Esperado: Não deveria ser emitido qualquer erro.

19 12 2017
Olivio de jesus

Exato estou a acabar de a instalar e vamos ve´se já está tudo a funcionar
Obrigado

19 12 2017
Olivio de jesus

Continua a dar o mesmo erro com a nova actualização

19 12 2017
Olivio de jesus

continua a dar o mesmo erro com a noca actualização

21 12 2017
Edgar Veloso

Como correu essa actualização? Vou esperar mais uns dias porque o meu está a fazer o SAFT bem. Da última vez a própria actualização deu erro.

6 01 2018
Manuela

Boa Noite!
Recebi um e-mail das finanças a pedir que faça a atualização do sistema, pois só consigo enviar na versão 1.03.
Esta alteração é obrigatória?

6 01 2018
8 01 2018
Manuela

Obrigada pela resposta.
Pode dar-me o link para fazer a devida alteração?

12 01 2018
XpecialGUEST

Dentro do Primavera Express, aceda ao menu Ajuda > Procurar Atualizações e siga os passos indicados.

17 01 2018
Aida Pereira

Boa tarde!
É sempre muito útil a sua ajuda e agradeço muito a prontidão na resposta.
Em: Ajuda – procurar actualizações, aparece imediatamente após clicar em cima, uma janela: Tem a última versão instalada.
Mas continuo com a mesma versão (anterior).

17 01 2018
XpecialGUEST

Que mês está a exportar para o ficheiro SAFT? Tenho ideia que conforme o mês, a versão poderá ser diferente. Por exemplo, se em Novembro ainda era possível gerar o SAFT na versão anterior, o primavera irá gerar nessa versão. Se em Janeiro já está (obrigatoriamente) em vigor outra versão, então o Primavera irá gerar na nova versão.

Confirme se na pasta C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA\SGX750\Dados\EX\Schemas tem o ficheiro SAFTPT1.04_01.xsd. Se sim, quase de certeza que será o que expliquei em cima. Em caso de dúvida consulte o suporte da Primavera.

17 01 2018
Manuela

Como posso confirmar se ja está atualizado?

17 01 2018
XpecialGUEST

Menu Ajuda – procurar actualizações.

14 02 2018
Carlos Abreu

Boa tarde, já fiz atualização. Agora ao tentar exportar a faturação para enviar para as finanças, dá 4 erros:
102: Incorrect Syntax near ‘CDS’.
102:Incorrect Syntax near ‘A’.
102:_________________’LE’.
102:_________________'(‘.

o que posso fazer?

14 02 2018
XpecialGUEST

Penso que não era suposto acontecer na versão 7.6000.1302 já que esta corrigiu várias anomalias, entre elas a 22794:

Anomaly: 22794
Fixed in version: 7.6000.1299
Problem description: Ao atualizar a grelha de exportação de documentos do SAFT em bases de dados com
nível de compatibilidade inferior a 90, dá erro.
Observed behaviour
Como Simular: Numa empresa DEMO localizada na instância default de uma instalação EXPRESS760. Aceder a Vendas | Utilitários | Comunicação de Documentos e atualizar
Resultado: É emitido o erro “Incorrect syntax near ‘cds’. Incorrect syntax near ‘a’. Incorrect syntax near ‘)’”.
Esperado: Não deveria ser emitido qualquer erro.

Contacte a Primavera para suporte.

23 02 2018
Cristina Monteiro

Boa tarde, não tive acesso á informação do Comunicado da Primavera enviado dia 03-11-2017
 
Atualize o PRIMAVERA EXPRESS até 18/11/2017!

Pelo que pelo vistos tenho o programa desatualizado e dai não conseguir enviar o saft.
conseguirem ainda fazer essa atualização nalgum lado? Podem me ajudar?

23 02 2018
XpecialGUEST

Em alternativa pode tentar descarregar o Primavera Express através desta página:
https://pt.primaverabss.com/pt/software/software-faturacao/express-faturacao/express/
Vê conseguir por esta via, após efectuar cópias de segurança e actualizar a aplicação, valide se fica com a versão 07.6000.1302 que é a última.

24 02 2018
Luis Rodrigues

Não sou especialista no Primavera Express, mas quando há uma actualização o programa costuma abrir uma caixa em baixo á direita a propor que faça a actualização. Não lhe aparece nada?

20 03 2018
Joana Ramos

Tenho a ultima versão e o erro mantem-se
102: Incorrect syntax near ‘CDS’.
102: Incorrect syntax near ‘A’.
102: Incorrect syntax near ‘LE’.
102: Incorrect syntax near ‘)’.

Já tentei várias opções desta página, mas sem sucesso..

21 03 2018
XpecialGUEST

Já contactou a Primavera?

22 04 2018
Cristóvão E. Santo

Boa tarde,
Quando tento gravar ou imprimir um documento de venda dá um erro “Object required”.
Não sei o que está em falta.
Será que me podem ajudar?

27 04 2018
5 06 2018
Mário

Bom dia, antes de mais parabéns pelo Blog,

Tenho a versão Versão: 06.4001.1094 e queria actualizar, pode ajudar?
Faturo mais de 30.000,
cumprimentos,

5 06 2018
XpecialGUEST

Boa tarde.
Obrigado pelo seu comentário.

Se factura mais de 30 000 EUR por ano é necessário ficar a saber que na versão mais recente do Primavera Express o limite de 30 000 EUR deixou de ser contabilizado por ano e agora é um valor acumulado. Por esse motivo considero que
deixará de fazer sentido a actualização da versão, já que, se já facturou mais de 30 000 EUR desde sempre, penso que o Primavera Express irá impedir a gravação de novos documentos de venda. Como não tenho a certeza se será este o comportamento da aplicação, se isso não acontecer logo depois de actualizar o Primavera Express e o valor limite de 30 000 EUR começar a ser contabilizado apenas na nova versão, também acho que continua a não fazer sentido actualizar o Primavera Express. Isto, claro está, se é espectável que atinja este valor. Considere migrar os dados actuais directamente para uma versão paga, sem limites de facturação. Consulte a oferta da Primavera.

Consulte este artigo para mais informações:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/07/05/primavera-express-nova-verso/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: