Eumakers-Fabricante Italiano de Filamento para Impressoras 3D

20 11 2017

Sediada em Itália a Eumakers é um fabricante de filamento para Impressão 3D que se tem destacado pela variedade da sua oferta em relação aos seus concorrentes. Produz 92 filamentos diferentes que se dividem nas categorias Basic (PLA “normal”), Fluorescent, Pearly, Metallized, Metallic, Iridescent, Glossy, Glitter, Photoluminescent e Recycled/Bio. A variedade da oferta é realmente impressionante. Neste momento a Eumakers possui a maior variedade de cores no mercado.

 

EUMAKERS_logo (1)

 

Como termo de comparação, a BEEVERYCREATIVE, fabricante português,  tem disponíveis 13 cores de PLA, 3 de TPU-FLEX, 2 cores PETG e 3 cores de NYLON (no total disponibiliza 21 produtos). A BQ, espanhola, oferece 17 cores de PLA, não produzindo filamento de outros materiais. Estes 2 fabricantes apenas produzem filamento de 1.75mm, algo que é perfeitamente compreensível já que, para além do filamento, desenvolvem e comercializam impressoras que apenas estão preparadas para este diâmetro. A Eumakers mais uma vez se destaca já que para além de 1.75mm, disponibiliza também filamento com diâmetro de 2.85mm. Embora não fabrique, a Eumakers vende impressoras de vários fabricantes como Ultimaker, BQ, BEEVERYCREATIVE e WASP sendo que alguns dos modelos comercializados estão preparadas para utilizar filamento com diâmetro 2.85mm. Outra diferença em relação a outros fabricantes de filamento está no facto de a Eumakers produzir bobinas de PLA Basic com 2 cores (de 500g cada) e com 4 cores (de 250g cada).

Interessado em vender filamento com a sua marca e o seu logótipo? A Eumakers também fabrica filamento para outras empresas que não tenham capacidade produtiva mas que desejem ter filamento com marca própria.

 

Outra das particularidades da Eumakers é o facto de parte das peças de algumas bobinas  poderem ser reaproveitadas para construir diversos objetos, juntamente com a impressão de modelos 3D (ficheiros STL) que são disponibilizados. Um conceito muitíssimo interessante que permite dar uma nova vida às bobinas que, sem filamento, têm pouca ou nenhuma utilidade (exemplos na imagem em baixo e também aqui). Outro detalhe que não foi deixado ao acaso é o facto de, para além da saqueta de sílica gel (que é habitual encontrar nas bobinas de outros fabricantes), ser também enviado um saco de armazenamento, com fecho, para colocar a  bobina sempre que esta não for utilizada. O PLA é um material que pode ver as suas propriedades alteradas quer pela temperatura quer pela humidade. A atenção ao detalhe vai ainda mais longe. Existem tabelas com a temperatura ideal a que cada produto deve ser utilizado nas impressoras dos fabricantes Ultimaker e WASP assim como estão disponíveis perfis do Cura, otimizados para a utilização de filamento da Eumakers nas impressoras BQ Witbox e Hephestos.

 

Banner_Facebook_EUMAKEIT_1200x628_rev.01

 

Em Portugal o filamento da Eumakers pode ser encontrado na Ponto Z, think3D, Diverte e na Print4fun3D. Poderá também comprar filamento diretamente à Eumakers, no entanto há que ter em conta o eventual custo dos portes de envio e a demora na entrega (neste momento existe a oferta da entrega no caso da compra de 4 ou mais bobinas).

Na loja online da Eumakers o preço de 1 bobina de PLA Basic (1 Kg) é de 29.50 Euros + impostos o que perfaz o valor de €35.99. Não esquecer que podem ainda ser adicionados a este valor os portes de envio (que variam entre 17.05 e 24.99 Euros no caso de envio para Portugal). Na Ponto Z o valor de cada bobina é de 36.29 Euros. A diferença de valor, que é mínima, acaba por compensar a compra na Ponto Z já que poderá adquirir diretamente na loja (que se situa em Viseu) ou através do envio por transportadora GLS ou CTT, com valor de portes muito inferior ao valor praticado pela Eumakers.

 

11Capture

 

É certo que existe no mercado filamento com valores mais baixos, no entanto é necessário ter em conta a qualidade que nem sempre é a melhor. Recentemente encomendei filamento na loja AliExpress, a um preço muito interessante. O primeiro contacto com o filamento, assim como a utilização do mesmo, não evidenciou a sua falta de qualidade. A impressão de dois modelos 3D iguais, esta tartaruga com as patas flexíveis, com filamentos diferentes, demonstrou que após várias semanas a tartaruga em foi utilizado o filamento “made in China” estava com a carapaça em baixo, ou seja, o PLA terá perdido parte das suas propriedades, o que fez com que as patas tivessem perdido “força”. Por sua vez a tartaruga onde foi utilizado filamento da BQ ainda está de boa saúde :)

É também necessário ter em conta que por vezes algumas bobinas de filamento mais barato costumam ter filamento entrelaçado, algo que é muito aborrecido pois quando isso acontece a impressora deixa de conseguir puxar o filamento para o hot end (cabeça de impressão) e a impressão que está em curso fica totalmente comprometida. A impressora, não tendo forma de detetar este problema, continua a imprimir, mas sem a matéria-prima.  Para evitar que isto aconteça é necessário estar atento ao desenrolar do filamento, exigindo uma presença constante junto da mesma!

 

 

1111

 

A Eumakers enviou-me algumas amostras de PLA para análise, assim como parte de uma bobina e materiais de marketing. Obrigado Marco Sfregola :) Nas próximas semanas publicarei um artigo de análise aos vários filamentos que recebi.

 

IMG_8354

 

 

www.eumakers.com

Anúncios

Ações

Informação

5 responses

7 12 2017
Impressão 3D–Lista de recursos | ..::invisible flame light::..

[…] e diâmetros, quando comparado com os 2 anteriores. A oferta de cores e materiais é enorme. Leia este artigo de opinião sobre a […]

3 01 2018
Análise-Filamento para Impressoras 3D EUMAKERS | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: Eumakers-Fabricante Italiano de Filamento para Impressoras 3D. […]

4 05 2018
Sakata3D – Filamento para Impressão 3D | ..::invisible flame light::..

[…] Easy Go da BQ, que diminui problemas relacionados com o enrolamento do filamento nas bobinas. Neste outro artigo abordei como a EUMAKERS, um fabricante de filamento, criou uma nova bobina que permite que esta […]

21 07 2018
27 08 2018
Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise | ..::invisible flame light::..

[…] Eumakers-Fabricante Italiano de Filamento para Impressoras 3D […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: