Impressão 3D–Lista de recursos

7 12 2017

Neste artigo pretendo reunir e centralizar um conjunto de vários recursos relacionados com a Impressão 3D, desde fabricantes de impressoras e filamentos, sites para descarregar modelos e para modelar, feiras, workshops, entre outros. Principalmente para iniciantes neste mundo que é a impressão 3D este artigo é de leitura obrigatória uma vez que pretende dar a conhecer tudo o que é necessário para a iniciação nesta tecnologia e para potenciar a sua utilização.

 

Resultado de imagem para 3d printing

 

Esta lista não tem por objetivo ser extensa, mas sim uma lista minimalista que procura principalmente divulgar alguns dos recursos com os quais já tive contacto, nomeadamente fabricantes, produtos, feiras, workshops, software, sites, etc..

 

Resultado de imagem para impressão 3d fdm

Os recursos aqui disponibilizados estão relacionados principalmente com a tecnologia de impressão 3D mais comum, FFF (Fused Filament Fabrication), em que é depositado plástico fundido, camada sobre camada, para formar um objeto tridimensional.

 

 

 

O que é a impressão 3D?

Resultado de imagem para impressão 3d fdm

Expresso – Impressão 3D: faça você mesmo

CODI – Impressão 3D

Observador – Vai uma impressão 3D neste Natal?

Wikipédia – Impressão 3D

 

 

 

Fabricantes de impressoras

Resultado de imagem para blockstec 3d

BEEVERYCREATIVE – Fabricante português que desenvolve a premiada impressora BEETHEFIRST, assim como outros modelos que surgiram depois desta. Leia um review à BEETHEFIRST neste artigo.

Blocks Technology – Outro fabricante português que desenvolve impressoras de baixo custo como a BLOCKS ZERO e BLOCKS ONE. Desenvolve ainda impressoras à medida, assim como presta serviços de consultoria. Leia este artigo relacionado com a BLOCKS ZERO.

BQ – A Espanhola BQ foi um dos primeiros fabricantes do mundo a conceber, desenvolver, produzir e comercializar impressoras 3D em larga escala. Atualmente tem disponíveis 4 modelos de impressoras.

MakerBot – Fabricante norte americano que faz parte dos líderes do sector a nível mundial.

Ultimaker – Fabricante holandês que faz parte dos líderes do sector a nível mundial.

Poly! – Sediada em Itália, a Poly ainda não tem um produto no mercado mas espera vir a ter em breve após a campanha de financiamento coletivo que decorre no Kickstarter. A micro impressora destaca-se pelas suas várias facetas que vão para além da impressão 3D. Mais informações aqui.

Anet – Este fabricante asiático é atualmente muito popular entre os entusiastas da impressão 3D, nomeadamente iniciados nesta tecnologia, uma vez que disponibiliza no mercado impressoras com uma impressionante relação qualidade preço. É o caso do modelo Anet A8, uma impressora que “em peças” que o utilizador tem que montar. É possível comprar esta impressora em várias lojas online como na Gearbest, por valores que se sitiam habitualmente entre os 100 e os 150 Euros (com custos de envio reduzidos ou inexistentes). Tem uma área de impressão de 220 x 220 x 240 mm, mesa aquecida, LCD entre outras características normalmente presentes em impressoras mais caras. Mais informações aqui e aqui.

Este excelente guia da 3D Hubs, atualizado frequentemente, organiza várias impressoras em várias categorias, num ranking baseado em vários critérios. Consulta obrigatória que obriga a escolher o modelo ideal com base no que pretende e no orçamento disponível.

 

 

 

Slicing software

Cura – Software gratuito que acompanha as impressoras de alguns fabricantes. Pode ser descarregado no site da Ultimaker.

Simplify3D – Software pago (149 USD) de qualidade excepcional. O numero de configurações impressiona pela positiva. O problema é que nem todos os fabricantes de impressoras disponibilizam perfis (configurações) para este software, o que dificulta ou impossibilita a utilização com impressoras menos conhecidas no mercado. A lista de impressoras compatíveis pode ser consultada aqui.

 

 

 

Fabricantes de filamento

Resultado de imagem para filament bq

BQ – Fabricante espanhol. Apenas fabrica filamento PLA de 1,75 mm em bobinas de 1KG e 300 gramas.

BEEVERYCREATIVE – Fabricante português. Comercializa PLA, Nylon, PETG e TPU-Flex. Apenas disponibiliza filamentos com diâmetro de 1,75 mm.

EUMAKERS – Este fabricante italiano tem a maior variedade de materiais, cores e diâmetros, quando comparado com os 2 anteriores. A oferta de cores e materiais é enorme. Leia este artigo de opinião sobre a Eumakers.

 

 

 

Dicas para armazenar e preservar filamento

Fil3D

Dicas da BEEVERYCREATIVE:

1 – Para evitar que o filamento fique emaranhado ou partido, trave-o sempre no orifício da bobina.
2 – Mantenha o saco de sílica dentro da embalagem, para que o filamento não absorva humidade.
3 – Mantenha a bobina na embalagem, em local seco e fresco, após cada utilização.

Dicas da Cliever – Fabricante brasileiro de Impressoras 3D

 

 

 

Comparação entre os diversos tipos de filamento e materiais

Carregue nas imagens para abrir em tamanho maior

1487274850328

filament_table

tumblr_ofet5xEfOJ1sp4qflo1_1280

Sites para descarregar modelos 3D

Resultado de imagem para thingiverse

Thingiverse – É o repositório mais conhecido e mais utilizado. Aqui apenas existem modelos gratuitos. Não é necessário registo.

Cults – Neste repositório poderá encontrar quer modelos gratuitos, quer modelos pagos. Obriga a um registo.

3DShook – Neste repositório poderá encontrar quer modelos gratuitos, quer modelos pagos.

 

 

 

Sites e software para modelar em 3D

Resultado de imagem para tinkercad

Tinkercad – Aplicação gratuita e muito simples. É executada diretamente no navegador web, não sendo necessário instalar qualquer software. Apenas é necessária uma ligação à Internet. A curva de aprendizagem é muito reduzida. Está orientado para formas mais geométricas não sendo portanto uma boa opção para modelações com maior complexidade. O Tinkercad pode também ser utilizado para personalizar modelos descarregados, de uma forma rápida e simples (ler este artigo). É ideal para crianças e jovens dado o seu grau de exigência e conhecimentos prévios

Autodesk Fusion 360 – É gratuito. Embora possa ser instalado também pode ser executado diretamente num navegador web. A curva de aprendizagem é maior quando comparado com o Tinkercad. Está orientado para modelações com maior complexidade.

SketchUp Free – Edição gratuita do SketchUp que permite modelar em 3D diretamente no navegador Web.

 

 

 

Guidelines e dicas para a modelação orientada para a impressão 3D

image

MODELLING GUIDELINES – Guia de modelação da BEEVERYCREATIVE.

Tecnologia FDM – Guia de Impresão 3D da CODI.

 

 

 

Software para validação, edição e correção de modelos 3D (mesh – malha poligonal)

Resultado de imagem para Meshmixer

MeshLab – Aplicação gratuita, disponível para vários sistemas operativos, nomeadamente Windows, Linux e macOS.

Autodesk Meshmixer – Aplicação gratuita, disponível para Windows e macOS.

Adobe Netfabb – Tutorial aqui.

 

 

 

Workflow de trabalho (da modelação CAD até à impressão)

IMG_9018

 

 

 

Lojas online que vendem material relacionado com impressão 3D (impressoras, peças, filamentos, acessórios, etc.)

spu-ea68c8-ogi2-3cwn3bmfojjlb56e

Minfo – Loja de informática de Vila Real.

Ponto Z – Empresa de Viseu, especializada em Impressão 3D. Recomendo vivamente.

dowire – Loja nacional com uma ampla oferta de filamento. Também vende impressoras, scanners, acessórios, entre outros.

:Diverte – Loja Portuguesa que para além de comercializar equipamentos 3D de vários fabricantes, presta uma série de serviços.

Print4fun3D – Loja portuguesa.

Think3D – Loja portuguesa.

RepRap – Loja portuguesa.

Worten – Loja portuguesa.

FABRIPRINT – Loja portuguesa.

 

 

 

Scanner de (aplicações para iOS)

Resultado de imagem para qlone app

Qlone – 3D Scanning Solution – Aplicação para Iphone e iPad (gratuita com funcionalidades pagas) que permite criar modelos 3D após o processo de scanning.

Trnio – Aplicação (paga) que permite tonar o iPhone num scanner 3D.

SCANN3D – Aplicação para Android que gera modelos 3D com base na técnica de fotogrametria.

Regard3D – Aplicação gratuita disponível para vários sistemas operativos, nomeadamente Windows, entre outros. Converte fotos de um objeto, tiradas de diferentes ângulos, num modelo 3D (através da técnica de fotogrametria).

Microsoft 3D Scan – Esta aplicação da Microsoft utiliza o sensor Kinect para a digitalização. Disponível apenas para Windows 8.1 e 10.

Não esquecer que estas aplicações têm as suas (grandes) limitações. Mesmo seguindo à risca os procedimentos recomendados pelo produtor, os resultados obtidos nem sempre são satisfatórios. Não esquecer que um scanner 3D profissional pode custar milhares de euros, conforme pode confirmar aqui.

 

 

 

Sites para converter imagens para o formato SVG (Scalable Vector Graphics)

image

Convert image to the SVG format – Este software permite converter uma imagem, por exemplo uma logótipo de uma empresa em formato JPG, num formato vetorial que depois pode ser importado para várias aplicações de modelação 3D, como o Tinkercad, onde pode ser manipulado e posteriormente imprimido.

 

 

 

Sites para gerar modelos de impressão 3D com base em mapas

image

Terrain2STL – Este site permite gerar modelos prontos para impressão 3D (formato STL), a partir do mapa do planeta terra. O resultado final é a impressão de uma determinada área com relevo 3D. Mais informações aqui.

Moon2STL – Igual ao anterior mas para a Lua.

 

 

 

Ferramentas, utensílios e manutenção de impressoras 3D

Resultado de imagem para tools 3d printing

SUPERCOLA3 LOCTITE PLASTICOS 6GR – Cola especificamente concebida para plásticos. Utiliza  um ativador que é aplicado antes da cola.

Pinças – Útil para retirar filamento do hot-end por exemplo.

Lâminas de Corte – Utilizada para o pós-processamento das peças, por exemplo para remover excesso de filamento, etc.

Paquimetro Digital – Essencial para efetuar medições com precisão.

Massa De Lítio – Para a lubrificação de peças da impressora. Essencial para reduzir a fricção das várias partes móveis das impressoras.

Manutenção periódica recomendada para impressoras 3D – Página da BQ com uma checklist de manutenção periódica de impressoras 3D. Esta checklist está dividida em rotinas diárias, semanais, mensais, trimestrais e ainda vários conselhos.

 

 

 

Ferramentas de aquecimento, processos químicos e mecânicos para pós-processamento e finalização

image

MODIFI3DFerramenta para pós-processamento de impressões 3D que tem várias ponteiras (agulha, cónica, faca e concha). Ao aquecerem, depois de ligar o aparelho a uma porta USB, o utilizador pode efetuar trabalhos nas peças 3D, como modificar, melhorar o acabamento, fazer perfurações, etc. Possuo o MODIFI3D e estou satisfeito. Na realidade este é o segundo que tenho. O primeiro aparentemente tinha problemas e foi prontamente trocado pela Ponto-Z. O custo é de 33.95 EUR. Aquece em menos de 15 minutos, tem um sleep mode se não for utilizado por mais de 25 segundos e um led que indica o seu funcionamento. É leve e compacto e possui ainda um pequeno suporte. Se desejar pode ainda imprimir este suporte para colocar o aparelho e os seus acessórios.

AMIGO 3D – RETOQUE/POSTPROCESADO – Ferramenta idêntica à MODIFI3D, no entanto funciona a pilhas (requer 3 pilhas alcalinas AA). Não testei por isso não posso comprovar a sua eficácia. O custo ronda os 35 EUR.

Retouch3D – A diferença deste para os outros 2 é que este tem mais ponteiras, é ligado à corrente elétrica e o utilizador pode definir a temperatura que pretende. Tudo isto reflete-se no preço que é de 132 EUR mais eventuais custos de envio. Também não testei.

Mejorar, pulir y dar brillo a Impresiones 3D con PLA – Página que explica e demonstra a utilização de vários processos químicos e mecânicos para a melhoria da qualidade final de impressões 3D em PLA.

KIT multi-ferramentas/mini-berbequim – Existem vários modelos de várias marcas,  com ou sem fios, com menos ou com mais acessórios, mais baratos ou mais caros. As opções são muitas. Uma das marcas mais reputadas e conhecidas é a Dremel, no entanto existem outras que têm modelos a preços mais baixos com uma relação qualidade/preço superior. A PARKSIDE, que pode ser encontrada no Lidl, é disso um exemplo já que disponibiliza um modelo, sem fios e com um conjunto alargado de acessórios, por cerca de 25 Euros. Pode também encontrar estes KITs em grandes retalhistas como a Leroy Merlin, AKI entre outros.

XTC-3D – Revestimento (resina epoxi) para conferir um acabamento brilhante e uniforme às peças impressas em 3D no pós-processamento.

Pincel 20 Redondo – Sugestão de pincel para utilizar com o XTC-3D. Com a resina vem incluída uma esponja que poderá ficar inutilizada depois da primeira utilização, após a resina secar. Com o pincel poderá acontecer a mesma coisa de modo que deve comprar mais do que um já que é provável que tenha que utilizar um novo a cada utilização.

 

 

 

Acessórios e complementos

Resultado de imagem para pack round keyringResultado de imagem para iman pack aliexpress

Conjuntos de anéis para porta-chaves – Pretende imprimir porta-chaves? No AliExpress poderá encontrar vários packs de anéis.

Conjuntos de ímanes – Pretende imprimir objetos 3D para colocar no frigorifico? No AliExpress poderá encontrar vários packs de ímanes de várias dimensões e formatos a um preço muito reduzido.

Colares de metal – Imprima algo para colocar num colar. Vários packs disponíveis na loja AliExpress.

Conjunto de LEDs de 10mm de várias cores – Pretende incorporar um Led num objeto ou peça que imprimiu?

Conjunto de 8 pilhas CR2032 3V – Juntamente com os Leds que indiquei acima, assim como uma base para o led e para a pilha que é disponibilizado pelo Tinkercad, poderá incorporar pequenos e simples circuitos em impressões 3D.

 

 

 

Aplicações e sites para gerar imagens e fotografias em 3D (litophane) que depois de impressas que ganham vida com a luminosidade

maxresdefault

Image to Lithophane – Este site permite que, de uma forma gratuita, converta uma imagem, como uma fotografia por exemplo, num modelo 3D que depois pode ser impresso.

Cura – Este software, já anteriormente referido, permite de uma forma muito fácil e rápida, gerar um modelo 3D com base numa Imagem. Muito simples mas com poucas opções de personalização.

CreateLitho – Aplicação para iPhone e iPad, com várias funcionalidades como recorte, blur e focus, rotação, filtros, efeitos, adição de emoticons e texto, etc. Não é gratuita no entanto o valor de 4,49 € é justificado pelas suas funcionalidades. Foi com esta aplicação que consegui os melhores resultados.

 

 

 

Resolução de problemas mais comuns na qualidade final das impressões

image

Print Quality Troubleshooting Guide – Página da Simplify3D com o diagnóstico e possíveis soluções para os problemas mais comuns nas impressões 3D.

 

 

 

Guias de Impressão 3D

Carregue nas imagens para abrir em tamanho maior

7a655fd248e56d195da80fa6611b19bf

3D_Print_IG_14

 

 

 

Feiras e Eventos

Resultado de imagem para Technology Hub 3d

Technology Hub – Feira realizada anualmente em Milão, Itália. Não sendo uma feira exclusivamente dedicada à tecnologia de Impressão 3D e Prototipagem, este tema ocupa a maior parte do evento. Estão normalmente presentes os maiores fabricantes do mundo.

TECHDAYS – Evento realizado anualmente em Aveiro. É considerada a maior feira de tecnologia em Portugal e a Impressão 3D obviamente marca presença.

Maker Faire Lisbon – Feira anual que tem lugar em Lisboa. O foco desta feira é a comunidade de Makers.

 

 

 

Workshops

Resultado de imagem para beeverycreative workshops

BEEVERYCREATIVE – Workshops realizados na Universidade de Aveiro, sobre várias temáticas relacionadas com a Impressão 3D e produtos da BEEVERYCREATIVE (gratuito).

Think3D

:Diverte

ANPRI

 

 

 

Empresas especializadas em fabrico aditivo, prototipagem rápida e desenvolvimento de produto

Resultado de imagem para stratasys codi

CODI – Empresa portuguesa sediada na região de Leira, com mais de 20 anos de experiencia em prototipagem rápida, soluções de CAD/CAM/CAE, serviços de Design, I&D, Engenharia inversa e impressão 3D. Representante em Portugal do fabricante Stratasys.

 

 

 

Documentários

Resultado de imagem para Print the Legend

Print the Legend – Documentário disponível na NETFLIX que descreve a corrida de várias empresas pela liderança do mercado de impressão 3D.

 

 

 

Pedido de amostras (samples) de impressões 3D e Filamento

image

Formlabs Form 2 – Escolha uma amostra de uma impressão da impressora Form 2 da Formlabs. Este fabricante desenvolve impressoras com tecnologia SLA, que utiliza o processo de estereolitografia para produzir objetos utilizando resina.

Filamentive – Pedido de amostras de filamento 3D.

Markforged – Pedido de amostras de amostras 3D deste fabricante de impressoras.

Alguns dos fabricantes, como a Formlabs, disponibilizam um formulário para o pedido de amostras. Outros fabricantes, embora possam não ter um formulário especifico para o efeito, por norma enviam amostras se tal for solicitado. Assim, se estiver interessado em conhecer as potencialidades de uma determinada impressora de um determinado fabricante, contacte-o nesse sentido, solicitando uma ou mais impressões 3D na melhor qualidade possível.

 

 

 

Livros

Resultado de imagem para "3d Printing For Dummies"

3d Printing For Dummies de Richard Horne – Disponível em várias lojas online portuguesas como na Bertrand e wook e Fnac.

The 3D Printing Handbook

O Mundo da Impressão 3D e o Fabrico Digital

 

 

 

Não tem uma impressora 3D mas necessita de imprimir um determinado modelo? Tem uma impressora 3D no entanto não consegue imprimir determinado modelo com a qualidade desejada? Tem uma impressora 3D e aceita colocar a mesma ao serviço de terceiros?

image

3D Hubs – Neste site poderá colocar a sua impressora ao serviço de terceiros (sendo pago para o efeito), assim como encontrar impressoras disponíveis para impressão. Todo o processo é iniciado com o upload do modelo que pretende imprimir e após vários passos fica a conhecer o valor a pagar pelo serviço. Neste momento estão disponíveis 7196 impressoras em todo o mundo. Poderá consultar as impressoras mais próximas do local onde se encontra, selecionar o material pretendido, processo de fabrico, prazo e método de entrega,  qualidade da impressão (microns) entre outras opções. 

 

 

 

Blogs

As TIC em 3D/Fab@rts

invisibleflamelight

Impressora 3D

LAB ABERTO – FAB LAB

 

 

 

Grupos do Facebook

Coisas Que Imprimem E Outras Que Entopem – Grupo português de entreajuda, muito focado na impressora Anet A8. Se procura ajuda para a resolução de problemas ou quer esclarecer dúvidas este fórum é um dos locais ideais uma vez que tem uma boa interação e dinamismo entre os seus membros.

Official, Anet, A8R 3D printer Support Group (Inc RepRap Prusa i3 clones) – Grupo de utilizadores das impressoras ANET e clones. Neste grupo pode encontrar ficheiros relacionados com as impressoras deste fabricante, nomeadamente perfis para aplicações de slicing, firmwares alternativos, documentos técnicos, etc.

BEEVERYCREATIVE community – Grupo da comunidade de utilizadores e fãs da BEEVERYCREATIVE.

3D Printers PT – Outro grupo nacional, com conteúdos genéricos não relacionados com um fabricante/equipamento especifico.

Faça uma busca por outros grupos. Existem para todos os gostos. Uns mais focados numa marca em concreto, outros num determinado modelo de impressora e outros mais genéricos.

 

 

 

Artigos deste Blog

https://invisibleflamelight.wordpress.com/category/tecnologia/impressao-3d/

 

 

 

Noticias, artigos  e sites relacionados

All3DP – Este site figura na primeira posição da lista propositadamente. Tem diversa informação relacionada com impressão 3D. Desde reviews a impressoras, filamento e software até listas de modelos 3D mais úteis, guias para resolução de problemas, entre outros recursos muito úteis e interessantes. Consulta obrigatória e periódica!

Observador – Especial/ "Na impressão 3D, cada um poderá ter uma fábrica"

Observador – Como funcionam as impressoras 3D?

Observador – Impressão 3D: no futuro tudo poderá ser (mesmo) a cópia de uma cópia

dnoticias – Impressão 3D: um futuro cada vez mais presente!

Como preparar arquivos para impressão 3D

Modelação e Impressão 3D

Impressão 3D e Modelagem: chegou a hora de aprender!

 

 

 

Glossário (Fonte: 3D Hubs)

#

3D model
A 3D design typically produced on a CAD program.

3D modelling
The act of using 3D CAD programs to produce a design.

3D printer
An additive manufacturing machine that constructs a solid shape by building one layer at a time.

3D printing
The act of using an additive manufacturing machine (3D printer) to produce a solid object one layer at a time (also known as additive manufacturing).

3D scan
A process that captures the geometry of a real-world object and uses that data to produce a 3D model.

A

ABS
Acrylonitrile butadiene styrene (ABS) is a thermoplastic polymer commonly used in FDM 3D printing.

Acetone treatment
A post processing treatment often applied to 3D printed ABS parts to smooth the surface.

Additive manufacturing
The process of fabricating a part by adding material in layers (also known as 3D printing).

Amorphous
Any noncrystalline solid in which the atoms and molecules are not organized in a definite lattice pattern. Glass and polymers are typical amorphous solids. The opposite to crystalline.

Anisotropic
A material that has varying physical properties when measured in different directions. Wood and composites are common examples of anisotropic materials. The opposite to isotropic.

B

Binder jetting
Binder Jetting uses thin layers of powder to build up a 3D model. A colored binding agent extruded from a nozzle binding the powder together, solidifying the object with the desired colored surface. After the printing process, the models are strengthened with superglue and UV coated to prevent de-coloration by sunlight.

Brim
A single flat layer printed around the base of a model to prevent warping. The width of the brim can typically be altered in a slicer program.

Bridge
Occurs when the printer is required to print between 2 supports or anchor points. Because there is no support offered for the initial layer being printed (there is nothing to build upon) and it is required to “bridge” a gap.

Brittleness
A property of materials where it breaks without significant deformation. Chalk and ceramics are examples of brittle materials.

Build plate
The area where a 3D print is printed upon.

Build resolution
Typically refers to the layer height that a 3D print is printed at. Similar to the resolution on a television or computer monitor but in 3D the lower the build layer height the higher the part resolution.

Build time
The total time it takes for a 3D printer to complete a 3D print.

C

CAD
Computer aided design – a method of design where a computer program is used to create 3D objects in the form of electronic files.

Casting
The process of pouring a liquid material (typically metal) into a hollow cavity to produce a solid part of a specific shape.

CNC machining
Computer numerically controlled machining – a subtractive method of manufacturing that involves a computerized machine removing material over a predetermined path to produce a final part.

Creep
The tendency for materials to move or deform over time when subjected to a continuous load. Resins and polymers often experience this phenomena.

Crystalline
Any solid in which the atoms and molecules are organized in a lattice pattern. Metals are crystalline solids. The opposite to amorphous.

Cupping
Occurs in the SLA process when a hollow section of a print sucks up resin during the peel process (similar to a an upside down empty cup entering water). This suction effect can cause a part with thin walls to fracture.

Curing
Hardening of resin or photopolymers used for 3D printing typically done with a UV light.

D

Ductility
A material is said to be ductile if it is able to be deformed without losing toughness. Wire is an example of a ductile material. The opposite to brittle.

E

Elongation
Pulling or stretching a material. An important term in plastics to understand how a material will deform under load.

End part
A component that is intended to be used directly in a functional capacity.

F

Flexural strength
The stress (in MPa) at failure in bending.

Filament
The general term given to the material used in FDM. Typically supplied in coils or rolls the filament is heated up and fed through the nozzle to deposit the material on the build plate.

FDM
Fused Deposition Modeling (FDM) uses a string of solid material (filament), pushing it through a heated nozzle and melting it in the process. The printer continuously moves this nozzle around, laying down the melted material at a precise location, where it instantly cools down and solidifies. This builds up the model layer by layer. The most common 3D printing technology.

G

Glass transition temperature
The temperature region where a material transitions from a hard, glassy material to a soft, rubbery material.

G-code
The common name for the most widely used numerical control (NC) programming language. It is used in computer-aided manufacturing to control automated machine tools (like CNC’s and 3D printers).

H

Hollow
A 3D print that is not solid and also does not contain any infill. Hollow models are much faster and cheaper to print but have very low strength.

I

Infill
A value usually represented in percentage that shows how much a solid model should be filled in with material when printed. 100% infill means the part is completely solid. Infill is used to make 3D printing cheaper and faster.

Islands
Occur in SLA printing and refer to cross sectional areas of a model that are not connected.

Injection molding
The process of injecting plastic in a melted liquid form into a die. The plastic fills the empty cavities of the die and cools until it has solidified. The solid plastic part is then ejected from the die and the process is repeated again.

Isotropic
A material that has the same physical properties in all directions. Glass and metal are common examples of isotropic materials. The opposite to anisotropic.

J

Jig
A frame used to hold components or parts in a fixed position used in the assembly or manufacturing process.

K

L

Layer height
Sometimes called print resolution this is the height of each layer of a 3D print typically measured in microns.

M

Melting point
The temperature a solid melts or turns into a liquid.

Metal printing
The process of 3D printing in metal. Objects are created from thin layers of powdered material by selectively sintering or melting it using a high power laser. There are a large range of metal printing technologies.

Metal powder
The material used for metal printing.

Micron
A measurement of distance regularly used to describe 3D printing layer height. 1000th of a millimeter. A human hair is approximately 17 microns thick.

N

Nozzle
The part of a 3D printer where the build material is extruded from.

Nozzle diameter
The diameter of the material that is extruded out of the nozzle. This plays an important role in FDM where shells and walls should be a multiple of nozzle diameter.

Nylon powder
A common build material used in the SLS printing process.

O

OBJ file
A geometry definition file. CAD models are exported as OBJ files then imported into a slicer program. The slicer program then converts the file into G-code to be interpreted by the 3D printer. Similar to .STL files.

Offset
In 3D printing offset refers to layers that are not printed directly inline with one another and are instead shifted to the side. This is often a printer calibration issue and will impact the quality of a print.

Overhang
Overhangs occur when a newly printed layer of material is only partially supported by the layer below. Angled walls are considered overhangs and depending on the print technology and angle often require support to print successfully.

P

PLA
Polylactic acid (PLA) is a thermoplastic polymer commonly used in FDM 3D printing. It is derived from corn starch or sugar cane.

Photopolymer
A polymer that changes its properties when exposed to light. For 3D printing this generally refers to photopolymers that are in a liquid/resin state and harden when exposed to UV light.

Polyjet
Similar to inkjet printing, but instead of jetting drops of ink onto paper, jets droplets of liquid photopolymer (in layers) onto a build tray and cures them instantly using UV light. The results are fully cured objects that can be handled and used immediately.

Polymer
A material whose molecular structure is composed of multiple repeating units. Natural polymeric materials include amber, wool, silk and natural rubber while synthetic polymers include resin, nylon, polystyrene and silicon.

Post processing
Any act of improving the appearance or material properties of a 3d print after it has been printed. This covers a large range of processes in 3D printing that vary by technology (support removal, UV curing, heat treating, sanding, tumbling, polishing, painting etc).

Print head
The part of a 3D printer where material is extruded/jetted from. Is an assembly of multiple components including the nozzle in the case of FDM.

Print speed
The speed the print head moves around the build plate typically measured in mm/s. 50mm/s is a common speed for desktop FDM printing.

Print volume
The largest possible dimensions a 3D printer is able to print at. Varies significantly by technology.

Prototype
An early part or model of a design built before production to test form, function, aesthetics and interaction usually at a low cost. Prototypes are typically items to learn from to improve a design.

Q

R

Raft
A thick grid with a roof that is added to the base of the part to limit the likelihood of warping occurring. Different to a skirt or brim.

Rapid prototyping
The process of creating physical prototypes directly from digital data.

Resin
A solid or highly viscous substance which is typically converted into a polymer. SLA uses resin exposed to UV light (a lazer) to build a part layer by layer.

S

Shell
In FDM printing the shell refers to the walls of the print that are exposed to the outside of the model. FDM will print shells at the perimeter of the model and then fill the model with infill. Different to wall thickness.

Sintering
The process of fusing particles together to form a solid mass of material using heat or pressure without melting it.

Skirt
A line that is initially printed around the print (but not connected to the print) to clean the nozzle head.

SLA
Stereolithography (SLA) creates 3D prints out of a liquid (photopolymer) resin, solidifying the material layer by layer using a lazer.

SLS
Selective Laser Sintering (SLS) uses a laser to shape and form extremely thin layers of powdered material by melting or sintering it together one layer at a time to create a solid structure.

STL file
A geometry definition file that uses triangles to describe the surfaces of a 3D model.. CAD models are exported as STL files then imported into a slicer program. The slicer program then converts the file into G-code to be interpreted by the 3D printer.

Strain
Measure of the deformation of the material relative to its original shape measured in mm/mm (or a dimensionless ratio).

Stress
The internal forces that particles of a material exert on each other measured in Pascals.

Subtractive manufacturing
Any manufacturing process that removes material to form a final shape (milling, turning etc). The opposite to additive manufacturing (3D printing).

Support
Support is the extra material that is printed during a 3D print allowing a design with complex geometry to be successfully printed. Support is required to successfully print overhangs and bridges and is removed and discarded in the post processing stage.

Surface finish
In 3D printing this refers to the roughness of the surface of a 3D printed part. Generally qualitative.

T

Tank (resin)
The area where resin sits before being cured in the SLA process.

Temperature differential
The difference in temperature between 2 points. In 3D printing reducing the temperature differential between 2 nearby points reduces the likelihood of warping or deformation.

Tensile strength (ultimate)
The stress (usually in MPa) at which a material will fracture or break when subjected to a tensile load.

Tensile strength (yield)
The stress (usually in MPa) at which a material will shift from elastic deformation (returning to its original shape) to plastic deformation (permanent deformation) when subjected to a tensile load.

Thermoplastic
A plastic material that becomes pliable or moldable above a specific temperature and solidifies upon cooling.

U

UV light
For 3D printing this refers to the type of light that is used to cure (harden) photopolymers in SLA and Polyjet 3D printing.

V

W

Wall thickness
Generally associated with minimum wall thickness – the thinnest dimension a wall can be printed at such that it can support the model. Varies by technology. Different from shell thickness.

Warping
Due to the high heat involved in most 3D printing process differential cooling results in areas of a print cooling at different rates resulting in deformation.

X

X-axis
The side to side (left and right) direction relative to the print bed

Y

Y-axis
The back to forth direction relative to the print bed.

Z

Z-axis
The up and down direction relative to the print bed.

 

 

 

Este artigo poderá futuramente ser alvo de alterações para adicionar ou alterar dados.

Artigo atualizado pela última vez em: 27/08/2018

 

Ufffff…este artigo deu algum trabalho  :)

Anúncios

Ações

Informação

5 responses

7 12 2017
Rui

I M P R E S S I O N A N T E ! !
Obrigado não chega para expressar o meu reconhecimento por este teu trabalho. “Kudos” para ti! Felicidades, tudo de bom e (já agora) Boas Festas. RV

8 12 2017
XpecialGUEST

Obrigado pelo seu comentário :)
Desejo-lhe igualmente felicidades e boas festas.

9 12 2017
Impressão 3D–Lista de recursos — ..::invisible flame light::.. | O LADO ESCURO DA LUA

[…] via Impressão 3D–Lista de recursos — ..::invisible flame light::.. […]

15 04 2018
6 12 2018
rfrancisco

Muito bom!! Grande trabalho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: