Comunicado Importante – SAFT 1.04 em 2018

22 12 2017

Fonte: Zone Soft

 

A partir de 1 de janeiro de 2018, só os ficheiros que respeitam a nova estrutura de dados, ou seja, a versão 1.04 serão aceites, aquando da sua submissão, no Portal das Finanças.

Reforçamos também o facto de que, para todas as faturas emitidas a partir de 1 de julho de 2017, o ficheiro normalizado estruturado com base no ficheiro SAF-T (PT) deve observar o formato constante do anexo à Portaria n.º302/2016, de 02-12, correspondente à versão 1.04_01.

 

Para qualquer esclarecimento adicional, a Autoridade Tributária coloca ao seu dispor:

•O Serviço e-balcão, disponível no Portal das Finanças, no qual poderá formular o seu Pedido de Informações, selecionando as seguintes opções: e-fatura > Comerciantes > Comunicação Elementos Faturas;

•Centro de Atendimento Telefónico (CAT), pelo telefone 217 206 707, nos dias úteis das 09:00H às 19:00H.

Anúncios

Ações

Informação

21 responses

4 01 2018
Sofia Amorim

Preciso de ajuda para ter essa actualização no Primavera express, não estou a conseguir. Como faço? Obrigada!

4 01 2018
XpecialGUEST

Dentro do Primavera, menu Ajuda > Procurar Atualizações.

17 01 2018
Li

Boa noite,
Gostaria de confirmar uma informação, se possível.
Atualmente no primavera express foi alterado o parâmetro de limite de faturação de 30.000€ anual para 30.000€ de faturação contínua?

Obrigado

17 01 2018
XpecialGUEST

Correto.

18 01 2018
Li

Questionei porque não tenho o programa ainda atualizado para a última versão. Mas agora com esta situação, se percebi bem, ao atualizar posso ficar já com o programa bloqueado, mediante o que já faturei de Julho a Dezembro 2017, ou os 30.000€ só começam a contar agora à data da minha atualização ?
Eu utilizo muito pouco o programa e este tema “passou completamente ao lado”.
Obrigado.

18 01 2018
18 01 2018
Li

Obrigado, foi muito útil.
No meu caso especifico, como tinha uma duvida sobre o regime de isenção de iva, questionei os serviços da AT também sobre o envio do SAFT, concluí que não sou obrigada a comunicar as faturas através de ficheiro SAFT, posso declará-las diretamente no portal do E-fatura.
Desta forma não tenho necessidade de efectuar a tal atualização do primavera express, pelo que posso continuar a utilizar o programa no formato do limite anual de 30.000€.
Este raciocínio está correto, ou há mais algum pormenor relativamente ao programa que me escapou?
Obrigado

18 01 2018
XpecialGUEST

Desde que a versão que tem cumpra com todos os pressupostos legais e fiscais não me parece haver problema algum no seu raciocínio.

2 02 2018
Carla francisco dias

Bom dia hoje quando fui tentar enviar o saft das faturas do mês de janeiro de 2018 ,não consigo enviar pois diz que o meu ficheiro tem a versão 1.02_01 , e preciso de ter a versão 1.04_01 . O que posso fazer? Obrigado.

2 02 2018
XpecialGUEST

Que aplicação utiliza? Valide se o fabricante não disponibiliza uma versão que exporte o ficheiro SAFT na versão 1.04.

21 02 2018
Patrícia Henriques Conduto Bota

Bom dia,
Ao entregar ao contabilista o ficheiro Saft relativo ao mês de Janeiro de 2018, fui informada de que não é possível inserir o mesmo nas Finanças porque não tenho a versão 1.04_01. Utilizo o software Primavera Pssst (versão gratuita), que instalei num PC a partir do download do vosso site:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/06/07/download-do-primavera-pssst-e-tlim-express/

Quero manter o programa, porque até à data estava a funcionar perfeitamente.

Alguém me pode ajudar e dizer-me o que fazer para actualizá-lo para a versão 1.04_01 e para que fique em conformidade com a AT?

Obrigada!

Patrícia

22 02 2018
22 02 2018
Patrícia Henriques

Andei a pesquisar pelo vosso site e encontrei o seguinte artigo: https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/12/26/primavera-pssst-e-tlimdownloads/

Será que obtenho resposta à minha questão aqui?
A instalação desta versão do Primavera Pssst 8.3002.1139 permite-me resolver o problema?

Obrigada!

22 02 2018
Cristina Monteiro

Olá Patricia, estou com o mesmo problema, conseguiu selecionar o seu?

22 02 2018
Patrícia Henriques

Olá Cristina,
Ainda não sei… Encontrei esta versão nova do Primavera Pssst aqui no site para download e, pela explicação que é dada, já deverá possibilitar retirar o ficheiro SAFT de acordo com a nova versão 1.04_01

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/12/26/primavera-pssst-e-tlimdownloads/

Mas ainda não tive a possibilidade de o instalar e verificar se funciona correctamente. Só segunda-feira lhe poderei responder concretamente.

23 02 2018
Cristina Monteiro

Obrigada pela atenção Patricia, o meu Primavera.

22 02 2018
XpecialGUEST

Com a versão que está disponível em:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/12/26/primavera-pssst-e-tlimdownloads/
quase de certeza que resolverá esta questão.

22 02 2018
Patrícia Henriques

Obrigada pela resposta!
De facto, consegui encontrar essa informação e irei testar a instalação.
Contudo, tenho uma dúvida: depois de instalar esta nova versão, consigo aceder aos dados de facturação dos meses que foram registados na versão anterior? Ou seja, há forma de exportar essa informação para a nova versão do software?
Obrigada!

22 02 2018
XpecialGUEST

Apenas tem que se preocupar, conforme está descrito no artigo, em guardar cópias de segurança. Depois tem que instalar a nova versão (por cima da existente), tal como se fosse a primeira instalação. Em condições normais não perderá dados nenhuns e conseguirá aceder a todos os dados anteriores. Se algo correr (muito) mal, terá as cópias de segurança que fez anteriormente.

23 02 2018
Cristina Monteiro

Olá, olá, ainda não consegui enviar o meu saft de janeiro :(.
tenho o primavera express7,4. Segundo mensagens anteriores é só fazer atualizar no intem ajuda, já o fiz, ele diz que tenho a versão atualizada, e continua tudo igual, estou a entrar em desespero alguém me ajuda?
no site das finanças diz versão invalida.
No administrador no gestor de importação de dados nos formatos de exportação disponíveis não aparece a portaria de 2016, ou seja o programa por algum motivo n está a atualizar certo?

23 02 2018
XpecialGUEST

O Primavera Express vai na versão 7.6.
Se quando carrega em Ajuda > Procurar Atualizações recebe a mensagem que não existem actualizações, contacte a Primavera. Enquanto não actualizar a aplicação não deve conseguir exportar o SAFT na última versão.

Em alternativa pode tentar descarregar o Primavera Express através desta página:
https://pt.primaverabss.com/pt/software/software-faturacao/express-faturacao/express/
Vê conseguir por esta via, após efectuar cópias de segurança e actualizar a aplicação, valide se fica com a versão 07.6000.1302 que é a última.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: