Análise-Filamento para Impressoras 3D EUMAKERS

3 01 2018

Artigo relacionado: Eumakers-Fabricante Italiano de Filamento para Impressoras 3D

 

O filamento produzido pela EUMAKERS, em Itália, é um filamento de qualidade premium que utiliza materiais food-safe.

A bobina de 1 kg vem embalada a vácuo, selada numa embalagem de plástico, contendo no seu interior uma saqueta de sílica para absorver a humidade. A bobina vem dentro de uma caixa de papelão, que inclui ainda um saco de armazenamento, com fecho, para colocar a  bobina sempre que esta não for utilizada.

Durante a utilização dos vários filamentos que me foram enviados para análise (diâmetro de 1,75 mm) não detetei nenhum problema com o produto, nomeadamente no que diz respeito à  aderência do filamento à plataforma de impressão, nem deformação (warping). As impressões ficaram bastante consistentes e com qualidade uniforme.

 

EUMAKERS_logo (1)

 

Na bobina de 1 kg de filamento, com 4 cores (250 g x 4), apenas detetei um pequeno contratempo derivado do facto de numa das várias impressões que fiz a impressora não ter conseguido continuar a puxar o filamento, o que fez com que uma impressão que já tinha iniciado à várias horas, tenha ficado completamente inutilizada. A impressora “imprimiu” várias camadas, sem filamento. É necessário referir que esta bobina tem 4 filamentos distintos, de cores diferentes. Apesar das extremidades de cada um dos filamentos estarem devidamente “presas” com autocolante, para evitar o entrelaçamento, esta situação ocorreu. Nada de grave, no entanto algumas horas de impressão foram perdidas. Não sendo muito comum, esta situação também acontece com filamentos de outros fabricantes. Ou porque o filamento não foi devidamente alinhado durante a sua colocação na bobina ou, mais comum, quando é necessário guardar uma bobina depois de ter sido parcialmente utilizada, não existindo o cuidado de prender a extremidade.

 

IMG_9025

A impressora utilizada para testar o filamento da EUMAKERS foi a Blocks Zero e as configurações utilizadas no Cura (versão 15.02.1) foram: layer 0.2 mm (à exceção do barco vermelho em que a impressão foi efetuada com layer de 0.1 mm); velocidade de 40 mm/s ou inferior (velocidade recomendada pela EUMAKERS para a grande maioria dos filamentos que produz); sem plataforma de impressão aquecida. Apesar de a temperatura de impressão recomenda se situar entre os 190 °C e os 210 °C, imprimi, como normalmente, a 220 °C.

 

  

Especificações técnicas do PLA Basic

image

 

 

Fotos de impressões efetuadas com o filamento PLA Basic Multi-color

IMG_9054

IMG_9058

IMG_9061

IMG_9084

IMG_9085

IMG_9062

 

 

 

Fotos de impressões efetuadas com os filamentos especiais PLA

IMG_9071

 

Destaque para o filamento PLA Translucent Glitter, que, através de uma observação mais atenta, permite perceber que este incorpora pequenas partículas a imitar prata, conferindo um brilho especial e um aspecto mais sofisticado e refinado às impressões 3D.

IMG_9076

 

Também o filamento Photoluminescent se destaca dos restantes filamentos especiais que testei, pela sua capacidade de  brilhar de forma intensa no escuro, após “absorver” luz por alguns segundos, depois de exposto a uma fonte de luz natural ou artificial.

IMG_9083

Anúncios

Ações

Information

2 responses

21 07 2018
27 08 2018
Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise | ..::invisible flame light::..

[…] Análise-Filamento para Impressoras 3D EUMAKERS […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: