Blocks Zero–1 ano a imprimir

13 01 2018

Faz precisamente um ano que comprei a Impressora Blocks Zero, da Blocks Technology. Se ainda não conhece esta Impressora 3D, leia este artigo.

Após todo este tempo a imprimir, seguramente a máquina já terá acumuladas mais de 1000 horas de funcionamento (a uma média de 3 horas por dia) e já imprimiu algumas centenas  que demoraram de modelos, desde simples,apenas alguns minutos, até modelos mais complexos que demoraram várias horas para serem completados. Foram utilizados vários tipos de filamento, desde PLA “normal”, até madeira, filamento flexível, fluorescente, cobre, entre outros.

É impressionante a fiabilidade que uma impressora com um custo tão reduzido, de aproximadamente 350 Euros, consegue ter. Passado um ano esta impressora ainda continua a ser uma excelente opção a ter em conta. Primeiro pela sua fiabilidade, mas também pela relação qualidade/preço, que é imbatível.

 

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Apesar de ter sido maioritariamente pensada para o universo dos makers, já que normalmente é vendida em KIT para ser posteriormente montada pelo utilizador, se este não estiver familiarizado com projetos DIY (Do It Yourself/Faça você mesmo), recomendo fortemente que questione a Blocks Technology se pode enviar a impressora já montada. Penso que no meu caso, que comprei a impressora já montada por não estar assim tão interessado no processo de montagem, foi o segredo do sucesso. Apesar de o processo de montagem estar muito bem documentado e ser aparentemente rápido e fácil, a verdade é que muitos utilizadores não estão propriamente interessados nele. Querem apenas começar a imprimir com a melhor qualidade possível, logo depois de tirar a impressora da caixa.

Por acompanhar vários grupos do Facebook relacionados com impressão 3D, noto que muitos utilizadores, principalmente com as impressoras em KIT, passam mais tempo no processo de montar/desmontar, afinar e trocar componentes, do que propriamente a imprimir. Pelo menos com esta impressora isso não acontece. Imprime (bem) logo ao sair da caixa (no caso de comprar montada), e a qualidade de impressão é constante ao longo do tempo.

 

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Devido ao facto de a Blocks Technology ter muito pouca expressão no mercado, nomeadamente no mercado mundial, a comunidade de utilizadores é muito reduzida e daí resulta que não exista interação e partilha de recursos. Veja-se o caso da impressora Monoprice MP Select Mini 3D Printer, muito popular nos EUA devido à sua relação qualidade/preço imbatível. Esta impressora (versão 2), que custa pouco mais de 200 Dólares (178 Euros sensivelmente), vem completamente montada e pronta e utilizar. Possui muita tecnologia que vai desde mesa aquecida, WiFi e até um ecrã a cores. A gigantesca comunidade de utilizadores partilham recursos e criam vários grupos de entreajuda no Facebook e outras páginas como esta que possui de tudo um pouco, desde manuais, melhorias, firmware, tutoriais, resolução de problemas, perfis para software de slicing, ente outros.

 

Após 1 ano a impressora continua tão precisa e consistente como inicialmente. Nunca tive sequer que apertar um parafuso ou fazer qualquer tipo de alteração à impressora. Em baixo, fruto da minha experiencia com esta impressora, evidencio alguns aspectos positivos e menos positivos, sugestões de melhoria, assim como alguns problemas enfrentados.

 

 

Aspectos positivos

  • Só foi necessário calibrar a impressora uma ou duas vezes durante todo este tempo. Mesmo após transportar a impressora ou mover a mesma de sitio, não foi necessário logo naquele momento calibrar a plataforma de impressão.
  • A fiabilidade e precisão continua impecável, depois de todo este tempo.
  • Existiram pelo menos três atualizações de firmware, que optimizaram o processo de load/unload do filamento entre outras melhorias, assim como corrigiram alguns problemas. Detalhes aqui.
  • Muito raramente a impressora teve comportamentos erráticos. Desligar a impressora, voltar a ligar e repetir a impressão resolveram o problema.

 

 

Problemas encontrados e aspectos menos positivos

  • Parti a plataforma de impressão (feita de acrílico), após flectir em demasia. Felizmente a Blocks envia duas plataformas juntamente com cada impressora. Se algo de errado acontecer à segunda plataforma, a Blocks vende mais :)
  • Não sendo muito frequente, aconteceu o display ficar sem qualquer informação. Lembro-me desta situação ter acontecido sem eu conseguir identificar algo que pudesse estar na sua origem, mas também me lembro que aconteceu depois de tocar com uma pinça metálica no noozle.
  • Também muito raramente aconteceu a impressora imprimir, a partir de um determinado momento após ter iniciado a impressão de um modelo, com coordenadas diferentes das coordenadas em que deveria estar a imprimir. Após ter falado com o suporte foram enviadas instruções para alterar os potenciómetros, algo que nunca cheguei a fazer porque não voltou a acontecer com frequência.
  • Inicialmente imprimia através do cabo USB, até notar que algumas vezes, na fase final da impressão, nomeadamente em modelos mais altos (eixo do Z), a impressora bloqueava por fracções de segundo, o que comprometia a qualidade da impressão porque a impressora deixava filamento a mais. Depois passei a imprimir, sempre, via cartão de memória SD. Desta forma nunca mais existiram problemas de a impressora bloquear durante a impressão, eliminando-se a possibilidade de o desenrolar da impressão estar sempre dependente do computador.
  • Com o passar do tempo as ventoinhas da impressora (tem três) começaram a fazer um ruído acima do normal, pelo menos numa fase inicial após ligar a impressora. Claro que após lubrificar as ventoinhas com um produto próprio,  após indicações do suporte da Blocks Technology, o problema fica resolvido, pelo menos durante mais algum tempo.
  • A troca de filamento, sendo um processo simples na prática, foi-se tornando um processo cada vez mais difícil atendendo ao facto de o filamento ficar preso no hot-end, obrigando a manobras demoradas e mais complexas (como ter que desmontar parte do hot-end, utilizar agulhas de limpeza, puxar o filamento manualmente com muita força, etc.).
  • A impressora tem um comportamento errado depois de imprimir um modelo que atinja toda (ou quase toda) a altura máxima do eixo do Z, que é de 120 mm. Em qualquer impressão, depois de terminar a mesma, a cabeça de impressão encosta-se totalmente à esquerda. Não existe nenhum problema nisso a não ser no cenário que expliquei anteriormente já que a cabeça bate na estrutura da impressora. Para evitar este problema basta estar junto da impressora momentos antes de esta chegar aos 100% e desligar a mesma logo de seguida. Posteriormente, com a impressora desligada, é necessário descer manualmente o eixo do Z, rodando o varão roscado alguns centímetros. É também importante referir que nesta situação, ao imprimir um modelo com 120 mm de altura (ou um pouco menos), poderá existir alguma dificuldade em remover a plataforma de impressão já que neste caso o modelo será mais alto, por alguns milímetros, que abertura frontal da impressora. Terá que tentar libertar o modelo da plataforma de impressão, quando esta ainda está dentro da impressora, para depois tombar ligeiramente o mesmo para ganhar espaço e conseguir retirar.
  • Também encontrei problemas ao utilizar toda a capacidade da plataforma de impressão no eixo Y (profundidade), nomeadamente quando um objeto está encostado ao máximo na parte traseira da plataforma. Sempre que a plataforma vem para a frente, na totalidade, ouve-se um barulho anormal e a impressão nessa área não corre bem.

  

 

 

Sugestões de melhoria

Como em “qualquer” produto, existe sempre espaço para fazer mais e melhor. Logicamente que pelo preço desta impressora não podemos “exigir” nada mais do que é proposto, no entanto as sugestões seguintes podem servir de base para uma possível Blocks Zero v2.

    • Deveriam existir perfis para o Simplify3D (já existem para o Cura).
    • Seria interessante ser fornecido com a impressora algum filamento, numa bobine pequena, para efetuar os primeiros testes e impressões.
    • Deveria existir um iluminação (led) dentro da impressora, para poder visualizar a impressão em ambientes mais escuros (poderia ser configurável ligar/desligar a iluminação).
    • Melhoria do sistema de calibração da mesa com a mão. Atualmente é necessária uma  chave Allen (fornecida com a impressora).
    • Poderia existir um saco de transporte. Inicialmente estava previsto (a Exame Informática chegou a referir isso), mas não se veio a concretizar.
    • O display da impressora poderia mostrar o tempo estimado para terminar a impressão.
    • Deveriam existir bases de borracha na base para absorver vibrações e ruído da impressora.
    • Quando ligado, o cabo USB pode tocar na bobine. Embora isso por si só possa não constituir nenhum problema, a saída do cabo poderia estar melhor posicionada.
    • O sistema que segura a plataforma de impressão, atualmente constituído por molas, poderia ser melhorado, por exemplo com um sistema de ímanes.
  • Deveria existir de base um manual de operação que contivesse um guia-rápido, cuidados a ter, opções existentes no firmware, manutenção e lubrificação, etc..
  • A Blocks deveria sugerir a compra de filamento de determinada(s) marca(s) após testes de validação.  Acontece que o mercado existem muitas marcas disponíveis e embora por norma seja fornecida uma ficha técnica (que indica a temperatura ideal de impressão entre outros parâmetros), a verdade é que a qualidade final do mesmo modelo, sem alterar nada mais para além do filamento, pode diferir.
  • O suporte para filamento não está preparado para alguns tipos de bobines. Deveria existir um suporte mais abrangente.
  • O cartão SD poderia ser fornecido com a impressora, contendo modelos para ajudar na calibração da impressora, modelos para testes, manual de operação, software, etc..
  • A parte de baixo da impressora, onde se situam muitos dos componentes electrónicos que compõem a impressora, é de acesso livre, isto é, não está fechada. Este espaço deveria ser fechado.
  • Necessita de embalar a impressora para transportar consigo, enviar para o fabricante ou para um amigo? Ao contrário de outras impressoras que conheço, como a BEETHEFIRST ou Witbox Go! a Blocks Technology não terá dado muita atenção a este detalhe, o que faz com que ao embalar a impressora o utilizador tenha dúvidas sobre qual a melhor forma de o fazer para proteger a impressora para transportes mais agitados. A caixa e o esferovite não estão “moldados” para a impressora e não existem instruções para o embalamento, de modo que o utilizador fica sempre com dúvidas se está a embalar da melhor forma possível. Provavelmente se o utilizador tiver de embalar a impressora 1 vez por ano, certamente irá faze-lo de forma diferente de todas as vezes. Deveria existir uma caixa preparada para colocar a impressora de forma segura e rápida, assim como deveria existir um documento ilustrativo para o efeito.

 

 

 

Algumas imagens da impressora e dos modelos impressos

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https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/01/17/blocks-zero-uma-pequena-grande-impressora-3d/

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2016/12/23/exame-informtica-review-da-blocks-zero/

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Páginas relacionadas (reviews, mods, vídeos, etc.):

http://jaagpad.blogspot.pt/2017/10/blocks-zero-3d-printer.html

http://3dalpha.blogspot.pt/2017/05/blocks-zero.html

https://www.youtube.com/watch?v=_cJpqFXHbic

https://www.youtube.com/watch?v=nNqqO2Jmav8

https://www.youtube.com/watch?v=dLhAj7rapLs

https://www.youtube.com/watch?v=9vkWr4wAJcY&t

https://www.youtube.com/watch?v=HvKcHtmVipA

 

 

 

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