Autenticação através das veias da palma da mão chega em breve ao Windows 10 Pro

10 02 2018

Resultado de imagem para fujitsu palmsecureDepois de a autenticação biométrica através da impressão digital e do rosto se terem massificado em vários dispositivos de vários fabricantes, a tecnologia PalmSecure, da Fujitsu, vai dar mais um passo em frente após a Microsoft e a Fujitsu terem criado uma parceria que vai permitir que os utilizadores do Windows 10 Pro possam passar a autenticar-se através da leitura do desenho das veias da palma da mão. Esta tecnologia de autenticação contactless  existe há vários anos e está presente em alguns equipamentos de gama empresarial onde a segurança é um fator primordial.

  

Palm Vein

 

 

Fonte: tek.sapo.pt

A parceria entre a Microsoft e a Fujitsu significa que os utilizadores do Windows 10 Pro vão poder usar a tecnologia PalmSecure para aceder aos seus computadores com o Windows Hello.

Resultado de imagem para fujitsu palmsecure

 

O sistema de autenticação PalmSecure recorre a tecnologia de segurança biométrica que captura a imagem do desenho das veias da palma da mão através do reflexo da emissão de ondas de frequência curta. Uma vez que a hemoglobina desoxidada do sangue absorve parte das ondas emitidas é possível reduzir o rácio de reflexo e fazer com que as veias apareçam sob forma de padrão numa imagem capturada.

Como os padrões das veias são únicos e têm caraterísticas detalhadas, é comparado com um padrão pré-registado para autenticar o indivíduo.

Para além da segurança, uma das grandes vantagens destes sistemas é o facto de serem “contactless” (sem contacto). A palma da mão não necessita de estar em contacto físico com nenhuma superfície, pois o sensor funciona à distância.

A colaboração entre a Microsoft e a Fujitsu significa que os utilizadores do Windows 10 Pro poderão usar os sensores PalmSecure incorporados no teclado de computadores da empresa japonesa ou através de um scanner ligado via USB. O sistema vai estar integrado com o Windows Hello, que já faz reconhecimento biométrico através da câmara de vídeo.

 

Biometric authentication – Fujitsu PalmSecure™ technology and usage

 

Esta parceria surge numa altura em que a Fujitsu vai substituir as passwords de 80 mil funcionários japoneses por esta tecnologia. A Fujitsu já desenvolveu esta tecnologia há vários anos e tem vindo  promover diversos dispositivos para a leitura da palma da mão em diferentes cenários de autenticação, desde sistemas de acesso a algumas localizações até à autenticação em computadores, e alguns dos seus portáteis de topo de gama já integram este sistema.

Também a Microsoft apresentou recentemente novidades que vão permitir desbloquear o Windows 10 S sem digitar qualquer passe: a app Microsoft Authenticator.

 

 

 

Páginas relacionadas:

https://blogs.windows.com/business/2018/02/08/fujitsu-microsoft-focused-advancing-security-modern-workplace/#SXC0x9RB67PlbDOh.97

http://www.bit.pt/fujitsu-integra-plataforma-de-leitura-da-palma-da-mao/?inf_by=5a68c0ef681db8ed608b51c1

http://ccilj.pt/associados/press-releases/fujitsu-inova-dispositivo-de-autentica%C3%A7%C3%A3o-biom%C3%A9trica-palmsecure/

https://www.computerworld.com.pt/2006/04/05/fujistsu-aperfeioa-autenticao-com-palma-da-mo/

Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: