Filamento PLA BQ Easy Go

8 03 2018

De entre as muitas variáveis que podem fazer com que uma impressão 3D seja mal sucedida, ou não tenha o resultado esperado, está o entrelaçamento do filamento nas bobinas.

 

Imagine que vai imprimir um determinado modelo e que o tempo estimado para a conclusão do mesmo são 15 horas. O mais certo é que durante todo o este tempo o utilizador não fique junto à impressora a observar o processo de impressão. É comum acompanhar apenas os primeiros minutos para garantir que as primeiras camadas são impressas corretamente e depois deixar a impressora fazer o seu trabalho. Agora imagine que após as 15 horas estimadas, verifica que a impressão não foi concluída com sucesso porque a impressora deixou de conseguir puxar o filamento da bobina por este estar entrelaçado. É no mínimo frustrante, para além da perda de tempo e do consumo de filamento que vai diretamente para o lixo.

 

image

 

Quem conhece o mundo da impressão 3D há algum tempo certamente já passou por esta situação desagradável. Faz parte do processo de aprendizagem associado a esta tecnologia que tem muito de “tentativa e erro”.

 

Nas bobinas com este problema, para impedir que isto aconteça, o utilizador tem que estar constantemente junto da impressora para manualmente ir desbloqueando o filamento à medida que tal vai sendo necessário. Ainda que seja possível fazer isto, em certas circunstâncias não é de todo viável ficar preso o tempo todo à impressora, principalmente em trabalhos de impressão de muitas horas.

 

image

 

Consciente deste problema, comum a vários fabricantes, a BQ passou a disponibilizar uma nova gama de bobinas de filamento denominadas de Easy Go. Segundo a BQ as novas bobinas são produzidas com um novo sistema de enrolamento que é dos mais rápidos e inovadores do mundo, contando com um sistema de sensores de fibra ótica para definir o enrolamento do filamento na bobina de forma rápida e precisa.

 

IMG_9702

 

 

A imagem seguinte é de uma bobina da BQ (gama anterior à Easy Go).

17424767_1850747275163669_8657974189100907605_n

Como é possível verificar na área assinalada a vermelho, esta bobina não tem o filamento alinhado, o que provocou que uma impressão fosse abortada e o que me obrigou em determinados momentos a estar perto da impressora para evitar novos problemas.

 

 

Bobina BQ Easy Go.

IMG_9707IMG_9858

 

Fiquei realmente surpreendido com esta nova bobina. Do inicio ao fim foi possível confirmar que o filamento está incrivelmente alinhado. Mais um passo para tornar a tecnologia de impressão 3D menos complexa e obter uma melhor experiencia de utilização.

 

Contudo, estas novas bobinas têm um detalhe que pode ser relevante para alguns utilizadores. A bobina em si não é simétrica, isto é, uma das laterais é ligeiramente mais pequena que a outra (ver primeira imagem deste artigo). No meu caso é irrelevante porque a impressora que estou a utilizar, uma Blocks Zero, tem um suporte lateral (possível de ver na imagem da direita, em cima) que entra no orifício central da bobina. No entanto existem outros suportes de bobinas, em que estas apoiam pelas laterais, em cima de vários rolamentos (imagem em baixo, à esquerda). Neste caso será expectável que possam existam problemas. Mesmo as bobinas mais pequenas de 300 gramas, da série Easy Go, têm esta especificidade. Suspeito que o objetivo seja, tal como já acontece com a impressora BQ Witbox Go! (já analisada neste artigo), que a BQ esteja a projetar novas impressoras que vão permitir que estas novas bobinas fiquem de alguma forma embutidas dentro das impressoras (a bobina é colocada dentro da impressora de uma forma especifica) e desta forma “forçar” a que os utilizadores das impressoras BQ utilizem filamento deste fabricante. Caso contrário, se comprarem filamento de outros fabricantes, tenham que encontrar uma forma de colocar a bobina fora da impressora. Enfrentei precisamente este “problema” no teste que efetuei à BQ Witbox Go! neste artigo. Ao utilizar filamento que estava numa bobina num formato diferente, esta teve que ser colocada fora de impressora, de uma forma um pouco improvisada. Na altura não tinha nenhum suporte de filamento externo, como o da segunda imagem que se seque. Este suporte vem incluído em algumas bobinas do fabricante de filamento EUMAKERS.

 

imageimage

 

Pelo que entendi a BQ irá descontinuar a produção das bobinas anteriores à série Easy Go. Se procurar em várias lojas online, ainda deve encontrar filamento da BQ Easy Go e não Easy Go. É fácil de distinguir, embora o custo seja igual, pelo menos na loja on-line da BQ. A bobina Easy Go é transparente, ao contrário das anteriores que são pretas. Também pela descrição do artigo deve conseguir identificar as bobinas. Tenha sempre em atenção que algumas lojas podem induzir em erro ao utilizarem uma imagem não condizente com a descrição do artigo, como no exemplo a seguir.

 

image

Anúncios

Ações

Information

2 responses

4 05 2018
Sakata3D – Filamento para Impressão 3D | ..::invisible flame light::..

[…] com o filamento, não propriamente ligadas à qualidade do mesmo, mas relacionadas com as bobinas. Neste artigo escrevi sobre a o sistema Easy Go da BQ, que diminui problemas relacionados com o enrolamento do […]

27 08 2018
Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise | ..::invisible flame light::..

[…] enrolamento do filamento na bobina, apesar de não ser tão perfeito como por exemplo nas bobinas BQ Easy Go, não revelou problema algum e nenhuma impressão das várias dezenas que fiz foi interrompida por […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: