Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro

27 03 2018

Muitos dos veículos que atualmente circulam nas estradas têm um conector, denominado de OBD2, que permite comunicar com os vários módulos de uma viatura, quer para recolher e visualizar dados em tempo real, com base nos sensores, mas também para efetuar diagnósticos e alterações ao nível de comportamento dos vários equipamentos.

 

Qualquer oficina minimamente moderna dispõe atualmente de aparelhos de diagnóstico, normalmente complexos e caros, que se conectam a este sistema, que é standard da industria e é comum a várias marcas.

 

 

Através de “simples” adaptadores OBD que estão disponíveis no mercado a um custo normalmente muito reduzido (na maior parte dos casos 20 Euros ou menos) e com determinadas aplicações existentes para dispositivos móveis como smartphones e tablets é possível utilizar utilizar o sistema OBD de forma simplificada.

 

Ainda que estes adaptadores possam não ter tantas funcionalidades nem serem compatíveis com tantas marcas e modelos  comparativamente com os aparelhos utilizados nas oficinas,  esta poderá ser uma ótima opção já que poderá permitir poupar tempo e dinheiro. Existe muita oferta destes adaptadores. A grande diferença entre entre eles normalmente está no tipo de comunicação de dados (WiFi, Bluetooth, USB), protocolo de comunicação e compatibilidade com os vários sistemas operativos.  Os mais utilizados são os adaptadores genéricos ELM327 que são compatíveis com muitas aplicações, nomeadamente com a Carista (tenha em mente que existem adaptadores contrafeitos que podem criar alguns problemas).

 

image

 

A Carista é compatível com vários modelos das marcas Toyota, BMW, Lexus, Mini, Scion, Subaru, SEAT, Skoda, Volkswagen e Audi (pode verificar aqui se o seu veiculo é suportado e que funcionalidades são compatíveis com ele) e distingue-se das demais aplicações (pelo menos das várias que testei) porque não apresenta dados em tempo real (como por exemplo consumos, temperaturas, velocidade, etc..). Em contrapartida a Carista permite efetuar alterações ao comportamento de vários equipamentos de uma viatura como às luzes, fecho central, vidros, etc. Esta App permite ainda “limpar” erros e avisos ativos no painel de bordo como o aviso de revisão e óleo.

 

No meu caso, que tenho um Volkswagen Golf 5, consigo configurar a possibilidade de o carro trancar todas as portas depois de começar a andar, desbloquear todas as portas automaticamente depois de retirar a chave da ignição, abrir/fechar os vidros através de toques prolongados nos botões do comando, alterar a língua do painel de instrumentos entre outras configurações. Claro está que tudo vai depender também dos extras que o carro tem. Por exemplo, como o meu carro não tem sensores de estacionamento, não vou conseguir configurar opções relacionadas.

 

How to use the Carista app to personalize your car and check for faults

 

 

A Carista (disponível em Inglês, Alemão, Russo e Espanhol) está disponível para iOS (iPhone e iPad) e sistemas Android. Embora seja uma aplicação gratuita, tem funcionalidades pagas. Gratuitamente estão apenas disponíveis diagnósticos e serviço básicos. Alterações, diagnósticos  e serviços avançados têm um custo de 10,99 Euros para uma semana ou 44,99 Euros para um ano. Embora tenha um valor que poderá ser difícil de justificar para muitos dos utilizadores, para outros poderá ser um valor mais do que aceitável, principalmente tendo em conta o valor normalmente cobrado pelas oficinas para efetuar o que esta aplicação faz. Convém referir que a subscrição do serviço que tem todas as funcionalidades não é comum às plataformas iOS e Android, o que significa que se pretender utilizar o Carista nos 2 sistemas terá que pagar duas vezes.

 

A aplicação funciona quer com o adaptador da Carista (que custa 19,99 Euros), mas também com qualquer outro adaptador desde que seja compatível com ELM327 (v1.4). No caso de optar pelo adaptador da Carista, tem a vantagem de ter 1 mês de oferta para a utilização de todas as funcionalidades pagas. Este adaptador é compatível quer com sistemas Android quer com iOS e pode ser utilizado com outras aplicações de terceiros, disponíveis na Google Play e App Store, que têm funcionalidades que o Carista não tem, como ler dados em tempo real.

Carista OBD2 Adapter

 

No meu caso comprei um adaptador com WiFi no OLX (ainda não conhecia a Carista), por cerca de 14 Euros, que é compatível com sistema iOS. Pela análise que fiz, apenas são compatíveis com iOS os adaptadores com WiFi, ao contrário do sistema Android que aceita adaptadores com WiFi ou Bluetooth. Por este motivo tenha atenção no momento da escolha de um adaptador.

 

IMG_0349

 

A utilização do Carista e de outras aplicações do mesmo género é muito semelhante. Normalmente basta ligar o adaptador ao carro, na porta OBD (que se situa em muitos modelos, algures debaixo do volante), colocar a chave na ignição do carro, ligar o interface WiFi (o adaptador cria uma rede WiFi) ou Bluetooth do equipamento que vai utilizar para conectar ao adaptador (tablet, smartphone, PC), conforme o caso, e estabelecer a conexão ao adaptador. Depois resta abrir a aplicação e seguir as instruções no caso de a conexão não ser efetuada automaticamente.

 

 

Algumas imagens do Carista conectado a um Volkswagen Golf 5

Conexão com o veiculo

IMG_0336

O interface OBD fica logo por baixo do volante, à esquerda.

 

 

Ecrã inicial e opções

IMG_0329IMG_0328

A aplicação é extremamente simples e intuitiva.

 

 

Diagnóstico

IMG_0330Image-1

Ao clicar num determinado erro, a aplicação abre o navegador Web para o utilizador consultar o detalhe do erro uma vez que a aplicação, por si, não disponibiliza essa informação.

 

 

Customizações

IMG_0332IMG_0333IMG_0334IMG_0344IMG_0345IMG_0348

Após ter efetuado alguns testes, reparei que são mostradas algumas opções relacionadas com equipamentos que o meu carro não tem, como por exemplo o teto de abrir.

 

 

Serviço

IMG_0353IMG_0355IMG_0354IMG_0357

No menu SERVICE poderá efetuar um teste ao sistema de emissão de gases, obter dados detalhados do ECU (Engine Control Unit), assim como apagar erros e avisos do painel de bordo.

 

O desenvolvimento da aplicação é constante (desde o lançamento da aplicação já foram lançados mais de 20 updates) e frequentemente são solicitados beta testers para testar novas funcionalidades e a compatibilidade com novos carros.

 

Na aplicação senti falta de não conseguir alterar a língua para Espanhol, já que em Inglês, dada a utilização de alguns termos mais técnicos, não consegui de forma direta, perceber qual o impacto de determinadas alterações. Também acho que faria sentido conseguir saber em que data fizemos determinada alteração e qual era a configuração anterior.

  

  

Caristaapp.com

Anúncios

Ações

Informação

2 responses

25 04 2018
Adaptador OBD2 Carista (Bluetooth) | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro […]

30 11 2018
Como configurar o seu carro para trancar automaticamente todas as portas ao arrancar | ..::invisible flame light::..

[…] Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: