EGG PowerStation-Análise

2 04 2018

Muitos dos problemas que enfrentamos no dia a dia têm muitas das vezes soluções simples e ao mesmo tempo elegantes. É o caso da EGG PowerStation, um produto projetado e produzido em Portugal pela startup portuguesa EGG Electronics, que visa eliminar duas das características do comum bloco de tomadas que todos conhecemos – o seu aspecto deselegante e o facto de em determinadas situações não ser possível tirar total proveito de todas as tomadas. Algumas fichas e transformadores por vezes podem bloquear a utilização das tomadas do lado.

O Blog recebeu uma unidade deste revolucionário produto para ser analisado.

 

IMG_0434

 

De design personalizável (patenteado) através das capas que podem ser trocadas pelo utilizador de forma rápida e fácil (sem parafusos), a EGG PowerStation permite que sejam ligados 15 dispositivos em simultâneo, em qualquer direção (horizontal e vertical), desde que possuam ficha Europlug tipo C. Este tipo de ficha é normalmente utilizada em dispositivos de baixo consumo energético como carregadores de smartphones e tablets, portáteis mais recentes, power banks, smartwatches, entre outros equipamentos semelhantes. As fichas Europlug tipo E e F, usualmente presentes em equipamentos que necessitam de muita energia, como aquecedores, micro-ondas, portáteis mais antigos e outros equipamentos semelhantes, não são suportados.

A EGG PowerStation conta ainda com 2 portas USB para carregar equipamentos por esta via (saída máxima 10 Watts).

 

image

 

Com um custo a rondar os 40 Euros sem capa personalizada ou cerca de 50 Euros com capa personalizada, a EGG PowerStation é um objeto que agora, em vez de querermos esconder devido ao seu aspecto, queremos que fique bem visível, fruto do seu design inovador e atraente. Facilmente se enquadra em cima de uma secretária ou mesa de apoio na sala de estar. As capas podem ser adquiridas individualmente pelo valor aproximado de 12 Euros.

 

Embora possa parecer um valor algo exagerado, o valor de 40 ou 50 Euros pode ser facilmente justificado pelo facto de ser necessário comprar vários blocos de tomadas comuns, que se encontram em qualquer loja e superfície comercial, para permitir 15 tomadas em simultâneo. Por exemplo, se comprar-mos 2 blocos de 6 tomadas sem portas USB, mais um bloco de 6 tomadas com 2 portas USB e sabendo que das 18 tomadas vão ser utilizadas 2 para ligar os blocos entre si, sobram 16 tomadas livres. Se tivermos em conta que um bloco de 6 tomadas sem portas USB poderá custar, em média, entre 5 e 10 Euros (das mais baratas em que por vezes a qualidade é questionável) e que um bloco de 6 tomadas com 2 portas USB pode custar à volta de 20 Euros,  estamos a falar de, no mínimo dos mínimos, 30 Euros no total. Embora seja um valor inferior ao valor da EGG, e mesmo sabendo que esta apenas é compatível com algumas fichas (Europlug tipo C) o impacto visual que é causado por 3 blocos ligados em cascata é grande, se estes estiverem à vista.

 

EGG PowerStation HD / Meet the EGG

 

As portas USB são extremamente úteis nos dias de hoje, até porque muitos equipamentos electrónicos modernos são carregados por esta via e muitas das vezes apenas é fornecido pelo fabricante um cabo USB sem o carregador.

A EGG PowerStation tem um cabo com 1,5 metros de comprimento que permite colocar este dispositivo num lugar conveniente. Tem ainda um sistema de proteção contra sobrecargas de energia que permite que o utilizador fique mais descansado relativamente a esta questão. Sempre que a potencia máxima for atingida a EGG fica inativa. Para a reativar basta inserir um clip num pequeno orifício lateral e pressionar um botão. Na parte frontal do equipamento existem 2 discretos indicadores luminosos de cor azul e a base tem 4 úteis “borrachas” para ajudar a imobilizar a PowerStation em qualquer superfície.

Quando se trata de equipamentos elétricos,  nem sempre é boa ideia comprar “o mais barato possível”, dado os riscos que um equipamento que poderá não ser seguro o suficiente e não estar de acordo com as certificações e normas poderá comportar.

 

image

 

Ainda relativamente às capas que dão vida a este dispositivo, existe a possibilidade de criar novas capas personalizadas para criar equipamentos únicos de merchandising por exemplo. Já existem capas personalizadas do ACP, Vitória SC, EDP, hotéis, entre outras entidades.

 

 

Este produto poderá ser adquirido em várias lojas, nomeadamente na loja online da EGG, FNAC e Amazon. Se é cliente na EDP, esteja atendo porque já existiram pelo menos 2 passatempos para oferecer algumas dezenas de EGG PowerStations a clientes, após a participação em passatempos.

 

image

 

Apesar de considerar que é um equipamento fantástico, por ser disruptivo face aquilo a que estamos habituados a ver, estou em crer que a EGG PowerStation não irá ficar por aqui. Quem sabe se não vão ser lançadas novas versões com mais funcionalidades como por exemplo a possibilidade de carregamento sem fios, que começa a estar presente em cada vez mais equipamentos como os mais recentes iPhones. As possibilidades de melhoria podem ainda ir mais além. Que tal transformar a EGG PowerStation num equipamento inteligente, como muitos que já se vêm no mercado, em que através de uma App para smartphone, o utilizador poderá analisar o consumo dos equipamentos, obter estatísticas, programar para ligar/desligar determinado equipamento a uma determinada hora, etc.?

 

 

Sugestões de melhoria:

  • Mais portas USB?
  • Carregamento sem fios?
  • Botão On/Off?
  • Incorporar funcionalidades das tomadas inteligentes?
  • Incorporar pelo menos 2 tomadas Europlug tipo E/F?

 

 

 

Algumas fotos da EGG PowerStation (capa Ipheon)

IMG_0473

Base da PowerStation.

 

 

IMG_0475

Equipamento sem a capa.

 

 

IMG_0483

EGG PowerStation numa pequena mesa de apoio da sala de estar.

 

 

IMG_0469

PowerStation num sofá, a fornecer energia a um iPad, e-reader da BQ e Apple Watch.

 

 

IMG_0479

PowerStation em ambiente de escritório.

 

 

IMG_0445

PowerStation a fornecer energia a 5 aparelhos em simultâneo.

 

 

Download do Catalogo da Power Station (PDF)

 

 

Contactos da EGG Electronics:

https://eggelectronics.com

egg@eggelectronics.com

https://www.facebook.com/eggelectronics/

https://www.instagram.com/eggelectronics/

+351 966 217 063

+351 918 426 855

 

 

Páginas relacionadas:

https://abertoatedemadrugada.com/2017/08/egg-powerstation-chega-fnac.html

https://abertoatedemadrugada.com/2015/11/egg-powerstation-deixa-te-ligar-tomadas.html

https://cinquentaedois.com/organizacao/egg-powerstation/

https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/egg-electronics-chega-ao-milhao-de-euros-de-investimento/

https://www.jornaldeleiria.pt/noticia/startup-de-porto-de-mos-atrai-1-milhao-de-euros-5364

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/portugal-ventures-anuncia-investimento-na-egg-electronics-73068

Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: