Moebyus AMIGO 3D – Retouching Tool

15 04 2018

Muitas das vezes existe a necessidade de efetuar pequenos retoques nas impressões 3D, como retirar suportes, fundir plástico, eliminar imperfeições, perfurar, alisar ou cortar. Desenvolvido pela empresa Moebyus Machines, sediada em Madrid, o AMIGO 3D custa sensivelmente 35 Euros é uma ferramenta que permite efetuar todas essas operações de forma fácil.

 

O aparelho, que é bastante leve e ergonómico, traz 3 ponteiras que podem ser facilmente trocadas. Com o aquecimento, a temperaturas que permitem derreter plástico, as ponteiras permitem efetuar os mais diversos trabalhos de finalização. O AMIGO 3D tem ainda com um led que se mostra bastante útil em situações de menor luminosidade.

 

IMG_0606

 

A Moebyus Machines enviou-me um AMIGO 3D para análise.

O aparelho é muito robusto. O seu corpo é construído em plástico (área preta) e também numa borracha (área azul) que faz com que o AMIGO 3D não escorregue da mão enquanto está a ser utilizado. O AMIGO 3D cumpre a norma CE.

 

A utilização do AMIGO 3D é muito simples. Depois de colocar as pilhas e a ponteira desejada basta mover o botão preto, de OFF para ON, e posteriormente carregar no botão azul. São apenas necessários alguns segundos para que a ponteira tenha temperatura suficiente para a poder começar a utilizar. No final basta mover o botão para OFF, se não pretender utilizar mais o equipamento no imediato. A troca de ponteiras deve ser efetuada depois de estas arrefecerem. É fornecida um pequena peça para ajudar a retirar as ponteiras.

 

IMG_0607

 

Ao contrário de outros equipamentos semelhantes, como o MODIFI3D e o Retouch3D, o AMIGO 3D funciona com 3 pilhas alcalinas AA de 1.5 V (não incluídas), o que lhe confere bastante mobilidade.

 

IMG_0630

 

Na foto seguinte é possível comparar o AMIGO 3D lado a lado com o MODIFI3D. Embora o primeiro seja maior, é leve e ergonómico o suficiente para uma utilização confortável. Tem a vantagem de ter um sistema de colocação das ponteiras mais robusta, não tão propensa a estragar a ponteira, o que já me aconteceu com o MODIFI3D e obrigou à troca do equipamento. Também tem a vantagem, tal como indiquei em cima, de ter um led que funciona sempre que pressionamos no botão de funcionamento. Comparativamente ao MODIFI3D, que tem 5V 8W, o AMIGO 3D é um pouco menos potente. Tem 4,5V e 6W.

IMG_0651

 

 

Uma das ponteiras permite efetuar furos. Aquece muito rapidamente e funciona na perfeição.

IMG_0611

IMG_0658

IMG_0659

Não sei se tal foi propositadamente pensado no desenvolvimento do produto, mas consegue-se perfurar uma superfície e, conforme a velocidade de perfuração, fazer com que o rebordo do buraco fique voltado para dentro. Isto acontece uma vez que a outra extremidade da ponteira é mais fria e “empurra” o rebordo para dentro, conforme a imagem seguinte demonstra.

IMG_0704

 

 

 

Esta outra ponteira permite eliminar imperfeições e alisar superfícies. A base é plana e também aquece rapidamente. Por ter um formato redondo nas laterais, também pode ser utlizada para retocar superfícies interiores que sejam curvas.

IMG_0680

 

 

 

A ponteira que permite efetuar pequenos cortes foi a que não se mostrou tão eficaz quanto eu esperava. Talvez devido ao seu formato, não é gerado calor suficiente para muitas operações. Se por vezes é desejável ter pouco calor para poder ser mais minucioso, seria útil ter mais calor outras vezes para ser mais rápido ou fazer operações mais profundas como cortes por exemplo, em objetos com alta densidade de plástico. Além disso ela gira em torno de si o que poderá não ser desejável. Como não existe sistema de fixação eficaz entre a ponteira e o AMIGO 3D, aconteceu que a peça se soltava, depois de a “mergulhar” em plástico, e posteriormente tentar retirar para fora.

IMG_0700

 

 

 

Antes de testar o AMIGO 3D tinha lido pelo menos uma critica negativa em que o utilizador relatava a sua experiencia negativa pelo facto de não ser gerado calor suficiente e devido a isso o aparelho não ter grande utilidade. Isto nunca me aconteceu, mesmo com pilhas que não eram propriamente novas. Testei apenas com PLA, que é o material mais utilizado na impressão 3D. Creio que funcionará da mesma forma com outros materiais como ABS por exemplo. Nunca tive problemas, a não ser com a ponteira mais larga, tal como expliquei acima.  Embora não atinja temperaturas tão elevadas quanto o MODIFI3D, o AMIGO 3D é será certamente suficiente para a maioria das necessidades.

 

Se pretender aventurar-se a transformar o AMIGO 3D para ser alimentado por um cabo USB, esquecendo as pilhas, poderá consultar este projeto no Thingiverse. Ainda que, com pilhas novas, o fabricante indique que o AMIGO 3D poderá ser utilizado por 60 minutos (de forma continua), para utilizadores intensivos pode ser frustrante ter que estar constantemente a trocar de pilhas, já para não falar do custo de aquisição de pilhas com qualidade. As 4 pilhas que comprei, da Duracell, custaram cerca de 5 Euros. Fica a sugestão para, numa eventual nova versão do AMIGO 3D, existir, para além das pilhas, a possibilidade da utilização de um cabo USB e/ou energia para utilizar o equipamento sem pilhas.

 

 

 

Sugestões de melhoria:

  • O encaixe entre o equipamento e a ponteira deveria ser fixo. Da forma que foi projetado faz com que a ponteira possa rodar. Com a ponteira mais larga, acontece isso.
  • O manual deveria indicar alguns exemplos de utilização das ponteiras. Se a funcionalidade de 2 das 3 ponteiras presentes é evidente, o mesmo não acontece com uma delas.
  • Também seria útil fornecer instruções para limpar as ponteiras, que com a utilização têm tendência a ficar pretas. Isso faz com que depois, ao utilizar sobre outras cores que não preto, fiquem vestígios que podem ser indesejados.
  • Um indicador de bateria fraca seria útil para o utilizador saber quando deve trocar as pilhas.
  • Não deveria ser necessário exercer tanta pressão no  botão azul (funcionamento). Se necessitar de utilizar o aparelho constantemente, por alguns minutos seguidos, poderá ser desconfortável no dedo.

 

 

 

Lojas onde pode adquirir o AMIGO 3D:

https://www.moebyus.com/partes-filamento/amigo-3d

https://www.tresding.com/moebyus/302-moebyus-amigo-3d.html

https://www.lafactoria3d.es/tienda/moebyus-lapiz-amigo

https://www.pccomponentes.pt/moebyus-amigo-3d-herramienta-de-retoque

 

 

Artigos relacionados: 

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/12/07/impresso-3d-lista-de-recursos/

Anúncios

Ações

Informação

5 responses

16 04 2018
Rui

Antes de mais, obrigado por mais um artigo realista, coerente e consistente. Com relação a este tipo de ferramentas, gostava de lhe perguntar, pela sua experiência, se não é mais prático fazer as correções com uma ferramenta tipo berbequim? Fico com a ideia que estas ferramentas, que derretem o material em lugar de o retirarem (desbastarem), nunca podem fazer um bom acabamento.

16 04 2018
XpecialGUEST

Boa tarde,
Obrigado pelo seu comentário.
Tudo depende do que é pretendido. Estas ferramentas não servem só para melhorar o acabamento das impressões. Para além do AMIGO 3D e do MODIFI3D, tenho também um daqueles KITs multi-ferramentas/mini-berbequim e a verdade é que se complementam. Na realidade pode utilizar uma ferramenta de aquecimento para fazer operações em áreas que não ficam visíveis ou quando o factor estético não é relevante. Caso a caso há que escolher a melhor forma de atingir os objectivos, com as ferramentas mais corretas.

Se pretender, aconselho-o a consultar as páginas seguintes:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2017/12/07/impresso-3d-lista-de-recursos/
http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/46957/mejorar-pulir-y-dar-brillo-a-impresiones-3d-con-pla/p1

27 07 2018
Retouch3D–Análise | ..::invisible flame light::..

[…] Artigo relacionado: Moebyus AMIGO 3D – Retouching Tool […]

6 08 2018
Blocks Zero–Perfil para o Simplify3D | ..::invisible flame light::..

[…] ao modelo. Recorrendo a ferramentas de finalização, como por exemplo o Retouch3D ou o AMIGO 3D, poderá melhorar o acabamento das áreas onde existiam suportes, […]

27 08 2018
Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise | ..::invisible flame light::..

[…] Moebyus AMIGO 3D – Retouching Tool […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: