Adaptador OBD2 Carista (Bluetooth)

25 04 2018

Artigo relacionado: Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro

 

Existe no mercado uma variedade enorme de adaptadores OBD2 e por esse motivo nem sempre é fácil escolher o melhor adaptador para as nossas necessidades. Estas podem estar relacionadas com o sistema operativo e com as aplicações que pretendemos utilizar ou com outras necessidades. O problema de existir muita oferta é que muitos adaptadores, alguns deles baseados no standard de comunicação ELM327, são “falsificados” e não implementam corretamente este standard na sua totalidade, podendo causar problemas, nomeadamente ao nível da comunicação. Por essa razão é muito importante escolher um adaptador de qualidade, ainda que possa ter um custo superior, para assim ter uma melhor experiencia de utilização.

 

A Prizmos, LLC, empresa que desenvolve o Carista, enviou-me um adaptador OBD2 para testes. Este adaptador é baseado em ELM327 – versão 1.4, que é a versão mínima necessária para a aplicação Carista funcionar.

 

IMG_0791

 

Na pequena caixa vem apenas o adaptador, muito bem protegido por espuma. A caixa tem códigos QR para acesso direto ao Google Play e App Store para descarregar a App Carista.

 

IMG_0794

 

O adaptador Carista é compatível tanto com o sistema operativo iOS (versão 8 ou superior) assim como Android (versão 2.3 ou superior). Para além de ser compatível com a App Carista (já examinada neste artigo), o adaptador também funciona com outras aplicações de terceiros, desde que estas sejam compatíveis com o standard ELM327 (desenvolvido pela Elm Electronics). Na imagem em baixo poderá consultar a lista de aplicações compatíveis, para iOS e Android. Ao carregar na imagem irá abrir uma página que especifica os procedimentos de conexão para cada App (algumas são pagas), assim como terá acesso aos links para os desenvolvedores de cada uma das Apps.

 

 

Para utilizar o adaptador Carista OBD2 com a aplicação Carista basta ligar o dispositivo ao veiculo e abrir a App (testei com iPhone). Automaticamente é efetuada a conexão, via Bluetooth Low Energy, não sendo necessário efetuar previamente qualquer configuração. Apenas é necessário garantir que o interface Bluetooth está ligado e posteriormente escolher o adaptador Carista quando a aplicação questionar sobre o tipo de adaptador que possui. O adaptador tem 2 indicadores luminosos. Um de cor vermelha, que está sempre ligado e outro de cor azul, que é ligado sempre que que existe comunicação.

 

Na imagem seguinte é possível confirmar que o adaptador Carista é extremamente pequeno, quando comparando com um outro adaptador que possuo (com conexão WiFi), que custou cerca de 14 Euros.  O custo do adaptador Carista é de 19,99 EUR e inclui 1 mês de oferta de todas as funcionalidades pagas.

 

IMG_0798

 

 

 

Fotos das aplicações Carista (primeira imagem à esquerda), OBD Auto Doctor (segunda imagem) e TrackAddict (restantes imagens) conectadas a um VW Golf V, através do adaptador Carista.

IMG_0801IMG_0816

IMG_0815IMG_0819

IMG_0818

 

 

 

 

www.caristaapp.com/adapter

www.facebook.com/caristaapp

 

 

Páginas relacionadas:

https://blog.caristaapp.com/the-truth-about-obd-adapters-e98ddf022bf8

https://blog.caristaapp.com/the-carista-adapter-4521bf2084a7

 

 

Outros reviews ao adaptador Carista:

https://www.tuningblog.eu/en/categories/tuner-of-az/z/zzz/carista-bluetooth-obd2-adapter-183949/

https://www.obdadvisor.com/carista-bluetooth-obd2-adapter/

https://carwitter.com/2017/05/19/carista-bluetooth-obd2-review/

Anúncios

Ações

Informação

One response

30 11 2018

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: