Primavera Express-Nova atualização disponível

21 05 2018

Está disponível a partir de hoje a versão 7.6000.1308 do Primavera Express. A documentação relativa a esta atualização evidencia a resolução de 3 anomalias. Estas estão relacionadas com o interface do Editor de Vendas, com o tratamento de retenções nos documentos de venda e com a duplicação de documentos de venda. Poderá consultar o detalhe das anomalias mais em baixo.

Como sempre, deverá efetuar uma cópia de segurança dos dados antes de avançar para a atualização. Ao abrir o Primavera Express deverá ser mostrada uma mensagem no canto inferior direito, para iniciar o processo de atualização. Este procedimento também poderá ser iniciado a partir do menu Ajuda > Procurar Atualizações.

 

Resultado de imagem para primavera express

 

 

Anomaly: 24502

Fixed in version: 7.6000.1303

Problem description:

Os botões "Contexto" e "Enviar" estão duplicados no menu superior do Editor de

Vendas.

Observed behaviour

Como Simular:

Numa empresa DEMO:

Aceder ao Editor de Vendas e maximizar

Verificar os botões disponíveis no menu superior

Resultado: Os botões "Contexto" e "Enviar" estão duplicados.

Esperado: Os botões "Contexto" e "Enviar" não deveriam estar duplicados.

 

 

 

Anomaly: 26770

Fixed in version: 7.6000.1306

Problem description:

O quadro de Resumo de Retenções não é mostrado na gravação de Documentos de

Venda.

Observed behaviour

Como Simular:

Numa empresa DEMO:

No Administrador ativar a opção "A empresa fornece serviços que podem estar sujeitos

a retenção" nos Parâmetros de Logística e Tesouraria

No ERP configurar o artigo A0001 para estar sujeito a retenção

Editar a entidade SOFRIO e configurar uma retenção ao Estado

Criar uma FA para o cliente SOFRIO e adicionar uma linha com o artigo A0001

Gravar

Resultado: O ecrã de resumo de retenção não é mostrado.

Esperado: O ecrã de resumo de retenção deveria ser mostrado.

 

 

 

Anomaly: 27899

Fixed in version: 7.6000.1308

Problem description:

As Notas de Crédito não tratam corretamente o valor do IEC quando criadas por

duplicação de Faturas.

Observed behaviour

Como Simular:

Numa empresa DEMO:

Lançar uma FA para o artigo GAR027

Duplicar a FA para uma NC

Gravar a NC e exportar o documento via SAFT

Verificar o valor do documento NC no ficheiro XML

Resultado: O valor do documento NC é superior ao da FA.

Esperado: O valor do documento NC deveria ser igual ao da FA.

 

 

Artigos relacionados:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/2010/05/24/como-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-primavera-express/

Anúncios

Ações

Information

18 responses

25 05 2018
Fernando Simões

Boas,
Suspeitava que fossem corrigidas algumas das anomalias que inclusive comuniquei à PrimaveraBSS ainda assim fiquei surpreso por não estar incluida nesta actualização a que suponho ser obrigatória para que o software esteja coerente com a nova norma RGPD.
Será que vamos receber alguma actualização de modo cumprir com o RGPD para o Primavera Express?

25 05 2018
XpecialGUEST

Não faço ideia mas suspeito que no futuro a Primavera não irá dar muita atenção ao Express uma vez que agora existe o Jasmin.

18 06 2018
JOÃO RODRIGUES

Instalei a versão 7.6000.1309 do Primavera Express, numa nova máquina, Fiz reposição da cópia de segurança e tudo correu bem.
Mas agora não consigo imprimir, dá um erro:
“Erro na impressão.

Erro no método: GetSqlQuery, mapa: C:\PROGRAM FILES\PRIMAVERA\SGX750\MAPAS\EX\GCP\DOCEMV01.rpt.
Erro no código da fórmula. Entre em contato com a Business Objects.”

Alguém me pode ajudar?

20 06 2018
XpecialGUEST

Boa tarde,
Isso acontece com todos os mapas? Por exemplo, ao imprimir um recibo, o erro também é mostrado?
O seguinte artigo poderá ajudar a ultrapassar o problema:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2015/08/17/primavera-expressreparao-da-instalao/

24 09 2018
Raquel Policarpo

Bom dia. Tenho um problema com o meu Primavera Express que não consigo resolver. Quando passo uma fatura com mais quantidade de cada produto, o total arredonda mal. Por exemplo, se deveria ser €4,50 fica €4,49, se deveria ser €12,10 fica €12,09.
Os preços estão todos em números redondos e nenhum Deduz IVA.
Há forma de resolver isto? Obrigada!

24 09 2018
XpecialGUEST

Bom dia.
Verifique as configurações da moeda EUR, em Tabelas > Gerais > Outras Tabelas > Moedas. Nos arredondamentos eu tenho 2 casas decimais em Valores, IVA e Preços/Remunerações Unitários. Verifique se o “problema” não estará aqui.

Consulte também o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2016/09/03/preos-impossveis-nas-aplicaes-de-faturao/

Se mesmo assim não conseguir ultrapassar esta questão, coloque aqui um novo comentário com um exemplo prático, nomeadamente que dados introduz no Editor de Vendas: taxa de IVA do artigo, preço de venda, descontos, etc.

25 09 2018
Raquel Policarpo

Obrigada pela sua resposta.
Tentei alterar as casas decimais mas ficou igual. Pelo artigo que me recomendou percebi que pelos vistos isto é normal. A diferença é que no meu caso os preços já incluem IVA, mas de resto o que acontece é igual aos exemplos do artigo. Sendo assim não deverá ser possível resolver não é?

25 09 2018
XpecialGUEST

Bom dia,
Se os preços já incluem IVA, então poderá não estar relacionado com o artigo que enviei: “… quando o documento e/ou a série estão configurados para não incluir o IVA. …”.

Por via das dúvidas, verifique qual é o arredondamento das unidades (no meu caso tenho 2) em Tabelas > Inventário > Outras Tabelas > Unidades. Nesta tabela só deverá ter a unidade “UN”.

27 12 2018
António Santos

Boa noite.
Tenho instalado o PE que obtive a chave através de registo no site da primavera onde tive que meter os meus dados e da empresa.
Já tive essa empresa em nome individual em meu nome e com outro registo no site da primavera, em nome de outra pessoa.
Em janeiro vou mudar a empresa para nome da outra pessoa. Posso usar o PE que tenho instalado no meu nome e repor uma cópia de segurança da outra empresa criando nova série para 2019?

Obrigado pela atenção.

António Santos

27 12 2018
XpecialGUEST

Boa noite,
Não percebi totalmente o seu comentário. Em todo o caso vou tentar ajudar.
Os dados que introduziu no site da Primavera certamente foram utilizados apenas para efeitos de registo no site e download do instalador do Primavera Express, não existindo qualquer relação desses dados com o Primavera Express em si. Aliás, para instalar e utilizar o Primavera Express não tem que o activar ou licenciar.
O Primavera Express tem a limitação de apenas permitir uma empresa (real) no sistema.
Pelo que percebi a sua empresa foi adquirida por outra entidade. Correto? Nesse cenário certamente terá que criar uma nova empresa no sistema, com dados da nova entidade, como NIF, nome, morada, etc. Digo teria porque o Primavera Express não vai permitir criar uma nova empresa já existindo uma outra.
Confirme a necessidade da criação de uma nova empresa, do 0, sem quaisquer dados como vendas, contas correntes, etc. com o seu contabilista.

Em cima disse que não compreendi o seu comentário, especificamente quando escreve:
“…Posso usar o PE que tenho instalado no meu nome e repor uma cópia de segurança da outra empresa criando nova série para 2019?…”
O Primavera não estará no seu nome. A empresa, essa sim, terá os dados da sua empresa.
Pretende repor uma cópia de segurança da outra empresa, para a sua empresa? Nesse caso não irá perder os seus dados?!?

Cumprimentos

28 12 2018
António Santos

Deixe ver se percebi e se me explico melhor.
Tenho o PE instalado no meu PC com a empresa A.
Se quiser trabalhar com a empresa B, posso guardar cópia de segurança numa pen da empresa A e repôr cópia de segurança que tenho em pen da empresa B, certo ou não?

Obrigado pela atenção.

28 12 2018
XpecialGUEST

Boa tarde,
Poder pode, no entanto irá ter pelo menos um problema (podem existir mais). Ao repor a base de dados da empresa B para a empresa A (depois de ter guardado um backup da empresa A), os dados da empresa, no Administrador, como o nome, morada, localidade, telefone, NIF, etc. não vão ser alterados. Portanto, após repor o backup, vai ficar com os registos da empresa B, como por exemplo clientes, artigos e vendas e ao mesmo tempo com os dados da empresa A (no Administrador). Teria que preencher os dados da empresa no Administrador a cada nova reposição de uma cópia de segurança.

28 12 2018
António Santos

A empresa é a mesma só muda de nome.
Clientes e artigos são os mesmos.
Se só for o senão de mudar os dados da empresa no administrador, não dá grande trabalho.
Tenho é que criar série nova seja em que mês for, certo?
Se mudar a empresa A para a B em Março, por ex., crio nova série com o início a 01-03-2019 e numeração do 0, correto?

29 12 2018
XpecialGUEST

Estou a ter alguma dificuldade em compreender. É a mesma como? São as mesmas instalações, artigos, colaboradores?
Quando diz muda de nome, não está a querer dizer que muda o nome e o NIF (pelo menos)? Para o Primavera acabam por ser empresas diferentes, correto? O seu problema na realidade é que o Primavera Express só permite ter uma empresa, não é isso?

A questão da série acaba por não ser um problema. Pode criar uma série com a designação de A, por exemplo, em que começa em 01-01-2000 e termina em 31-12-2100. Não terá mais que se preocupar com séries. A propósito desta questão poderá consultar o seguinte artigo:
https://invisibleflamelight.wordpress.com/2014/01/01/primavera-express-7-5sries-de-documentos/

29 12 2018
António Santos

A empresa A é B fazem o mesmo serviço e só muda de nome e de NIF.
A morada é a mesma. Vou mudar em meados de Janeiro para a empresa B porque vou atingir o limite de faturação de 30.000,00€, entende agora?
A partir daí reponho uma cópia de segurança que já tenho da empresa B de 2016(que já tem clientes e artigos criados) e só crio uma série nova e mudo a empresa no Administrador, é assim que devo proceder, segundo entendi pelos seus esclarecimentos.

Obrigado pelo aconselhamento e ajuda.

29 12 2018
XpecialGUEST

OK. Agora entendi.
A não ser que me esteja a escapar alguma coisa, poderá proceder dessa forma. Faça sempre um backup da empresa A, para o caso de posteriormente a ter que repor por algum motivo.
Cumprimentos

29 12 2018
Fernando Simões

Bom dia,
A criação de séries só será necessária nesse caso que indica, pois o backup que tem deve ser de um ano diferente.

Mas além dos dados no Administrator, caso tenha personalizado algum mapa nem que seja só com um logotipo, terá também de confirmar se os mapas que ambas as empresas usam estão disponíveis na pasta de instalação do PE.

Caso tenha formatado ou substituido o equipamento onde está instalado o P.E. este é um passo que tem de fazer sempre pois o backup leva as indicação dos mapas em uso mas mesmo que os copie para a pasta onde estavam terá de os adicionar novamente nas tabelas dentro do P.E..

Boas Festas

29 12 2018
XpecialGUEST

Boa tarde,
Sim, isso mesmo, os mapas podem eventualmente representar outro problema que não me tinha ocorrido.
Boas festas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: