Sakata3D – Análise ao filamento PLA CHROMA-850 e PLA 850

28 05 2018

No seguimento do artigo Sakata3D – Filamento para Impressão 3D (que deve ler como introdução a este artigo), testei o filamento PLA que a Sakata3D me enviou, que foi utilizado para a impressão de algumas dezenas de modelos. Cada uma das 2 bobinas, PLA CHROMA-850 e PLA 850, tem o peso de 1 Kg e o filamento tem 1,75 mm de diâmetro (este poderá variar +/- 0,03mm).

 

O PLA é o material mais utilizado na impressão 3D doméstica que utiliza tecnologia FDM. É seguro porque tem como base materiais orgânicos renováveis, não produz odores e está disponível numa variedade muito alargada de cores. O grau de dificuldade na sua utilização é muito reduzido. Não é necessária plataforma de impressão aquecida e o warping (deformação/contração) é mais reduzido comparativamente a outros materiais. Também o baixo custo, comparativamente a outros materiais mais avançados, é uma vantagem do PLA. Este material também tem a vantagem de ser amigo do ambiente, já que é biodegradável (em determinadas condições de compostagem) tendo assim um baixo impacto ambiental.

 

O PLA da Sakata3D, baseado na matéria prima Ingeo PLA 3D850, é um PLA avançado, com melhores propriedades térmicas e mecânicas, comparativamente ao PLA standard.

 

IMG_0893

 

Nas 2 bobinas não encontrei nenhum problema relacionado com o enrolamento do filamento. Nenhuma das impressões foi abortada por problemas relacionados com esta questão.

 

No que diz respeito à aderência do filamento à plataforma de impressão e ao warping, mais uma vez nada a registar. A minha impressora, uma Blocks Zero, não tem plataforma de impressão aquecida e todas as impressões foram efetuadas sem problemas. Embora não seja obrigatório quando estamos a utilizar PLA, uma plataforma de impressão aquecida pode ser útil em determinadas situações, nomeadamente em modelos com dimensões maiores onde existe tendência para warping nas extremidades. Assim, se a sua impressora possuir uma mesa aquecida e se a pretender utilizar com este filamento, a temperatura desta deverá situar-se entre os 50°C e 70°C.

 

IMG_0912

 

Apesar deste filamento poder ser utilizado até velocidades na ordem dos 200mm/s, quase sempre imprimo, em média, a 40mm/s, o que também aconteceu com este filamento. A aderência das camadas entre si é perfeita. A quase totalidade das impressões foram efetuadas com layer de 0,2mm.

 

Quanto à temperatura do extrusor, a Sakata3D recomenda que esta se situe entre 190ºC e 230ºC. Escolhi a temperatura de 225ºC que me pareceu ser a mais adequada e que aparentemente permitiu obter melhores resultados. Apesar de não ter efetuado qualquer teste com rigor científico, fiquei com a sensação que o PLA que testei é bastante rígido.

 

 

 

 

Algumas fotos dos artigos que imprimi com o filamento PLA CHROMA-850

Relativamente a esta bobina importa referir que a minha impressora tem uma área de impressão relativamente reduzida (12cm x 14cm x 12cm) e que por esse motivo pode ser difícil de “acertar“ nas impressões escolhidas para ver o resultado em que a cor transita de uma para outra na mesma impressão. O cenário perfeito para utilizar este filamento seria utilizar uma impressora com uma grande área de impressão, nomeadamente em altura (eixo Z), e imprimir modelos suficientemente altos para utilizar várias tonalidades do filamento.

 

Nesta imagem poderá visualizar a diferença de tonalidades das cores, entre as várias camadas da bobina.

IMG_0962

 

Nestas 2 jarras é notório que a jarra da direita ficou com uma área central mais escura, o que resultou num efeito bastante interessante.

IMG_0917

 

Todos estes objetos foram imprimidos com filamento da mesma bobina (PLA CHROMA-850).

IMG_0989

 

 

 

 

Algumas fotos dos artigos que imprimi com o filamento PLA 850

O brilho do filamento (neste caso PLA 850) confere às peças um acabamento fantástico.

IMG_1208

 

Na seguinte imagem poderá visualizar uma parte de todos os modelos que imprimi com o filamento PLA 850.

IMG_1460

 

 

 

A Sakata3D disponibiliza em algumas bobinas a possibilidade de o cliente escolher quer a quantidade de filamento (por exemplo 1000 gr, 500 gr ou 250 gr), quer o diâmetro do mesmo (1,75 mm ou 2,85 mm).

Infelizmente, no que diz respeito ao filamento PLA CHROMA-850, não é possível o cliente escolher diretamente no site, nem as cores, nem tão pouco escolher uma de entre várias bobinas com cores diferentes que estejam já produzidas. A não ser que contacte diretamente o fabricante e defina o que pretende, será enviada uma bobina com cores aleatórias.

Em resumo, pela relação qualidade/preço, pela variedade da oferta e pelos resultados obtidos recomendo vivamente o filamento da Sakata3D. 

 

 

Páginas relacionadas:

https://www.makerinnovations3d.com/filament-sakata3d-ingeo-3d850-pla-review/

https://www.hwlibre.com/analizamos-el-pla-3d850-y-3d870-del-fabricante-espanol-sakata3d/

 

 

www.sakata3d.com

Anúncios

Ações

Informação

One response

27 08 2018
Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise | ..::invisible flame light::..

[…] Sakata3D – Análise ao filamento PLA CHROMA-850 e PLA 850 […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: