NOWO-Novo tarifário pré-pago de 5 Euros

19 07 2018

De todas as operadoras de telecomunicações presentes em Portugal a NOWO (lê-se “novo”) será certamente a menos conhecida. Não só por ter uma oferta e uma quota de mercado menores, mas também por ter uma área de abrangência mais reduzida, quando comparada com a MEO, Vodafone e NOS. Nascida da Cabovisão, a NOWO existe desde 2016 e oferece os serviços de Televisão, Internet, Voz e Móvel.

 

Recentemente a NOWO deu a conhecer novos serviços de comunicações móveis, mais concretamente tarifários pré e pós-pagos, que podem ser subscritos por clientes que não tenham aderido a nenhum outro serviço da NOWO.

 

A campanha publicitária, que tem o Nilton como protagonista, destaca o valor da mensalidade do serviço móvel. É sem dúvida um valor bastante interessante face ao que toda a concorrência oferece, nomeadamente a MEO, Vodafone e NOS, mas também os operadores low cost como a UZO, Lycamobile, Phone-ix, entre outros.

 

image

 

Muitas pessoas não necessitam de pacotes de telecomunicações com muitas comunicações incluídas nem muito complexos. Privilegiam o facto de não existirem fidelizações, contratos, carregamentos obrigatórios, e sobretudo a simplicidade de saberem que pagam sempre o mesmo valor se telefonarem ou enviarem um SMS para qualquer rede, e em qualquer dia e hora da semana. Por outro lado, não valorizam muito a conectividade à Internet e têm como objetivo pagar o mínimo possível, porque na realidade, não fazem muitas chamadas.

 

Qualquer um dos vários operadores em Portugal disponibiliza estes tarifários simplificados, sendo que a UZO, que é um Operador Móvel Virtual (MVNO) que utiliza a infra-estrutura  da MEO, ganha, na minha opinião, vantagem sobre os restantes.

 

Um dos novos tarifários da NOWO é o pré-pago de 5 EUR por mês que inclui 250 MB de dados e 500 minutos/SMS para qualquer rede nacional. Bastante interessante tendo em conta que por exemplo na UZO o carregamento mínimo de 7,5 EUR permite efetuar comunicações para qualquer rede por 0,099 EUR (9,9 cêntimos) por minuto/SMS. Fazendo os cálculos necessários dá precisamente 75,75 minutos/SMS, um valor bastante inferior face aos 500 minutos/SMS da NOWO. Quanto à Internet, a UZO disponibiliza atualmente em cada carregamento 500 MB de Internet.

 

Nesta tabela seguinte podemos comparar 3 tarifários distintos de 3 operadores diferentes.

 

UZO

NOWO 5 EUR

MEO Unlimited L Light

Carregamento / pagamento mínimo

7,5 EUR 5 EUR 5,99 EUR
Comunicações incluídas (Voz e SMS) 75 min/SMS
(7,5 EUR a dividir por 0,099 EUR)
500 min/SMS 4.000 min + 4000 SMS
Comunicações incluídas (Internet) 500 MB 250 MB 500 MB
Tipo Pré-Pago (carregamentos) Pré-Pago (carregamentos) Pós-Pago
(faturação mensal)
Custo do cartão SIM 5 EUR (com 15 EUR de sado) se for com portabilidade.

0 EUR (com 15 EUR de sado) se for sem portabilidade.

9 EUR 0 EUR
Fidelização Não Não Sim (24 meses)
Outras condições do tarifário www.uzo.pt www.nowo.pt Este tarifário não está disponível para novas adesões. Apenas é utilizado para retenção de clientes, nomeadamente os que estão em processo de portabilidade.
Vantagens dentro da mesma rede 10000 min/SMS grátis entre a rede UZO. Sem vantagens. Sem vantagens.
Bloqueio do equipamento Se o equipamento estiver bloqueado à MEO, o cartão irá funcionar. O equipamento terá que estar desbloqueado a qualquer rede. Se o equipamento estiver bloqueado à MEO, o cartão irá funcionar.
Infra-estrutura Utiliza a infra-estrutura da MEO. Utiliza a infra-estrutura da MEO. Não depende da infra-estrutura de terceiros.
Subscrição Sem restrições de subscrição. Serviço restrito às zonas de cobertura da NOWO (consultar site deste operador). Tarifário especial utilizado para retenção de clientes.
Manutenção do serviço Para o serviço permanecer ativo, não tem que efetuar nenhum carregamento mensal. Para manter o cartão ativo tem de efetuar um consumo (chamada ou SMS paga) de 120 em 120 dias. Se não efetuar um carregamento por mês, deixará de conseguir efetuar chamadas e enviar SMSs, no entanto poderá receber. Mensalmente é emitida uma fatura.
 
Descontos ofertas e outras vantagens
Nada a registar. Oferta do primeiro carregamento (mês). Oferta da 1ª mensalidade.

Fatura Electrónica e Débito Direto concedem um desconto único de 5 EUR, para descontar na faturação.

Possibilidade do saldo da UZO passar para o saldo extra-plafond na MEO.

Espaço extra na MEO Cloud.

Possibilidade de adesão ao programa de Pontos.

Possibilidade de utilizar os Hotspots MEO WiFi.


Acumulação de plafond
Não se aplica. Possibilidade de o plafond acumular em determinadas condições. O plafond não acumula para o mês seguinte.
Comunicações extra-plafond

(por exemplo ligar para um número do Canadá ou enviar um SMS para um numero de valor acrescentado-para participar num passatempo por exemplo)

Não se aplica. Todas as comunicações vão consumir o saldo do cartão. Tem que efetuar previamente um carregamento do saldo extra-plafond. No plafond apenas estão incluídas comunicações para numeração nacional iniciada por 2 (fixo), 3 (VoIP) e 9 (móvel). Poderá configurar o sistema da MEO para permitir comunicações extra-plafond, que são faturadas “à parte”, ou negar este tipo de comunicações a não ser que efetue previamente um carregamento.

Nota: as informações desta tabela devem ser confirmadas com os respetivos operadores.

 

Claramente o tarifário da NOWO 5 EUR ganha vantagem sobre o da UZO, no que diz respeito ao custo das comunicações de voz e envio de SMS. No meu caso, que tenho UZO e carrego normalmente entre 7,5 e 15 EUR por mês (um ou dois carregamentos mínimos), a alteração para a NOWO iria ser muito vantajosa. Teria mais comunicações de voz e SMS, por menos dinheiro. Quanto à Internet, o trafego incluído seria menor, algo que não constituiria um problema já que não utilizo por norma, devido a não ter essa necessidade.

 

Tal como evidencio na tabela acima, na linha “Subscrição”, o grande problema destes novos serviços da NOWO é que só os poderá subscrever se residir em determinadas áreas de Portugal, ou seja, áreas abrangidas pela cobertura da NOWO. O controlo é efetuado através da morada. Claro que o serviço móvel tem cobertura em todo o país. O problema está mesmo no processo e nos requisitos para a adesão. Aparentemente, pelo que pude apurar neste fórum, esta questão poderá estar relacionada com imposições contratuais entre a MEO e a NOWO, já que a segunda utiliza a infra-estrutura da primeira para os serviços móveis.

 

[​IMG]

 

Para subscrever o serviço basta deslocar-se a uma loja NOWO, ou aceder à página do operador e escolher os tarifários por carregamentos. Depois de escolher um dos três tarifários que são mostrados basta carregar em “Saber mais”, onde deverá colocar o seu nome e numero de telemóvel. Logo de seguida será contactado por um operador que irá registar o pedido e indicar todos os passos seguintes. Receberá um email com os dados da encomenda do cartão SIM, que tem um custo de 9 EUR.

 

Depois de o pagamento ser efetuado será enviado o cartão SIM para a morada anteriormente indicada. No caso de optar pela portabilidade (para manter o  seu numero de telemóvel atual) deverá ainda imprimir o formulário (no email que recebe existe um link para descarregar o documento), preencher e enviar para a NOWO, através de correio ou email, juntamente com outra documentação solicitada.

 

Resultado de imagem para nowo

 

 

Como (tentar) contornar a restrição por cobertura, no momento da adesão?

Segundo o site da NOWO:

“… POSSO TER SERVIÇO MÓVEL DA NOWO SEM SUBSCREVER OS SERVIÇOS DE INTERNET OU TELEVISÃO?

Sim, o serviço móvel da NOWO está disponível para adesão em zonas de cobertura da NOWO. …”

 

…no entanto, pelo que li em fóruns, se for a uma loja NOWO poderá trazer o cartão pré-pago na hora, sem qualquer constrangimento ao nível da morada. Se não tiver uma loja NOWO perto de si terá que tratar de tudo através da linha da NOWO.

 

Uma vez que não é necessário entregar nenhum comprovativo de morada se subscrever o serviço pré-pago, basta indicar uma morada que esteja coberta pelos serviços da NOWO, para a recepção do cartão SIM. Pode ser a morada de um amigo ou familiar (atenção ao facto de ser necessário assinar um documento dos CTT na entrega).

 

Se efetuar pedido de portabilidade, para além de ter que indicar o numero a portar, será necessário indicar também o número do cartão SIM, começado por 893510. No meu caso comecei por retirar o cartão nano SIM do meu iPhone e rapidamente descobri que talvez devido à dimensão do cartão (nano) este identificador não está no cartão. Como não tinha por perto a documentação do cartão SIM da UZO, descobri este identificador (ICCID) nas propriedades do iOS, em Settings > General > About.

 

Image-1 (2)

 

 

Iniciei o processo de migração para a o tarifário pré-pago de 5 EUR da NOWO, no entanto a experiencia durante a subscrição não foi totalmente positiva. Como em Vila Real não existe nenhuma morada abrangida, inicialmente indiquei uma morada de uma empresa que conheço, em Viseu, para onde deveria ser enviado o cartão. Após o operador dar inicio ao processo, ainda durante a mesma chamada, eu pretendi alterar a morada para a morada de uma amiga, também de Viseu, o que veio complicar o processo. Após aguardar alguns instantes, a operadora deu-me indicação que apesar desta alteração criar um constrangimento, tal seria possível. Desta forma deveria efetuar o pagamento do cartão SIM apenas no final do dia seguinte, quanto a alteração da morada já tivesse sido efetivada no sistema. Após o pagamento, que foi efetuado de acordo com as indicações recebidas, aguardei vários dias pelo cartão, o que não veio a acontecer no tempo espectável (48 horas após o pagamento).

 

Num contacto com a NOWO, para saber o que se estava a passar, fui informado que eles tinham indicação no sistema que o cartão havia sido recebido. Confirmei nas duas moradas que indiquei no processo de adesão e em nenhuma o cartão tinha sido entregue. Posteriormente, num outro contacto com a NOWO, já me permitiram indicar uma morada de Vila Real, para receber o cartão, uma vez que anteriormente a entrega não tinha ocorrido. Novamente, aguardei vários dias e o cartão não foi recebido. Alguns dias depois recebi um contacto por parte do departamento de portabilidade da NOWO, a indicar que não havia no sistema nenhum registo para o envio do cartão. No entanto, o próprio colaborador indicou-me que ele iria registar o pedido e me iria contactar no dia em que estava previsto receber o cartão. Não fui contactado nem recebi o cartão no dia previsto. Este apenas foi recebido alguns dias depois.

 

IMG_2205

 

O cartão, que foi entregue pelos CTT, vinha acompanhado com o formulário de portabilidade, que anteriormente já tinha preenchido e entregue. Como não havia qualquer informação relativamente a esta questão, contactei a NOWO para esclarecer esta situação. Como a portabilidade já tinha sido anteriormente solicitada, não tinha que preencher o formulário novamente. O passo seguinte foi aguardar por um SMS, no meu numero atual da UZO, em que iria ser informado o intervalo de tempo em que a portabilidade iria ser efetuada, para que, nesse período, o cartão fosse trocado.

 

Durante o tempo em que aguardava o SMS que iria efetivar a portabilidade, recebi uma chamada da MEO para tentar “travar” este processo. Como forma de tentarem não perder um cliente para a concorrência e  me manterem na MEO (na realidade eu era cliente da UZO-que é uma marca da MEO), deram-me a possibilidade de optar por um tarifário de 5,99 EUR por mês (ver tarifário Unlimited L Light na tabela), que apesar de ser pós-pago e obrigar a uma fidelização por vários meses, tinha claras vantagens. Este seria o tarifário mais adequado ao meu perfil de utilizador, embora me tivessem sido apresentados outros tarifários com mais comunicações, logicamente com valores superiores.

 

Como não queria decidir naquele momento, apesar das vantagens evidentes e do facto de o operador me informar que no dia seguinte poderia ser “tarde de mais”, porque entretanto o processo de portabilidade poderia avançar, não decidi no momento porque precisava de tempo para analisar. Pedi para o operador me ligar no dia seguinte à mesma hora.

 

Apesar de eu não ter tido essa intenção quando aderi à NOWO, a verdade é que muitos clientes dos vários operadores iniciam o processo de portabilidade como forma de lhes ser proposto um tarifário “fora de série” para evitar que saiam para os concorrentes. Neste fórum pode acompanhar a discussão em torno deste assunto, e que ofertas estão a ser propostas a estes clientes que pretendem mudar de operador. A oferta da NOWO e de outros operadores, quanto mais não seja, serve para pressionar a concorrência, mas também como argumento para obter melhores condições contratuais e melhores tarifários, nos processos de negociação.

 

image

 

Entretanto, enquanto aguardava nova chamada da MEO, contactei a NOWO para informar que tinha sido contactado pela MEO que me tinha feito uma proposta quase irrecusável. O meu objetivo era perceber se de alguma forma a NOWO conseguiria ter alguma flexibilidade para oferecer melhores condições. Informaram-me que não era possível alterar  nenhuma das condições do tarifário (o argumento era que o tarifário era muito recente). Informei que daquela forma provavelmente iria abortar o processo de portabilidade e continuar na MEO, dada a nova proposta.

 

Antes da hora prevista para receber um novo contacto da MEO, recebi um SMS da NOWO a informar que a portabilidade iria ser processada nesse mesmo dia entre as 14 e as 17h. Apesar de ter tentado falar com o departamento de portabilidade da MEO, entre o primeiro e o segundo contacto desta, tal tentativa revelou-se infrutífera. Foi necessário ligar para um numero pago (16200) e pedir para ser contactado. Não passam chamadas para aquele departamento! Para registar um simples pedido de contacto a chamada chegou a demorar quase 20 minutos, com muitas perguntas pelo meio.

 

Efetivamente, no dia e hora definidos, recebi um novo contacto da MEO e informei que aceitava a proposta. Após responder a algumas questões, como morada, confirmação de tarifário, etc., havia a necessidade de cancelar a portabilidade. Para esse efeito o operador questionou-me se eu poderia deslocar-me a uma loja oficial da MEO para assinar o documento de denuncia da portabilidade e trazer o meu novo cartão MEO. Respondi que sim. Na loja o processo foi rápido e sem problemas. Apenas pediram para assinar o documento em questão e pediram o meu cartão do cidadão para comprovar a minha identidade.

 

Resultado de imagem para operadores telecomunicações

 

No entanto, como o processo de portabilidade por parte da NOWO já estava agendado para esse mesmo dia, da parte de tarde, foi necessário trocar o cartão da UZO pelo novo cartão da NOWO, assim que deixei de ter rede MEO (embora fosse cliente UZO a identificação da rede no meu telemóvel era mostrada como MEO). Durante algumas horas fui cliente da NOWO :). No dia seguinte recebi um contacto do departamento de portabilidade da MEO, para confirmar que o meu numero estava “do lado” da NOWO. Informaram que iam tratar da portabilidade. Nessa mesma tarde recebi um SMS a confirmar agendamento da portabilidade.

 

Apesar de no total ter gasto 9 EUR no cartão da NOWO  e cerca de 5 EUR em chamadas para linhas de apoio, este valor vai ser rapidamente recuperado com o meu novo tarifário da MEO, que me permite mais comunicações por muito menos dinheiro, tendo em conta que anteriormente gastava, em média, entre 7,5 e 15 EUR por mês. Apesar de não ser muito adepto de fidelizações, acabei por achar que as vantagens do tarifário da MEO superavam em larga medida as desvantagens. Além disso, agora a faturação é automatizada e nunca fico sem comunicações. Com o Débito Direto ativo não tenho mais que me preocupar com pagamentos ou carregamentos. Basta ir controlando o valor das faturas (através da fatura electrónica que vou receber mensalmente por email), para ver se está de acordo com o que foi acordado, e, pelo sim pelo não, definir um valor limite para o Débito Direto. Também ajudou na decisão o facto de já ser cliente MEO, no serviço 3P (Internet, Televisão, Telefone). Assim consigo gerir todos os meus serviços numa só área de cliente e com uma só empresa.

 

E assim termina este post, que inicialmente era para falar em exclusivo dos novos tarifários da NOWO, das suas vantagens face à concorrência, e do processo de migração da UZO para a NOWO. Dadas as circunstâncias e o desenrolar do processo, o post acabou por ficar maior que o que pretendia inicialmente, no entanto acho que poderá ser útil e ajudar alguém que se queira aventurar neste processo de mudar de operador e tarifário com a possibilidade de manter o mesmo número.

 

 

 

Páginas relacionadas:

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1027779/nowo-ja-tem-servico-movel-por-carregamento

https://eco.pt/2018/06/11/telemovel-sem-triple-play-a-nowo-tambem-ja-tem/

https://marketeer.pt/2018/06/11/telefonemas-do-nilton-dao-mote-a-campanha-da-nowo/

http://www.gsmhouse.pt/index.php?showtopic=35166.

https://forum.zwame.pt/threads/nowo-movel-para-qualquer-cliente.1014669/

https://pplware.sapo.pt/internet/pacote-de-telecomunicacoes-mais-barato/

https://forum.zwame.pt/threads/meo-precos-contratos-e-renegociacoes-ler-1-post.876397/

 

www.nowo.pt/nowo-no-movel

Anúncios

Ações

Informação

9 responses

19 07 2018
Filipe

Isto é um Teste

20 07 2018
Mario

Não disseste qual foi a proposta da MEO?

20 07 2018
XpecialGUEST

Disse: “… recebi uma chamada da MEO para tentar “travar” este processo. Como forma de tentarem não perder um cliente para a concorrência e me manter na MEO (na realidade eu era cliente da UZO-que é uma marca da MEO), deram-me a possibilidade de optar por um tarifário de 5,99 EUR por mês (ver tarifário Unlimited L Light na tabela), que apesar de ser pós-pago e obrigar …”

20 07 2018
JULIO SILVA

engraçado que tive em loja e nao tinham este tarifario o tarifário Unlimited L Light a esse preço… e o mais barato era 9.99€

20 07 2018
XpecialGUEST

A operadora que me ligou informou-me que este tarifário não está na oferta “standard” da MEO (pelo menos a este preço). Apenas está a ser utilizado para situações de retenção de clientes, que foi o meu caso.

26 07 2018
Nadir

É a vodafone será que tb têm algo similar?

26 07 2018
XpecialGUEST

Duvido. Não fiz essa análise, mas pelo que li em fóruns, não.

4 12 2018
Joselito Fagundes

.. eu acho que foi uma grande trapalhada…. mas se ficou melhor! então parece ter valido a pena…

4 12 2018
XpecialGUEST

Até foi, mas valeu bem a pena pelo dinheiro que poupo. No mínimo uns 75 EUR por ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: