Retouch3D–Análise

27 07 2018

Artigo relacionado: Moebyus AMIGO 3D – Retouching Tool

 

Muitas das vezes existe a necessidade de efetuar pequenos retoques nas impressões 3D, como retirar suportes, fundir plástico, eliminar imperfeições, perfurar, alisar ou cortar. Desenvolvido pela empresa 3D 2.0 Ltd, sediada no Reino Unido, o Retouch3D custa 135 Euros e é uma ferramenta que permite efetuar todas essas operações de forma fácil e rápida.

 

O aparelho traz consigo 5 ponteiras que podem ser fácil e rapidamente trocadas. Com o aquecimento, a temperaturas que permitem derreter plástico, as ponteiras permitem efetuar os mais diversos trabalhos de finalização. A grande diferença entre este aparelho e outros do género, como o AMIGO 3D e o MODIFI3D, é que o Retouch3D permite ao utilizador escolher a intensidade do aquecimento, através de 2 botões e de um pequeno display. Além disso, este equipamento também se diferencia dos restantes que anteriormente referi porque se liga diretamente a uma tomada eléctrica e tem um maior numero de ponteiras.

 

A 3D 2.0 Ltd enviou-me uma unidade do equipamento para análise no Blog.

 

IMG_0752

IMG_0754

 

 

Pelo preço do equipamento, quase a custar tanto como uma impressora 3D low cost (como por exemplo a Anet A8) seria espectável ficar surpreendido com o produto, a todos os níveis. O equipamento vem muito bem embalado numa caixa retangular, muito cuidada. Para além do equipamento propriamente dito, vem também incluído um manual, muito bem detalhado e em várias línguas (português não faz parte) com as especificações do produto, instruções de operação e manutenção, etc.

 

Além do Retouch3D também está incluída uma peça para ajudar a trocar as ponteiras e uma base de apoio. Se pretender uma outra base, para acomodar as ponteiras, o  Retouch3D e o acessório de troca de ponteiras, poderá descarregar e imprimir este ficheiro, que foi modelado por Mark Durham e está disponível no repositório www.myminifactory.com.

IMG_0755

 

 

O transformador pode ser utilizado em várias regiões, nomeadamente Europa, Reino Unido e América, já que tem 3 fichas diferentes que podem ser facilmente trocadas.

IMG_0873

 

 

Para além do PLA, que é o material mais utilizado na Impressão 3D, o Retouch3D pode ser também utilizado com outros materiais como ABS, materiais baseados em resinas e entre outros. O facto de o utilizador poder definir a intensidade da temperatura, entre 10 níveis diferentes, permite utilizar o aparelho num leque muito alargado de materiais, até mesmo em outras áreas que não a Impressão 3D.

 

IMG_0757

 

 

Comparativamente ao AMIGO 3D e ao MODIFI3D, o Retouch3D é mais robusto,  consistente e ergonómico. A grande vantagem está mesmo na possibilidade de definir a intensidade da temperatura das ponteiras, para além de ter a possibilidade de ligar diretamente à corrente elétrica e assim não depender nem de pilhas nem de uma porta USB. Comparativamente aos seus concorrentes, que custam várias vezes menos (quer o AMIGO 3D quer o MODIFI3D custam cerca de 30 Euros), o Retouch3D tem, na minha opinião, um preço algo exagerado. Apesar das suas claras vantagens face aos outros dois produtos concorrentes que já testei, o Retouch3D deveria ser mais barato.

IMG_2498

O Retouch3D pesa 100g e tem as dimensões de 170mm X 43mm X 32mm.

 

 

As várias ponteiras têm uma particularidade que é de serem compostas por 2 peças.

IMG_2529

 

 

Um reparo para o facto de as ponteiras não fixarem totalmente no aparelho e poderem rodar sobre si mesmas, o que não será muito conveniente nem desejável em determinadas situações. Também pode acontecer que, ao “mergulhar” uma ponteira em plástico, ao puxar o aparelho a ponteira fique “para trás”. Estes são problemas comuns aos outros 2 aparelhos que mencionei atrás. Efetivamente nenhum deles tem o sistema perfeito.

IMG_2510

 

 

Com este acessório pode retirar e colocar as ponteiras de forma fácil e segura, sem se queimar.

IMG_2509

Se reparar nesta imagem, existe algo que não deveria acontecer. Ao retirar a ponteira do equipamento, recorrendo ao acessório que existe para o efeito, uma parte da desta ficou “para trás”. Esta peça metálica existente em todas as ponteiras serve para garantir que a ponteira, quando colocada no Retouch3D, fica perfeitamente ajustada e sem folgas. Esta questão, que não chega a ser um problema grave já que é facilmente resolvida, vem reforçar a ideia que deveria existir um melhor sistema de encaixe entre as ponteiras e o equipamento.

 

 

A alteração da temperatura, entre 100°C a 300°C é efetuada recorrendo a 2 botões, mais e menos.

IMG_2502

Também penso que o display está mal aproveitado. Faria sentido que, em vez do grau de intensidade do calor, fosse mostrada a temperatura atual, ou pelo menos, não sendo tecnicamente possível ou viável (porque poderia ser necessário adicionar mais componentes ao equipamento), poderia ser mostrada a temperatura espectável e um temporizador que mostrasse ao utilizador o tempo restante que seria necessário aguardar para que essa temperatura fosse atingida. Para que o equipamento atinja determinada temperatura é normalmente necessário aguardar alguns instantes.

 

 

Esta ponteira permite efetuar perfurações pequenas.

IMG_2506

 

 

A ponteira de corte permite, entre outras possíveis funções, cortar plástico.

IMG_2504

 

 

Esta outra ponteira permite efetuar perfurações maiores.

IMG_2512

 

 

Com a ferramenta de alisamento é possível alisar plástico. Neste exemplo, e com a ajuda de plástico adicional, fechei e alisei o buraco anteriormente feito.

IMG_2513

IMG_2515

 

 

Todos os testes que fiz com o Retouch3D foram com PLA, o plástico mais utilizado na Impressão 3D doméstica.

 

É importante referir que o manual do utilizador deve ser consultado antes de iniciar a utilização do aparelho. Para além de ter informações úteis, o manual tem uma série de recomendações de segurança já que o aparelho opera a altas temperaturas e podem existir determinados riscos, quer para o utilizador, quer para o aparelho em si.

 

A compra do Retouch3D pode ser efetuada diretamente aqui, no site da Antex, fabricante do produto. Os portes, para envio para Portugal, são de cerca de 11 Euros. Se for pretender distribuir este produto, poderá comprar packs de X unidades do Retouch3D, com valores ajustados para compras em quantidade.

 

 

 

www.retouch3d.com

www.instagram.com/retouch3d

www.twitter.com/retouch3d

Anúncios

Ações

Informação

One response

6 08 2018
Blocks Zero–Perfil para o Simplify3D | ..::invisible flame light::..

[…] totalmente “colados” ao modelo. Recorrendo a ferramentas de finalização, como por exemplo o Retouch3D ou o AMIGO 3D, poderá melhorar o acabamento das áreas onde existiam suportes, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: