Blocks Zero–Perfil para o Simplify3D

6 08 2018

IMG_2833O objetivo deste artigo é partilhar um perfil do software de Impressão 3D Simplify3D (S3D) que preparei para utilizar com impressora Blocks Zero.

 

A Blocks Technology disponibiliza vários perfis de impressão no seu site, todos para a versão 15.02.1 do Cura. Atualmente este é o único software que é oficialmente suportado. Apesar de ser uma versão muito antiga, tendo em conta que o Cura já vai na versão 3.2.1 (neste caso a versão 3.2.1 é mais recente que a 15.02.1), funciona muito bem. Esta versão do Cura também é utilizada para fazer atualizações do firmware da Blocks Zero. Neste momento a última versão do firmware é a 1.3. Consulte aqui as melhorias e como proceder para efetuar o update se achar que tal é necessário tendo em conta as alterações.

 

Os utilizadores que já tiveram experiencia com vários softwares de slicing facilmente verificam que o Cura 15.02.1 é muito limitado em termos de funcionalidades. É suficiente para utilizadores novatos e menos exigentes no entanto deixa muito a desejar para utilizadores mais avançados ou para profissionais.

 

blocks

 

Apesar de não conhecer ainda a última versão do Cura, que tem evoluído muito nos últimos tempos, posso afirmar que o S3D é sem dúvida alguma uma aplicação muito completa e ao mesmo tempo complexa. Ao contrário do Cura, que é gratuito, o Simplify3D tem um custo de 149 dólares (USD), algo que ronda os 120 Euros à taxa de cambio atual. Este custo não é por acaso e é justificado com todo o potencial deste software, que é enorme, especialmente numa utilização mais profissional da Impressão 3D, quando é desejado imprimir modelos mais complexos com outro nível de qualidade e características.

 

O S3D está disponível para Windows, Linux e macOS. Infelizmente não existe a possibilidade de testar a aplicação antes de a comprar. Existe sim a possibilidade de devolução do valor pago, no caso de querer apenas testar, ou no caso de efetivamente não estar satisfeito.

 

 

simplify-in

 

Entre muitas outras funcionalidades, o S3D permite definir vários padrões diferentes a aplicar no infill, temperaturas e cooling diferentes a partir de determinadas camadas, controlar os vários eixos da impressora, definir que a impressão termina a determinada altura, calculo do peso e custo do modelo (depois de definir preço por KG de filamento), colocação manual de suportes apenas onde o utilizador pretender, settings diferentes para a mesma peça, etc..

 

 

 

Algumas imagens do Simplify3D e da Blocks Zero a imprimir ficheiros gerados por este software de slicer

Apesar dos modelos que utilizei neste artigo poderem não ser os melhores exemplos para demonstrar as potencialidades do S3D e as suas funcionalidades mais diferenciadoras, certamente são suficientes para ficar com uma ideia das funcionalidades da aplicação.

 

Configuração das dimensões da plataforma de impressão da Blocks Zero. Se pretende utilizar apenas a Blocks Zero com o Simplify3D então deve configurar as definições da Impressora, conforme a imagem, em Tools > Options > Machine.

Capture4

 

 

 

O S3D permite personalizar os suportes. Neste exemplo de impressão de um avião foram colocados debaixo das asas e fuselagem, uma série de suportes. É possível gerar suportes automaticamente, assim como adicionar e remover suportes manualmente, de acordo com as preferências do utilizador ou de acordo com o que fizer mais sentido. Aqui poderá ser necessário o utilizador ter alguma sensibilidade para algumas regras da física.

Capture

A simulação da impressão no S3D permite visualizar e prever todos os detalhes da impressão. Desde o tempo necessário, filamento (peso e comprimento), custo do filamento, trajeto do extrusor, etc. Através da diferenciação por cores, é possível saber em que áreas são infill, camadas sólidas, suportes, perímetros externos e internos, etc.. Isto é extremamente útil para conseguir antecipar problemas antes mesmo de imprimir.

Capture2

Como indiquei anteriormente, o S3D tem imensas opções para personalizar todos os detalhes da impressão. Nesta imagem temos todas as opções do infill.

Capture3

IMG_2782

Os suportes neste caso foram facilmente removidos com a mão, já que não estavam totalmente “colados” ao modelo. Recorrendo a ferramentas de finalização, como por exemplo o Retouch3D ou o AMIGO 3D, poderá melhorar o acabamento das áreas onde existiam suportes, alisando-as.

IMG_2798

 

 

 

Neste outro exemplo de impressão, um abre latas, optei por um infill no padrão honeycomb, com 25% de preenchimento.

Capture5

Nesta simulação da impressão podemos visualizar o infill honeycomb, que confere ao modelo a resistência necessária para a função deste objeto.

Capture7

A impressora obviamente reproduziu todos os movimentos e detalhes da simulação.

IMG_2805

  

  

  

Na impressão desta base de telemóvel, em formato elefante, testei uma outra funcionalidade muito interessante do S3D, que é a possibilidade de, para o mesmo modelo, ter mais que um processo com configurações diferentes, como a layer, infill, velocidades, etc.. Na primeira imagem, ao criar mais do que um processo, é mostrada uma divisória que distingue os processos. O utilizador obviamente consegue definir a altura a partir da qual será criado um novo processo.

Capture8

Já na segunda imagem é possível visualizar (canto inferior esquerdo) que passaram a existir 2 processos. O segundo processo foi configurado com uma layer e infill diferentes.

Capture9-aqui fiquei c 2 processos distintos

Na simulação da impressão, sensivelmente depois da segunda metade, que corresponde ao segundo processo, é possível visualizar que o infill é diferente (área laranja), assim como a altura de cada camada, que passou de 0,2 para 0,1 (área azul).

Capture10-evidenciar diferenças entre processos. infill e layer

Embora a alteração da altura de cada camada não seja visível na imagem seguinte, a alteração do infill foi efetuada após 50% do modelo ter sido impresso.

IMG_2814

 

 

 

No painel de controlo da impressora, através de uma conexão USB, é possível controlar a mesma em tempo real, até mesmo durante uma impressão. Entre outras funcionalidades, o utilizador consegue alterar a temperatura do extrusor e da plataforma de impressão aquecida (se for o caso), velocidade da fan, alterar (em percentagem) a velocidade da impressão e também o fluxo do extrusor.

Capture80

No separador “Jog Controls” é possível mover todos os eixos da impressora, X, Y e Z, assim como dar ordens ao extrusor para fazer extrude e retract.

Capture81

 

 

Este perfil foi testado de duas formas. Uma ao exportar o ficheiro GCODE para um cartão SD para imprimir de forma autónoma sem necessitar do computador. Tudo funcionou corretamente em todos os testes. Testei também imprimir diretamente para a impressora, via conexão USB. Nos vários testes que fiz, apesar de a impressora iniciar o processo de impressão corretamente e o mesmo decorrer durante alguns minutos, acabava por parar. Não consegui  perceber a origem deste comportamento, que poderá estar ao nível da porta série (COM) e configuração da mesma, driver, firmware da Blocks, configurações do S3D, podendo ter ainda outra origem.

    

  

Detalhes do perfil:

  • Este perfil foi configurado e exportado na versão 4.0.0 do Simplify3D.
  • Parte das configurações desde perfil foram copiadas do perfil “PLA medium res.ini” que a Blocks disponibiliza para o Cura, nomeadamente layer height, print speed, printing temperature, start/end GCode, entre outras.
  • Não tenho a certeza se é possível importar o perfil criado na versão 4.0.0 do S3D, numa versão anterior. Não testei.

 

 

Download: Simplify3D-BlocksZeroProfile (password: invisibleflamelight.wordpress)

Para importar o perfil aceda ao menu File > Import FFF Profile. Depois selecione o ficheiro que descarregou. Irá ser mostrada uma mensagem a informar que o perfil foi importado com sucesso e terá o nome “Blocks Zero”, ou “Blocks Zero(X)”, na eventualidade de ter anteriormente um profile com o nome de “Blocks Zero”.

Posteriormente à importação, o novo perfil ficará disponível para ser associado aos processos.

Capture74

 

 

 

Este perfil, entre muitas outras configurações, tem os seguintes parâmetros, que logicamente podem e devem ser ajustadas caso a caso.

Layer a 0,20 mm.

Capture70

 

Infill a 5%.

Capture72

 

Temperatura do extrusor a 225 graus.

Capture73

 

Velocidade por default de 40 mm/s.

Capture75

 

 

A otimização posterior deste perfil, tendo em conta a qualidade de impressão pretendida, o tempo de impressão e o material utilizado, deverá ser efetuada numa lógica de tentativa e erro.

 

Aconselha-se a consulta frequente da página de downloads da Blocks já que no futuro podem vir a ser disponibilizadas novas versões do firmware, perfis, assim como suporte para outros softwares de slicing.

  

  

Guias de iniciação ao Simplify3D:

Simplify3D-Quick Start Guide

Simplify3D-SOFTWARE SETUP

 

 

Páginas relacionadas:

Working with File Types

Simplify3D In-Depth Articles

Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: