Controle vários equipamentos ligados à sua Smart TV apenas com um comando

9 08 2018

Através de diferentes tecnologias é possível utilizar apenas um comando, o da TV, para controlar diversos equipamentos conectados à Televisão. Neste artigo vou explicar como controlar quer a MEOBox quer o Raspberry Pi  com o comando de uma Smart TV Samsung. Designado de Samsung One Remote, pela pouca informação técnica que consegui apurar, este possui várias tecnologias de comunicação, como infravermelhos (IR), radiofrequência (RF) e/ou Bluetooth (BT). Em relação ao Bluetooth consulte informações adicionais no final deste artigo.

 

Através do sistema Samsung Universal Remote e do HDMI-CEC, 2 tecnologias distintas, é possível controlar os dispositivos que estejam conectados à televisão. Com o One Remote, também designado por Smart Remote ou Smart Control, controlo não só a TV, mas também a MEOBox e o Raspberry Pi, um mini computador que está a correr o PiPplware, um sistema operativo para o Raspberry Pi baseado em Linux que inclui software de entretenimento como o KODI. Desta forma passei a utilizar um só comando para a TV, para a BOX da MEO e para o Raspberry Pi. É muito prático.

 

 image

 

 

Para este artigo foram utilizados os seguintes equipamentos:

  • MEOBox (modelo ARRIS VIP2262 V2)
  • Smart TV Samsung (modelo UE49MU6505U)
  • Comando da TV Samsung (modelo RMCSPM1AP1)
  • RaspBerry Pi 2 (modelo B)

 

 

O comando, que é bastante ergonómico, minimalista e prático, inclui um microfone para o utilizador, após pressionar um botão, dar instruções de voz para a TV como mudar de canal, alterar o volume, play, pause, alterar o source, etc.. Suponho que a não seja possível comunicar grandes quantidades de dados, nomeadamente voz, por infravermelhos, e provavelmente por causa disso o comando também utiliza tecnologia de radiofrequência. Outra vantagem da utilização da radiofrequência é que ao contrário da comunicação por infravermelhos, não tem que existir contacto visual entre o comando e a TV, para além do raio de ação ser maior.

 

IMG_2887

 

Com o One Remote não é possível efetuar todas as operações que são são possíveis com o comando da MEO, no entanto, tem as funcionalidades que utilizamos na maior parte das vezes, como mudar de canal, alterar o volume, aceder às gravações e ao guia da TV. Conseguirá até mesmo ligar a BOX da MEO com o comando da TV.

 

 

 

 

Configuração do sistema Universal Remote na Smart TV Samsung

Aparentemente, pelo que pude apurar em pesquisas, as BOXs da MEO não suportam HDMI-CEC. O sistema Samsung Universal Remote não utiliza o HDMI-CEC, mas sim o próprio emissor de infravermelhos do comando, no caso de comunicação com a MEO Box. Assim, este sistema é compatível com receptores de TV, DVD e Blu-ray Players, sistemas de Home Theatre, Apple TV, Google Chromcast, XBOX, PlayStation, etc.. Alguns dispositivos externos podem não suportar esta funcionalidade.

Para iniciar o assistente de configuração selecione na TV o dispositivo que pretende controlar com o comando da TV e escolha, carregando  no botão para cima no teclado direcional (roda), a opção Universal Remote.

IMG_2890

  

 

Carregue em Start.

IMG_2891

 

 

Escolha o tipo de dispositivo. Neste caso é uma Set-top box.

IMG_2892

 

 

Defina como se encontra ligado à TV o equipamento que pretende controlar com o comando da TV. Neste caso está ligado diretamente (via cabo HDMI).

IMG_2893

 

 

Escolha o fornecedor do serviço. Escolhi Portugal Telecom, que antes da Altice era a empresa detentora desta marca.

IMG_2894

 

 

Agora é necessário efetuar um teste. Basta direcionar o One Remote para a MEOBox e mudar para um canal numa posição superior e depois inferior. Se o teste for bem sucedido o processo é concluído com sucesso e basta responder Yes para finalizar o assistente.

IMG_2897

IMG_2898

Desta forma, conforme a operação que o utilizar aciona, o comando comunica com a TV e com a MEOBox de formas diferentes. Por exemplo, se estiver com o source definido para a MEOBox e alterar o volume, a comunicação é efetuada por radiofrequência (já que é alterado o volume da própria TV e não da MEOBox). Por outro lado, se pretender alterar um canal da MEOBox, a comunicação é efetuada por por infravermelhos diretamente para a MEOBox. Tudo funciona de forma automática e transparente para o utilizador.

 

O One Remote é muito simplista. Tem poucos botões, no entanto estes permitem cobrir das necessidades do dia-a-dia como mudar de canal e aumentar ou diminuir o volume entre outras funções. Alguns botões do comando podem ter várias funções já que são direcionais. Por exemplo o botão do Volume pode ser pressionado para trás, para a frente e para baixo.

IMG_2899

 

 

Para além das funções básicas é possível aceder a outras funcionalidades da MEOBox com o One Remote:

  • Pressionar o botão “CH” para baixo mostra o guia TV da BOX MEO.
  • O botão Play/Pause também pode ser utilizado para pausar/retomar a emissão e andar para trás e para a frente, através do botão circular.
  • O botão com as 4 cores dá acesso a várias funcionalidades da MEOBox como apps, canais e serviços, MEO Kanal.
  • O teclado direcional e o botão selecionar (botão central-dentro da roda) também permitem aceder a outras funcionalidades do interface MEO, nomeadamente para visualizar os programas anteriores, programas seguintes, tempo restante para terminar o programa atual, etc..
  • Ao ligar a TV, se escolher como fonte a BOX da MEO e se esta estiver em standby, basta mudar de canal para ela sair de standby e se ligar.

     

    Capture

     

     

     

    Configuração do sistema HDMI-CEC na Smart TV Samsung

    Como o Raspberry Pi não tem receptor de infravermelhos, radiofrequência WiFi ou Bluetooth, nunca seria possível controlar este sistema sem a ajuda do HDMI-CEC. Com o HDMI-CEC a TV recebe os comandos do One Remote e através do cabo HDMI passa-os para o Raspberry Pi. Quer a TV quer o sistema operativo que está a ser executado no Raspberry Pi têm que suportar o HDMI-CEC.

    Para utilizar o HDMI-CEC deve garantir que esta funcionalidade está ativa na TV, em em Settings > General > External Device Manager. O HDMI-CEC tem a designação de Anynet+ na Samsung.

    IMG_2916

     

     

    Como indiquei no inicio do artigo, utilizo também o comando da TV para controlar o PiPplware. Assim evito ter que utilizar um teclado para interagir com o interface desde sistema operativo. O Raspberry Pi é conectado à TV através de um cabo HDMI.

    IMG_2907

     

     

    Até mesmo nos interfaces de texto, típicos em ambiente Linux, consigo interagir com o sistema apenas com o comando da TV.

    IMG_2910

     

     

    Também o KODI, um media center muito popular que é parte integrante do PiPplware, pode ser controlado via HDMI-CEC.

    IMG_2934

     

    É necessário garantir que, para além da TV, também o sistema que pretende controlar é compatível e está configurado para utilizar o HDMI-CEC. Mais informações sobre o suporte para HDMI-CEC no PiPplware aqui.

     

    O HDMI-CEC também depende do cabo HDMI para funcionar. Este tem que suportar esta funcionalidade. No caso de não estar a conseguir ativar o HDMI-CEC apesar de ter tudo bem configurado, verifique o cabo e troque-o se tal for necessário. Informações técnicas aqui.

     

     

    Designações do CEC de vários fabricantes:

  • Samsung: Anynet+
  • Sony: Bravia Link, Bravia Sync, Control for HDMI
  • LG: SimpLink
  • AOC: E-link, CEC
  • Philips: EasyLink
  • Toshiba: CE-Link, Regza Link
  • Panasonic: Viera Link, EZ-Sync, HDAVI Control

     

     

     

    Configuração do comando da MEOBox para controlar a TV

    O inverso, controlar uma TV com o comando da MEO, também é possível em determinados modelos de televisões. Para isso basta consultar o manual do comando, que pode ser encontrado aqui, e seguir as instruções de configuração.  Em alternativa pode consultar este manual da MEO, a partir da página 6, em “Utilizar o Comando”. Com a minha TV funciona muito bem. A diferença entre controlar a TV com o One Remote e com o comando da MEO (que funciona apenas por  infravermelhos) é que com este último o raio de ação é menor, para além de que não podem existir obstáculos entre o comando e a TV caso contrário esta pode não receber os sinais do comando. O receptor do telecomando da minha TV, que também é um botão para aceder a um menu, monstra um sinal luminoso vermelho sempre que recebe o sinal via infravermelhos.

    No comando MEO  poderá alternar, através do botão TV/STB (canto inferior direito), entre a MEOBox e a TV.

    comando_meo_detalhe

     

     

     

    Nota: no menu da TV, em “About This TV” encontro informações sobre o MAC Address Bluetooth do Smart Control, o que me leva a deduzir que o comando da TV possui esta tecnologia.

     

     

     

    Páginas relacionadas:

    https://www.samsung.com/br/support/tv-audio-video/what-is-anynet-plus/

    https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/02/o-que-e-cec-conheca-o-recurso-que-sincroniza-tvs-e-perifericos-hdmi.ghtml

    https://en.wikipedia.org/wiki/Consumer_Electronics_Control

    https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-TV/Transforme-o-comando-da-Meo-num-comando-Universal/td-p/12296

    https://www.samsung.com/us/support/answer/ANS00049106/

    https://support.sonos.com/s/article/3444?language=en_US

    https://www.samsung.com/us/support/answer/ANS00049119/

    https://www.samsung.com/us/support/answer/ANS00050204/

    https://www.samsung.com/au/tv-av/one-remote/

    https://www.samsung.com/global/tv/blog/evolution-of-the-smart-remote-control/

    https://support.logitech.com/en_us/article/12467

    https://forum.zwame.pt/threads/hdmi-cec-samsung-anynet-com-meobox.819299/

  • Anúncios

    Ações

    Informação

    Deixe uma Resposta

    Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

    Logótipo da WordPress.com

    Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

    Google+ photo

    Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

    Facebook photo

    Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

    Connecting to %s




    %d bloggers like this: