Filamento de Impressão 3D Moebyus-Análise

27 08 2018

Moebyus Machines, S.L.A Moebyus, fabricante espanhol de Impressoras 3D, acessórios, componentes e filamento, enviou-me 1 bobina de 500 gramas de filamento PLA (1,75 mm de diâmetro), cor Dark Orange. Utilizei este filamento numa impressora Blocks Zero. O preço deste filamento é de 14,50 EUR. Os portes de envio para Portugal tem o custo de 6,5 EUR.

 

Para além de PLA, o material mais utilizado na Impressão 3D doméstica, a Moebyus também produz filamento de outros materiais como ABS, HIPS, PETG, PVA, TPE, TPU e Wood. Quanto ao diâmetro a Moebyus disponibiliza 1,75mm e 3mm.

 

IMG_2918

 

 

O embalamento do filamento, como é habitual, é efetuado a vácuo, com uma saqueta de sílica para absorver humidade.

IMG_2919

 

O processo de utilizar um novo filamento funciona normalmente pelo método de tentativa e erro até encontrar os parâmetros ideais, como temperatura, velocidade, etc. O intervalo de temperaturas indicadas pelos fabricantes é por norma bastante alargado. Neste caso a Moebyus indica que este filamento deve ser utilizado entre 190º e 230º. No meu caso, entre 235 e 240º verifiquei que a qualidade era satisfatória para mim, por isso imprimi quase sempre neste intervalo de temperaturas, apesar de anteriormente ter tentado outras temperaturas inferiores, com resultados menos positivos. Ao nível da velocidade imprimi quase sempre, em média, a 40mm/s.

 

IMG_2923

Na impressão deste barco, denominado de 3DBenchy e utilizado normalmente para aferir a qualidade da impressão, utilizei primeiramente um outro filamento roxo, e só depois o filamento cor de laranja.

 

O enrolamento do filamento na bobina, apesar de não ser tão perfeito como por exemplo nas bobinas BQ Easy Go, não revelou problema algum e nenhuma impressão das várias dezenas que fiz foi interrompida por problemas desta ordem.

 

Esta bobina tem um formato incomum. É muito estreita e com um diâmetro bastante grande. Derivado deste facto ficou evidente que o suporte de bobinas da impressora tem um formato algo limitador, não adequado para algumas bobinas com formatos diferentes do formato mais comum. Certamente que as bobinas de 1KG da Moebyus devem ser diferentes, com um formato mais largo.

 

Na imagem seguinte podemos visualizar que a bobina não ficou apoiada no suporte de bobinas da Blocks Zero da forma que seria espectável. A bobina encaixou, mas entre os 2 apoios curvos. Embora não tivessem existido problemas, a bobina ficou ligeiramente de lado, após algum filamento ter sido gasto. Ainda assim a impressora conseguia puxar o filamento sem qualquer dificuldade.

IMG_2966

Esta impressora não tem plataforma de impressão aquecida. A aderência do filamento à plataforma de impressão é muito boa e não existiu nenhum problema neste sentido.

 

 

Na imagem seguinte podemos observar alguns dos modelos que imprimi com o filamento da Moebyus.

IMG_2979

Este filamento permite obter bons resultados ao nível da consistência e resistência dos modelos. Para além da cor laranja, estão disponíveis uma série de outras cores. Embora tenha pesquisado no site da Moebyus, não encontrei na página deste produto uma ficha técnica, que é comum os fabricantes disponibilizarem, com todas as propriedades térmicas e mecânicas do filamento. Após a publicação deste artigo a Moebyus informou-me que em breve vai ser publicada a ficha técnica.

 

 

Para além de fabricar as suas próprias impressoras industriais e domesticas, a Moebyus tem ainda serviços de formação, impressão, modelação e aluguer de equipamentos. Mais informações no seu site.

 

 

Artigos relacionados:

Moebyus AMIGO 3D – Retouching Tool

Sakata3D – Análise ao filamento PLA CHROMA-850 e PLA 850

Filamento PLA BQ Easy Go

Análise-Filamento para Impressoras 3D EUMAKERS

Eumakers-Fabricante Italiano de Filamento para Impressoras 3D

 

www.moebyus.com


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: