Power Bank Solar–Análise

7 09 2018

Devido ao facto de os nossos equipamentos digitais dependerem constantemente de energia para funcionar poderá ser importante garantir que os conseguimos carregar em qualquer lugar. Com um power bank poderá carregar, por exemplo, aparelhos mp3 e mp4, maquinas fotográficas, tablets, smartphones, equipamentos de GPS, entre outros.

 

Os power banks são cada vez mais um complemento aos nossos equipamentos digitais que todos os dias transportamos connosco. Existem modelos para todos os gostos e são cada vez mais baratos. É possível encontrar power banks desde por poucos Euros, até algumas dezenas de Euros. A diferença varia normalmente no design, no numero de interfaces, na capacidade e logicamente no volume e peso. De resto, pouco ou nenhumas diferenças existem. Muitos têm uma luz led, para servir de lanterna. Quase todos têm um botão para ligar o power bank, visualizar o estado da bateria e ligar/desligar a luz LED. Claro que existem modelos mais avançados, com mais funcionalidades, como por exemplo um mostrador numérico que permite ao utilizador saber exatamente a percentagem restante de carga, suporte para carregamento sem fios para carregar o Apple Watch, etc..

 

IMG_3634

 

O que é que este power bank solar tem de especial? A relação qualidade/preço/funcionalidades. Por um preço tão baixo dificilmente será possível encontrar melhor (pelo menos em lojas nacionais). A funcionalidade de carregamento através da luz solar é para ser utilizada em circunstâncias especificas, por exemplo se vai acampar, fazer longas caminhadas, ou em outras situações em que pode não ser possível carregar através de uma porta USB e da energia eléctrica. Mesmo sabendo que comparativamente ao carregamento convencional o carregamento através da energia solar é muito mais lento, esta funcionalidade é bastante interessante. Este power bank que testei, embora não tenha uma qualidade de construção muito boa, tem algumas partes em borracha, nomeadamente nas portas USB. Proteções pensadas para uma utilização fora de casa, em ambientes mais agressivos. .

 

No mercado existem alguns painéis solares portáteis com uma ou mais portas USB que não têm bateria, isto é, não têm forma de acumular a energia gerada. Para não “desperdiçar” energia pode ser necessário ligar um power bank a esses painéis. A vantagem dos power banks solares é que têm as 2 funcionalidades num só equipamento. A desvantagem comparativamente aos painéis solares, que normalmente têm dimensões maiores, é que estes, derivado das suas dimensões, têm uma maior capacidade para gerar energia.

 

IMG_3640

 

Existem muitos modelos de vários fabricantes. Este modelo que testei, do fabricante Lenard, foi o mais barato que encontrei nas várias lojas online portuguesas onde procurei. Comprei por cerca de 10 Euros na Minfo. Sendo um dos modelos mais acessíveis, este power bank tem 2 portas USB de saída (para carregar equipamentos) e uma porta Micro USB para carregar o power bank. Na caixa vem incluído um mosquetão para prender o power bank, por exemplo, a uma mochila, mala ou a uma tenda. O cabo de carregamento USB e um pequeno manual de instruções também fazem parte do produto.

 

IMG_3625

 

A minha espectativa não era muito alta relativamente ao carregamento através do painel solar. Uma surpresa foi verificar que existe um indicador luminoso que indica se o power bank está ou não a receber luminosidade suficiente para ser carregado por esta via. Ainda relativamente aos indicadores luminosos que indicam a carga da bateria, estes parecem não ser muito precisos. Com o power bank totalmente descarregado, coloquei a carregar e poucos minutos depois já três dos quatro leds ficaram fixos e apenas o quarto ficou intermitente. Um pouco estranho já que segundo os leds, o power bank teria ficado carregado mais de metade em tão pouco tempo. Ao fornecer energia a outros equipamentos o comportamento dos leds é semelhante, ou seja, com pouca fiabilidade. Os quatro leds ficam fixos  durante muito tempo e de um momento para o outro, rapidamente fica apenas um led aceso.

 

 

Especificações:

Fabricante – Lenard

Modelo – 4939

Capacidade – 4000 mAh

Bateria – 3,7V (Polímero de Lítio)

Peso – 130 gramas

Dimensões – 7,5 x 14×5 x 1×5 cm

Portas entrada – 1 Micro USB

Portas saída – 2 USB

Botões – ON/OFF

Tempo de vida da bateria – Mais de 500 ciclos de carga

Input – DC 5V / 1000mA

Output 1 e 2 – DC 5V / 1000mA

Indicador de carga solar – 1 Led

Indicador de carga elétrica – 4 Leds

Custo – 10,24 EUR na loja Minfo

 

IMG_3643

 

Para este artigo fiz vários testes para ajudar a perceber quais são as reais capacidades deste power bank, a sua eficiência e até que ponto a funcionalidade de carregamento através da luz solar poderá ou não ser útil numa situação de necessidade de utilização real.

 

 

Testes

Equipamentos utilizados:

  • iPad mini 2 Wi-Fi (bateria com capacidade de 6470 mAh)
  • iPhone SE (bateria com capacidade de 1624 mAh)
  • Power bank Lenard modelo 4939 (bateria com capacidade de 1624 mAh)

 

Observação:

Quando o power bank foi carregado através da porta Micro USB, isso aconteceu durante cerca de 10h. Este tempo todo, que pode ser exagerado tendo em conta a capacidade do power bank, deriva do facto de o manual não indicar qual o tempo necessário para carregar o power bank por esta via.

 

 

Teste 1 – Carregamento do iPhone

Com o power bank carregado por completo, carregou o iPhone (que estava totalmente descarregado) a 100%. Este processo demorou sensivelmente 2h. A carga restante do power bank ainda foi suficiente para carregar novamente o iPhone a 50%.

 

 

Teste 2 – Carregamento do iPad

O power bank carregado por completo carregou 43% da bateria do iPad  que estava totalmente descarregada. Este processo demorou sensivelmente 2:30h.

 

 

Teste 3 – Carregamento do iPhone e iPad

Com o power bank carregado por completo, carregou o iPhone e o iPad, que estavam totalmente descarregados, 69% e 22% respetivamente.

 

 

Teste 4 – Carregamento do power bank através da energia solar (4h)

Coloquei a carregar o power bank, que estava totalmente descarregado, durante cerca de 4h, entre as 14:00h e as 18:00h do dia 1 de Setembro de 2018. As condições climatéricas eram boas, com muita exposição solar. O céu estava limpo.

Carregou 12% da bateria do iPhone, o que resulta no carregamento de sensivelmente 3% por cada hora que o power bank esteve exposto à luz solar. Este valor não deverá ser assumido como fixo, já que existem algumas variáveis que podem influenciar o carregamento do power bank através do painel solar.

 

 

Teste 5 – Carregamento do power bank através de iluminação artificial (candeeiro com lâmpada LED de 3 watts e 2700K)

Coloquei o power bank a carregar durante 4h debaixo de uma lâmpada LED de candeeiro. Apesar de o power bank mostrar o led verde que indica que está a carregar por via solar, ao ligar o power bank ao iPhone não chegou sequer a carregar 1%. Aparentemente a iluminação LED não tem o poder de carregar este power bank.

Ao contrário das lâmpadas LED o power bank poderá eventualmente ser carregado através da iluminação de uma lâmpada de halogénio de alta potência (não testei). Retirei esta informação, assim como a informação seguinte, de um manual de instruções de um KIT de aprendizagem de energia solar.

IMG_3709

a – luz solar direta=melhor desempenho

b – no interior=menor desempenho

c – céu nublado=mau desempenho ou falta de desempenho

 

 

Teste 6 – Carregamento do power bank através da energia solar (24h)

Coloquei o power bank (que estava totalmente descarregado) na rua durante 24h, das 00:00 às 00:00, do dia 2 de Setembro de 2018, por forma a aproveitar todos os momentos possíveis para gerar energia através da iluminação natural. Claro que algum do tempo não terá sido gerada qualquer energia (durante a noite por exemplo), noutros momentos terá sido gerada alguma energia quando não existia luz direta do sol, e outros momentos foi gerada mais energia, com luz solar direta. Durante todo o tempo o power bank permaneceu na mesma posição. As condições climatéricas eram favoráveis, com céu limpo.

Carregou 21% da bateria do iPhone. Este valor será seguramente explicado pelo facto de, das 24h, apenas cerca de 13h terem iluminação, e dessas 13, apenas umas 4 ou 5 (tendo em conta a localização do power bank) terem tido luz direta do sol. Depois, conforme a perpendicularidade do power bank comparativamente aos raios solares, terá certamente sido gerada energia a níveis diferentes com o passar do tempo.

 

image

 

Pelo que li em alguns sites, um painel solar é muito mais eficiente quando está em posição perpendicular com os raios solares (daí que muitos painéis solares fotovoltaicos serem capazes de acompanhar o movimento do sol). Efetivamente existem vários fatores que podem influenciar a performance de um painel solar, nomeadamente a localização geográfica. Será certamente diferente utilizar um painel solar em Portugal, onde existe muita exposição ao sol, ou seja, muitas horas de sol por dia, comparativamente a outros países com “menos” sol, como Inglaterra por exemplo. Mesmo em Portugal existem zonas onde a irradiação solar é maior. As imagens em baixo demonstram isso.

Pelos cálculos  que fiz (sem grande rigor), para carregar o meu iPhone a 100% com este power bank, carregado através da energia solar, seria necessário colocar o power bank exposto ao sol entre 35 a 50h. Seriam portanto necessários vários dias e estaríamos ainda dependentes de conseguirmos as condições ótimas para carregar o power bank no menor espaço de tempo possível.

 

clique nas imagens para as abrir em tamanho maior

World_PVOUT_mid-size-map_160x95mm-300dpi_v20170216

 

IMG_3651

 

 

Este produto pode ser encontrado na Minfo.pt.

 

 

Páginas relacionadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar

https://abertoatedemadrugada.com/2016/12/cria-um-sistema-de-tracking-solar-de-2.html

https://paineissolares-energiaeaquecimento.blogs.sapo.pt/1736.html

http://www.ceac.pt/forum-dezembro-energia-eletrica-fotovoltaica/

http://www.gosolar.pt/energia-solar-quais-as-vantagens-33/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/a-diferenca-entre-radiacao-irradiacao.htm

 

 

Outros power banks solares:

SBS SOLAR WATERPROOF POWER BANK 5.000 MAH

PORT Designs SOLAR POWERBANK BATTERY 8000 MAH

SOLAR POWER BANK KSIX 4000 MAH MICRO USB BLACK

Xtorm

Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: