Offload App-Uma funcionalidade dos equipamentos da Apple que pode ser perigosa

19 09 2018

A funcionalidade Offload App, que surgiu com o iOS 11 em 2017, introduziu a possibilidade de desinstalar uma aplicação mantendo os seus dados para uma eventual reinstalação futura. De facto esta funcionalidade é extremamente útil para libertar espaço nos dispositivos da Apple. No meu caso, que tenho um iPhone SE com 16GB, existe uma luta constante contra a falta de espaço, o que obriga a utilizar a funcionalidade Offload App constantemente.

 

A grande diferença entre desinstalar uma app e colocar a mesma em  modo Offload é que se desinstalar uma aplicação, ela é eliminada ao mesmo tempo que são eliminados todos os dados do utilizador, preferências e configurações. O ícone da app também é removido. Colocar uma app em offload apaga somente a app e mantem os dados desta no dispositivo, com o intuito de o utilizador reinstalar posteriormente a aplicação. O ícone da app permanece no sistema, porém é colocado o símbolo de uma nuvem atrás da descrição da App precisamente para distinguir estas apps das que estão efetivamente instaladas. Quando o utilizador carrega no ícone de uma app que está em modo offload, ela é descarregada naquele momento e passa a ficar sempre disponível a não ser que o utilizador volte a colocar a app novamente em modo offload.

 

IMG_3816

 

Até aqui tudo bem. A ideia é excelente e tudo funciona na perfeição. Até mesmo quando existe uma versão mais recente na App Store comparativamente à que estava instalada. Neste caso é descarregada a versão que estava instalada e não a última. O problema é quando a empresa ou o programador que desenvolveu a app decide retirar a mesma da App Store ou existe alguma outra situação que provoque que isso aconteça. Quando o utilizador pressionar o ícone da app vai ser informado que a app deixou de estar disponível para download. Sim, mesmo que tenha pago a mesma ou que tenha feito uma compra dentro da aplicação (inapp purchase). Se isto poderá não ser particularmente grave em aplicações que não guardam dados do utilizador, poderá passar a ser extremamente critico quando a app em questão permitia o acesso a dados que se encontram no equipamento e não existe aplicação alternativa para abrir esses dados que se podem encontrar num formato “proprietário”.

 

Foi precisamente isto que me aconteceu. Para conseguir instalar o iOS 12, que foi recentemente disponibilizado, devido à quantidade de espaço livre necessário para o processo vi-me obrigado a colocar todas as apps em modo offload, incluindo uma app que tinha instalado antes de Março de 2017. Nessa altura fiz uma compra dentro da app para desbloquear funcionalidades. Ainda assim, como o processo de update do iOS não estava a ser completado e era mostrado um erro, suspeitei que a origem do erro estivesse relacionada com o espaço disponível e acabei por instalar o iTunes e fazer o update através do computador. Já depois de ter o iOS 12 instalado, ao carregar em todas as aplicações que estavam em modo offload e que queria reinstalar, recebi uma mensagem a informar que não era possível instalar a aplicação em causa já que esta não estava mais disponível na App Store. Tinha sido a primeira vez que tinha colocado esta app em modo offload.

 

IMG_3809

IMG_3820

“Unable To Install “Photo Vault” The app is no longer available in the App Store.”

“Não foi possível instalar “iVault” A aplicação deixou de estar disponível na App Store.”

 

Aqui efetivamente podem acontecer várias situações. O programador ou a empresa podem ter temporariamente removido a aplicação para adaptar a mesma a uma nova versão do iOS ou a aplicação pode ter sido substituída por uma outra que permite aceder aos dados da aplicação descontinuada. A aplicação pode ainda ter mudado de nome, ou efetivamente pode não estar mais disponível, não ter aplicação substituta e nunca mais vir a ser disponibilizada.

 

Uma situação é instalar, por exemplo, uma aplicação de edição de fotografias, que não tem por objetivo guardar dados, mas apenas editar fotografias que ficam disponíveis na aplicação nativa de fotos do iOS, não dependendo assim de aplicações de terceiros. Se a aplicação deixar de estar disponível na App Store, seja paga ou gratuita, existem certamente muitas outras alternativas disponíveis. Outra situação bem diferente é instalar uma aplicação que guarda dados do utilizador. No meu caso estava a utilizar a aplicação Photo Vault para guardar fotos e imagens importantes. Os dados continuam no meu iPhone mas sem a aplicação não estão acessíveis.

 

itunes

 

Contactei o suporte da Apple por telefone e depois de explicar a situação abriram um caso de suporte e acederam remotamente ao meu iPhone. Após fornecer o serial number e ter dado permissão para o efeito, o colaborador da Apple conseguiu visualizar o meu ecrã e perceber qual era o problema. A aplicação não aparecia mais na App Store nem na minha conta da Apple, numa área em que é possível visualizar as aplicações anteriormente instaladas. O colaborador da Apple informou-me que nada podia fazer e nem sequer me conseguia informar qual o nome da empresa ou do programador que tinha desenvolvido a App (era este o meu objetivo). Isto seria extremamente útil para mim porque me iria permitir tentar efetuar um contacto e perceber o que se tinha passado com a app.

 

Um outro dado importante em que só reparei depois de recuperar posteriormente a informação (mais detalhes em baixo) é que o nome da aplicação é diferente conforme a língua do sistema operativo. Conforme demonstram as imagens em cima, a aplicação tem o nome de Photo Vault se o sistema operativo estiver em português (de Portugal) e iVault se estiver em inglês (UK). Inicialmente com o nome de Photo Vault não estava a chegar ao desenvolvedor. Pesquisando por iVault os resultados das pesquisas no Google já foram bastante diferentes.

 

Mais tarde lembrei-me de algo que efetivamente  também ajudou. Fiz uma pesquisa nos emails recebidos, por emails da Apple. Todas as vezes que faço uma compra na App Store recebo um email com o recibo. Nesse recibo pude verificar que a App tinha um outro nome quando fiz uma compra dentro da app. Isso por si só foi o suficiente para encontrar através do Google este fórum da Apple onde vários utilizadores se debatiam o mesmo problema: o acesso aos dados.

 

IV2

 

Uma outra informação que pode ajudar a chegar ao desenvolvedor são as propriedades da app no menu iPhone Storage. Para além do nome da app, da versão e do espaço utilizado é indicado o nome da empresa ou do programador. No caso desta app, o nome associado é Arvin Brook. Só depois de ter recuperado os dados reparei neste pequeno pormenor que seguramente também me teria poupado algum tempo nas pesquisas do Google.

 

IMG_3819

 

Descobri que a página do desenvolvedor provavelmente será esta e que não existe qualquer forma de contacto com este por esta via. Na página também não há qualquer referencia ao facto desta app ter sido descontinuada na App Store. No fórum da Apple um utilizador referiu que conseguiu falar com o programador e que este informou que a aplicação não voltaria a ser disponibilizada derivado de problemas que saíram do controlo do programador.

 

Através da aplicação iExplorer, que descarreguei e instalei no meu portátil, tive acesso a um backup que foi efetuado através do iTunes localmente para o meu portátil, no processo de atualização para o iOS 12. Após colocar a password que defini aquando do backup, consegui explorar a árvore de ficheiros e encontrei as fotografias aqui:

/CMiPhone/Backup/Backup Explorer/App/com.flowever.iVault/Library/user.files/Admin/tmp

 

iV

 

Esta situação já não era nova para mim. Anteriormente tinha acontecido pelo menos mais uma vez com uma outra app. A app não era critica nem de grande importância e nem sequer tinha como objetivo guardar dados. A app estava sempre em modo Offload e só reinstalava quando precisava, algo que acontecia esporadicamente. A questão é que tinha pago quase 5 Euros pela app. Como sabia o nome da empresa e do programador que tinha desenvolvido a app, falei com ele (que nem sabia que a app tinha deixado de estar disponível na App Store) e alguns dias depois voltei a carregar no ícone e a aplicação foi finalmente descarregada. Na altura ele explicou-me que a conta da Apple tinha expirado e que posteriormente renovaram a subscrição na Apple e alteraram os dados de pagamento. Tudo isso estaria na origem de a aplicação ter deixado de estar disponível na App Store.

 

Para além de ser o utilizador a decidir aplicação a aplicação qual pretende colocar em modo Offload App, também existe a possibilidade de ativar esta funcionalidade globalmente para colocar aplicações menos utilizadas em offload de forma automática sempre que determinadas condições se reunirem. Quando o dispositivo está com pouco espaço livre será mostrada uma recomendação em iPhone Storage para o utilizador ativar este modo. Para desativar é necessário aceder às opções do iTunes & App Store. Aqui poderá constatar que na descrição da opção propriamente dita existe uma mensagem que informa que a app só será reinstalada se ainda estiver disponível na App Store. Este é o ponto chave de toda a questão.

 

IMG_3817IMG_3818

 

O modo Offload App, como anteriormente indiquei, deve ser utilizado com cuidado. No passado, quando ainda nem sequer se falava em cloud, smartphones, lojas de aplicações e outras tecnologias utilizadas hoje em dia, descarregávamos uma aplicação e fazíamos uma cópia de segurança do instalador para instalar sempre que tal fosse necessário. Quando comprávamos software, ele vinha num CD ou num outro qualquer suporte que permitia a instalação a qualquer momento. Com o modo Offload App ficamos sempre dependentes de terceiros para reinstalar as aplicações, mesmo que as tenhamos comprado! Acho que a Apple deveria rever esta limitação.

 

 

Sugestões para utilizar o Offload App:

  • Evite colocar em modo Offload App apps criticas que não tem a certeza se continuam disponíveis na App Store.
  • Se utilizar um equipamento com bastante capacidade de memória, acima do que necessita para as suas aplicações e dados, não deverá será necessário utilizar o modo Offload App.
  • Nas atualizações do iOS, em que é normalmente necessário ter bastante espaço livre disponível, equacione efetuar o processo através do iTunes ao invés de atualizar via OTA (over-the-air) para não ter que eliminar dados nem colocar apps em modo offload. As atualizações do iOS via iTunes requerem menos espaço livre.
  • Privilegie aplicações desenvolvidas e mantidas por empresas de renome, com uma grande comunidade de utilizadores. Tendencialmente as situações de aplicações que deixam de estar disponíveis na App Store não acontecem com tanta frequência. Imagine o que seria a Apple retirar da App Store a app Reminders ou Calendar e não permitir mais qualquer tipo de acesso (nem através do iCloud e outros dispositivos) aos dados destas aplicações. Certamente iria haver uma revolução por parte dos utilizadores.
  • Efetue periodicamente backups dos dados do dispositivo Apple através do iTunes.
  • Planeie atualizações do sistema operativo. Verifique se todas as aplicações criticas estão preparadas para versões novas do iOS.
  • Penso que num cenário de reposição de um backup (por exemplo quando se troca de equipamento) também poderá existir a problemática de uma app que estava em offload ter deixado de estar disponível na App Store. Por esse motivo planeie convenientemente a migração se tiver aplicações consideradas criticas e insubstituíveis.
  • Se tem uma aplicação que sabe que não está mais na App Store planeie a migração de eventuais dados para uma outra aplicação substituta. Normalmente as aplicações permitem a exportação de dados.
Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: