XD desenvolve VR-POS, o primeiro software de faturação para o Microsoft HoloLens

19 10 2018

imageA XD People é uma empresa portuguesa sediada no Porto que desenvolve software empresarial para várias áreas de negócio, como restauração, retalho, discotecas, SPA’s, entre outras.

 

Presente também em Espanha e no Brasil, o software desenvolvido pela XD desde cedo se diferenciou no mercado por estar preparado para as 3 plataformas mais utilizadas: Windows, Linux e macOS (leia o artigo que escrevi em 2012: XDPOS e XDREST–Aplicações para Ponto de Venda multiplataforma).

 

Fruto do constante investimento em investigação, a XD desenvolveu o VR-POS, o primeiro software de frente de loja a nível mundial que funciona em ambiente holográfico.  Este software para ponto de venda foi desenvolvido para o inovador sistema de realidade aumentada HoloLens, da Microsoft. Para ser mais exato, a Microsoft designa este sistema de realidade mista, uma vez que existe uma “fusão” do mundo real com o virtual.

 

 

image

 

O HoloLens é considerado uma das maiores inovações tecnológicas dos últimos anos. As suas potencialidades são enormes, nomeadamente em áreas como o entretenimento, medicina, engenharia, design de produto, arquitetura e indústria aeronáutica. A única forma de perceber como o HoloLens funciona é experimentando-o. É uma experiencia única e diferente. Basicamente os óculos, tal como uns óculos normais, permitem ver tudo o que nos rodeia. A magia acontece entre a nossa visão e o ambiente ao nosso redor. Aqui é que a informação é apresentada de forma sobreposta e segue o utilizador para onde quer que ele vá. Não tem qualquer semelhança com óculos de realidade virtual que vemos à venda  nas lojas de retalho e de informática, em que o utilizador deixa de ver o ambiente ao seu redor.

 

 20181012_121124_HoloLens

 

Apesar do seu custo, que atualmente ronda os 5000 Euros, estes óculos têm tido uma aceitação enorme desde o seu lançamento, muito pelas potencialidades criadas pela sua capacidade para gerar hologramas. Existem atualmente muitas aplicações disponíveis para tirar partido de todo o potencial do HoloLens. Muitas destas aplicações estão disponíveis e acessíveis diretamente no HoloLens, através da Microsoft Store. Não sendo propriamente um produto direcionado para o consumidor final (não creio que este produto venha a estar disponível nas prateleiras das grandes cadeias de retalho), muitas têm sido as empresas e outras organizações que decidiram investir nesta plataforma para criar soluções de software únicas, com aplicabilidade e utilidade real em várias áreas.

 

A XD foi uma das empresas que decidiu apostar no Microsoft HoloLens, criando o VR-POS, um produto disruptivo e inovador. O desenvolvimento efetuado pela equipa de R&D, iniciado no final de 2017, recorreu à framework Unity e ao poder da linguagem C#.

 

IMG_4214

 

Estes óculos incorporam um verdadeiro computador que executa uma edição mais simplificada do Windows 10. Para além de vários interfaces como Bluetooth, USB e WiFi, o HoloLens incorpora uma série de sensores, câmaras, microfones e outra tecnologia de ponta. Reconhece e interpreta comandos de voz e comandos gestuais. O sistema conta com 2 processadores, um dos quais dedicado em exclusivo ao processamento holográfico. Ao nível de software, para além do sistema operativo estão disponíveis uma série de assistentes de calibração, aplicações e configurações. O  Microsoft Edge e a assistente Cortana não foram esquecidos. O HoloLens é um sistema autónomo, por isso não depende de nenhum smartphone, computador, ou qualquer outro dispositivo.

 

HoloLens has see-through holographic lenses

 

A XD convidou-me para conhecer o XD VR-POS, antes da sua apresentação oficial na Web Summit. Após a colocação do HoloLens na cabeça e depois dos devidos ajustes, é necessário seguir as instruções de um assistente de ambientação e configuração. Neste assistente ficamos a conhecer as diversas formas de interação com o sistema. No inicio tudo pode parecer muito estranho mas após alguns minutos torna-se intuitivo e simples. Após executar a aplicação XD e escolher a língua do interface, o XD VR-POS passa automaticamente para o ecrã principal onde o utilizador pode escolher os artigos e respetivas quantidades, o cliente e outros dados. Por fim pode avançar para o ecrã de pagamento para finalizar a venda. O interface da aplicação de faturação é em tudo semelhante ao interface das restantes aplicações da XD, por forma a reduzir a curva de aprendizagem necessária para operar o software.

 

Não foi esquecida a possibilidade de imprimir os documentos numa comum impressora de talões. O VR-POS pode ser executado de forma autónoma no Hololens, com uma base de dados local, ou pode aceder a uma base de dados que pode estar centralizada num servidor, dentro da rede.

 

O seu peso de quase 600 gramas cria algum desconforto numa utilização mais prolongada. A autonomia e o campo de visão reduzido são outros aspectos que se esperam ver melhorados numa futura versão do HoloLens que se espera que fique disponível em 2019.

 

IMG_4197

 

Claro que o VR-POS, em conjunto com o HoloLens, não terá certamente como mercado alvo o cliente típico deste tipo de soluções de faturação, o restaurante ou o supermercado tradicionais. No entanto esta primeira abordagem da XD a esta tecnologia pode ser um balão de ensaio para viabilizar desenvolvimentos futuros ou mesmo desenvolvimento de software à medida solicitado por clientes que pretendam soluções personalizadas, inovadoras e futuristas.

 

 

 

 

Algumas imagens do Hololens

Menu principal.

20181012_115334_HoloLens

20181012_115430_HoloLens

 

 

 

Imagens do XD VR-POS

Menu inicial de escolha da língua.

20181012_115504_HoloLens

 

Menu principal da aplicação, em que é possível selecionar os artigos, cliente entre outros detalhes da venda.

20181012_114922_HoloLens

 

Ecrã de seleção do cliente.

20181012_115713_HoloLens

 

Escolha do tipo de documento e da forma de pagamento.

20181012_115732_HoloLens

 

Ecrã de finalização do pagamento, neste caso com o pagamento em dinheiro.

20181012_115049_HoloLens

 

Vídeos de demonstração da versão Beta do XD VR-POS:

https://www.facebook.com/XDportugal/videos/309560029849064/

https://www.youtube.com/watch?v=eYL2XD4XCuo&feature=youtu.be

https://www.facebook.com/XDportugal/videos/1770628049701660/

 

Microsoft HoloLens:

Página do produto

Especificações técnicas

FAQ

 

Outras páginas relacionadas:

Observador | Não subestimem os HoloLens: “É tudo verdade”

EXAME INFORMÁTICA | HoloLens e Surface Hub vão ser usados durante operações ao coração no Reino Unido

SAPO | Hololens podem ser usados para criar hologramas e projetar alguém num local onde não está

Observador | HoloLens é o futuro (virtual) no design automóvel

 B!T | HoloLens é a realidade virtual da Microsoft

 

 

www.xdsoftware.pt

Microsoft HoloLens

Anúncios

Ações

Informação

3 responses

30 10 2018
Victor Rodrigues

falta um software de faturação para lavandarias self service uma vez que estas agora são obrigadas a pasar fatura, vamos a isso ? quando tiverem avisem , abraço para : vrvending@sapo.pt

1 11 2018
Nuno

O primeiro desenvolvido em Portugal, não a nível mundial. Testei um para HoloLens desenvolvido nos EUA em setembro numa conferência em Lisboa.

6 11 2018
MG

É interessante como conceito mas o interface deveria ser adaptado ao dispositivo. Como está agora, é um interface para touchscreen enfiado num dispositivo de VR. Eu passava-me se tivesse que trabalhar com uma coisa dessas o dia inteiro a tentar acertar nos botões e fazer esses gestos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: