Como configurar o seu carro para trancar automaticamente todas as portas ao arrancar

30 11 2018

 

Artigos relacionados:

Adaptador OBD2 Carista (Bluetooth)

Carista-Faça diagnósticos e alterações no seu carro

 

Em alguns países, como no Brasil por exemplo, a incidência de assaltos em carros parados nos semáforos (e em outros locais propícios para os criminosos atuarem) é bastante alta. Tão alta que é prática comum os condutores e motociclistas não pararem nos semáforos em determinadas situações, principalmente de noite e em zonas menos movimentadas das cidades. Embora aqui em Portugal o cenário não seja nem de perto nem de longe tão critico, existem alguns registos de situações de assaltos e carjacking em zonas com semáforos, mesmo fora dos grandes centros urbanos, em cidades mais pequenas do interior.

 

LightsStoppedWomenRobber-806388

 

Existem algumas medidas de segurança que podem ser importantes para minimizar o risco de ser alvo destas ameaças. Circular com o veículo trancado é uma das melhores formas de se proteger. Embora muitos veículos tenham um botão que ao ser pressionado tranca todas as portas, se não existir um automatismo que execute esta operação automaticamente, dificilmente o condutor o irá fazer todas as vezes que iniciar a utilização do carro. Muitas viaturas têm uma funcionalidade para trancar todas as portas quanto o veiculo entra em andamento, após atingir uma determinada velocidade. É o caso do Volkswagen Golf V, o meu carro. Muitos outros veículos têm esta funcionalidade, embora possa estar desativada.

 

Se pretender ativar este sistema de segurança, deve primeiramente tentar saber se o seu carro tem esta funcionalidade. Por vezes a consulta do manual do fabricante não é suficiente para obter a resposta, já que esta funcionalidade, assim como muitas outras, podem não estar documentadas nos manuais do cliente. Após ter a certeza que existe essa possibilidade, verifique se é possível ativar através dos menus do computador de bordo, menus do display do painel de instrumentos, sistema de infoentretenimento, ou através de outra qualquer forma (alguns veículos permitem ativar esta funcionalidade após pressionar durante X segundos no botão de trancar as portas). Outras viaturas vão ainda mais longe ao permitir ainda definir a velocidade à qual todas as portas são automaticamente trancadas.

 

maxresdefault

 

Se a viatura não permitir ativar o bloqueio automático das portas pelos métodos que indiquei em cima, então restará a opção de ativar essa opção através dos sistemas de configuração e diagnóstico do carro, com software e hardware apropriado. Se pretender avançar por essa via, poderá optar pelo sistema Carista, composto por uma App (gratuita embora com funcionalidades pagas) para smartphone e tablet e por um pequeno adaptador que é inserido num interface existente na maioria dos veículos atuais. Denominado de OBD2, este interface permite comunicar com os vários módulos de uma viatura, quer para recolher e visualizar dados, mas também para efetuar diagnósticos e alterações ao nível de comportamento dos vários equipamentos da viatura.

 

O adaptador Carista tem um custo de cerca de 20 Euros (atualmente existe uma promoção e o custo é de 9,99 EUR na Amazon Espanha) e inclui um mês de trial com funcionalidades pagas. Antes de avançar com a compra verifique aqui se a sua viatura é suportada. Em caso negativo, ou se não estiver à vontade com a compra e utilização do Carista, então a última opção é recorrer a um profissional do sector ou a uma oficina. No entanto, neste caso, poderá incorrer em custos mais elevados, para além de eventualmente ter que se deslocar e ficar dependente de um eventual agendamento para efetuar a intervenção.

 

 

 

Como ativar a funcionalidade que bloqueia todas as portas em andamento no Volkswagen Golf V (no caso de não ser possível através dos menus do display do painel de instrumentos)?

 

Instale a App Carista e garanta que o interface Bluetooth está ativado no smartphone ou tablet. Insira o adaptador Carista na porta OBD2 do carro e ligue a ignição. Ao executar a aplicação pela primeira vez, esta irá perguntar ao utilizador qual é o adaptador que está a utilizar. Neste caso é necessário escolher a primeira opção, ou uma das duas seguintes no caso de estar a utilizar um outro adaptador compatível.

IMG_4770

 

 

Escolha a opção “CUSTOMIZE” e depois “Doors / Windows / Remote”.

IMG_4771IMG_4772

 

 

Agora escolha a opção “Auto-lock doors when moving” e posteriormente YES. Carregue em Save para guardar. A configuração está terminada. Para testar basta iniciar a marcha e verificar que todas as portas são trancadas quando o carro atingir a velocidade de 15 KM/h. A partir deste momento, quando pretender abrir uma porta, será necessário puxar o puxador da mesma duas vezes. Uma para destrancar o carro e a outra para abrir a porta.

IMG_4773

IMG_4774

 

 

Em outras viaturas com esta funcionalidade, em que apenas é possível ativar ou desativar através do interface OBD2, o processo de configuração através do Carista deverá ser igual ou semelhante.

 

Se o Golf V permitir configurações através dos menus do display do painel de instrumentos (depende da edição do carro), então deve conseguir configurar esta funcionalidade em Menu > Conforto > Abertura porta > Fecho autom., não necessitando portanto da App Carista nem de nenhum adaptador.

 

Por um valor bastante reduzido, provavelmente uma fração do preço que iria pagar numa oficina, consegue alterar esta configuração e muitas outras de forma simples e rápida, para além de poder efetuar diagnósticos ao seu carro.

 

 

Páginas relacionadas:

Cartrack | CARJACKING: COMO DEVO AGIR?

TVI | Saiba como evitar um carjacking

 

 

Carista

Anúncios

Ações

Informação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: