Checklists para operar um drone

8 12 2018

Operar um drone implica que sejam cumpridas uma série de regras de segurança. Para além do valor deste tipo de equipamentos, que podem chegar a custar vários milhares de Euros, a segurança deve ser a principal preocupação de quem coloca um drone a voar. Um drone que tenha um problema no ar e que caia desgovernado, pode ser uma ameaça muito grande no solo, nomeadamente para pessoas e bens. Também no ar um drone pode constituir um perigo para o trafego aéreo, podendo em casos extremos entrar em rota de colisão com com aeronaves tripuladas, pondo em risco vidas humanas e a possibilidade de causar danos materiais avultados.

 

Tal como na industria aeronáutica, em que existem listas de verificação para todos os procedimentos, também a operação de drones, que são aeronaves não tripuladas, se devem reger pelo mesmo rigor. Toda a regulamentação recentemente aprovada em Portugal, nomeadamente a futura obrigatoriedade de registo dos equipamentos e subscrição de seguros, assim como os pedidos de autorização necessários para voar em determinados locais e em determinadas condições, são passos muito importantes para uma correta utilização do espaço aéreo.

 

l_10153260_003

 

O avião é atualmente o meio de transporte mais seguro, muito devido a todos os protocolos e regras cumpridas todas as vezes que uma aeronave está em operação ou reparação. Muitas investigações de acidentes aéreos registados ao longo do tempo revelam que a sua origem esteve quase sempre relacionada com a quebra de protocolos e regras, facilitismo por parte dos profissionais, excesso de confiança e falta de rigor.

 

 

Checklist-1030x687

 

Estas listas de verificação para pilotar um drone, embora estejam mais focadas no Parrot Disco (drone de asa fixa), que é o drone que possuo neste momento, logicamente podem adaptar-se a outros drones. Cada modelo tem as suas especificações e estas listas são uma base para a construção de listas personalizadas, onde podem ser removidas e adicionadas tarefas. Esta lista foi criada tendo por base as instruções do fabricante, dados que recolhi na Internet e também fruto da experiencia a operar este equipamento. Estas checklists servem essencialmente para minimizar problemas e mitigar o risco associado à operação de drones com peso superior a 250 gramas em voos no exterior. Seguramente que se estas listas forem cumpridas de forma rigorosa, a probabilidade de existirem problemas será minimizada, assim como a experiencia de utilização será melhorada. Embora seja necessário algum tempo para a verificação das listas, normalmente alguns minutos, é tempo muito bem investido.

 

O ideal, na minha opinião, será colocar estas listas numa App que permita a criação de listas, como a App Notes (para iOS) ou Google Keep (iOS e Android). Desta forma consegue levar as listas consigo para qualquer lado, no smartphone/tablet, alterar as mesmas de forma fácil e rápida e, mais importante de tudo, marcar cada tarefa como efetuada ou não.

 

 

Antes de Sair de Casa
  • Validar eventuais restrições e necessidade de autorizações de voo? Consultar o site www.voanaboa.pt?
  • Verificar atividade nas zonas de voo? Consultar NOTAM?
  • Levar powerbank totalmente carregado para carregar outros equipamentos?
  • Inspecionar visualmente o drone à procura de eventuais danos, peças partidas, peças desencaixadas, hélices, etc..?
  • Levar o smartphone e/ou tablet e cabos de conexão com o comando?
  • Verificar se existem atualizações ao firmware do drone e comando?
  • Levar cartões de memória, baterias extra, acessórios, etc.?
  • Verificar se a aplicação está FreeFlight Pro está instalada e atualizada?
  • Descarregar fotos e vídeos antigos da memória do drone ou cartão de memória para o computador, para libertar espaço?
  • Carregar totalmente a bateria do drone?
  • Carregar totalmente a bateria do comando?
  • Carregar totalmente a bateria do smartphone/tablet?
  • Validar as previsões meteorológicas através da App UAV Forecast para o local, dia e hora pretendidos (vento, chuva, nevoeiro, etc.)?

 

 

Antes de Levantar Voo

  • Validar na App se a bateria do comando, drone e smartphone/tablet está totalmente carregada?
  • Cartão de memória inserido no drone?
  • Voltar a inspecionar visualmente o drone à procura de eventuais danos, peças partidas, peças desencaixadas, etc..?
  • Verificar todos os settings da Aplicação? Estes podem eventualmente terem sido alterados por uma atualização ou inadvertidamente pelo utilizador.
  • Se o tempo estiver muito frio aquecer a bateria durante algum tempo, ou carregar a mesma antes de voar?
  • Colocar o brilho no máximo, no smartphone/tablet, para melhorar a visualização do ecrã em dias com muita exposição solar?
  • Validar se a App tem o formato de foto/vídeo pretendido selecionado?
  • Definir na App um limite de altitude e distancia?
  • Validar visualmente as condições climatéricas e também através da App UAV Forecast?
  • Bateria firmemente inserida no respectivo compartimento do drone?
  • Desativar Wi-Fi e Bluetooth em todos os dispositivos? Isto pode minimizar ou eliminar eventuais interferências.
  • Calibrar o Drone?
  • Calibrar comando?
  • Limpar a lente da câmara?
  • Verificar obstáculos que possam comprometer o procedimento de descolagem e aterragem, como cabos, árvores, edifícios, etc.?
  • Validar se o drone está com o indicador luminoso de cor verde? Indica que o drone detetou sinal GPS.
  • Validar se a opção RTH na App ficou verde?
  • Executar o procedimento Flat trim na App?
  • Antes de levantar voo, pressionar o botão de descolagem e sem atirar o drone para o ar manipular o mesmo para a esquerda e para a direita para testar os servos e a resposta aos 2 joysticks do comando?

 

 

Durante o Voo

  • Se possível estabelecer sempre contacto visual com o drone?
  • Evitar zonas com muita concentração de pessoas, estradas, zonas de difícil acesso, etc.?

 

 

Aterragem

  • Escolher o melhor local para uma aterragem segura?
  • Aterrar contra o vento?
  • Verificar que tipo de aterragem está selecionada? Linear ou circular?

 

 

Depois do Voo

  • Aguardar cerca de 20 minutos antes de carregar novamente a bateria? Se a bateria estiver quente aguardar mais tempo até a temperatura baixar?
  • Nunca guardar uma bateria totalmente carregada. Idealmente a carga deve situar-se entre 20% e 50% antes de guardar a bateria por longos períodos de tempo.
  • Idealmente guardar a bateria entre 4ºC e 24ºC.

 

 

Informação Importante

  • É fundamental ler toda a documentação do drone antes de efetuar o primeiro voo.
  • Deve conhecer muito bem a legislação em vigor.

 

 

Se tem sugestões de alteração das listas, coloque-as num comentário, já que se prevê que este artigo venha a sofrer alterações à medida que tal seja pertinente.

 

 

Páginas e vídeos relacionadas:

Gonçalo Madureira | Drone Checklist antes do voo

Gonçalo Madureira | Drone Checklist antes de sair de casa

Return to home, drone! | Checklist para voar com seu drone: 27 coisas que você deve verificar antes da decolagem

Voa na Boa  | CÓDIGO DRONE

Travel and cie | 10 DICAS PARA BEM COMEÇAR COM UM DRONE

 

 

Última atualização deste artigo: 12/12/2018

Anúncios

Ações

Informação

One response

14 12 2018
Parrot Disco FPV–Primeiros voos | ..::invisible flame light::..

[…] Checklists para operar um drone […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: