Primavera Pssst! e Tlim-Demonstração de novidades v8.30 SR6

17 01 2019

Na sequencia da publicação do artigo Primavera Pssst! e Tlim-Novidades v8.30 SR6, pretendo neste novo artigo demonstrar algumas das novidades da versão v8.30 SR6.

 

 

Pré-visualização de documentos (Pssst! e Tlim)

Na configuração de periféricos, no separador Destinos, basta ativar a opção “Pré-visualiza”.

image

Com esta opção ativada, sempre que der ordem de impressão de uma consulta, mapa, ou listagem, primeiramente o documento vai ser mostrado no ecrã. No exemplo seguinte, o operador carrega em imprimir a conta e a mesma é mostrada no ecrã. Se pressionar o botão verde, então é efetuada a impressão.

Pssst1

Na imagem seguinte fiz a impressão de um resumo de vendas diárias.

Pssst2

A configuração da pré-visualização dos documentos (faturas, recibos, etc.) é efetuada noutro local, mais especificamente em cada documento. Por exemplo, para ativar a pré-visualização no documento Fatura Simplificada, é necessário aceder a Tabelas > Documentos > Tipos de documentos > selecionar o documento em questão > Editar > ativar opção “Pré-visualizar impressão” no separador Impressão.

Pssst50

Pssst51

 

 

 

Configuração da geometria do ecrã (Pssst! e Tlim)

Anteriormente não existia a possibilidade de redimensionamento da área ocupada pelo Pssst! e Tlim. Agora passam a existir 3 parâmetros que podem ser adicionados aos atalhos destas duas aplicações. Os atalhos criados pelos instaladores, no ambiente de trabalho do Windows, já se encontram configurados com o parâmetro “–f”, para fullscreen em ecrãs 4:3. Os novos parâmetros que podem agora ser manualmente adicionados aos atalhos são:

  • -8 para forçar resolução 800×600 (Standard – 4:3)
  • –w para forçar resolução 1280×720 (Wide – 16:9)
  • -i para forçar resolução 1366×648 (Ultrawide – 21:9)

Pssst4

Efetuei o teste de especificar vários parâmetros no atalho do Pssst, num portátil HP EliteBook 8460p, que tem um ecrã de 14,0 polegadas. A resolução configurada no Windows era de 1366 x 768.

Como termo de comparação, executei a aplicação sem qualquer atalho adicional, apenas com o parâmetro “-f”.

image

Na imagem seguinte, executei o Pssst com o parâmetro adicional “-8”.

image

Na imagem seguinte, executei o Pssst com o parâmetro adicional “-w”.

image

Na imagem seguinte, executei o Pssst com o parâmetro adicional “-i”.

image

 

Não sendo um parâmetro novo, o parâmetro “-f”, é um parâmetro que, quando presente, faz com que a aplicação entre em modo ecrã inteiro, ficando inutilizadas as restantes áreas do ecrã não utilizadas pela aplicação. Sem este parâmetro, o Pssst ou Tlim fica em modo janela, com as opções de fechar ou minimizar disponíveis na barra superior. Este modo poderá ser útil quando o mesmo computador ou sistema POS é utilizado para outras tarefas, para além de executar a aplicação de faturação. Na imagem seguinte a aplicação foi executada sem o parâmetro “-f”, mas foi necessário colocar o parâmetro “-8”, já que, tendo em conta a resolução do meu portátil, sem este parâmetro a janela da aplicação iria exceder a área útil do ambiente de trabalho.

image

 

 

 

Ao explorar esta nova versão reparei que existem funcionalidades que desconhecia. Eventualmente podem não ser novidades da SR6 e podem ter sido disponibilizadas anteriormente.

Novidades de cada Service Release (Pssst! e Tlim)

Em Sistema > Utilitários > Sistema e licenciamento existe um novo botão que permite consultar as novidades de cada Service Release.

Pssst6

Pssst7

 

 

 

Integração com CashDro (Pssst! e Tlim)

Os terminais de contagem de dinheiro começam a ser cada vez mais utilizados nos pontos de venda, nomeadamente quando existem muitos colaboradores e muitas transações com dinheiro vivo. Embora tenha um custo considerável, este equipamento garante o controlo do saldo de caixa, já que evita o manuseamento do dinheiro “em caixa” por parte dos colaboradores, minimizando ou eliminado assim o risco de fraude e desvios, ao mesmo tempo que este equipamento valida a autenticidade das notas e moedas, eliminando erros nos trocos e reduzindo o tempo necessário para mudanças de turno.

Tlim001

Em Sistema > Configurações > Periféricos, no separador terminais é possível configurar a integração entre o Pssst! e Tlim, com um equipamento de gestão automática de dinheiro CashDro. Para detalhes técnicos sobre esta integração consulte o artigo Primavera Pssst! e Tlim-Lista de equipamentos compatíveis e certificados.

image

 

 

 
Problemas na instalação?

Após iniciar o processo de atualização do Pssst ou Tlim, se for perguntado ao utilizador o idioma de instalação e posteriormente for mostrado um erro a indicar que não foi possível determinar a versão instalada, o que deverá fazer para ultrapassar este problema é executar manualmente o instalador como Administrador do sistema.

image

image

Neste caso deverá aceder diretamente à pasta criada na raiz na unidade C, como por exemplo C:\Tlim810_8.3002.1374, localizar o ficheiro setup.exe, carregar com o botão direito do rato em cima do ficheiro e escolher a opção “Executar como administrador”, ou, em Inglês, “Run as administrator”. A atualização deverá agora ser iniciada sem problemas.

Untitled

 

 

 

Outras novidades podem ser consultadas no artigo Primavera Pssst! e Tlim-Novidades v8.30 SR6.

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: