Fisco vai lançar programa gratuito para faturação digital

16 02 2019

Fonte: https://eco.sapo.pt

 

O Fisco vai criar uma aplicação gratuita para emissão de faturas. Poupam os comerciantes, que deixam de suportar custos com os programas certificados.

 

AT

 

Autoridade Tributária (AT) vai lançar uma aplicação de utilização gratuita para emissão de faturas. Trata-se de uma notícia animadora para os pequenos e médios comerciantes, que deixam de ter de suportar os custos dos programas certificados, mas uma notícia menos favorável para as empresas que fornecem software de faturação. A promessa é do Governo e surge um dia antes de entrar em vigor legislação que abre caminho para o fim das faturas em papel.

 

“Um conjunto maior de empresas fica obrigado a emitir faturas utilizando exclusivamente programas informáticos de faturação certificados, prevendo-se que a AT disponibilize, no futuro, uma aplicação de faturação para utilização gratuita”, lê-se num resumo em linguagem simplificada do decreto-lei do Governo, publicado esta sexta-feira em Diário da República.

 

No decreto-lei, o Governo justifica a promessa com a necessidade de os agentes económicos se adaptarem ao fim das faturas em papel de uma forma mais gradual. “De modo a facilitar a adaptação dos agentes económicos, o regime constante do presente decreto-lei entra em vigor faseadamente, devendo a AT disponibilizar gratuitamente uma aplicação de faturação que cumpra os requisitos legais”, lê-se no documento.

 

A lei entra em vigor este sábado e prevê que, “desde que o consumidor aceite, as faturas deixam de ser impressas em papel e passam a poder ser emitidas por meio eletrónico, sendo disponibilizadas no portal das Finanças e enviadas pelo vendedor por meio eletrónico”. A medida prevê também a que as empresas possam manter arquivos exclusivamente eletrónicos, com a digitalização dos documentos impressos.

 

Além disso, a partir de janeiro de 2020, todas as faturas vão passar a ter um código QR, uma espécie de código de barras que pode ser digitalizado com o smartphone, para que os contribuintes possam facilmente comunicar “faturas de despesas, para efeitos de dedução no IRS, mesmo que estas não contenham o seu número de identificação fiscal”.

————————————————

 

 

Notícias relacionadas:

PÚBLICO | Facturas com ou sem papel? A mudança suave começa no sábado

Exame Informática | Sábado é o primeiro dia de faturas sem papel

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 02 2019
Bruno Gonçalves

isto a ser verdade é mais uma vez o nosso desgoverno a promover o desemprego em vez de o criar, enfim são estes os “governantes” que temos.
Actualmente temos soluções boas gratuitas que passam a ser pagas conforme o crescimento da empresa, temos empresas informáticas que dão o seu suporte, o desgoverno a ir se meter no negócio das empresas informáticas só vai desestabilizar as coisas, deviam se preocupar em tomar medidas para o crescimento do pais e as condições de vida dos Portugueses em vez de ir atrás deste tipo de situações que não precisa do “governo” para nada

16 02 2019
António Costa

Caros,
lamento informar-vos de que não podem estar mais enganados, porque esta medida emprego vai criar, uma vez que vamos fazer como com o SAF-t de incubirmos da feitura do software uma multinacional estrangeira muito conhecida, que eu não posso revelar o nome mas que tem comprado na ultima decada muitas software houses para depois “aconselhar” os clientes a mudar para outras soluções mais vantajosas “para a multinacional com sede na city de Londres”.
Ainda está tambem em analise se o programa vai ter alguma funcionalidade para fugir ao fisco, como sabemos esta caracteristca é praticamente comum a todos os programas no mercado, uns melhor do que outros, é ver a cota de mercado.

Ao dispor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: