GPS Week Number Rollover-O seu sistema GPS poderá deixar de funcionar em Abril

16 02 2019

No próximo dia 6 de abril de 2019 irá ser efetuada uma reinicialização no sistema GPS, denominada de GPS Week Number Rollover. Este evento, que ocorre a cada 19 anos (o anterior ocorreu em 21 de Agosto de 1999), poderá ter impacto nos equipamentos que utilizem esta tecnologia norte-americana de posicionamento global. Outras tecnologias, como GLONASS (Rússia), Galileo (União Europeia), QZSS (Japão), Beidou (China) e NAVIC (Índia) não serão afetadas.

 

Alguns fabricantes de equipamentos de navegação, como a TomTom e a Garmin por exemplo, já têm informações nos seus sites sobre o assunto. Verifique junto do fabricante, principalmente se o seu equipamento de navegação for mais antigo, se este irá ser afetado. Em alguns equipamentos poderá ser necessário efetuar uma atualização do firmware.

 

image

 

Como exemplo de um equipamento que terá de ser atualizado, para continuar a funcionar normalmente após 6 de abril de 2019, temos o R-LINK Evolution. Este sistema de navegação e multimédia, que está presente em várias viaturas da RENAULT e que incorpora tecnologia da TomTom, irá deixar de funcionar normalmente se não for atualizado. O relógio irá deixar de ser apresentado e vários serviços como TomTom Traffic, Radares de trânsito, Meteorologia e Pesquisa deixarão de funcionar. A RENAULT disponibiliza uma atualização gratuita para que o equipamento de navegação continue a funcionar em pleno após o dia 6 de abril.

 

Clique na imagem seguinte para ler o comunicado do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

GPS

 

Em baixo, poderá ficar a conhecer de forma mais detalhada o que é o GPS Week Number Rollover, em 2 comunicados. Um da TomTom e outro da Renault.

 

 

———————————

Fonte: TomTom

O que é o GPS Week Number Rollover?

O evento GPS Week Number Rollover (WNRO – Reposição do número de semanas do GPS) ocorre a cada 19 anos, sendo que o próximo evento decorrerá a 6 de abril de 2019. Semelhante aos conta-quilómetros de carros antigos cujo valor é reposto para 0 quando atingem os 99 999 km, o GPS WNRO é a reposição do calendário do GPS para 0.

A reposição do calendário causa uma falha de comunicação entre os satélites de GPS e os chips recetores de GPS. Como tal, alguns chips em equipamentos de navegação irão perder a capacidade de processar determinadas funções.
O que é que isto significa para si? Está na altura de verificar o estado do seu equipamento de navegação. Dependendo do seu equipamento, poderá ter de atualizar ou fazer o upgrade.

 

———————————

Fonte: Renault

Atualização dos GPS dos sistemas R-Link 1 e Carminat TomTom

As plataformas de navegação R-Link 1 e Carminat TomTom, instaladas em alguns modelos, terão que ser atualizadas até ao próximo dia 6 de abril. Saiba o que tem que fazer para continuar ligado ao mundo através do GPS do seu Renault…

A navegação GPS dos sistemas multimédia R-Link1 e Carminat TomTom que equipam alguns modelos Renault, requerem uma imprescindível atualização até ao próximo da 6 de abril de 2019, para que fique garantido o seu pleno funcionamento após essa data.

 

Porque é necessária a atualização?

Os sistemas de navegação GPS recebem, continuamente, a hora atual por meio de um sinal de dados que transforma um código em data e hora.

Contudo, a partir de 6 de abril de 2019, o sistema deixará de poder processar corretamente este sinal de dados do GPS, uma vez que devido às limitações de todos os sistemas de GPS, após 1024 semanas (aproximadamente 19 anos), o contador do número de semanas (conhecido como “WNRO”) voltará a zero.

Como resultado, a hora deixará de ser exibida no visor do R-Link 1 e do Carminat TomTom e toda a informação sobre o tempo de viagem ficará indisponível. No caso, do sistema Carminat TomTom, os efeitos colaterais serão ainda maiores, uma vez que o visor de navegação irá “congelar”.

Nota importante: Os sistemas Carminat TomTom Live, R-Link 2 e MediaNav NÃO SÃO AFETADOS pelo WNRO.

 

O que fazer e como atualizar o sistema?

Até ao dia 6 de abril de 2019, deverá fazer os procedimentos de atualização do sistema R-Link 1 e Carminat TomTom adequados, para anular, definitivamente, a possibilidade de perda de funcionalidade dos sistemas chegada essa data.

Para proceder à atualização do sistema R-Link 1 e Carminat TomTom bastará fazer, de forma gratuita, o download do software em

www.easyconnect.renault.pt, onde encontrará um guia de procedimentos completo, passo-a-passo.

 

———————————

 

 

Páginas e artigos relacionadas:

Pplware.com | Alerta: O seu GPS pode deixar de funcionar já em abril

TomTom | VERIFIQUE O ESTADO DO SEU EQUIPAMENTO DE NAVEGAÇÃO

Sistemas de Navegação por Satélite

Pplware.com | O seu GPS vai deixar de funcionar? Saiba como usar o smartphone para não se perder

Are You Ready for the Next GPS WNRO (Week Number Rollover)?

The GPS Week Number Rollover problem

The GPS 2019 Week Rollover – What You Need to Know

Aberto até de Madrugada | Navegadores GPS enfrentam novo "bug do ano 2000" em 2019

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: