Primavera Pssst! e Tlim-Entradas e Saídas de Caixa

22 02 2019

O rigor no controlo do caixa é fundamental em qualquer ponto de venda. O registo de todas as operações relacionadas com a caixa permitem uma correta gestão de todo o fluxo monetário do dinheiro. Neste artigo vou demonstrar como utilizar a funcionalidade que permite registar entradas e saídas em caixa no Primavera Pssst (o mesmo procedimento aplica-se ao Tlim).

 

Pri

 

Após o registo de vários documentos de venda, podemos verificar que o total de numerário em caixa (Caixa > Total) é de 78,95 EUR.

image

Em Caixa > Entradas/Saídas poderá escolher Entrada de Caixa ou Saída de Caixa. O registo destes movimentos é muito importante para que o valor em caixa corresponda sempre ao valor mostrado pela aplicação. Esta preocupação é fundamental, especialmente quando existem vários funcionários e vários turnos. Também numa eventual ação de auditoria e fiscalização por parte do Fisco é importante que o valor em caixa corresponda ao valor indicado pelas aplicações informáticas.

 

 

Registo de Saídas de Caixa

Ao efetuar uma saída de caixa, poderá, se assim o desejar, definir uma descrição para melhor identificar este movimento. Por exemplo, “Pagamento ao Fornecedor X”, com o valor de 17,46 EUR. Outra situação na qual é usual utilizar esta funcionalidade é quando é necessário retirar dinheiro da caixa para uma caixa central ou para um cofre (movimento também designado por “sangria de caixa”), para outra caixa, ou mesmo para depositar no banco.

image

É possível imprimir os documentos de saída de caixa, com a descrição da operação, data, hora, valor e outros dados.

image

Automaticamente o total em caixa passou a ser de 61,49 EUR. Os movimentos de saída de caixa ficam registados na rubrica das Saídas.

image

 

 

Registo de Entradas de Caixa

Para registar uma entrada de dinheiro em caixa o processo é idêntico, bastando definir uma descrição, que é opcional, e o valor. Neste caso foi efetuado um reforço do valor em caixa com mais 100 EUR, para facilitar trocos por exemplo, ou para ter dinheiro suficiente em caixa para devoluções.

image

image

 

Todos estes movimentos, assim como os respetivos detalhes, ficam disponíveis no menu Caixa > Movimentos.

image

 

Ao carregar na opção Consultar irá aceder ao detalhe dos movimentos.

image

 

Ao consultar o total em caixa, podemos verificar que o montante de abertura foi 0 e que existiram vendas no total de 78.95 EUR, saídas no total de 17,46 EUR e entradas no valor de 100 EUR. O total em caixa é de 161,49 EUR.

99Capture

 

Ao fechar a caixa (Caixa > Fechar caixa), se o modo do caixa estiver definido para Standard (Sistema > Configurações > Gerais > separador Caracterização B > opção Modo de funcionamento do caixa) o sistema irá imprimir um resumo com todos os movimentos.

image

 

 

Poderá encontrar mais informações sobre estas funcionalidades no manual da aplicação, que poderá descarregar em:

Primavera Pssst e Tlim–Downloads

 

 

Artigos relacionados com o Primavera Pssst! e Tlim:

https://invisibleflamelight.wordpress.com/?s=pssst

 

 

Páginas relacionadas:

Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca | Sangria de Caixa: o que é?

NOS | Sangria de Caixa

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: