Oracle VM VirtualBox-Erro ao iniciar uma máquina virtual

23 02 2019

Recentemente tive necessidade de criar uma máquina virtual com o Primavera Express e outras aplicações de gestão, para copiar para vários computadores, no contexto de uma formação relacionada com aplicações de faturação. Existem várias aplicações para virtualização de sistemas operativos, algumas gratuitas, como o VMware Workstation Player e o VirtualBox, da Oracle. Optei por este último, já que, para além de ser gratuito, é muito simples de utilizar.

 

image

 

Após ter instalado o VirtualBox (versão 6.0.4) e copiado a máquina virtual para todos os computadores de todos os formandos, ao iniciar a mesma em alguns computadores, era mostrado um erro relacionado com o facto de o suporte à virtualização estar desativado.

IMG_5717

Error:

"VT-x/AMD-V hardware acceleration is not available on your system. Your 64-bit guest will fail to detect a 64-bit CPU and will not be able to boot."

 

Sem Título2

Error:

“Failed to open a session for the virtual machine “X”.

Details: Not in a hypervisor partition (HVP=0) (VERR_NEM_NOT_AVAILABLE).

VT-X is Disabled in the Bios for All CPU Modes.

(VERR_VMX_MSR_ALL_VMX_DISABLED).

…”

 

Estes erros estão relacionados com o facto de sistemas operativos 64 bits, como o caso do Windows 7 Professional da máquina virtual que criei, exigirem recursos de virtualização por hardware. VT-x no caso de processadores Intel e AMD-V para processadores AMD. Se o sistema operativo da máquina virtual for 32 bits, então, embora não tenha testado, presumo que possa iniciar a máquina virtual mesmo que o computador físico não tenha tecnologia de virtualização ou esta esteja desativada.

 

Para ultrapassar este erro foi necessário ativar as extensões de virtualização do processador. Esta operação é efetuada na BIOS ou UEFI, se tal funcionalidade for suportada pelo computador e pelo processador. Após ligar o computador/servidor é necessário aceder às configurações, utilizando a tecla DEL ou F2. Conforme o modelo do equipamento, a tecla, ou combinação de teclas, podem diferir (consulte a lista em baixo). Dentro da BIOS/UEFI, a funcionalidade em questão poderá ter várias designações, como por exemplo VT-x, Virtualization Technology ou AMD-V.

 

 

Fabricante | Teclas de acesso à BIOS/UEFI

ACER: Del, F2

ASUS: F9

COMPAQ: F10

DELL: F2

EMACHINES: Tab, Del

HP: Esc, F10, F1

INTEL: F10

LENOVO: F1, F2

SAMSUNG: F2

TOSHIBA: F1, F2, F3

SONY: F1, Esc, F12

PACKARD BELL: F1, Del

NEC: F2

 

 

Neste exemplo ativei o suporte para virtualização num HP da série OMEN, conforme a imagem demonstra. Não foi necessário alterar qualquer configuração no VirtualBox. Logo após esta alteração a máquina virtual passou a arrancar sem qualquer erro.

IMG_5721

Se não encontrar nenhuma opção relacionada para ativar, então provavelmente é porque o computador/processador poderão não possuir tecnologia de virtualização. A forma mais fácil de confirmar é instalar uma aplicação que mostre todo o hardware do sistema e os respetivos detalhes. Existem muitas aplicações disponíveis para o efeito. A Speccy ou a CPUID CPU-Z são 2 exemplos.

 

Como exemplo, a imagem seguinte demonstra que no meu portátil, um HP EliteBook 8460p, a virtualização é suportada e está ativada.

image

 

 

Em cada máquina virtual do VirtualBox, no separador System > Acceleration, estão disponíveis as opções de aceleração por hardware. Aqui o utilizador poderá alterar algumas opções, mas com algumas restrições.

1Untitled

Por exemplo, no caso desta máquina virtual em questão (64 bits), ao desativar a virtualização por hardware, no VirtualBox, é mostrada uma mensagem a informar que foram detetadas configurações inválidas e a alteração irá ser ignorada, já que sistemas 64 bits requerem virtualização por hardware.

2Untitled

3Untitled

 

Para terminar, uma informação importante a reter é que não basta um processador com tecnologia de virtualização para utilizar esta tecnologia. Todo o sistema, desde o processador, chipset, BIOS, software, drivers e outros componentes de hardware e software têm que estar preparados para virtualização.

 

 

Páginas e artigos relacionadas:

Intel | Does My Processor Support Intel® Virtualization Technology?

Wikipédia | Virtualização x86

invisibleflamelight.wordpress.com | Windows 7 – XP Mode (XPM)

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: