Apple iOS-Erro ao ligar a um Hotspot pessoal?

19 04 2019

A funcionalidade Hotspot Pessoal do iOS permite partilhar uma ligação de dados móveis do iPhone ou iPad (apenas algumas versões) com outros dispositivos que não tenham acesso a uma rede Wi-Fi ou ligação a dados móveis. Imagine que se encontra numa zona rural, distante, em que não existem redes Wi-Fi por perto, e necessita de partilhar a ligação à Internet, que tem no iPhone, com outros equipamentos, como por exemplo um iPad. Com o Hotspot, o iPhone, que está ligado à Internet através do operador de telecomunicações (dados móveis), partilha, via Wi-Fi, a ligação com outros dispositivos. É como se o iPhone fosse um router, ou um access point, com a vantagem de ambos os equipamentos poderem utilizar a ligação simultaneamente. Quando um iPhone ou iPad tem o hotspot ativado, está a disponibilizar a ligação a outros equipamentos e existem ligações ativas, não é possível ligar-se a uma rede Wi-Fi sem desconectar os utilizadores do hotspot. No caso de um Mac, PC, ou outros equipamentos de terceiros, também é possível aceder a um Hotspot pessoal através de uma conexão Bluetooth. A ligação via cabo USB também pode ser utilizada, mas apenas com Mac e PC. Mais detalhes aqui.

 

Em determinadas circunstâncias poderá ser mostrado um erro que impede a conexão de um dispositivo (neste exemplo um iPad) a um hotspot que foi configurado num iPhone ou iPad. Neste caso o meu iPad estava a tentar aceder ao hotspot que tinha configurado no iPhone.

 

Remote Hotspot Failure

Unable to start personal hotspot “nome_do_hotspot”

IMG_1698

Na realidade este erro estava a ser mostrado ao utilizar a funcionalidade Instant Hotspot. Esta funcionalidade (só funciona entre equipamentos da Apple), que é parte integrante da funcionalidade Hotspot pessoal, permite que um Mac, iPhone, iPad ou iPod touch se ligue a um Hotspot sem ter que introduzir a password, desde que todos os equipamentos estejam associados à mesma conta iCloud. Na imagem em cima poderá verificar que existem 2 grupos de ligações. No primeiro grupo são mostrados hotspots disponíveis, em que é mostrado o nome do equipamento, nível do sinal, tecnologia de ligação ao operador (2G, 3G ou 4G por exemplo) e nível de bateria. No segundo grupo são mostradas redes Wi-Fi “normais”. O erro era mostrado ao escolher o hotspot CMiPhone.

 

Numa primeira tentativa de ultrapassar o problema, o clássico “desligar tudo e voltar a ligar” foi efetuado, no entanto não resolveu. Foi por isso necessário efetuar um reset às definições de rede do iOS. Esta operação pode ser efetuada nas configurações do iOS, em General > Reset > Reset Network Settings.

IMG_1699

Ao avançar, carregando no botão Reset na mensagem que é mostrada, o dispositivo reinicia. Ao arrancar, se tentar novamente aceder ao hotspot, já não é mostrado qualquer erro e a ligação é estabelecida. Esta operação, para além de repor várias definições de rede, também elimina todos os dados de redes que já estavam guardados. Vai ser necessário inserir novamente as passwords quando o utilizador se quiser ligar a redes às quais já se tinha ligado anteriormente. Já presumia que isto fosse ser feito no iPad, no entanto esta operação também eliminou os dados das redes no meu iPhone. Não sei se isto era suposto acontecer ou não, mas o que é certo é que aconteceu, embora não considere que seja grave.

 

 

Depois do reset anterior o hotspot passou a ser mostrado no grupo das redes Wi-Fi, com o mesmo nome, CMiPhone. O ícone do hotspot distingue-se do ícone das redes Wi-Fi “normais” precisamente para ajudar o utilizador a distinguir os vários tipos de redes.

IMG_1708

Após o reset às configurações de rede, apesar de ter passado a conseguir ligar o iPad ao hotspot disponibilizado pelo iPhone, o que é certo é que não consegui mais utilizar o Instant Hotspot. No iPad nunca mais foi mostrado na lista de redes disponíveis o grupo PERSONAL HOTSPOTS, tal como acontecia na primeira imagem deste artigo. Fiz novamente uma série de tentativas para solucionar esta questão, que passaram por mudar o nome dos equipamentos, reiniciar os mesmos, entre outras operações. Nada resolveu. Nem mesmo um contacto com o suporte da Apple, que após algumas validações, me sugeriu repor as configurações de fábrica de ambos os equipamentos. Uma sugestão que ignorei, já que não era caso para tanto.

Ainda assim é possível ligar-me ao hotspot, bastando para isso colocar a password (apenas a primeira vez) definida na configuração desta funcionalidade, no iPhone. Sem o Instant Hotspot estar operacional também não é possível iniciar a ligação ao hotspot diretamente no dispositivo que pretende obter a ligação, sem ter que a ativar no dispositivo que vai partilhar a ligação (não consegui testar esta possibilidade). Como utilizo o hotspot pontualmente, o facto de a funcionalidade Instant Hotspot não estar operacional não causa grande inconveniente.

A ter em conta o numero de páginas onde é possível encontrar utilizadores a reportar problemas com o Personal Hotspot e Instant Hotspot estas funcionalidades necessitam ainda de serem aprimoradas por parte da Apple.

 

 

Após a ligação com sucesso, no iPhone (imagem à esquerda) é mostrada uma barra superior, azul, onde é indicado o numero de conexões ativas no hotspot. No iPad (imagem da direita) passa a ser mostrado um novo ícone (primeiro à esquerda) no grupo de ícones presentes no canto superior direito, que indica que está a ser efetuada uma ligação a um hotspot.

IMG_61892IMG_17003

 

Neste artigo foram utilizados os equipamentos iPhone SE e iPad Mini 2, ambos com a versão 12.2 do iOS e ambos associados à mesma conta iCloud.

 

 

Páginas relacionadas:

Apple | Se o Hotspot pessoal não estiver a funcionar no iPhone ou iPad (Wi-Fi + Cellular)

Apple | Como configurar um Hotspot pessoal no iPhone ou iPad

Apple | Instant Hotspot

Apple | Usar o Instant Hotspot

macReports | Instant Hotspot Not Working? Fix

Anúncios

Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: